Marcio Cleber
setembro 28, 2018

Santa Casa e CEMIG juntas pela SAÚDE

Você pode APADRINHAR a Santa Casa

A Santa Casa é uma entidade filantrópica e um dos mais importantes complexos hospitalares da região ampliada com mais 51 municípios. É referência materna infantil, realizando em média 2.600 partos ao ano, com atendimentos nas especialidades de neurocirurgias de alta complexidade, ortopedia, nefrologia, clinica médica e outros. Mantém pronto atendimento de pediatria, UTI´S adulto, neonatal e pediátrica, propiciando atendimento a mais de 6.500 usuários pelo SUS ao mês.

Padrinho Santa Casa 1

Sendo assim, foi firmado convênio entre a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG – o qual possibilita a arrecadação de doações da população (padrinhos) em favor da Santa Casa, por meio da conta de energia elétrica. O valor deverá ser definido pelo contribuinte e será debitado em sua conta de energia, repassado integralmente à Santa Casa.

Os interessados em apadrinhar a Santa Casa deverão procurar a Administração na Santa Casa ou a Cemig e preencher o formulário Sócio Doador”. As doações poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. O doador tem que ser o titular da conta, precisando informar também o número da instalação constante na conta de energia.

A finalidade deste é fomentar a arrecadação de recursos para a Santa Casa, uma entidade que atende a uma população de cerca de 800 mil habitantes de 51 municípios da Macrorregião Centro Sul e precisa da sua ajuda!

Quem pode doar?

– Pessoa física ou jurídica (titular da conta de luz)

Como fazer a doação?

– Preencher o formulário “Sócio Doador” no setor administrativo da Santa Casa ou na própria Cemig

O que preciso para fazer o cadastro?

Tem que ser o titular da conta e informar o nº da instalação constante na Conta de energia elétrica.

 

 

Idinando Borges
setembro 28, 2018

Artista barbacenense, Clara Castro, se apresenta na Estação Ponto de Partida

A2-11

Clara Castro

Do  Jornal Folha de Barbacena

Ingressos esgotados para o show de lançamento de “Caostrofobia” da cantora barbacenense Ana Clara Castro, de 23 anos, na Estação Ponto de Partida, entre os dias quatro e cinco de outubro. Os ingressos acabaram no dia 19 de setembro e, até o fechamento desta edição, não havia informações sobre a abertura de uma nova sessão. Foram colocados 240 ingressos à venda. O horário do show é às 20h, nos dois dias.

O show será dentro do grande salão da Bituca, onde houve o show do Lenine – após a chuva. Ana Clara é ex-aluna da Bituca – Universidade de Música Popular, onde estudou canto. Ela também ficou, durante dois anos, em workshop com o Ponto de Partida, fazendo vários espetáculos como “Vaquinha Lelé”, “Mineiramente” e “Presente de Vô”.

Recentemente, a Folha de Barbacena (FB) entrevistou Clara Castro que, além de seu talento para as artes, também é conhecida em Barbacena e região pelas suas origens. Clara é filha de Maria da Glória Bittar – da Glória Eventos, e do presidente do Sindicomércio de Barbacena – o empresário Osvaldo Júnior.

“Caostrofobia”

O álbum abre em clima de rock com a faixa-título, parceria de Nathan Itaborahy e Renato da Lapa. “Caostrofobia” fala sobre o processo criativo e a vida em expansão no espaço de um apartamento: “Sorriu à Guadalupe no altar / Vagou com vagalumes por aí / Ligou o toca disco às vinte e três / E fez um rebuliço de manhã”, diz um trecho da letra, lúdica e imaginativa. “É a cidade invadindo o apartamento e o apartamento invadindo a cidade. Um convite para o ouvinte se imaginar ali, naquela confusão que é a cabeça de quem vive sempre recriando o mundo dentro de si, solucionando as prisões inevitáveis que a vida urbana traz”, explica Clara Castro.

Única releitura do trabalho, “Um Trem Para as Estrelas” (Gilberto Gil / Cazuza) ganhou arranjo contemporâneo, que busca evidenciar a densidade da letra. Na sequência: Inverno Astral (Nathan Itaorahy / Douglas Poerner); Modulação (Clara Castro / Nathan Itaborahy / Renato da Lapa); Volte (Clara Castro); Sobe o Sol (Clara Castro); Nossa Oração (Clara Castro);.Nada é Tão Certo (Clara Castro); Corpo Só (Clara Castro / Glória Bittar); Espelho (Clara Castro / Ciro Belluci / Nathan Itaborahy); e Longe do Mundo (Clara Castro)

Idinando Borges
setembro 13, 2018

Faculdade Senac celebra a Semana da Cachaça

108202091

Feira de produtores, palestra e workshop estão na programação

Para celebrar o dia da bebida mais tradicional dos mineiros, a Faculdade Senac promove, nos dias 13 e 14 de setembro, das 19h às 21h, a Semana da Cachaça. O evento reunirá fabricantes locais para mostrar ao público técnicas de produção dessa bebida que carrega uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. As atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, e serão realizadas no Centro de Convenções do Hotel Senac Grogotó​ (Rua Cruz das Almas, s/n, Caiçaras).

Na quinta-feira, dia 13, Dia Nacional da Cachaça, haverá uma feira, na qual produtores da região irão expor suas marcas e vender a bebida e derivados. Também será ministrada a palestra “Produção e Mercado de Cachaça”, com  Marlene Soares Schefer, proprietária da cachaçaria Tradição Mineira. Os interessados terão a oportunidade de conhecer o curso de Tecnologia em Gastronomia oferecido pelo Senac em Barbacena e Belo Horizonte. A programação da sexta-feira, dia 14, será restrita aos alunos da Faculdade Senac. Dentre outras atividades, eles irão participar do workshop Drinks com Cachaça, ministrado pelo chef Leomir Melo, do Hotel Escola Senac Grogotó.

Segundo a diretora da Faculdade Senac Campus Barbacena, Sarah Roberta da Costa Silva​, a data tem maior relevância na região devido à excelente produção de cachaça com variações diferentes na Zona da Mata e Mantiqueira. “Um produto típico daqui é a cachaça de banana, em consequência de a região ser cultivadora da fruta”, exemplifica. Também dentro da programação, o público poderá apreciar as riquezas locais com o chef Leomir José de Melo, que irá demonstrar a sua própria marca da bebida ao vivo no Hotel Grogotó.

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009

Fonte: Hotel Senac Grogotó

Idinando Borges
setembro 5, 2018

A ARTE DE CRIAR AMBIENTES por Edson Brandão

 

Ambiente: Conversação por Sylvia e Cláudia Navarro Foto Roni Discacciati

Maison Decor estreia em Barbacena a era das exposições de ambientes decorados revelando arte, bom gosto e tecnologia

De a 1 a 16 de setembro, o espaço La Maison, em Barbacena, recebe a mostra de arquitetura e decoração MaisonDecor2018. O evento reúne em 13 ambientes, os projetos de arquitetos e designers de interiores que decoram os cômodos de uma casa modelo, reunindo o que há de mais sugestivo em mobiliário, peças decorativas e artísticas, cortinas, revestimentos, paisagismo e iluminação. A ideia é que anualmente o histórico sobrado da Familia Sad, hoje adaptado para eventos, seja o local para mostrar tudo o que é feito por dezenas de profissionais e empresas quer atuam no segmento de arquitetura, acabamentos e desenho de interiores. Integrados à parte de decoração, artistas convidados vão apresentar seus trabalhos, com especial destaque para a mostra individual da pintora mineira Fani Bracher o artista sacro de São João del Rei Carlos Calsavarae e o escultor Ricardo Carvão, de Belo Horizonte, que terá uma de suas esculturas no jardim da casa. Na parte gastronômica, o restaurante Tulha du Chef e a Taberna d‘Omar, apresentarão cardápios especiais para os visitantes.

CARVÃO 2

O escultor, Rogério Carvão está no espaço Jardim do Maison Decor.

 

SERVIÇO

Maison Decor 2018. Espaço La Maison, Praça Pedro Teixeira, 104, Centro, Barbacena, MG. Exposição aberta ao público de 1 a 16 de setembro de 2018. De quarta-feira a sexta-feira, de 16às22 horas.  Sábados de 13às22 horas e no domingo (e feriado de 7 de setembro) , de 13 às  19 horas. Os ingressos para a visita serão vendidos no local e custam R$20,00. Informações e reservas: 32 98802-0070.

 

Marcio Cleber
setembro 4, 2018

Tudo pronto para a Festa da Padroeira de Barbacena

Barbacena se prepara para celebrar sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade. O jubileu inicia na próxima quarta-feira, dia 5. Todos os dias celebração eucarística e novena às 7h, 15h e às 19h. O tema central deste ano “Jubileu! Tempo de fazer ecoar em nossos corações as palavras de Maria: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Uma das novidades será a procissão motorizada com a imagem da Padroeira, saindo todos os dias às 18h, da paróquia que será responsável pela missa das 19h, com destino ao Santuário.

IMG_1580

No dia 14, além das celebrações, tem ainda a Procissão do Senhor Bom Jesus, após a missa das 19h. Já no dia dedicado à Padroeira Nossa Senhora da Piedade, no sábado, dia 15, feriado em Barbacena, celebrações às 8h, 10h, 15h e às 17h. E a procissão seguida de bênção das flores, ato de entrega à Nossa Senhora e coroação. Como gesto concreto a Paróquia pede as pessoas para doarem alimentos não perecíveis para as obras sociais. Todos os dias, tem ainda confissões das 14h às 16h e das 19h às 20h. Uma outra novidade será a Corrida Rústica de Nossa Senhora da Piedade, no dia 16, às 8h, em comemoração aos 270 anos de transferência da sede da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade da Fazenda Registro Velho para o atual Santuário.

Marcio Cleber
setembro 4, 2018

Instituto Bom Pastor festeja seus 70 anos

O Instituto José Luiz Ferreira, popularmente conhecido como Instituto Bom Pastor, está completando 70 anos e fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Para celebra este momento tão importante em sua trajetória, diversas ações estão programadas. No dia 16, celebração eucarística às 19h30 nana matriz do Bom Pastor.

Na segunda-feira 17, abertura da Exposição dos 15 anos do ‘Projeto de Volta para Casa’. Logo em seguida, Dr. Emerson Elias Mehry, professor do mestrado profissional em APS da UFRJ, ministrará uma palestra sobre a reforma psiquiátrica. Ainda sobre este tema, uma mesa redonda, que além de Dr. Emerson, a presença de Flávia Vasques, gestora da saúde mental de Barbacena; secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais – Sesaps, Dr. José Orleans; padre Luiz Cláudio, paróquia do Bom Pastor e presidente do Instituto.

Na parte da noite, missa celebrada pelo arcebispo de Mariana, Dr. Airton. E logo após, cerimônia de lançamento da Revista comemorativa dos 70 anos do Instituto. As atividades continuam na terça-feira, dia 18, com um missa às 15h, com a presença dos moradores das Residências Terapêuticas. Na parte da noite, outra celebração eucarística pelos 17 anos de criação da Paróquia do Bom Pastor e dos 70 anos do Instituto. Uma cerimônia de homenagem aos benfeitores do Instituto Bom Pastor encerra a programação.

O Instituto José Luiz Ferreira é uma entidade beneficente de assistência social. Desempenha diversos trabalhos sociais em Barbacena em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Pública – Sesaps. Sob seus cuidados, 29 residências terapêuticas que buscam a ressocialização e retomada de vida digna aos egressos de hospitais psiquiátricos.