Idinando Borges
agosto 11, 2018

Feliz Aniversário, Barbacena. Por Áurea Vasconcelos Grossi

???????????????????????????????

Cidade que me viu nascer! Cidade onde viveu toda minha numerosa ancestralidade! Cidade que acolheu meu pai como se filho fosse! Motivos não me faltam para engalanar os ares a fim de que esta data não passe em brancas nuvens… Mesmo porque, além destas razões ligadas à genética, existem aquelas outras, fortes e indomáveis, decorrentes de um amor construído, enraizado, incrustado no coração… um amor que transcende ao encantamento… à decepção… à esperança… à paciência… ao lamento diante do irrenovável… à vontade de afastar o joio para admirar o puro trigo… um amor que pontua entre a estagnação e a renovação… sabe? São aquelas razões que nos levam a crer no solo natal como o melhor lugar do mundo!!!!!! Não há “dia do fico” nesta história pessoal… a própria vida assim já o determinou!!!

Diante de tamanha devoção, o que lhe desejar?!!

Feliz aniversário Barbacena! Que a trajetória histórica iniciada em 14 de agosto de 1791, ao ser elevada à categoria de Vila justamente por se encontrar geograficamente bem localizada, tornando-se merecedora de todas as prerrogativas que este título lhe conferiu, jamais seja esquecida ou maculada a ponto de não mais fazer jus aos atributos de “mui nobre e leal”!

Feliz aniversário Barbacena! Que sua presença vanguardista nos idos de 1821, representando importante papel na luta por nossa independência tão logo concretizada, possa nos garantir a tranquilidade que hoje sonhamos de que, com a mesma garra, saberá se defender de tudo e todos que queiram burlar a liberdade, a ordem e o progresso de nossa sociedade!

Feliz aniversário Barbacena! Que a lembrança de grandes nomes que aqui nasceram ou aqui escolheram para viver, contribuindo de forma digna e honrosa para o seu desenvolvimento político, social, econômico e cultural, seja o farol guardião da ética e dos valores a guiar todos os responsáveis por nossos destinos na atualidade!

Feliz aniversário Barbacena! Que a responsabilidade em trazer consigo o legado da fé e das tradições não se esmoreça jamais.  A elas estão atrelados os compromissos com a moralidade, com a verdade e com os apelos humanitários multifacetados sobretudo, aos destinados a uma juventude prestes a enfrentar o futuro!

Feliz aniversário Barbacena! Que a beleza dos verdes campos que lhe rodeiam, acompanhando as formas sinuosas da Mantiqueira que lhe serve de berço, agasalhada por um límpido e inigualável céu azul, continue cativando forasteiros que aqui cheguem, deixando-os inebriados como o foram Emerick Marcier ou Georges Bernanos, ao retratar sua beleza para o mundo através de pincéis e palavras!

Feliz aniversário Barbacena! Que ao se enfeitar essencialmente com um dos mais belos poentes já vistos e se perfumar com o aroma de suas rosas possa, através das cores, atrair um novo olhar para si, perpetuando-as em nossas praças e ruas como partes de um cuidadoso, inteligente e modelar paisagismo urbano!

Feliz aniversário Barbacena! Uma cidade lendária, querida por sua gente que, numa incontida emoção, deseja celebrar esta data, apoiados em uma mágica visão de mundo, entendendo que reconhecer o que tem sido feito, despertar desafios, reencontrar alegrias, apregoar a voz que convoca para coisas boas, estimular a atenção para metas especiais, para grandes possibilidades, serão, sem dúvidas, as melhores e mais sinceras homenagens que lhe podem ser prestadas!

Feliz aniversário, Barbacena!

Sonhe e realize!

Sempre isenta, fiel e abençoada!