Idinando Borges
abril 30, 2018

A saudação de Sérgio Ayres para dona Totoca

Totoca - Livro 057Boa noite a todos!

“É com muita alegria que estamos aqui reunidos para comemorar o centenário dessa pessoa praticamente indefinível em sua magnitude, que é a minha, a sua e de todos os nossa dona Totoca.

Este livro, simples e singelo, representa uma inversão no fundamento principal de um aniversário, que é o de dar os parabéns e ofertar uma pequena lembrança na forma de um presente ao aniversariante.

Na verdade, quem faz a festa são os convidados. Por isso, que um grupo de pessoas, capitaneado pela Delliane Coutinho, que sem dúvida é a herdeira principal de todo esse patrimônio cultural, amoroso e imenso construído por sua mãe, resolveu editar esta obra e presentear a todos os amigos de Dona Totoca em seu centésimo aniversário.

E o que ainda é melhor: nestas páginas estão pequenos e iluminados fragmentos da vida de dona Totoca. Quero, como organizador da obra, agradecer a todos os que participaram deste livro, que alguns até estão aqui presentes. Quero também homenagear o professor Newton Siqueira de Araújo Lima, que participou desta obra e que já não se encontra mais aqui conosco.

Entre as linhas deste livro, elaborados e escrito por seus amigos, com facilidade, encontramos as inúmeras facetas da dona Totoca: a mãe, a amiga, a professora, a menina, a centenária, a poeta, a oradora e, como ela sempre enfatiza, a católica.

Assim, vislumbramos também, um parágrafo ou num capitulo, o voo de um pássaro, o folhear de um missal, o latir de um cão, o cântico de um coral, o dobrado de uma banda e o delicado e esvoaçar de uma borboleta.

Nós, alegres como estamos nesta noite, temos a felicidade de compartilhar de sua vida, Maria Leite de Castro Coutinho, a dona Totoca.

E a todos vocês, que embelezaram esta festa, parabéns por aqui estarem e receberem tantos presentes, que são: este livro, a convivência  e a celebração da vida e da fé em algo tão grandioso como a Dona Totoca”. .

Totoca - Livro 039

Sérgio Ayres, reverenciando dona Totoca