Idinando Borges
Fevereiro 27, 2018

A Fibra de Danielle Mello

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.

Oscar Wilde

??????????

Danielle Mello, a conheci ela tinhas talvez 11 anos, uma menina como todas as meninas. Na sua festa de quinze anos, exuberante com a atenção dos pais e familiares, tudo com muito carinho. Ela é filha de Renata Assis Braz, coordenadora de Eventos da Glória Eventos e fiel escuderia da empresária Maria da Glória Bittar de Castro e do odontólogo João Roberto Vaz de Mello.

Como uma guardiã de um tesouro, Renata manteve sempre uma discrição quanto à situação da filha, diagnosticada com Fibrose Cística. A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética, grave, multissistêmica que acomete pulmões, pâncreas, fígado e intestino. A doença surge através de genes defeituosos que passam de pais para filhos. Quando a pessoa herda o gene da fibrose cística, ela vai apresentar um “defeito” na produção das secreções, que se tornam espesso e em grande quantidade, prejudicando o bom funcionamento dos órgãos.

Corajosa, Dani foi estudar em Juiz de Fora e tentou seguir com sua vida normalmente. Mas, a situação complicou levando-a a diversas internações e buscas de alternativas. Corajosa, a jovem menina resolveu enfrentar a doença e partir para a luta, com objetivo do transplante.  Criou uma página na internet, arrecadou fundos, conquistou os profissionais da saúde em Juiz de Fora, em Barbacena e ganhou um círculo de gente do bem, oferendo energia positiva.

Foi homenageada pela  Unimed,  pelo colunista Eric Terzi e nesta quarta, ganha destaque no jornal Folha de Barbacena, com matéria do Editor, Marcelo Maurício Miranda e registro no Borges.

Na noite do dia 22, ganhou “bota fora” na casa noturna Toca com presença de amigos, colegas e familiares em uma homenagem de carinho para a “Menina de Fibra”, que já está em São Paulo na fila do transplante.

Idinando Borges
Fevereiro 24, 2018

OH! PÁTRIA AMADA, POR ONDE ANDARÁS?!!! – Áurea Vasconcelos

26230572_1487328308046757_5740030240754794701_n

O carnaval se foi. Ficaram de resto, merecidas reflexões diante dos padrões de comportamento que se expuseram  nestes quatro dias de folia. Não vamos nos deter nas preferências de alguns ou mesmo, de muitos, pelo silêncio, pelo repouso ou ainda pelo aconchego familiar frente às transmissões da televisão. O que conta é que entre as  lembranças deixadas, as mais evocativas em todo o país, são as cenas de ruas superlotadas como nunca se viu em outros carnavais. Este fenômeno, sem dúvida, reflete o quanto as pessoas estão ávidas por alegria e tentam se esforçar ao máximo, para alcançá-la. Nada mais oportuno que esquecer a rotina cotidiana e se entregar impulsivamente a esta massa humana que segue se sacudindo, rebolando, levantando os braços , cantando, emprestando ares de ordem a uma utópica organização. Como um hiato no tempo do “eu tenho que…” este incansável e libertador exercício físico permite, a cada um,  ser a si mesmo  e soltar suas próprias amarras.

Já sob uma outra visibilidade, fica notório um altíssimo grau de insatisfação com tudo o que se refere ao poder e seus incontroláveis desmandos.  Solidária aos anseios de alegria, a catarse se instalou  em meio aos refrãos musicais, às danças  e à   possibilidade de usar signos como recursos para extravasar tudo que nos faz mal à alma. Muito claramente, em todas as aglomerações, estava  bem retratada  toda a indignação vivida nos últimos tempos. Em especial, nos desfiles de Escolas de Samba, nas grandes cidades.  Cenas muito fortes e emocionantes representaram o grito preso  à garganta do brasileiro, cioso de ter nascido em berço esplêndido e depois, abandonado ao léu. É preciso acreditar que o povo não se encontra mais disposto a enganações e mentiras.

Não senti o predomínio de zombaria e sim, de muita expressão de dor e vergonha. Foi um registro unânime do quanto nossas instituições se encontram falidas e acéfalas. As fantasias e alegorias assumiram a cátedra para transmitir os recados do quanto estamos angustiados e decepcionados. Esperamos que, pelo menos, em algum momento, os ouvidos não se façam tão moucos…

É preciso acreditar na força do povo e este está sendo muito claro  em suas mensagens a quem de direito!

É preciso acreditar que o povo não se encontra mais disposto a enganações  ou  medidas paliativas!

É preciso acreditar que o povo não se nega a aceitar uma ordem social desde que esta seja honesta, correta e adequada!

É preciso acreditar que o povo, apesar de tudo, tem sido benevolente mas agora, mais do que nunca, está a exigir o respeito que merece!

Não era exatamente sobre isto que desejaria falar. Envergonhada de tudo o que vem acontecendo nesta minha pátria amada e cúmplice da voz do povo, acabei me tornando vítima de um momento de desabafo. Natural, quando se depara com jogos patéticos de autoritarismo.

Mas, ingenuamente, ainda estou acalentando um sonho maior. Um milagre talvez!  Que a alegria vivida nestes dias de festa possa perdurar  por mais tempo e que  a crítica social  aí lançada produza, de verdade, bons frutos.

Enquanto aguardamos, vamos cantando o samba enredo da Beija Flor:

“Oh Pátria amada, por onde andarás?

Seus filhos não aguentam mais…”

Idinando Borges
Fevereiro 23, 2018

Cara de homem é na Barbearia Vip

??????????

Liliana e Amir e Liliana Montandon

Não precisa ser muito observador para perceber que as barbas tomaram os rostos dos homens. Jovens, executivos, alternativos, ela não está restrita a uma tribo ou perfil social. Símbolo masculino ganhou notoriedade quando o imperador Adriano (117 a 138 dc), passou a cultivar barba para imitar os gregos e tantas outras histórias. . .  Hoje a barba faz parte do visual de muitos jovens, mas para tal adereço requer cuidados e no embalo, os cabelos, as unhas, a pele enfim a beleza masculina merece ser cuidada. E, foi assim que na noite do dia 21, os empresários Liliana  e Amir Montandon inauguraram a Barbearia Vip à Rua Amarílio Augusto de Paula, 199 – Centro. Com um movimentado coquetel, os empresários receberam convidados, amigos e familiares embalados com música. O designer da loja, mantendo as características da franquia tem assinatura da Liliana Montandan, que é arquiteta.

 

 

28168400_491784744550478_6908286705328500032_n

A Barbearia Vip é a maior rede de barbearias e estética masculina do Brasil e tudo começou em Florianópolis, em 2008, por iniciativa do empresário de sucesso, Victor Conceição, que estava presente – cordial e dono de uma poderosa barba. São vinte e cinco lojas em todo o Brasil e em Minas Gerais; em Ubá, Viçosa e Barbacena. O staff foi selecionado com critério técnico, são eles:  Klebs Dionísio, Wagner Gonçalves e Jorge Fernando, todos cordiais e prontos para cuidarem dos clientes. A Barbearia VIP é um lugar onde, entre um corte de cabelo e uma aparada na barba, as pessoas se encontram para falar de futebol, politica, automóveis e também da vida com um bom bar, mesa de sinuca e sala de estética. E a unidade oferece um leque de serviços, incluindo pacotes de estética para “dia do noivo”, “dia do formando” e nada impede que seja também o “dia do amor”…

Idinando Borges
Fevereiro 20, 2018

Centenas de servidores participam de 3º Encontro Educacional do Site da PMB


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), realizou, na manhã desta segunda-feira (19), abrindo o período letivo, a 3ª edição do Encontro Educacional. A iniciativa, realizada no Automóvel Clube, contou com a presença de centenas de profissionais, entre diretores, professores, técnicos e demais profissionais da Sedec.

O evento teve duas apresentações: do presidente TCE-MG, Cláudio Couto Terrão, o tema  ”A Educação como Política de Estado: prioridade ou demagogia?”, e, em seguida, palestra da assessora do TCE-MG, Naila Garcia Mourthé, com o tema ”Na Ponta do Lápis – Construindo a Educação que Queremos”.

A Secretária Municipal de Governo, Cacilda Araújo, representando o Prefeito Luis Álvaro, deu as boas vindas aos participantes do encontro e falou sobre os desafios atuais da educação. ”Sabemos das dificuldades, principalmente financeiras, que os municípios brasileiros atravessam. Mas sabemos também que somente pela educação conseguiremos atingir nossos objetivos. O Brasil passa por um desequilíbrio social e moral muito grande mas as escolas e educadores têm a capacidade de contribuir para mudar esse panorama. A união de todos é que vai fazer essa diferença”.

O Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, falou sobre a importância da iniciativa: ”Contribuirá, e muito, para o desenrolar de um ano letivo mais promissor, sempre em busca de alcançarmos a educação de qualidade que queremos. O nosso objetivo é, justamente, propiciar a todos os envolvidos significativas experiências, que possam contribuir na prática condizente com aquilo que buscamos alcançar, como o sucesso de nossos alunos e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem”.

O presidente TCE-MG, Cláudio Couto Terrão, falou sobre a educação como política de estado e conclamou aos presentes para assumirem o papel de controladores sociais, auxiliando no processo da melhoria da qualidade na área. Já a assessora Naila Garcia Mourthé apresentou o aplicativo Na Ponta do Lápis, que tem, justamente, o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.

Idinando Borges
Fevereiro 16, 2018

Power Açaí do Marcelo Falco Navarro

??????????

O empresário Marcelo Falco Navarro

O FRUTO – A massa pastosa na cor roxeada ou a bebida da mesma cor é originária da região amazônica; é uma palmeira. Os frutos são do tipo baga com 1 a 1,5 cm de diâmetro de cor violácea tornando-se quase negros depois de maduros. O açaí possui excelentes propriedades nutricionais e valor calórico. É rico em proteínas, fibras, lipídeos, vitamina E e minerais, além de apresentar elevado teor de pigmentos antocianinas, recomendados ao controle do colesterol. Favorece a circulação do sangue e melhora as funções intestinais. O açaí é um fruto consumido há muito tempo pelos indígenas e moradores da região amazônica, devido as suas qualidades nutritivas. É também largamente utilizado para a produção de um refresco (vinho de açaí). Nas regiões sul e sudeste vêm sendo popularizado e consumido como complemento alimentar, principalmente pelas pessoas que buscam vigor físico.

A LOJA – Foi idealizada pensando nas qualidades do fruto que o empresário Marcelo Falco Navarro montou seu ramo de negócio, intitulado “Power Açaí”  situado à Rua Tiradentes, 111 – Centro. O empreendimento foi aberto em  27 de dezembro de 2012  com um designer bem clean realçando,  em detalhes,  as cores do açaí e também  nas outras frutas que fazem parte do bem montado cardápio.

O EMPRESÁRIO.  Marcelo Falco Navarro trabalhou dez anos como dentista e tinha tudo para fazer uma carreira de sucesso na odontologia, principalmente por carregar dois sobrenomes de conceito na cidade, “Falco e Navarro”. Descolado  e consumidor aficionado pelo  açaí,  Marcelo idealizou  unir o útil e o agradável – ganhar dinheiro com um produto de boa aceitação entre os jovens. Apostou no seu discreto, mas cativante carisma. Tudo foi feito com critérios comerciais, ou seja: pesquisa de mercado e visita à estabelecimentos em outras cidades. E, passados cinco anos, sua casa é um endereço de referência, bom atendimento e qualidade. Se vocês não conhecem, vale a pena conferir!

Idinando Borges
Fevereiro 8, 2018

Inauguração da nova loja City 10

4

César Sales Borges e Júlia Branco Borges, pai e filha…

O diretor presidente da City 10 Telecom, César Sales Borges realizou na noite do dia 1º de fevereiro a inauguração da nova loja City10 e lançou a nova marca, objetivando novas conquistas. Ele tinha tudo para ser político, filho do renomado líder político Newton Neves Borges, mas preferiu a carreira técnica de engenheiro e empresário. Cercado de seus diretores mais próximo, Júlia Branco Borges e Felipe Torres, César rememorou a sua trajetória, sempre com foco no servir e valorizar Barbacena. Mencionou sua equipe, sempre mencionada como a “Família City10”, com executivos dedicados e literalmente vestindo a camisa. Fez justiça ao genro, Felipe Torres, que chamou de filho que ao lado de Júlia Borges, trouxeram ousadia e empreendedorismo para os negócios da empresa. Seu evento foi prestigiado por mais de uma centena de convidados, entre os quais o prefeito Luís Álvaro, sua vice, Ângela Kilson, o presidente da Associação Comercial, Flávio Dani Franco, o representante do Sindicomércio, Itamar Paolucci, o presidente da Câmara Municipal, Ilson Guilherme de Sá (Tererê), parceiros, amigos, clientes e familiares. O prefeito fez questão de homenageá-lo, reforçando a ideia do empreendedorismo e o devotamento do empresário à Barbacena. O designer da loja é da talentosa Lilia Ferreira, de Belo Horizonte, a decoração foi de Richard Viol e o serviço de coquetel de  Nelma Bertolino Buffet, muito elogiado .> Mostro mais na Folha do Borges no Jornal Folha de Barbacena.

??????????

A diretora Júlia Borges e os gerentes de Barbacena e São João del Rei.