Idinando Borges
abril 29, 2019

” Barroso: Um relato sobre a origem” aconteceu na sexta

 Wellington Tibério, brilha ao lançar livro sobre história de Barroso

IMG_7850

O Escritor e poeta Paulo Terra, prestigiou o evento

Aconteceu na noite dessa sexta-feira (26), o lançamento do livro ” Barroso: Um relato sobre a origem”, de autoria do historiador e professor barrosense Wellington Tibério. A obra, resultado de uma pesquisa em cartórios, museus e arquivos no Brasil e em Portugal, aborda fatos sobre a origem de Barroso.

Na oportunidade, o público presente pode adquirir um exemplar com uma dedicatória exclusiva do autor. O livro também poderá ser adquirido na loja D’Luige, pelo valor de R$20.

Sobre a obra

Um das fontes de pesquisa para o livro foi um documento lavrado há 290 anos, que pode ser considerado  a“certidão de nascimento de Barroso”. O registro revela a existência da primeira capela que foi construída na cidade no inicio do século XVIII e marca o povoamento da localidade.

Segundo o autor, a pesquisa resgata o perfil biográfico do português Antônio da Costa Nogueira, devoto de Senhora Sant’Ana e falecido aos 75 anos na fazenda do Barroso. “Pretendo demonstrar neste livro quem foi este português de quem sabemos tão pouco e que tanta importância teve nas Minas do século XVIII, através de correspondência com governador da capitania; com o Bispo do Rio de Janeiro e até com o Rei de Portugal” revela Tibério.

A obra conta com prefácio de Raul Francisco de Moura, membro do Conselho Deliberativo do Real Gabinete Português de Leitura, e apresentação de Maria Helena Vassão Araújo.

 

Fonte: Barroso Em Dia