Marcio Cleber
março 28, 2018

Janete Campos fala da Exposição do Mangalarga Marchador em Barbacena

A Exposição Especializada do Cavalo Mangalar Marchador acontece de 11 a 14 de abril, no Parque de Exposições, em Barbacena. Janete Campos, uma das organizadoras do evento, destaca a importância da Exposição para o fomento da raça.

entrevista Janete 2

 

Aproxima-se mais uma Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Barbacena. Quais são as expectativas para mais uma edição deste grande vento?

Nossas expectativas são bastante significantes com relação ao número de participantes, tanto de expositores quanto de animais. A cada ano vem aumentando o número o que deixa todos nós organizadores muito satisfeitos, porque demonstra que o trabalho está sendo realizado de forma contundente bem feita na nossa região. Temos vários novos adeptos e pessoas criando o mangalarga marchador e, participando, principalmente, em Barbacena, das provas esportivas. E o público em geral também tem aumentado muito. O morador de Barbacena e região já estão conhecendo o evento que se tornou tradicional e cada ano temos um número de pessoas dentro do parque, além do número de animais.

Qual a importância dessa Exposição para Barbacena, em especial para o fomento econômico?

O agronegócio, todos sabem que tem movimentado muito a economia no Brasil. Às vezes é pouco valorizado, apresentado pouco pela mídia. E um dado importante que às vezes as pessoas não sabem é que o agronegócio emprega mais do que a indústria automobilística. É um setor que precisa ser mais valorizado e em Barbacena, não é diferente. Com este evento temos uma movimentação tanto de pessoas quanto de animais da região, o que isso gera renda para a cidade. Os hotéis acabam ficando cheios no período da Exposição, o que é muito bom para a cidade. Sem contar na visualização conseguimos alcançar levando Barbacena para todo o Brasil. O mangalarga marchador tem um programa de TV que funciona todos os domingos às 7h da noite e na maioria dos eventos que são realizados em Barbacena eles vêm fazer a cobertura do evento. Normalmente quando vou a outros Estados para alguma Exposição, e me conhecem justamente por causa desta visibilidade e sabem que sou de Barbacena.

Com relação à programação da Exposição deste ano.

Nossa programação é muito voltada para o cavalo e o show é o cavalo. Não fazemos shows populares com músicas, apesar de achar que isso é importante e valoriza. Como disse, em nossa Exposição a atração principal é o cavalo. No dia 12, temos julgamento, de marcha e morfologia na pista de grama; à noite, estamos pensando em fazer mais uma palestra mostrando a evolução do mangalarga marchador uma vez que no ano passado tivemos um grande número de participantes. Na sexta, dia 13, continua o julgamento de marcha e morfologia; e à noite temos a tradicional confraternização com os participantes. No sábado, 14, os grandes campeonatos da raça e as eletrizantes provas esportivas do mangalarga marchador que esta ganhando uma visibilidade nacional e com um crescimento muito grande, principalmente em Barbacena. Hoje, em Barbacena, temos cerca de 20 participantes nessas provas. É uma satisfação muito grande falar sobre isso, porque há seis anos quase ninguém em Barbacena conhecia a raça e não sabiam que o mangalarga marchador tinha várias aptidões como essa que é o esporte.