Idinando Borges
julho 3, 2019

O Presidente da Câmara faz saudação ao Cônsul de Portugal em Barbacena.

(161).jpga

O Cônsul Rui Nuno de Almeida e o Presidente da Câmara Municipal, Amarílio de Andrade

Discursos de saudação, ao cônsul de Portugal Rui Nuno de almeida proferido pelo Presidente da Câmara Municipal de Barbacena.

“Para que o nosso homenageado e todos os presentes possam entender a magnitude do momento em que estamos vivenciando, permita relembrar alguns fatos históricos e marcantes deste prédio e alguns acontecimentos que aqui se deram.

Este prédio é a sede do poder legislativo desde 1791, quando aqui se instalou o senado da câmara e foi denominado em 1978 por nossa iniciativa como palácio da revolução liberal, tendo o clássico risco português com a graça dos traços de alentejos e sabor visual do barroco mineiro.

Foi neste plenário em 10-06-1842, que foi empossado José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, conhecido como Barão de Cocais

Também aqui se reuniram os nossos antepassados por ocasião da inconfidência mineira, criação da vila de Barbacena, revolução de 30 e 32.

Merece destacar que os imperadores dom Pedro I e dom Pedro II também visitaram Barbacena e neste mesmo plenário onde hoje recebemos o cônsul português dr. Rui Nuno de almeida os imperadores do brasil se dirigiram aos barbacenenses à época.

Também esta casa, por seus representantes se reuniram várias vezes para receberem autoridades federais estaduais e municipais a exemplo, de dr. Tancredo neves cujo último ato como governador se deu dentro desta casa em 1984, pois no dia seguinte renunciava ao governo de minas para disputar a presidência da republica. Também recebemos e resgatamos para a história dr. Sobral Pinto, presidente Itamar Franco, senador Anastásia e mais recentemente o Dr.Cláudio Luciano Valença Motta, este ilustre conterrâneo, que teve o desprendimento de doar um terreno dos mais valiosos para que pudéssemos construir o centro de atendimento multiprofissional aos portadores de câncer, que irá atender toda a região, sendo a porta de entrada de nosso sofrido povo para um diagnóstico rápido e preciso já que o câncer é hoje a segunda causa de óbitos em nossa região. O primeiro módulo está pronto já a 4 anos dependendo de alguns acertos entre o município e o governo de minas para dar início o atendimento pois nosso desejo é que se atenda preferencialmente SUS cujo estado e município são os gestores, pois é esta a população que está mais sofrendo.

E hoje se reúne a Câmara Municipal de Barbacena e o conselho permanente da medalha do Mérito Legislativo e as demais autoridades constituídas de nosso município para um dos momentos mais importantes e gratos por todos nós, que é condecorar o cônsul da república portuguesa em minas gerais dr. Rui Nuno Oliveira de Almeida com a medalha do mérito legislativo, grande mérito, sendo esta a primeira parte de um resgate, ainda tardio dos barbacenenses para com Portugal, berço de mais de dois terços dos ancestrais da população local.

Meus bisavós eram portugueses e por óbvio nós sempre amamos o povo e as coisas de Portugal.

Barbacena é onde, seguramente no futuro repousara o meu corpo, mas o meu umbigo estará sempre em Portugal, imaginariamente.

Dr. Rui Nuno Oliveira de almeida dá um grande presente para Barbacena e região que é a nomeação de dona Therezinha Madalena Branco Rodrigues, como representante da câmara portuguesa.

(166).jpgab

Theresinha Rodrigues e o Presidente da Câmara, Vereador Amarílio de Andrade.

 

Dona Therezinha é uma pessoa das mais queridas de nossa terra, de descendência portuguesa matriarca de uma das famílias das mais ilustres e querida de nossa terra que passa a partir de hoje, a ser um elo, importante entre a comunidade luso brasileira e os barbacenenses

Seja bem-vindo dr.Rui Nuno oliveira de almeida, ao seleto grupo de homenageados pelo povo de Barbacena, pelos seus representantes, com a medalha do Mérito Legislativo “Grande mérito”.

Obrigado a todos!

 

Fonte: Vereador  Amarílio de Andrade

Fotos: Ronald Araújo