Idinando Borges
Fevereiro 19, 2019

Escola passa por reforma completa e é reinaugurada

 

DSCN0803

Obras foram realizadas com recursos viabilizados pelo deputado estadual Doorgal Andrada; escola foi destruída pelas chuvas no ano passado

A Escola Municipal Crispim de Paula Nésio, localizada no distrito barbacenense de Costas da Mantiqueira, viveu um dia especial na segunda-feira (18/02). Em agosto do ano passado, as chuvas e o vento forte destelharam completamente a escola e provocaram outros danos estruturais, impedindo sua utilização. Os alunos foram realocados em um galpão emprestado, com salas improvisadas e inadequadas. Agora, seis meses depois de um verdadeiro pesadelo, a escola foi reinaugurada com pintura e telhado novos, estruturas reformadas, biblioteca e novos equipamentos.

A reforma durou três meses e foi realizada com recursos viabilizados pelo deputado estadual Doorgal Andrada, a partir de solicitações do Conselho de Segurança Pública de Correia de Almeida (CONSEP) e da direção da escola ao desembargador Doorgal Borges Andrada. “Fico muito feliz de poder ajudar em um projeto tão importante quanto a reforma dessa escola, no município onde nasci. Eu me coloco à disposição para trabalhar sempre por Barbacena e região”, afirmou o deputado Doorgal Andrada. A biblioteca foi montada pelo Rotary Club Monte Mário.

Emoção e festa

Para marcar a reinauguração, foi realizada uma cerimônia que contou com a celebração da Santa Missa e, depois, a solenidade em si, com discursos das autoridades presentes. Um momento de muita emoção foi a exibição da imagem de Nossa Senhora, praticamente a única peça da escola que ficou intacta após a tempestade do ano passado, que foi levada em procissão da igreja da localidade até a escola.

O evento contou com a presença do deputado Doorgal Andrada; da vice-prefeita Angela Kilson; do secretário Municipal de Educação de Barbacena, Luiz Carlos Rocha de Paula; dos representantes do CONSEP, Juliano Mocelin (presidente), Luiz Fernando da Rocha e Silva (vice presidente) e Sebastião Dermatino (Tesoureiro); da diretora da escola, Márcia Cristiana de Melo Otoni; os vereadores Glauber Milagres e Professor Nilton; do presidente do Rotary Club Monte Mário, major médico da EPCAR André Luiz Villaba Codorniz; do padre Alvim Gonçalves Valério, além de outras autoridades, pais e alunos da escola.

A vice-prefeita e o secretário de Educação destacaram o envolvimento da comunidade e as parcerias que se formaram para realizar as obras. Emocionada, a diretora Márcia Otoni ressaltou o momento de superação das perdas e a união das pessoas para trazer a escola de volta. “Pela educação, o homem é capaz de esquecer as diferenças e, como irmãos, se unirem na luta por um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, disse.

52173500_2585100121560908_6201134611586613248_n

O presidente do Rotary Club Monte Mário, major médico da EPCAR André Luiz Villaba Codorniz, o Secretário Luiz Carlos de Paula, a Vice Prefeita, Ângela Kilson, a diretora Márcia Cristiana de Melo Otoni , o deputado Doorgal Andrada, CONSEP, Sebastião Demartino, Juliano Mocelin (presidente), Luiz Fernando da Rocha e Silva, padre Alvim Gonçalves Valério

A recuperação da escola, que envolveu também entidades da sociedade civil, mostrou a força que a participação de todos e a atuação conjunta com as autoridades pode ter para resolver os problemas que enfrentamos em Barbacena e região.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do deputado Doorgal Andrada