Idinando Borges
dezembro 19, 2018

Amarílio é eleito presidente da Câmara para 2019 – Do Jornal Folha de Barbacena.

??????????

Na tarde de ontem, (18/12) Amarílio Augusto de Andrade (PSC) foi eleito à presidência da Câmara Municipal de Barbacena (CMB). Com 11 votos favoráveis, o vereador será presidente do legislativo municipal até dezembro de 2019.

Amarílio começou sua carreira política na década de 1970, como vereador em Barbacena, eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Já assumiu a presidência da Câmara por 14 vezes e é considerado o decano do legislativo barbacenense.

Em seu discurso de eleito, o vereador ressaltou a sua carreira política e os desafios que a Casa vai enfrentar para 2019. “Aceitei este desafio para defender um projeto mais alinhado aos interesses de Barbacena”, declarou.

A próxima Mesa Diretora será composta por: Presidente – Amarílio Augusto de Andrade (PSC); Vice-presidente – Flávio Maluf (PV); Secretário – José Jorge Emídio (PDT); Tesoureiro – Milton Roman (PHS).

Discussões

As eleições, apesar de terem apenas um concorrente, foram marcadas por algumas questões polêmicas por parte da oposição. O vereador Thiago Martins (PT) ao desejar boa sorte na administração de Amarílio afirmou “que não espera se decepcionar, novamente, pelo voto dado”. Martins, apesar de ser oposição, acompanhou seu voto junto à situação, exceto no tesoureiro. Na eleição de dezembro de 2017, Thiago Martins votou no então candidato Terere (PRB) à presidência do legislativo. No entanto, Martins, durante todo 2018, se mostrou arrependido do voto devido à gestão de Terere.

Outros vereadores que subiram à tribuna em descontentamento com o resultado da eleição foram Vânia Castro (MDB) e Edson Rezende (PT). Rezende afirmou que não foi apresentado um projeto para a gestão de 2019 e cobrou diálogo entre o grupo de oposição.

Conjuntura Política Atual

De acordo com fontes da Folha de Barbacena (FB) o vereador Wilson Terere (PRB), que presidiu a Câmara em 2018, deixará a cadeira do legislativo para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura.

Durante o discurso do presidente eleito, Amarílio deu indícios que Terere assumirá de fato o novo cargo, à convite do prefeito municipal de Barbacena – Luis Álvaro (DEM). Caso Terere realmente vá para o cargo do Executivo Municipal, deixará a oposição ainda mais descontente, com a atual movimentação política local.

Se Tererê realmente assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, quem deverá assumir sua cadeira na Câmara Municipal de Barbacena é o suplente Gláuber Milagres Gava, também do PRB. Nas eleições de 2016, Gláuber obteve 976 votos.

Matéria: Iuri Fontora

Edição: Marcelo Miranda

Notícias Relacionadas