Idinando Borges
julho 13, 2019

Luciano Sfredo e sua mensagem no Ato de Posse – Rotary Monte Mário

??????????

O presidente do Rotary Monte Mário Luciano Sfredo

COMPANHEIROS, AUTORIDADES JÁ DENOMINADAS E ILUSTRES CONVIDADOS;

Peço vênia a todos para saudar as minhas maiores autoridades presentes neste recinto, Meu Pai e minha mãe….a quem eu devo desde a concepção da vida todos os valores e conquistas alcançadas, a quem eu peço uma salva de palmas…..

O Rotary é uma Instituição que associa líderes, empreendedores e profissionais das mais diversas atividades de negócios. Entre trocas de idéias e experiências, além de um companheirismo muito saudável e louvável, os rotarianos ajudam as comunidades carentes dos mais diversos cantos do mundo.

Nossa Organização, com mais de 110 anos de História, fundada por Paul Harris, hoje conta com uma representação em mais de 200 países e mais 1,2 milhões de rotaryanos.

Estamos presentes em milhares de cidades ao redor do mundo, cujo reconhecimento pelo esforço, trabalho e promoção da Paz Mundial, nos colocou no assento da UNESCO e cadeira como membro permanente das NAÇÕES UNIDAS. Na fundação desta importante organização, em 10/12/1948, mais de 40% das pessoas envolvidas na sua fundação, eram rotarianos. A “ONU”, como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembléia Internacional de países em que somente três membros não são países, mas pela sua enorme importância, têm representatividade naquela Assembléia: a CRUZ VERMELHA, o VATICANO e o ROTARY.

O Rotary International, em 1985, lançou o seu programa de imunização contra a poliomielite, o Pólio Plus, quando a doença afetava mais de 1.000 crianças por dia em todo o mundo, desde então vem fazendo um progresso incrível na luta contra a doença. Em 1988, o Rotary, em parceria com as agências da ONU, a OMS e o UNICEF, lançava o programa de erradicação global da poliomielite. Foram estimados 350 mil casos de pólio em mais de 125 países endêmicos. Por meio da Iniciativa Global de Erradicação , ajudamos a reduzir o número de casos em 99,9%. Em 2018, foram notificados apenas 29 casos.

Em termos globais, a luta contra a pólio mostra avanços consideráveis. No Brasil, porém, um detalhe preocupa: desde 2013, a cobertura vacinal contra a doença vem caindo ano a ano em todas as regiões brasileiras. Em 2016, o país apresentou a pior taxa de imunização dos últimos 12 anos: uma média de 84% de cobertura vacinal, quando a meta estabelecida pala Organização Mundial da Saúde é de pelo menos 95%. A diminuição mais acentuada se verificou na região Norte, que registrou 72% de imunização do público-alvo.

Em nossa cidade, graças a atuação conjunta do Rotary Club Barbacena Monte Mário, Rotary Club Barbacena e Secretaria Municipal de Saúde ultrapassamos os 100% da meta.

O Século XXI nos trouxe grandes frustações diante dos problemas humanitários, alguns persistentes, incompatíveis ao conhecimento humano e às tecnologias alcançadas ao longo da nossa história. A desconstrução dos pensamentos e valores sociais conquistados com tanto sacrifício humano; o grande êxodo populacional advindo da perseguição covarde por motivos étnicos, religiosos, políticos, sexistas e que separam famílias e que fomenta a injustiça social e assassina nossos irmãos e seus sonhos de vida, tornam-se grandes inimigos da Paz Mundial!

Num século pós – iluminista, onde a intolerância às adversidades apresenta-se em escala crescente, em verdadeiro retrocesso aos ideais de liberdade, pelo qual muito de nossos irmãos deram sua vida, é que Organizações como Rotary International se tornam ainda mais importantes e uma luz para ajudar na solução de conflitos.

Nossa trajetória histórica na incansável luta pela Paz Universal e nossa União, são os alicerces para enfrentarmos tudo aquilo que tenta destruir a esperança de um mundo civilizado.

Sim, a Paz Mundial é a maior Missão do Rotary, por mais utópica que pareça. Nunca desistimos deste sonho. E nunca Desistiremos!

Segundo o sociólogo francês Caillé:

“Os seres humanos só poderão encontrar um pouco de paz, segurança e felicidade, aprendendo a aliar-se e associar-se, a se dar uns aos outros, pondo a confiança nos outros e ganhando sua confiança”.

É exatamente isso que fazemos no Rotary….

O Rotary faz com que o homem se aperfeiçoe, preservando dentro de si, o menino que repousando nas dobras da personalidade de cada homem.

O lema do ano rotário 2019-20 é O Rotary Conecta o Mundo . Esse é o nosso objetivo em comum. Somos todos indivíduos únicos e diferentes. Porém essas nossas diferenças nos ajudam a construir um mundo melhor. Juntos somos melhores que sozinhos…..

“O Rotary facilita a conexão entre nós, de maneira forte e significativa, ele nos conecta com pessoas que de outra forma jamais conheceríamos. Pessoas que no final das contas vemos que são mais parecidas conosco do que imaginávamos. A organização nos conecta com nossas comunidades, com oportunidades profissionais, e com populações que precisam da nossa assistência.”

“Por meio do Rotary, nós somos conectados à diversidade humana de maneira especial, formando vínculos duradouros para o alcance do objetivo comum neste mundo cada vez mais dividido, o Rotary é esta fonte de conexão.”

Antoine de Saint Exupery disse:

“Se queremos um mundo de paz e de justiça temos que pôr, decididamente, a inteligência a serviço do amor”.

Particularmente,

Tive a oportunidade de conhecer o Rotary nos idos do ano 2000, quando na ocasião o Presidente era o companheiro Chala Sade. De imediato me encantei com esta Organização grandiosa e pude por muitos anos conviver com esta família montemarina, no entanto, por questões das mais diversas, pessoais e profissionais, não pude ingressar no Rotary naquele momento. Somente no ano de 2014, depois de uma gigantesca reviravolta na minha vida que vim a ingressar em um clube de Rotary, na cidade de Lavras, Distrito 4560.

De volta a Barbacena no final de 2016 fui imediatamente convidado para ingressar no Rotary Monte Mário, no que não pestanejei em aceitar. E obviamente, meu padrinho não poderia ser outro senão o querido Antônio Sade, que juntamente com D. Heloisa Sade são a minha segunda família, melhor dizendo, somos uma só família ligada pelo amor e fortalecidos na dor, mas certos de que temos um anjo em comum que nos mantém unidos e nos auxilia no crescimento terreno e certamente sorri com o seu sorriso único e inesquecível para todos nós neste momento de festa. E assim tem sido todo o tempo e mais agora com a chegada da minha querida e amada Jeanne que se soma a nossa grande família.

Hoje aqui estou na condição de Presidente deste glorioso clube e é apenas o marco inicial de mais um desafio que a vida me reservou. Neste intróito quero registrar, perante todos os presentes, o meu orgulho de estar a frente do RC Barbacena Monte Mário, especialmente neste ano que se comemora as bodas de ouro do clube, 50 anos de relevantes trabalhos prestados à sociedade barbacenense. Tamanha responsabilidade assentou-se em meus ombros e fico muito grato a todos os companheiros pela confiança em conduzir os trabalhos durante este especial ano rotário que ora se inicia.

E mais ainda com a difícil missão de dar sequencia à brilhante gestão do companheiro André que promoveu tamanhas ações levando o nome do nosso clube aos altos escalões do Distrito, e revigorou nosso fôlego e vontade de sermos Rotaryanos.

Parabéns, e muito obrigado, amigo, irmão e companheiro André.

Desta forma, agradeço a todos que com carinho vieram prestigiar esta solenidade de posse, meus pais, meus amados irmãos, cunhados, sobrinhas, sobrinhos, a minha amada Jeanne que tem se tornado a cada dia uma companheira imprescindível. E como não falar dos amigos que dedicaram este tempo para nos prestigiar. Estejam certos de que esse momento será inesquecível e será guardado com muito louvor em meu coração. Agradeço aos companheiros que se despedem de suas funções e que muito bem procuraram construir a paz através do servir. Agradeço a todos os companheiros e funcionários que deram de si antes de pensar em si, para organização deste evento. Muito obrigado.