Idinando Borges
dezembro 3, 2018

Aman realiza cerimônia de formatura para 427 aspirantes a oficial

Resende (RJ), 2/12/2018 - Casa lotada para prestigiar os 427 aspirantes a oficial da Turma Mestre de Campo general Francisco Barreto de Menezes, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na manhã do sábado (1º)

Após quatro anos de estudos na instituição, localizada em Resende, sul fluminense, os cadetes receberam a espada de oficial do Exército Brasileiro. Integraram a turma 408 brasileiros e 18 jovens de países amigos como Bolívia, Angola, Peru, São Tomé e Príncipe e Paraguai.

Turma general Francisco Barreto de Menezes é composta por 427 jovens, sendo 18 deles estrangeiros
Turma general Francisco Barreto de Menezes é composta por 427 jovens, sendo 18 deles estrangeiros

A academia é a única instituição no Brasil que forma oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência da Força Terrestre.

“O sentimento é de alegria e realização profissional, de tudo o que a gente lutou desde 2013. A família ajudou bastante”, descreveu o carioca Diego Mateus de Almeida Andrade, que estava cercado por 40 familiares, entre a esposa, o pai, tios e avó paterna, a senhora Ângela Araújo de Andrade, 81 anos.

“Imagina a minha gratidão a Deus por essa grande vitória. Meu primeiro neto se formando aqui na Aman”, comemorou Ângela. A avó, que acompanha Diego desde a época do colégio militar, disse estar agradecida ao Exército. A organização militar acolheu o filho, que é tenente na 4ª Brigada de Infantaria Leve, em Juiz de Fora (MG), um bisneto, que serve em São João Del Rei (MG), e o neto.

esta imagem não possui descrição

 O primeiro colocado no quadro geral da classificação das Armas, Quadro e Serviço, aspirante Caio Terror Aguiar, recebeu a espada do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.A solenidade é uma das mais importantes da Aman e representa o cumprimento da missão de formar o oficial de carreira combatente, futuro líder do Exército brasileiro. No total, o curso tem duração de cinco anos, sendo o primeiro deles cursado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex), em Campinas (SP), instituição responsável pela seleção nacional para o ingresso na Aman.

Para Silva e Luna, presenciar mais uma formatura na Aman possui um cunho afetivo, pois o faz lembrar do passado. “De alguma forma, tem a ver com a minha passagem por aqui há quase 50 anos”, relembrou emocionado.

esta imagem não possui descrição

Disseminação do conhecimento

O ministro explicou que, ao fim desse ciclo na academia, chega o momento de os novos oficiais disseminarem seus conhecimentos pelo país. “Agora eles estarão em todos os extremos do Brasil divulgando aquilo que aprenderam aqui, renovando valores e servindo ao Brasil, que é o principal”, ressaltou.

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, destacou o significado especial da cerimônia, que contou com a presença de integrantes do próximo governo. O presidente e o vice-presidente da República eleitos, Jair Bolsonaro e o general Hamilton Mourão, bem como o futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, prestigiaram o evento. Assim como o atual ministro da Defesa, os três formaram-se na Aman.

Autoridades civis e militares prestigiam formatura de aspirantes a oficial do Exército
Autoridades civis e militares prestigiam formatura de aspirantes a oficial do Exército

“Eles estiveram neste pátio, participaram desta mesma cerimônia e experimentaram as mesmas emoções e ansiedades que vocês estão experimentando neste momento”, disse o general Villas Bôas aos aspirantes.

Ao fim da solenidade, o comandante da Força Terrestre agradeceu aos pais e familiares por confiarem seus filhos ao Exército e desejou felicidade a todos. “O Exército Brasileiro deve ser o lugar de gente feliz e realizada” concluiu.

Participaram também da cerimônia os comandantes da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e a  ministra-chefe da Advocacia-Geral da União, Grace Maria Fernandes Mendonça, entre outras autoridades civis e militares.

 

Por Lane Barreto

Fotos: Keven Cobalchini

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071