Idinando Borges
janeiro 30, 2018

CHEFE DO 13° DEPARTAMENTO ASSUME IMPORTANTE CARGO NA CÚPULA DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS

 

?????????? Foi publicado na manhã desta sexta-feira (19), ato do Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, nomeando o Chefe do 13° Departamento de Polícia Civil de Barbacena, Delegado Geral Carlos Capristrano como Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária.

O Delegado Geral Carlos Capristrano comandou a Delegacia Regional de Barbacena por mais de dois anos, após assumiu a Chefia do 13° Departamento de Barbacena, onde se encontrava há aproximadamente três anos. Durante todo esse período foi responsável por importantes feitos na área de segurança pública, bem como na área social em toda circunscrição do Departamento.

Entre as conquistas ao longo do caminho, destaca-se o trabalho operacional do Dr Carlos Capristrano na comarca de Barbacena, com relevantes investigações criminais nas áreas de crimes contra a vida, furtos e roubos, tráfico de drogas e na direção da Cadeia Pública de Barbacena. Nos cargos de chefia, inaugurou as novas sedes das Delegacias Regionais de Barbacena e São João del Rei, idealizou e realizou duas edições de sucesso da campanha “Setembro Amarelo”, projeto que foi transformado em lei municipal em Barbacena e Conselheiro Lafaiete, a realização anual da “Campanha do Agasalho”, já na 4ª edição, a realização de importantes Seminários como o Seminário da Lei Maria da Penha, do 1° Seminário de Inteligência e Segurança Pública da região, além de contribuir para que os índices de criminalidade em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del Rei fossem considerados os mais baixos do Estado de Minas Gerais, dentre outros feitos.

De acordo com o Delegado Geral Carlos Capristrano “No livro de Eclesiastes, capítulo terceiro dispõe que: tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito de baixo do céu”. Com essas palavras agradeço a Deus pela oportunidade, ao Senhor Chefe da Polícia Civil pela confiança, aos policiais civis honrados e dignos do 13° Departamento que sempre acreditaram no meu trabalho e ombrearam a difícil tarefa de fazer Segurança Pública, a minha querida mãe, minha esposa Ivanete pelo apoio nos momentos difíceis e conselhos sábios, minha querida filha, enteados, meu irmão, parceiro leal de todas as horas, irmãs, sobrinhas e toda sociedade Barbacenense, Lafaietense e São Joanense que sempre acreditaram neste profissional. Tenho consciência que muito foi feito e muito a que ser feito nas novas funções junto à cúpula da Polícia Civil, afinal “a quem muito é dado, muito será cobrado”.

Fonte: Serviço de RP da Policia Civil

 

 

Marcio Cleber
janeiro 29, 2018

Empresa Barraca implanta sistema de telemetria em sua frota

Na busca de proporcionar mais segurança a seus clientes e ao condutor de seus ônibus, a Empresa Barraca Turismo está implantando em sua frota o Sistema de Telemetria, entrando, assim, em um universo tecnológico extremamente moderno e avançado. Antes da implantação definitiva, foi realizado experiência em dois veículos e a direção da empresa analisou que os resultados foram totalmente positivos.

Empresa implanta sistema de telemetria 1

Neste primeiro momento, a Telemetria está sendo instalada em 22 ônibus da empresa. Todo o trabalho de execução e acompanhamento é da Empresa SS Telemática.  Diversos profissionais da empresa, inclusive os motoristas, recebem treinamento sobre seu funcionamento e benefícios. Um sistema em telemetria oferece ao gestor uma série de relatórios que possibilita uma visão panorâmica do que está acontecendo com veículos e condutores. Além disso, o sistema permite controles e otimizações das rotas, diminuindo tempos e facilitando o cumprimento de prazos. Tudo isso com poucos cliques, com interface intuitiva e disponível em qualquer dispositivo para ser acessado via web.

Como sistema de monitoramento a empresa consegue ter em tempo real uma série de informações importantes diretamente do veículo, o que ajudará na prevenção de muitos problemas que possam vir a ocorrer com os ônibus, levando, assim, mais conforto e tranquilidade para os passageiros e também para o motorista. Os sistemas por telemetria possibilitam monitorar padrões de dirigibilidade que devem ser seguidos pelos motoristas. Esse fator é de extrema importância para a redução das infrações de trânsito e acidentes rodoviários.

A capacitação foi realiza pelo instrutor Wanderson Ferreira da SS Telemetria e a implantação desse projeto esta sendo supervisionada por Renata Soares, Técnica de Segurança da Empresa Barraca.

A telemetria é uma tecnologia sem fio de transmissão e recepção de dados que tem a finalidade de monitorar remotamente as condições ambientais ou estados de determinados equipamentos. Esse sistema de monitoramento é muito utilizado para controle de veículos, tanto nos setores de logística de transportes como nos esportes automobilísticos, como a Fórmula 1.

Idinando Borges
janeiro 27, 2018

Na Band, Amaury JR por Aquiles Emir

amaury

Absolutamente concentrado no programa que estreia no próximo sábado, na Band, Amaury Jr (foto) vive um momento especial. Desde que assinou com a emissora, em dezembro, o apresentador tem se dedicado ao conteúdo da atração que vai comandar semanalmente.

O resultado poderá ser conferido a partir das 23h30 deste sábado (27). Na estreia, uma entrevista em tom pessoal com o presidente Michel Temer e uma conversa exclusiva com o “Rei” Roberto Carlos. Participam ainda do primeiro programa Zezé Di Camargo e a cantora Wanessa, além de Luiza Brunet.

Mestre na arte de entrevistar, Amaury Jr. contabiliza 30 mil entrevistas realizadas somente nos 17 anos em que conduziu o programa “Flash”, na Band (até 2001). “Depois, parei de contar”, revela.

Aos 67 anos e com quase 40 anos de carreira, Amaury Jr. se sente desafiado a inovar: “A ideia é fazer uma releitura, acrescentando ingredientes às marcas registradas do programa”. Amaury também revela que vai promover debates pontuais sobre temas da atualidade com pessoas articuladas e divertidas, e que o programa vai ter novos quadros, além das viagens nacionais e internacionais. Na rota desse ano, por exemplo, uma ida a Moscou para mostrar a cidade pré-Copa do Mundo já está garantida.

Amaury Jr. admite que o retorno para a Band significa a volta para casa e tem um grande componente sentimental. “A Band me projetou nacionalmente, me orgulho de termos criado um formato original, totalmente brasileiro e pioneiro que foi muito copiado depois. Os meus laços nunca se distanciaram da Band, onde aprendi intuitivamente a fazer televisão”, afirmou.

“Band e Amaury Jr. compartilham uma história de muito sucesso. A chegada dele representa uma grande contribuição para a diversidade de conteúdo que buscamos”, ressaltou Guillermo Pendino, diretor artístico da Band.

Idinando Borges
janeiro 26, 2018

Tomou posse nova diretoria do Sindicomércio

??????????

Marcelo Nogueira Santa Rosa e Osvaldo Fernandes Pereira Junior

A cerimônia aconteceu na segunda-feira (22), no Hotel SENAC Grogotó.

Com uma programação restrita à diretoria, aconteceu na noite do dia 18 a posse da diretoria eleita para o quadriênio do Sindicomércio de Barbacena, uma entidade fundada para agregar os comerciantes da cidade e que alcançou visibilidade com participações efetivas na vida da cidade, sempre com parcerias que visam o desenvolvimento.

Na noite do dia 22, após uma reunião, todos posaram para fotos no salão nobre do hotel, que contou com a participação da gestora da Escola SENAC Sara                 Roberta Roberta e também do presidente da CDL, Sebastião Conrado Vilela e o ex-presidente, Eduardo Miranda. Representaram o jornal Folha de Barbacena, o editor/colunista Thiago de Faria Pupo Nogueira e o colunista Idinando Borges.

 

Em seguida aconteceu a entrega dos diplomas de possse e a mensagem do presidente Osvaldo Fernandes Pereira Júnior – sempre em tom diplomático: externou sua crença em novos horizontes, agradeceu a participação dos companheiros, e parceiros da entidade, homenageou o decano da instituição, Antonio Chala Sade e fez questão de agradecer e parabenizar a equipe de chefs do hotel pelo jantar, elogiado por todos.

Sindicomércio - Posse 22 de janeiro 009

A diretoria do Sindicomércio

 

Diretoria empossada

Presidente: Osvaldo Fernandes Pereira Júnior

1° Vice-presidente: Marcelo Leitão Oliveira

2° Vice-presidente: Fábio de Carvalho Santa Rosa

1° Secretário: José Mário Nogueira de Oliveira

2° Secretário: Cristiano de Abreu Discacciati

1°Tesoureiro: Flávio Luís Gomes

2°Tesoureiro: Eustáquio Alípio Otoni

Diretores Suplentes:

Sebastião Pereira de Assis

Antonio Luiz Santa Rosa

Celeste Marino Discacciati

Marco Antonio de Oliveira Pinto

Itamar Campos Paolucci

César Lopes Malta

Maria Inês Ferreira da Trindade Magalhães

Conselheiros Fiscais:

Déa Lúcia Costa Sad Grossi

Marcelo Nogueira Santa Rosa

Mauro Afonso Dani

André Silveira

Paulo Roberto Gomes de Assis

Maria América de Castro.

Idinando Borges
janeiro 24, 2018

Hospedagem no Atelier Valéria Lima, em Tiradentes

Hospede-se no antigo Atelier da artista plástica Valéria Lima. O loft foi adaptado para acomodar até quatro hóspedes. Ambiente intimista e acolhedor decorado com as obras da artista. Cozinha americana, mesa para refeições e banheiro de uso exclusivo. Entrada independente. Disponível tv (aberta) e wifi. Contato direto com a anfitriã e possibilidade de realização de oficinas de argila/modelagem do corpo humano (combinadas à parte). Todas as pessoas são bem vindas!
Rua Ibipurana (41,32 km)
36325000 Tiradentes (Minas Gerais)
Highlights info row image
(32) 9106-3637
Highlights info row image
Normalmente responde em um dia
O espaço

Cozinha americana composta por fogão e geladeira. Temos utensílios básicos de cozinha.
Pé direito: Em função da adaptação do espaço, algumas partes do ambiente têm o pé direito mais baixo do que o o habitual. Para pessoas altas, isto pode influenciar no conforto, especialmente na hora do banho. Nós fizemos de tudo para amenizar tal situação, mas é importante que ela fique clara.
Camas: Uma cama de casal e uma bicama de solteiro que atende duas pessoas (uma cama normal e uma acoplada, daquelas que puxam). Fornecemos roupa de cama e toalhas de banho e rosto.
A hospedagem integra o atual atelier e residência da artista Valéria Lima, mas tem entrada independente.

Acesso dos hóspedes

Apenas a entrada e o acesso lateral ao loft é compartilhado.

Interação com os hóspedes

Estou disponível no próprio local para conversas e dúvidas. Podem me contactar pelo telefone também. Fiquem à vontade.

Outras observações

A anfitriã reside no mesmo endereço (entradas independentes). Fácil interação com a anfitriã, que terá prazer em recebê-los.

Idinando Borges
janeiro 24, 2018

Programação do Carnaval de Veneza 2018

O carnaval de Veneza pode não ser tão animado quanto o carnaval brasileiro, mas em termos de eventos, o calendário não deixa a desejar. Em 2018, a programação inicia no dia 27 de janeiro e se estende até o dia 13 de fevereiro. Durante o final de semana, a cidade fica muito cheia. Se você escolher passear pelas ruas estreitas do circuito turístico que leva a São Marcos, pode encontrar muita gente pelo caminho. Arme-se de paciência e vista-se bem para encarar o frio. Você será recompensado ao ver as fantasias e os mascarados do carnaval mais famoso do mundo.
No calendário oficial da festa de 2018, os eventos de maior destaque são:

27 de janeiro – Festa Veneziana sobre as águas – parte I

carnaval de veneza 2016
O evento de abertura do Carnaval acontece no sábado, dia 27, às 18 horas, no Rio di Cannaregio. Um belíssimo desfile sobre as águas e um espetáculo de luzes que refletem no canal e nos palácios. Todo ano atrai milhares de pessoas ao Canal de Cannaregio. A réplica do espetáculo acontece às 20 horas.

28 de janeiro – Festa Veneziana sobre as águas – parte II

16.02.2014 Carnevale di Venezia: la "festa veneziana" a Cannaregio. © Matteo Bertolin/Unionpress

O espetáculo continua no Canal de Cannaregio no dia seguinte, às 11 horas, com um animado cortejo de barcos decorados. No mesmo local, serão montados stands enogastronômicos com especialidades venezianas.

3 de fevereiro – Eventos diversos

11h às 17h – Na Praça São Marcos um mergulho no passado com a presença dos artesãos e seus antigos ofícios em bodegas e laboratórios que recriam a atmosfera de outros tempos. Arte e tradição serão protagonistas do Carnaval de Veneza de 2018. Será possível ver como nasce uma máscara e os antigos vestidos usados na sociedade veneziana.

11h – Concurso de fantasia 

Os inúmeros foliões que lotam a Praça São Marcos fantasiados podem participar do tradicional concurso de fantasias, inscrevendo-se antecipadamente. Os participantes desfilam em uma passarela posicionada na praça e é o público quem decide o ganhador.

14h30 – Cortejo das Marias 

O tradicional cortejo revive o período em que o doge doava anualmente joias para 12 moças belas e muito humildes da cidade para usarem em seus casamentos. Até hoje as meninas venezianas vêm escolhidas para participar do cortejo, mas sem as joias do passado obviamente. O cortejo das Marias sai da Via Garibaldi, em Castello, às 14h30 e às 16h chega até a Praça São Marcos. Enquanto aguarda a chegada das Marias, o público pode admirar a apresentação dos grupos folclóricos na praça.

carnaval de veneza 2016(3)

4 de fevereiro – O Voo do Anjo

 carnaval de veneza 2016(5)
O tradicional voo do anjo abre oficialmente o Carnaval de Veneza. A partir das 11h, o espetáculo começa na Praça São Marcos com os tradicionais vestidos e máscaras e o desfile de grupos que apresentam costumes preciosos, refinados e cheios de história. Ao meio dia acontece o momento mais esperado de todo o carnaval, a mais bela de Veneza desce pendurada por uma corda do campanário de São Marcos, de onde faz o seu voo. O anjo é escolhido entre as Marias do concurso do ano precedente. A Praça se enche de pessoas para registrar este momento muito emocionante.

Programação durante a semana

A programação continua na Praça São Marcos com os foliões fantasiados e os desfiles que irão escolher a melhor fantasia do Carnaval. A praça fica mais animada a partir da quinta-feira, 8 de fevereiro com os desfiles do concurso da melhor fantasia do Carnaval.

8 de fevereiro – “Il Taglio della Testa al Toro”

Uma antiga tradição veneziana na quinta-feira gorda (giovedì grasso) é a festa do corte da cabeça do touro. Este evento teve início na última quinta antes da quaresma no ano de 1162, marcada pela vitória do doge Vitale Michiel II sobre o patriarca Ulrico de Aquileia. Na ocasião, os sucessores do patriarca tinham de enviar presentes ao doge, entre eles um touro, que deveria ser sacrificado em praça pública, com o corte da sua cabeça. O que antigamente era um ritual cruel, hoje é representado na cidade com um animado cortejo que termina às 16 horas na Praça São Marcos.

11 de fevereiro – O Voo da águia

 carnaval de veneza 2016(6)
Para quem perdeu o voo do anjo, esta é a oportunidade de ver o espetáculo do voo da águia que desce por uma corda do alto do campanário de São Marcos. O espetáculo acontece ao meio dia, mas antes disso, a partir das 10h30, a praça se transforma em um salão de baile do passado recebendo grupos de dança com roupas típicas e costumes ricos de carnaval.
Às 15 horas será anunciado o vencedor da fantasia mais bela do Carnaval 2018.

13 de fevereiro – Premiação da Maria

Às 16 horas será anunciada a Maria do Carnaval de 2018, que terá a honra de ser o anjo da próxima edição do Carnaval de Veneza.

13 de fevereiro – O Voo do Leão

 carnaval de veneza 2016(7)
Às 17 horas, a grande bandeira com o Leão de São Marcos, símbolo da cidade, faz seu voo sob a Praça São Marcos, fechando a programação do Carnaval de Veneza de 2018.

Dicas para curtir o Carnaval

A primeira vez que eu pisei em Veneza era pleno carnaval. Para quem esperava conhecer a cidade foi uma grande decepção. Demorei quase 10 anos para fazer as pazes com a cidade. É realmente impossível viver Veneza com calma e conhecer suas atrações em pleno carnaval. A geografia da cidade não ajuda quando fluxo de pessoas é enorme, então sugiro evitar os caminhos padrões que levam a São Marcos e buscar outras alternativas.

Evite também usar o vaporetto porque as filas são intermináveis e você fará uma viagem espremido com os outros passageiros. Cubra-se bem porque em Veneza faz muito frio neste período. Para ver dicas de roupa para o inverno, clique aqui. Tenha paciência e não deixe que nada tire a alegria de viver este momento de sonho. Afinal, não é todo dia que a gente passa um carnaval em Veneza.

A programação completa está no site oficial do evento, de onde foram tiradas todas as fotos deste post.
25
Elton Belo Reis
janeiro 22, 2018

Para não esquecermos: Randolpho da Costa Araujo.

RANDOLPHO DA COSTA ARAUJO (Colaboração Valter Araujo, sobrinho do Sr Randolpho).

• Filho de Manoel Antonio da Costa Araujo [Neca Professor] e de Maria Christina de Araujo.
• Irmão de Antonio Bonifacio de Araujo, Joao de Deus Araujo, Horacio Eugenio de Araujo, Jose Theodoro de Araujo, Ildefonso da Costa Araujo [meu pai], Maria Simpliciana do Nascimento, Manoella Christina de Araujo.
• Casado em primeiras núpcias com Gertrudes Ferreira Possas e, em segungas, com Maria de Lima Freitas.
• Pai de Manoel Possas de Araujo [Médico], Randolpho Possas de Araujo [Funcionário público estadual], Inacia Araujo Possas [Funcionária pública federal], Eurico Possas de Araujo [Farmacêutico].
· Nascido no domingo, 11 de fevereiro de 1883, em Capela Nova MG.
· No sábado, 31 de dezembro de 1910, casou-se com Gertrudes Ferreira Possas. A cerimônia celebrou-se na Matriz de Santana, em Carandaí MG.
· Na quinta-feira, 24 de outubro de 1912, nasceu Manoel Possas.
· Em 1913, nasceu Randolpho Possas.
· Na segunda-feira, 24 de julho de 1916, nasceu Inacia Araujo.
. Na quinta-feira, 1º de novembro de 1917, nasceu Eurico Possas.
. Na sexta-feira, 18 de novembro de 1927, ficou viúvo de Gertrudes Ferreira Possas.
· Falecido no sábado, 14 de fevereiro de 1976, em Barbacena MG, aos 93 anos.

Registro de batismo da Paroquia de Nossa Senhora das Dores de Capela Nova:

01/03/1883: Randolpho, nascido aos 11 de fevereiro de 1883. Filho de Manoel Antônio da Costa Araújo e Maria Christina de Araújo. Padrinhos: Manoel Luís da Costa e Emília Maria de Araújo*. Vigário Padre Manoel Francisco do Carmo.

Meu avô, Neca Professor, também deixou registrado em seus apontamentos: “Randolpho da Costa Araujo nasceu a 11 de fevereiro de 1883, foi batizado em 1º de março do mesmo anno, pelo Vigario Manoel Francisco do Carmo”.
*Manoel Luís da Costa e Emília Maria de Araújo eram os avós paternos do batizado.

RANDOLPHO DA COSTA ARAUJO

Foto da familia de Randolpho da Costa Araujo – Acervo de Valter Araujo

 

Registro do primeiro casamento, de acordo com meu avô Neca Professor, em seus apontamentos pessoais:

Em 31 de dezembro de 1910 casou-se meu filho Randolpho com Gertrudes Ferreira Possas* moradora e natural de Sant’ Anna de Carandahy. Ass. Araujo.
*Gertrudes Ferreira Possas era filha do industrial Ignácio Ferreira Possas e de Maria das Dores Rocha Possas. Faleceu no dia 18 de novembro de 1927. (Cf. “O Inesperado”, jornal de Capela Nova, dirigido pelo Professor Antônio da Costa César, edição Nº 10, de 5 de dezembro de 1927).

Registro do segundo casamento, da Paroquia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena:

Livro nº 14 – Folha 106: Aos vinte e nove de dezembro de mil novecentos e trinta e um, na presença do Rvmo. Pe. José Torquato e das testemunhas Ignacio Ferreira Possas e Edmundo Possa, receberam-se em matrimonio em oratorio particular Randolpho da Costa Araujo e Maria de Freitas. Elle com quarenta e oito annos, de Capella Nova das Dôres, filho legitimo de Manoel Antonio da Costa Araujo e Maria Christina de Araujo. Ella com trinta e um annos, de Caranday, filha legitima de Antonio Pinto de Freitas e Maria Candida de Lima Freitas. Vigº Mons. Francisco Lopes de Araujo.

Anuncio publicado em “O Inesperado”, nº 2 de 6 de julho de 1927:

Fábrica de Manteiga Invencível – Randolpho da Costa Araújo
Compra qualquer quantidade de leite offerecendo vantagem em preços.
21 – Henrique Diniz – 21 – Barbacena (*)
(*) Esta Fábrica de Manteiga Invencível ficava onde hoje se localiza o supermercado Bahamas, em frente ao Posto Miranda. O tio Randolpho morava neste endereço, como consta do inventário de sua primeira mulher Gertrudes: dentre os bens deixados, “Uma casa nesta cidade, à rua doutor Henrique Diniz, número vinte e um, assoalhada, coberta de telhas, com quintal, dividindo com Bonato e Cia. [antiga Cerâmica Bonato].

Elton Belo Reis
janeiro 15, 2018

História de um lustre de cristal

UM  LUSTRE HISTÓRICO -

(Texto de Geraldo Ribeiro da Fonseca e Luiz Gonzaga Naves Brandão -Zazaga).

            O conceituado Jurista Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto, natural de Barbacena-MG, estabeleceu residência e se tornou figura notável, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.  Perto de sua casa, ficava o tradicional Colégio Providência, mantido pelas Freiras da  Congregação de São Vicente de Paula, então dirigido pela Madre Brandão, irmã do dentista  barbacenense  Dr. Olavo Machado Brandão.

Fotografia Sobral Pinto Jurista

               Ressalta-se que, todos os domingos, sistematicamente, pela manhã, o eminente  Tribuno Civilista e Penalista, Dr. Sobral Pinto,  assistia à  missa na capela do referido Colégio e, por isso, tornou-se grande amigo da Irmã Brandão, sua conterrânea,  também nascida em Barbacena.

Fotografia Sobral Pinto Jurista Julgamento de Pedro Luis Jorge de Lima que terminou por ser absorvido da acusação de tentativa de Homicídio contra Getúlio Ribeiro da Silva em um bar na rua das Laranjeiras Agosto 1984

            Face a esta amizade, Sobral Pinto presenteou a Freira com um Lustre antigo de Cristal,  provavelmente da Boêmia (Tcheco-Eslováquia), dado  seu brilho  e acabamento artístico.

Lustre instalado na Secular Loja Maçônica Regeneração Barbacenense

            Considerando a falta de local para instalação de tão delicado e rico mimo no Colégio que dirigia,   a Freira pediu e teve  autorização de Sobral Pinto para repassar o Lustre a seu irmão Olavo Brandão,  a fim de que ele o  instalasse  em uma casa centenária de Barbacena, então  habitada por ele.

            Com o falecimento de Olavo Machado Brandão, seu filho, Luis Gonzaga Naves Brandão, em homenagem à memória de seu pai,  instalou o Lustre no teto da Entrada Principal da Centenária Loja Maçônica Regeneração Barbacenense.

               Este lustre, um dia pertencente ao barbacenense,  tido como um dos  grandes  defensores da liberdade de presos políticos  no Brasil,  hoje brilha,  espalhando  luz aos maçons daquela casa.  Ali   ocuparam o cargo de  Venerável  Mestre, tanto   Olavo Brandão , quanto seu filho  Luiz Gonzaga Naves Brandão.

Idinando Borges
janeiro 15, 2018

THE CROWN, SEGUNDA TEMPORADA

the-crown-696x463

Os atores Matt Smith como Philip e Claire Foy como Elizabeth, lindos!

The Crown chegou à Netflix com bastante pompa, uma das séries mais caras da plataforma, que prometia entrar nos meandros da atual família real da Inglaterra, Elizabeth, desde seus primeiros anos, como focava a primeira temporada. Agora, a série mantém essas pretensões, chamando a atenção para o brilhantismo técnico da reconstituição de época, que agora vai até o início dos anos 1960, e o grande objetivo é traçar esse painel da família real, de suas raízes até seus frutos, num misto de exaltação e alguma sinceridade, algo que parece tornar a produção até questionáveis em alguns aspectos.

Essa segunda parte narrativa começa exatamente após os últimos acontecimentos da primeira temporada, mostrando as reações inglesas à revolta no Egito com Nasser, o conturbado relacionamento entre a princesa Margaret e Peter Townsend, as inúmeras de tentativas de Phillip conseguir se adequar na família real e principalmente a Rainha Elizabeth II adequando-se a seu poder. The Crown, assim, funciona como uma espécie de folhetim dessa família real, algo que desde sempre aguçou muito a curiosidade do público, de entender como aquele palácio funcionava e principalmente de ter artigos que traziam o rei ou a rainha como um estandarte. Talvez The Crown seja este estandarte real para a nova geração, uma forma de manter viva uma grande aura em torno dos monarcas mais famosos do mundo.

Essa é uma característica que se confirma na segunda temporada, numa relação extremamente estranha entre uma intimidade programada com aqueles seres, mas também uma cautela excessiva com esses mesmos retratados, como se houvesse um limite bem claro que a série nem ao menos deseja passar. A segunda temporada é marcada por uma proteção de seus personagens e numa tentativa de torna-los humanos e mais próximos mesmo com essa capa impermeável que existe em todos os episódios. Algo que era mais bem explorado, ou menos visível na primeira parte da série.

Esse segundo bloco narrativo pode ser considerado muito mais político que o primeiro, mostrando o relacionamento da Inglaterra, consequentemente da Família Real, com outros países em eventos chaves, como a já citada tensão com o Egito de Nasser e o controle do canal de Suez, a quase conversão de Gana em uma República Socialista, a descoberta de um informante nazista dentro da alta corte inglesa durante a Segunda Guerra e a visita do casal Kennedy. Fatos relevantes e muito interessantes de estarem numa série popular, mas que aqui surgem de forma um pouco truncada, como se a série não pudesse dar a devida atenção e a perspectiva inglesa é tão forte que tira qualquer isenção dos fatos, não sendo sincero em relação àquilo que retrata.

Muito disso é visto no episódio com os egípcios, onde Nasser sempre foi tratado como um rebelde afrontoso, e mesmo que digam como a investida no Oriente foi mal planejada e até ilegal, mas a mensagem passada é que uma honra inglesa esteve mantida, pelo modo como a Rainha agiu diante de seu primeiro ministro, como impediram que as coisas ficassem ainda mais graves. Há quase um medo existente ali em julgar aquilo que se vê, em buscar as verdadeiras consequências ou como aquilo açoitava de alguma maneira o íntimo da família real. Assim, esse contexto político pode até ser relevante, mas faz com que se distancie desse lado humano buscado pela série, deixando The Crown um tanto quanto engessado.

Essa segunda temporada passa a ser marcada por uma irregularidade ao alternar esses episódios focados numa dimensão política e outros sobre a intimidade da Rainha, deixando aquém um sentimento necessário de unidade em relação a um roteiro seriado. O político se choca com o privado e estes parecem não se misturarem tão bem em The Crown, evitando que haja tanto um desenvolvimento da primeira quanto da segunda esfera. Assim, até as intrigas dentro da corte parecem perder força por essa falta de concisão, pois a cada episódio esse foco é trocado. Essa segunda temporada fica muito próximo de um guia de curiosidades dentro dos palácios, algo que agrada facilmente o público, mas que analisado friamente demonstra suas irregularidades.

Além do roteiro pouco fechado, há também uma grande questão com a protagonista da série, a Rainha Elizabeth II, interpretada novamente por Claire Foy, que materializa esse engessamento de um sentimento humano. Nessa temporada, a Rainha parece muito mais infalível, se antes a desconfiança e insegurança aproximavam-na do público, agora parece que todas as decisões tomadas por ela sejam a correta. A Rainha pode até estar em uma situação adversa como quando cede as pressões do marido após um escândalo na frota real, ou em sua improvável viagem à Gana, ou quando sente inveja de Jackie Onassis, mas ainda assim mostra-se certa, mesmo que o sentimento seja equivocado naquele momento, evidencia-se que ele tem um propósito, uma razão que será revelada a seguir. Há uma preocupação excessiva em proteger os sentimentos da Rainha e quando ela não está certa, também não estará errada, assumindo um papel neutro em muitos episódios.

Com essa condição superior ainda mais evidente da protagonista, não é surpresa que mais uma vez os episódios mais interessantes sejam aqueles que foquem exclusivamente em um único personagem secundário. Como o capítulo em que Margaret se apaixona pelo fotógrafo Antony, onde a narrativa inteira é construída a partir da diferença entre o trabalho de Antony com os do fotógrafo oficial da corte, algo que faz o espectador entender o que a Princesa encontrou naquele homem, ali se escreve a interação mais interessante da segunda temporada. Outro episódio marcante é um focado apenas em Phillip, que exige a matrícula de seu filho numa escola para meninos, um capítulo que coloca lado a lado a educação desses dois homens reais, mostrando em flashback como foi a infância dele. Não é à toa que esses dois episódios foquem nos atores destaques dessa temporada, Matt Smith e Vanessa Kirby.

São eles e esses episódios solos que fazem The Crown um pouco mais humano, mas na maioria das vezes a série extremamente luxuosa em seu desenho de produção e em sua fotografia, eficiente em captar o público com suas curiosidades reais, mas que tem como objetivo apenas construir mais um estandarte em nome da rainha. The Crown afasta-se assim da humanidade que propunha, tornando-se uma série um tanto quanto fria.

 

Idinando Borges
janeiro 15, 2018

TIRADENTES, 300 ANOS

Tiradentes-Minas-Gerais-6

Tiradentes, no interior de Minas Gerais é considerada a cidade Berço da Liberdade do Brasil, pois foi neste solo que aconteceram as primeiras reuniões da Inconfidência Mineira, movimento de liberdade que mais tarde culminou na Independência brasileira. No dia 19 de janeiro de 2018 a cidade celebra seus 300 anos. Uma data única e especial para a cidade e região.

Uma vasta programação foi pensada para celebrar os 300 anos, programação esta que se estende ao longo do ano, ampliando ainda mais o rico calendário de eventos de Tiradentes. Para 19 de janeiro foi preparada uma cerimônia cívica com entrega da “Comenda Tiradentes”, que visa destacar as principais lideranças civis, militares, políticas e afins, que por meio de seu trabalho contribuíram para o desenvolvimento de Tiradentes e região.

Além da entrega da comenda para cerca de 100 agraciados, no dia 19 haverá reunião Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, Inauguração do Coreto do Museu da Liturgia, Repiques de Sinos, Culto Ecumênico na Praça Cívica Largo do Sol, Missa Solene na Matriz de Santo Antônio com Participação da Orquestra Ramalho, Concerto com a Cantora Lírica Nabila Dandara e o Pianista Marcelo Corrêa, e abertura oficial da 21º Mostra de Cinema de Tiradentes, que se estende até o dia 27 com centenas de filmes brasileiros em exibição.

No dia 21 também ocorre uma corrida, que pretende atrair centenas de atletas de várias categorias para celebrarem os 300 anos nas ruas históricas da cidade.

SERVIÇO
O que: Festividades 300 anos de Tiradentes
Quando: 19 de janeiro de 2018
Onde: Praça Cívica Largo do Sol, Tiradentes, MG
Quanto: Gratuito

PROGRAMAÇÃO
Sexta, dia 19
9H: Abertura das festividades, repiques de sinos e desfile. Local: Praça Cívica Largo do Sol.
10H: Entrega da comenda dos 300 anos de Tiradentes. Local: Praça Cívica Largo do Sol.
12H: Repiques de Sinos.
13H: Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes. Local: Sobrado Ramalho.
14H: Inauguração do Coreto do Museu da Liturgia.
15H: Repiques de Sinos.
17H: Culto Ecumênico. Local: Praça Cívica Largo do Sol.
18H: Missa Solene. Local: Matriz de Santo Antônio. Participação, Orquestra Ramalho.
20H: Concerto com a Cantora Lírica Nabila Dandara e o Pianista Marcelo Corrêa

Domingo, dia 21
-9H Corrida Comemorativa dos 300 anos. Largo do Sol