Idinando Borges
Fevereiro 20, 2018

Centenas de servidores participam de 3º Encontro Educacional do Site da PMB


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), realizou, na manhã desta segunda-feira (19), abrindo o período letivo, a 3ª edição do Encontro Educacional. A iniciativa, realizada no Automóvel Clube, contou com a presença de centenas de profissionais, entre diretores, professores, técnicos e demais profissionais da Sedec.

O evento teve duas apresentações: do presidente TCE-MG, Cláudio Couto Terrão, o tema  ”A Educação como Política de Estado: prioridade ou demagogia?”, e, em seguida, palestra da assessora do TCE-MG, Naila Garcia Mourthé, com o tema ”Na Ponta do Lápis – Construindo a Educação que Queremos”.

A Secretária Municipal de Governo, Cacilda Araújo, representando o Prefeito Luis Álvaro, deu as boas vindas aos participantes do encontro e falou sobre os desafios atuais da educação. ”Sabemos das dificuldades, principalmente financeiras, que os municípios brasileiros atravessam. Mas sabemos também que somente pela educação conseguiremos atingir nossos objetivos. O Brasil passa por um desequilíbrio social e moral muito grande mas as escolas e educadores têm a capacidade de contribuir para mudar esse panorama. A união de todos é que vai fazer essa diferença”.

O Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, falou sobre a importância da iniciativa: ”Contribuirá, e muito, para o desenrolar de um ano letivo mais promissor, sempre em busca de alcançarmos a educação de qualidade que queremos. O nosso objetivo é, justamente, propiciar a todos os envolvidos significativas experiências, que possam contribuir na prática condizente com aquilo que buscamos alcançar, como o sucesso de nossos alunos e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem”.

O presidente TCE-MG, Cláudio Couto Terrão, falou sobre a educação como política de estado e conclamou aos presentes para assumirem o papel de controladores sociais, auxiliando no processo da melhoria da qualidade na área. Já a assessora Naila Garcia Mourthé apresentou o aplicativo Na Ponta do Lápis, que tem, justamente, o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.