Idinando Borges
dezembro 30, 2018

Amarílio Andrade é o presidente da Câmara para 201 Do Folha de Barbacena

37390375_1836590906384653_4761928325243338752_n

Folha de Barbacena (FB) entrevistou o vereador, que tem mais de 40 anos de vida pública

A Câmara Municipal de Barbacena (CMB) elegeu no último dia 18, durante sessão extraordinária, a nova Mesa Diretora para o período legislativo de 2019. Como presidente, foi eleito o vereador Amarílio de Andrade (PSC), que vai comandar o legislativo municipal pela 14ª vez. Como vice, foi eleito o vereador Flávio Maluf Caldas (PV) e, como secretário, o vereador José Jorge Emídio (PDT). Para a tesouraria, foi eleito o vereador Milton Roman (PHS).    A Mesa eleita inicia seus trabalhos a partir de do próximo dia primeiro.

A Folha de Barbacena entrevistou o novo presidente, que esclareceu seus projetos e ações para 2019. Amarílio tem 42 anos de vida pública, sendo quatro anos como vice-prefeito, 28 dias como prefeito e quatro anos como diretor vice-presidente do Banco de Crédito Real. Em toda a história do banco, Amarílio foi um dos poucos que chegou à função de contínuo, passou por diversas funções e chegou à diretoria.

O vereador é um colecionador de vitórias, a maior delas a construção do Núcleo do Câncer, coordenado pelo médico Júlio César de Andrade. A unidade está pronta e equipada, aguardando a parceria com o Sistema único de Saúde (SUS) para funcionar. Confira a entrevista.

FB – Quantas vezes o senhor presidiu a Câmara Municipal?

Amarílio – Foram 14 vezes, sendo a primeira em 1977, quando fui eleito pela primeira vez pelo MDB, oposição ao Executivo da época. 42 anos depois, além dos vereadores da situação, obtive dois votos da oposição, totalizando 11 votos, o que eleva minha responsabilidade. Os demais vereadores se abstiveram do voto, valorizando nossa eleição.

FB – Quais são os projetos para o ano de 2019 à frente da Câmara Municipal?

Amarílio – Considerando o momento difícil em que o País atravessa o Estado e o Município, pretendo como os demais membros do Legislativo e as autoridades constituídas, fazer uma administração transparente. Abrir o Palácio da Revolução Liberal para a população para que ela seja ouvida e ajudar o Executivo na governabilidade. Vamos trabalhar com afinco junto com os demais vereadores no sentido da Câmara ter uma nova sede – uma demanda antiga e que vai representar economia para o cofre do município e melhor integração dos membros do Legislativo.

FB – Como a Câmara Municipal vai atuar em 2019: em apoio ao Prefeito ou em oposição ao Poder Executivo?

Amarílio – A mesa da Câmara vai trabalhar em apoio à Barbacena, quando discordar de qualquer matéria, enviado pelo Executivo ou secretários, o assunto será debatido e ajustado em benefício à população.

FB – Por quem é formada a Mesa Diretora do ano de 2019?

Amarílio – Como vice-presidente, o vereador Flávio Maluf, profissional da saúde e atuante dirigente da nossa Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e dono de uma atuação forte em prol do social.  Como secretário, o vereador José Jorge Emídio, funcionário público, líder comunitário e no quarto mandato. Como tesoureiro, o vereador Milton Roman, também líder comunitário com uma passagem digna de registro como executivo da União Comunitária de Barbacena.

FB – Além dos vereadores que compõem a Mesa Diretora, com o apoio de quais outros membros da Câmara você já conta?

Amarílio – Conto com a maioria dos vereadores e vereadoras nas matérias relevantes e de interesse da população. Acredito que vamos contar com a totalidade da Câmara, pois temos visto nos colegas o desejo de servir a cidade.

FB – Quais outras informações não foram perguntadas e devem ser conhecidas pelos barbacenenses?

Amarílio – O que a população precisar saber e avaliar é a situação por que passa a cidade, aliás, todas as cidades, sem receber no decorrer do ano dos repasses constitucionais devido pelo Estado de Minas Gerais. São 70 milhões que a cidade deixou de receber, ocasionando cortes e dificuldades na administração. A situação tem exigido do Executivo e do Legislativo, muita criatividade e bom senso. No mais, agradeço a Deus, a confiança dos meus pares da Câmara Municipal, à imprensa, à população, em especial meus eleitores, que me mantêm na vida pública há mais de quatro décadas. Muito obrigado pela entrevista!

 

Idinando Borges
dezembro 24, 2018

Formatura Esquadrão Grifo da EPCAR

48386394_1805280469600647_6019504713836265472_n

A passagem do Estandarte (Foto Epcar)

Na manhã do dia 15 de dezembro, aconteceu a solenidade militar de conclusão de mais uma turma do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Em seus 69 anos de existência, a EPCAR já formou mais de 15.000 alunos. Neste ano, 154 jovens do “Esquadrão Grifo” completaram o ciclo na Nascente do Poder Aéreo. À noite, aconteceu o tradicional “Baile do Adeus” com o selo de realização da Glória Eventos, sempre uma referência. O Ginásio Charles Astor- as quadras foram transformadas em um amplo salão de festas, com requinte e beleza para receber 1800 convidados. Com acompanhamento da comissão de alunos e o oficial coordenador, este ano, o Capitão Barros, a empresária Maria da Glória Bittar de Castro Pereira, trouxe parceiros qualificados, tendo à frente o cenógrafo e decorador André Bicalho da Ah Décor – de Belo Horizonte. Ele idealizou um projeto com luzes e cores, que transformou o ambiente em um salão futurista. Em cada mesa, uma réplica do avião T27 – marca do Esquadrão Grifo, que festejou até o amanhecer. O casal anfitrião, o Comandante da Epcar, Cel Mauro Bellintani e Adriana Bellintani receberam autoridades, oficiais e convidados com cordialidade de distinção. Ficha Técnica: Decoração Ah Decor, Iluminação: Formassis, Gold Vision, BH Laser, MS Som e Luz, Bufê: Guy Buffet, Banda Nova York, DJs: Jord e Zulu e Bar Temático: Kadu Barman.

12

O Capitão Barros e alunos…

10

A empresária Maria da Glória Bittar de Castro, da Glória Eventos, o Cel. Bellintani, Comandante da Epcar e o responsável pela concepção da decoração André Bicalho

48391018_2458565084214413_4794085372453715968_n

As quadras do Ginásio Charles Astor, transformadas em salão de festas.

Idinando Borges
dezembro 19, 2018

Amarílio é eleito presidente da Câmara para 2019 – Do Jornal Folha de Barbacena.

??????????

Na tarde de ontem, (18/12) Amarílio Augusto de Andrade (PSC) foi eleito à presidência da Câmara Municipal de Barbacena (CMB). Com 11 votos favoráveis, o vereador será presidente do legislativo municipal até dezembro de 2019.

Amarílio começou sua carreira política na década de 1970, como vereador em Barbacena, eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Já assumiu a presidência da Câmara por 14 vezes e é considerado o decano do legislativo barbacenense.

Em seu discurso de eleito, o vereador ressaltou a sua carreira política e os desafios que a Casa vai enfrentar para 2019. “Aceitei este desafio para defender um projeto mais alinhado aos interesses de Barbacena”, declarou.

A próxima Mesa Diretora será composta por: Presidente – Amarílio Augusto de Andrade (PSC); Vice-presidente – Flávio Maluf (PV); Secretário – José Jorge Emídio (PDT); Tesoureiro – Milton Roman (PHS).

Discussões

As eleições, apesar de terem apenas um concorrente, foram marcadas por algumas questões polêmicas por parte da oposição. O vereador Thiago Martins (PT) ao desejar boa sorte na administração de Amarílio afirmou “que não espera se decepcionar, novamente, pelo voto dado”. Martins, apesar de ser oposição, acompanhou seu voto junto à situação, exceto no tesoureiro. Na eleição de dezembro de 2017, Thiago Martins votou no então candidato Terere (PRB) à presidência do legislativo. No entanto, Martins, durante todo 2018, se mostrou arrependido do voto devido à gestão de Terere.

Outros vereadores que subiram à tribuna em descontentamento com o resultado da eleição foram Vânia Castro (MDB) e Edson Rezende (PT). Rezende afirmou que não foi apresentado um projeto para a gestão de 2019 e cobrou diálogo entre o grupo de oposição.

Conjuntura Política Atual

De acordo com fontes da Folha de Barbacena (FB) o vereador Wilson Terere (PRB), que presidiu a Câmara em 2018, deixará a cadeira do legislativo para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura.

Durante o discurso do presidente eleito, Amarílio deu indícios que Terere assumirá de fato o novo cargo, à convite do prefeito municipal de Barbacena – Luis Álvaro (DEM). Caso Terere realmente vá para o cargo do Executivo Municipal, deixará a oposição ainda mais descontente, com a atual movimentação política local.

Se Tererê realmente assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, quem deverá assumir sua cadeira na Câmara Municipal de Barbacena é o suplente Gláuber Milagres Gava, também do PRB. Nas eleições de 2016, Gláuber obteve 976 votos.

Matéria: Iuri Fontora

Edição: Marcelo Miranda

Notícias Relacionadas
Marcio Cleber
dezembro 7, 2018

Barbacena recebe Oratório de Natal da cidade de Mariana

O Natal do Senhor se aproxima e a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade traz novamente a Barbacena, pelo segundo ano consecutivo, o Oratório de Natal apresentado por um grupo de cerca de sessenta pessoas, da Comunidade Padre Viegas, da cidade de Mariana. Apresentação será neste domingo, dia 9, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, após a missa das 19h.

O espetáculo será cantado e encenado, com acompanhamento orquestral do Coral Nossa Senhora do Rosário de Padre Viegas. O “Oratório de Natal”, obra do catarinense José Acácio Santana, conta a história de Cristo desde a profecia até o seu nascimento.

Oratório de Natal 1

 

Idinando Borges
dezembro 3, 2018

Aman realiza cerimônia de formatura para 427 aspirantes a oficial

Resende (RJ), 2/12/2018 - Casa lotada para prestigiar os 427 aspirantes a oficial da Turma Mestre de Campo general Francisco Barreto de Menezes, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na manhã do sábado (1º)

Após quatro anos de estudos na instituição, localizada em Resende, sul fluminense, os cadetes receberam a espada de oficial do Exército Brasileiro. Integraram a turma 408 brasileiros e 18 jovens de países amigos como Bolívia, Angola, Peru, São Tomé e Príncipe e Paraguai.

Turma general Francisco Barreto de Menezes é composta por 427 jovens, sendo 18 deles estrangeiros
Turma general Francisco Barreto de Menezes é composta por 427 jovens, sendo 18 deles estrangeiros

A academia é a única instituição no Brasil que forma oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência da Força Terrestre.

“O sentimento é de alegria e realização profissional, de tudo o que a gente lutou desde 2013. A família ajudou bastante”, descreveu o carioca Diego Mateus de Almeida Andrade, que estava cercado por 40 familiares, entre a esposa, o pai, tios e avó paterna, a senhora Ângela Araújo de Andrade, 81 anos.

“Imagina a minha gratidão a Deus por essa grande vitória. Meu primeiro neto se formando aqui na Aman”, comemorou Ângela. A avó, que acompanha Diego desde a época do colégio militar, disse estar agradecida ao Exército. A organização militar acolheu o filho, que é tenente na 4ª Brigada de Infantaria Leve, em Juiz de Fora (MG), um bisneto, que serve em São João Del Rei (MG), e o neto.

esta imagem não possui descrição

 O primeiro colocado no quadro geral da classificação das Armas, Quadro e Serviço, aspirante Caio Terror Aguiar, recebeu a espada do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.A solenidade é uma das mais importantes da Aman e representa o cumprimento da missão de formar o oficial de carreira combatente, futuro líder do Exército brasileiro. No total, o curso tem duração de cinco anos, sendo o primeiro deles cursado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex), em Campinas (SP), instituição responsável pela seleção nacional para o ingresso na Aman.

Para Silva e Luna, presenciar mais uma formatura na Aman possui um cunho afetivo, pois o faz lembrar do passado. “De alguma forma, tem a ver com a minha passagem por aqui há quase 50 anos”, relembrou emocionado.

esta imagem não possui descrição

Disseminação do conhecimento

O ministro explicou que, ao fim desse ciclo na academia, chega o momento de os novos oficiais disseminarem seus conhecimentos pelo país. “Agora eles estarão em todos os extremos do Brasil divulgando aquilo que aprenderam aqui, renovando valores e servindo ao Brasil, que é o principal”, ressaltou.

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, destacou o significado especial da cerimônia, que contou com a presença de integrantes do próximo governo. O presidente e o vice-presidente da República eleitos, Jair Bolsonaro e o general Hamilton Mourão, bem como o futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, prestigiaram o evento. Assim como o atual ministro da Defesa, os três formaram-se na Aman.

Autoridades civis e militares prestigiam formatura de aspirantes a oficial do Exército
Autoridades civis e militares prestigiam formatura de aspirantes a oficial do Exército

“Eles estiveram neste pátio, participaram desta mesma cerimônia e experimentaram as mesmas emoções e ansiedades que vocês estão experimentando neste momento”, disse o general Villas Bôas aos aspirantes.

Ao fim da solenidade, o comandante da Força Terrestre agradeceu aos pais e familiares por confiarem seus filhos ao Exército e desejou felicidade a todos. “O Exército Brasileiro deve ser o lugar de gente feliz e realizada” concluiu.

Participaram também da cerimônia os comandantes da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e a  ministra-chefe da Advocacia-Geral da União, Grace Maria Fernandes Mendonça, entre outras autoridades civis e militares.

 

Por Lane Barreto

Fotos: Keven Cobalchini

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071