Marcio Cleber
maio 30, 2019

13 garotas concorrem ao título de Rainha dos Violeiros 2019

A moda de viola vai ser a grande atração em Barbacena na próxima semana, com o quinto Encontro de Violeiros, Violinistas, Sanfoneiros e Cantadores. Este grande espetáculo será no campo do Grêmio na Colônia Rodrigo Silva. E diante do sucesso do ano passado, faz parte novamente da programação a eleição da Rainha dos Violeiros.  O desfile será no sábado, dia 8, às 20h40, e 13 candidatas subirão na passarela na busca do título. Mais uma vez a beleza da mulher barbacenense será destaque neste tradicional evento muito aguardado por toda a região. Na abertura do desfile, em uma show a parte, a presença de Jéssica Martin e Jhonatan Gava. Como patronesse está Andréa Paolucci de Paiva. A frente da organização do desfile Rosemeire Alves, Daniela Turquette, Cida Roman, Shirley Viol e integrantes da casa D´Itália.

Candidatas2

Toda a organização do Encontro de Violeiros é pautada em uma importante parceria entre Vandeir Antunes, idealizado deste tradicional evento que acontece em diversas cidades da região, e responsável por toda a parte artística; juntamente com o vereador comunitário Milton Roman, que tralha toda a logística e a parte estrutural do Encontro em Barbacena, com o objetivo de proporcionar um evento com total segurança e tranquilidade. E tem o apoio do Grêmio Recreativo Rodrigo Silva, União Comunitária de Barbacena e a Associação de Moradores do Bairro Roman – AMBRA e a Prefeitura Municipal.

Candidatas

Ana Beatriz da Silva Bertolin, Ana Carolina Campos Martin, Clariany Almeida Damasceno, Darleany Lima Campos de Souza, Emanuelly Sfredo Lopes Malta, Lorena Ribeiro Clara, Maria Eduarda Barros da Silva, Maria Fernanda Bortolussi Corréa Araújo, Maria Rayane Barroso Bertolin, Thainá Magri Calisto, Vitória Fernanda Pereira dos Reis, e Yasmim Cristina Magri Calisto.

Programação

Sexta-feira – dia 7

19h – Missa Sertaneja

20h20- Maria Luiza, Luiz Gustavo & Luiz Gabriel

20h40 – Abertura Oficial

21h – Show Lourenço e Lourival

23h Show Bailão – Luis Karlos e Silveriano

01h55 – Encerramento

bado, dia 8

15h – Festa Junina da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada

19h30 – Grupo de Violeiros Tocando em Frente

20h40 – Desfile – Rainha dos Violeiros 2019

22h – Jacinto Fonseca & Daniel Cavalcanti

00h40 – Show Marcelo Henrique & Gabriel

02h55 – Encerramento

Domingo, dia 9

9h – Concentração da Cavalgada (no Carlinhos perto do Parque de Exposição)

11h – Saída da Cavalgada Amigos da Viola

12h30 – Feijoada

13h20 – Pagonejo Grupo Família

14h20 – Comitiva de Antônio Carlos; João Cláudio/Luiz Carlos/ Leandro &Toninho

14h50 – Trem Mineiro

15h10 – Larissa Mara

15h20 – Geração Forró

16h – Orquestra de Viola Caipira Arpejo

17h – Jéssica Martim & Isabelle Silva

17h20 – Vinícius Freitas Sanfoneiro

18h – Orquestra de Violões de Barbacena

19h – Show Flor de Maracujá

21h Encerramento

 

Marcio Cleber
maio 16, 2019

Encontro de Violeiros de Barbacena terá show de Lourenço & Lourival

A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira. E Barbacena novamente será invadida novamente por esta moda de viola em um passado muito presente que continua encantando gerações. A cidade prepara-se para mais um Encontro de Violeiros, Violinista, Sanfoneiros e Cantadores, este ano em sua quinta edição.

Como todos os anos, uma ampla programação musical com diversas atrações artísticas foi preparada. E o Encontro de Barbacena vem com uma grande novidade, um marco dentro da trajetória do Encontro de Violeiros, que será o show da dupla Lourenço & Lourival, na noite de sexta-feira, dia 7, às 21h. E o palco de mais este importante evento será o Campo do Grêmio, na Colônia Rodrigo Silva.

O grande encontro da música caipira e sertaneja em Barbacena começa na noite do dia 7 de junho, com a Missa Sertaneja às 19h, na Colônia Rodrigo Silva. Após a missa, apresentação de Maria Luiza e a dupla Luiz Gustavo & Luiz Gabriel. O grande show da tradicional dupla Lourenço & Lourival. Encerrando a noite, o animado bailão com Luiz Karlos & Silveriano.

E a música de raiz continuará encantando a todos no sábado, dia 8, a partir das 15h, com a Festa Junina da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada. A partir das 19h30, iniciam as apresentações e o Grupo de Violeiro Tocando em Frente será a primeira atração a subir no palco. Na sequência, Jacinto Fonseca & Daniel Cavalcanti, Márcio Henrique & Gabriel e o forro com Thiago & Gil.

No domingo, 9, uma ampla programação durante todo o dia. A concentração da Cavalgada dos Amigos da Viola às 9h, próximo ao Parque de Exposição de Barbacena e saída prevista para as 11h. Tem também a tradicional feijoada e o convite pode ser adquirido durante o Encontro. A primeira atração artística do dia será com o Pagonejo Grupo Família, às 13h. E o público será embalado ainda com os shows do Trem Mineiro, Larissa Mara, Geração do Forró, Orquestra de Violeiros Caipira Arpejo, Jéssica Martim & Isabelle Silva, Vinícius Freitas Sanfoneiro, Orquestra de Vilões de Barbacena Flor de Maracujá.

Toda a organização do Encontro de Violeiros é pautada em uma importante parceria entre Vandeir Antunes, idealizado deste tradicional evento que acontece em diversas cidades da região, e responsável por toda a parte artística; juntamente com o vereador comunitário Milton Roman, que tralha toda a logística e a parte estrutural do Encontro em Barbacena, com o objetivo de proporcionar um evento com total segurança e tranquilidade. E tem o apoio do Grêmio Recreativo Rodrigo Silva, União Comunitária de Barbacena e a Associação de Moradores do Bairro Roman – AMBRA.

Rainha dos Violeiros: Pelo segundo ano, dentro do Encontro, acontecerá a eleição da Rainha dos Violeiros, uma inovação implantada em Barbacena e que teve total aprovação da organização e do público. A eleição da Rainha será no sábado, dia 8, às 20h40, no Campo da Colônia Rodrigo Silva, mostrando a beleza da mulher barbacenense.

 

Idinando Borges
maio 16, 2019

FELIZ ANIVERSÁRIO  E P C Ar! Por Áurea Vasconcelos Grossi

JRL_9602 (002)

Há coisas na vida que, de certa forma, me fascinam. O tempo, por exemplo. É curioso pensar que mesmo tendo consciência de que ele está sempre passando e transformando o que acha pela frente, ele se contrapõe à memória que tem, por missão, preservar.

Esta dualidade se tornou muito nítida quando comecei a delinear esta página. Os registros aqui feitos são frutos de uma determinação pessoal, do desejo de não deixar o instante se perder, da necessidade de abrir o coração com o afeto e a verdade nele resguardados. Alí estão entrelaçados tempo e memória.

Senti como se estivesse vendo a banda passar na cadência alegre da canção de aniversário… No alto do mastro, a Bandeira Nacional engalana–se, em movimentos provocados pelo vento das manhãs de maio… Nada mais natural! Afinal, EPCAr está em festa, comemorando seus bem vividos 70 anos.

Nascida através de decreto assinado em 28 de março de 1949, tinha como objetivo ser um curso preparatório para o posterior ingresso na Academia de Força Aérea. Por força das circunstâncias, provisoriamente, suas atividades iniciais se desenvolveram na Escola Técnica de Aviação já com o efetivo de 201 alunos. Mas, ainda neste mesmo ano, esta primeira turma foi transferida para Barbacena, onde pouco depois, o até então, Curso Preparatório, recebeu a definitiva denominação de ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR.

Um novo universo foi aberto. Os primeiros passos foram dados. A trajetória, hoje dimensionada em décadas, foi sempre definida por um conceito de excelência ligado ao cumprimento dos objetivos a que lhe foram propostos, a nível de ensino intelectual e militar.

Por ela passaram jovens vindos de todas as regiões brasileiras, trazendo na bagagem os sonhos e as esperanças que, pelos três anos subsequentes, se conjugariam com uma experiência nunca antes vivenciada. Um enriquecimento para a convivência diária, onde diferentes culturas e costumes se mesclavam fortalecendo a coragem e o entusiasmo necessários à nova rotina. Nesta, a surpresa das árduas e naturais exigências de instruções militares, as não menos fecundas aulas com professores sintonizados em um moderno e profícuo ensino fundamental, os cuidados com a saúde e o desenvolvimento físico, através de instigantes e obrigatórias atividades, e ainda, as inúmeras iniciativas complementares da educação como um todo, sempre atenta a amalgamar o espírito. Um aprendizado sustentado pelas noções de ética, moral e outros aspectos engrandecedores do humano. Uma relação de transcendência com a instituição que, um dia, lhes permitiria chegar ao tão sonhado domínio de máquinas voadoras, anunciado pelo roncar dos motores cruzando os céus…

O cotidiano é a matéria prima desta missão. Diferenciado, relevante e incomparável em seu contexto. Nele, militares, professores e civis, todos de inegável respeitabilidade escreveram esta história. Os primeiros, sempre responsáveis em mostrar todos os meandros da vida na caserna, desvendando o simbólico da farda e tudo o que possa representar: a função de zelar pela defesa, segurança e garantia da Pátria, o respeito à disciplina, à lei e à ordem, a grandeza da Força Aérea, o exercício da salvaguarda nacional e os significados da paz e da guerra.

Aos mestres, coube a maravilhosa tarefa da formação intelectual, apoiados nas diversas áreas do conhecimento e utilizando metodologias as mais avançadas e, reconhecidamente, eficazes. Profissionalismo, dedicação e amor ao magistério foram os segredos que lhes possibilitaram ensinar e garantir o prestígio alcançado pelo curso.

A ambos, mestres e militares, muitas vezes, restava lhes abrir o coração à solidariedade que alivia e consola… gestos humanitários, conselhos, e até mesmo, o abraço confortante… o estar por perto quando  alguém se deparava com pedras pelo caminho…

Agora, celebrando seus setenta anos, não importa que os cenários tenham sofrido a ação do tempo… as pessoas tenham seguido destinos diferenciados… os laços tenham sido mais justos ou mais afrouxados… o importante é que a memória ousada, guarda sob custódia, os vínculos que se tornaram indissolúveis porque resultaram de sentimentos de pertencimento.

Barbacena, orgulhosa e reconhecida, é muito grata pela sua presença!

FELIZ ANIVERSÁRIO, EPCAr!

Idinando Borges
maio 14, 2019

EPCAR celebra os seus 70 anos

JRL_9602 (002)

De 14 a 25 de maio serão realizadas diversas atividades alusivas ao 70° aniversário da Nascente do Poder Aéreo

 A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) completará, no próximo dia 21 de maio, 70 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

E para comemorar tão marcante data, vários eventos estão sendo cuidadosamente preparados. Entre os dias 14 e 25 de maio serão realizados eventos culturais, esportivos, sociais e militares. Entre os eventos sociais, destaque para os encontros de professores, militares e alunos veteranos, que já atuaram na EPCAR desde sua criação até os dias atuais, contribuindo para o cumprimento da missão institucional. A turma de 1949, “Esquadrão Pioneiros”, também estará presente. Eles serão recepcionados pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

Para o dia 16 de maio está prevista a tradicional apresentação da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, preparada com um repertório eclético e que vai do internacional ao MPB e será precedida por uma queima de fogos comemorativa. No domingo, dia 19, será realizada a corrida rústica alusiva aos 70 anos da EPCAR. O percurso será de 7 km, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade de Barbacena.

Para o dia 21 de maio, dia do aniversário da Escola, a solenidade militar será o ponto alto das comemorações e contará com a presença de diversas autoridades da Força Aérea Brasileira, entre elas, o Comandante da Aeronáutica e o Diretor de Ensino, além de autoridades militares e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Haverá o agraciamento da comenda da “Ordem da Nascente do Poder Aéreo” e homenagem aos alunos da primeira turma de 1949. Antecedendo a cerimônia militar, será lançado o selo comemorativo e, após a solenidade, haverá a inauguração da sala histórica “Professor Fernando Victor”, que contará toda a história e transformações da EPCAR através de televisores, mesa interativa e exposição de objetos, distintivos, uniformes antigos, dentre outras peças. De acordo com o Brigadeiro Bellintani, o novo espaço é uma demanda antiga da instituição, que utilizará modernidade e tecnologia para apresentar a história. “Trabalhamos para concretizar este desejo, de forma lúdica, interativa e atrativa para todas as idades. O espaço vai juntar tradição, história e modernidade na forma de apresentar as informações e será aberto à sociedade”, disse.

Já no dia 22 de maio será realizado o lançamento do livro “Non Multa Sed Multum: entre montanhas e o céu de anil”, com capítulos escritos por professores da EPCAR, pelo Comandante do Corpo de Alunos, pelo jornalista Edson Brandão, pelo próprio Comandante da Escola e por sua esposa, a historiadora Adriana Bellintani.

Encerrando as comemorações de seu septuagésimo aniversário, a EPCAR promoverá o “Sábado Aéreo”, evento a ser realizado no dia 25 de maio, no Aeroporto de Barbacena e que contará com várias atrações terrestres e áreas, com destaque especial para a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea – “Esquadrilha da Fumaça”. Neste dia, também serão premiados os vencedores do concurso de redação que ocorreu entre alunos dos 6° e 7° anos das escolas públicas de Barbacena e haverá arrecadação de alimentos para doação às instituições filantrópicas da cidade.

Serviço: Apresentação da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo
Data: 16 de maio de 2019 Horário: 19h
Local: Cinema da EPCAR
Evento aberto ao público com retirada ANTECIPADA de ingresso na portaria principal do quartel.

 

 

Serviço: Corrida rústica – 70 anos da EPCAR
Data: 19 de maio de 2019 Horário: 9h
Largada: Fachada principal da EPCAR
Inscrições no site www.corridao.com.br

 

 

Serviço: Solenidade Militar alusiva aos 70° aniversário da EPCAR
Data: 21 de maio de 2019 Horário: 10h 30min
Local: Pátio de formaturas da EPCAR
Evento aberto ao público

 

 

Serviço: Sábado Aéreo
Data: 25 de maio de 2019 Horário: 9h
Local: Aeroporto de Barbacena
Evento aberto ao público

Mais informações, acesse o site www.fab.mil.br/epcar.

CONTATOS: 32 3339-4018 ou pelo e-mail: scs.epcar@fab.mil.br

Idinando Borges
maio 2, 2019

Distinção da Polícia Civil – Foi no Master Plaza Hotel

038

O delegado Egmar Geraldo da Silva (Barbacena) o Delegado Geral Joaquim Francisco Neto e Silva, o Prefeito Luiz Álvaro e o Delegado e Chefe do 13º Departamento, Carlos Capristrano

7

O Brigadeiro Mauro Bellintani, o Ten. Brigadeiro •José Magno Resende de Araujo e o Delegado Carlos Capristrano

8

Delegado Carlos Capristrano, o Ten.Cel. Hudson Abner Pinto e Delegado Geral, Joaquim Francisco Neto e Silva,

 

 

O 13° Departamento de Polícia Civil de Barbacena realizou, no último dia 26 de abril, a cerimônia de entrega da Medalha de Distinção Policial Civil 2019. O evento aconteceu no Master Plaza Hotel, na região central da cidade e, teve como objetivo enaltecer e homenagear aqueles que contribuem ou tenham contribuído com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, para execução da investigação criminal e do exercício de Polícia Judicária, principalmente, na circunscrição do 13° Departamento.

O evento contou com a presença do Chefe Adjunto da Polícia Civil, Delegado-GeralJoaquim Francisco Neto e Silva, além de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Forças Armadas, Promotoria, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, bem como representantes da sociedade civil. O anfitrião do evento, Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, Delegado-Geral Carlos Capristrano, acompanhado pelo Chefe Adjunto da Polícia Civil, neste atorepresentando o Chefe da Polícia Civil, Delegado-Geral Wagner Pinto de Souza e pelos Delegados Regionais do Departamento, Delegado-Geral Egmar Geraldo da Silva, Delegado-Geral João Marcos de Almeida e Delegado-Geral Alexsander Soares Diniz, realizaram a entrega da comenda aos vinte agraciados.

Ao final da entrega das medalhas, o Vereador Amarílio Augusto, Presidente da Câmara  Municipal de Barbacena, agradeceu em nome de todos os agraciados: “Quero neste momento em nome de todos os distintos homenageados e em meu próprio levar os  nossos sinceros agradecimentos ao Dr. Wagner Pinto de Souza Chefe da Polícia Civil em nosso Estado ao Dr. Carlos Capistrano chefe do 13º Departamento da Polícia Civil em  Barbacena, a chacelaria e a todos que contribuíram com este evento da Medalha, pois

estamos do fundo de nosso coração gratos pela homenagem e pelo momento que nos estão proporcionando, certo de que este momento servirá como exemplo para as  gerações que nos sucederão.”

Em seu discurso o Chefe Adjunto da Polícia Civil, Delegado-Geral Joaquim Francisco  Neto e Silva enalteceu a importância da honraria e seu objetivo, que além de agraciar, é também incentivar e demonstrar a relevância da participação de todos para o engrandecimento do trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais.

Para encerrar o evento, o Chefe do 13° Departamento destacou: “A importância da

sensibilidade no trato entre as Instituições e o apoio incondicional do Judiciário, Ministério Público, OAB, Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares,empresariado, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, parlamentares estaduais e federais e  de toda sociedade, que constitui suporte basilar para o desenvolvimento e progresso da Polícia Civil.”

 

Na solenidade foram agraciados “ex ofício”, de acordo com o Parágrafo Único, do Art. 2°

da Resolução n° 8.031 de 09/07/18:

  • Dr. Carlos Capristrano – Chefe do 13º DEPPC
  • Dr. Egmar Geraldo da Silva – Regional 1ª DRPC / Barbacena
  • Dr. João Marcos de Almeida – Regional da 2ª DRPC / Cons. Lafaiete
  • Dr. Alexsander Soares Diniz – Regional 3ª DRPC / São João Del Rei

Demais agraciados, em ordem alfabética:

  • Alexandre Werneck Soares – Diretor do Fórum de Barbacena

 

  • Amarílio Augusto de Andrade – Presidente da Câmara de Vereadores de

Barbacena

  • Dra. Ana Cláudia Perry – Superintendente de Investigação e Polícia Judicária
  • Dr. Colimar Dias Braga Junior – Delegado Titular do Núcleo Correcional do 13°

DEPPC

  • Eliel Márcio do Carmo – Investigador de Polícia / Deputado Federal
  • Getúlio Paes Fortes Feres – Empresário / Hotel Master Plaza Barbacena
  • Hudson Abner Pinto – Comandante da 13ª Região da Polícia Militar
  • Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva – Chefe Adjunto da Polícia Civil
  • José Magno Resende de Araujo – Tenente Brigadeiro Comandante de Operações

Aeroespaciais

  • José Nivaldo de Andrade – Prefeito de São João Del Rei
  • Luiz Álvaro Abrantes Campos – Prefeito de Barbacena
  • Mário Marcus Leão Dutra – Prefeito de Conselheiro Lafaiete
  • Maycom Elias Alfim – Comandante da 2º Cia. Ind. de Bombeiros Militares
  • Dra. Sheila Aparecida Pedrosa de Melo Oliveira – Delegada / Deputada Estadual
  • Vanne Victorino Resende – Promotor / Coordenador do MPMG Barbacena
  • Dr. Wagner Pinto de Souza – Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais

 

FONTE : Assessoria de Comunicação PCMG  13° Departamento de Barbacena