Idinando Borges
agosto 28, 2018

Barbacena participa da campanha da Conscientização da Fibrose Cística.

 

40021526_1920631898005499_6763403477684060160_nSetembro é o Mês Nacional da Conscientização da Fibrose Cística. Conhecida como doença do beijo salgado. A fibrose cística é uma doença genética e sem cura, mas que, se diagnosticada cedo o paciente recebe o tratamento e adequado conseguindo ter qualidade de vida. O movimento do Setembro Roxo em Barbacena nasceu da iniciativa da @Minadefibra. No sábado, 1º de setembro, das 9h às 13, vai acontecer um evento de conscientização com apoio  da Vereadora Vânia Castro, da Unimed, da Unipac, Formassis e Hospital Ibiapaba

A jovem Danielle, de 22 anos e portadora de Fibrose Cística. Hoje ela encontra-se em são Paulo, na fila para o transplante de pulmões. Danielle foi diagnosticada ainda pequena e este fato contribuiu para que tivesse uma qualidade de vida até que, ao ingressar na faculdade, a doença agravou e ela precisou interromper seus sonhos, mas somente por um momento.

Hoje a mina de Fibra quer contribuir para a conscientização dos pais sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença, pois aumentam a sobrevida, previnem as internações e/ou outras morbidades, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente. Ela sabe que a falta ou incorreção no tratamento pode agravar a doença, tanto nos aspectos respiratórios quanto digestivos, debilitando a pessoa e exigindo cuidados cada vez mais complexos e onerosos, tais como transplante de pulmão e gastrostomia. O Setembro Roxo de Barbacena, convida você a participar desse sonho e aumentar a consciência das pessoas para esse importante assunto.