Idinando Borges
novembro 29, 2017

Senac em Barbacena oferece oportunidade de emprego

SENAC-MG-2017v3

O Senac oferece vaga de emprego para Bibliotecário no Senac em Barbacena. A vaga é para executar atividades como responder pela coordenação, organização, armazenamento, recuperação e disseminação da informação para adequá-la e disponibilizá-la aos diversos públicos, no setor de biblioteca, visando a busca permanente da gestão do conhecimento.

 

Os interessados devem cadastrar currículo entre os dias 24 de novembro a 04 de dezembro, pelo site www.mg.senac.br, no link Trabalhe Conosco. Os requisitos para cada vaga estão disponíveis no site.

O Senac é uma instituição educacional de direito privado, focada na capacitação profissional na área de comércio de bens, serviços e turismo. Desde sua fundação, em 1946, a instituição vem contribuindo para a superação dos problemas sociais e econômicos do Estado, por meio da educação profissional.

Em suas unidades, distribuídas em todo o Estado, oferece cursos presenciais e a distância, nos seguintes níveis de ensino: capacitação profissional, ensino técnico, graduação, graduação tecnológica, extensão e pós-graduação. Com uma infraestrutura devidamente adequada, os alunos vivenciam situações reais do dia a dia das empresas.

 

Idinando Borges
novembro 27, 2017

DA ANUNCIAÇÃO… AO NATAL! Por Áurea Vasconcelos

Tiziano-Vecellio-titian-Annunciation-2-

Tiziano-Vecellio-titian-Annunciation-

Na parede, uma de minhas telas favoritas. Passeio meu olhar sobre ela… detidamente, como convém às obras de arte. Aos poucos, sinto – me à beira de um mergulho interior. Percebo que nela  há uma realidade  que se mostra  e outra  que se oculta. Um terreno fértil para a reflexão.

Fernando Campos, seu autor, mineiro de Muriaé,  ali reproduziu  a “Anunciação da Virgem Maria  pelo  Arcanjo Gabriel”. Com magia e talento, usou das cores e  da delicadeza de traços  para oferecer uma releitura deste reconhecido e marcante momento da história cristã. E ele o faz  justamente da forma que melhor o caracteriza. Sempre procurando criar ou recriar a partir de imagens já existentes, representando – as sob  novo enfoque.

Em sua “Anunciação”, o artista deixa à mostra seu forte sentimento nacionalista, através dos personagens transmudados em figuras típicas da etnia brasileira. O anjo foi idealizado como um  indígena com seus cabelos lisos, rosto arredondado e olhos amendoados. Maria é a morena brasileira com visíveis traços afrodescendentes. Ambos vivendo, com notória simplicidade, a grande noticia da maternidade. Tudo se passa em clima de respeito e recolhimento, num cenário condizente com nossas mais autênticas manifestações culturais.

A princípio, esta cena me transporta para o potencial da arte reveladora, mesmo sabendo que eia pode  se construir a partir do imaginário. Neste caso, há uma proposta envolvendo tipos humanos diferenciados. Isto nos faz pensar no quanto somos um país cuja formação se deve a uma grande diversidade racial. Certo é que a miscigenação nos torna ricos  mas, ao mesmo tempo, exige  uma compreensão maior de nossa realidade. Há que se ter cuidados e atitudes condizentes com a grande responsabilidade de se promover a justiça social.

Coincidentemente, na semana anterior, comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra.  Data oportuna para conhecer a evolução histórica vivida por eles desde a chegada ao Brasil, na condição de escravos, até a atualidade, além de avaliar a importância desta raça  para nossa identidade nacional É preciso que se combata o preconceito racial, fortificando as boas relações com sentimentos de afeto, reconhecendo a igualdade de direitos a fim de que se resguarde a dignidade humana. Se houver fraternidade recíproca, a harmonia e a ordem se derramarão das pessoas para o mundo que os rodeia.

Uma outra reflexão se sustenta no fato da  anunciação ser o pressuposto definitivo para a existência do Natal, ocasião em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Ufa!!! 25 de dezembro está muito próximo!!!…Só assim a gente se dá conta da celeridade do tempo e se surpreende ao constatar que 2017  está se despedindo!… E aí, só me ocorre a grande questão inspirada em Machado de Assis: “ teria mudado o fluir do tempo, ou mudei eu?”

Seja qual for a resposta para esta indagação, contatamos que é uma época muito linda. Os sentimentos religiosos se afloram provocando maior aproximação entre as pessoas, despertando a conscientização das diferenças sociais e provocando anseios de atos humanitários. A atmosfera de júbilo se mescla aos sentimentos de solidariedade, de desejos por um mundo melhor, mais ético, mais justo. Com muita paz e respeito!  Vamos celebrar com Jesus! Vamos enfeitar nossas casas e nossos corações com otimismo, esperanças e acolhimento. Vamos esquecer um pouco dos celulares, fotos e  selfies  para saborear o mundo a nossa volta. Aí então, quem sabe, vamos nos espantar com belezas e harmonias ainda não percebidas?!! Vamos ouvir mais…vamos amar  mais… vamos SER mais…vamos sonhar mais… vamos nos encantar mais… vamos escutar mais nossos silêncios…vamos nos dedicar mais aos  nossos tempos internos… às nossas pausas…

Só assim, estaremos verdadeiramente inteiros e plenos para desejar a todos UM FELIZ NATAL!

Reproduzido do Jornal Folha de Barbacena

Idinando Borges
novembro 26, 2017

Nem tudo são crimes. Há lírios florescendo no lamaçal carioca… por Hildegard Angel

Nem tudo são crimes. Há lírios florescendo no lamaçal.

As flores vicejam na área da Educação do município do Rio de Janeiro, com seu programa Orquestra nas Escolas, que se propõe, até 2020, a formar 80 mil instrumentistas, buscando fazer da música importante aliado dos jovens estudantes da rede pública do Rio. Só até o fim deste ano, 11 mil alunos cariocas terão recebido aulas de iniciação em música instrumental, prática de orquestra e coro, podendo escolher os instrumentos da preferência – viola, violino, contra baixo acústico, flauta doce, trompete, trombone, clarinete, percussão.

No dia 27, na Cidade das Artes, às 16 horas, será a estreia, em grande estilo, da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, integrada apenas por jovens músicos de escolas da rede pública dos quatro cantos do município, algumas em áreas conflagradas – Cidade de Deus, Chapéu Mangueira, Babilônia, Leme, Madureira.

No programa, um mix de obras de consagrados, como Villa-Lobos, Chico Buarque, Vinicius, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, e até funk, que pra quem não sabe é inspirado no maculelê.

 

Nesse concerto de estreia, a jovem Sinfônica homenageará o maestro Antonio Carlos Jobim, que estaria completando 90 anos este ano

César Benjamin, o secretário municipal de Educação, acredita que a paz, a cultura e a boa convivência da comunidade carioca também podem se dar  “através dessa grande corrente de formação de novos músicos”.

Menos camburões, mais orquestras, mais música, mais juventude envolvida com projetos que lhe apresentem perspectivas de um futuro mais risonho.

Idinando Borges
novembro 20, 2017

Sindicomércio promove Encontro Empresarial

IMAGEM DE CAPA FACE Encontro

 

O Encontro Empresarial 2017 abordará temas atuais dos setores de comércio e serviços, com foco na motivação dos empresários e estudo da atual situação econômica do país, a fim de preparar as empresas para a retomada da economia. Em foco a Reforma Trabalhista, o Momento Econômico e os Desafios para o Crescimento.

Programação

Dia 21 de Novembro – Terça-feira

18h00 – Credenciamento e Exposição dos Patrocinadores

19h00 – Abertura

19h15 – Apresentação Sistema Fecomércio MG

19h30 – WORKSHOP – Reforma Trabalhista e Terceirização – Dr. Tacianny Mayara Silva Machado (Assessora Jurídica da Fecomércio MG) e Paulo Roberto Sifuentes Costa

20h30 – Intervalo – COFFE BREAK

20h30 – Painel com mediação de Nelton José Araújo (Comissão de Direito do Trabalho OAB Barbacena) e Wilma Oliveira Cardoso (Delegada do CRC Barbacena)

Dia 22 de Novembro – Quarta-feira

18h00 – Credenciamento e Exposição dos Patrocinadores

19h00 – Abertura

19h15 – Lançamento do Livro “Boas Idéias – As Chaves para a Inovação em Negócios e Startups” – Nixon Diniz Pereira – Professor e palestrante

20h00 – Palestra – “Cenários Econômicos: Tendências e Oportunidades” Samy Dana (Jornalista Globo News – Fundação Getúlio Vergas)

Dia 23 de Novembro – Quinta-feira

18h00 – Credenciamento e Exposição dos Patrocinadores

19h00 – Abertura

19h15 – Apresentação Sistema Fecomércio MG

19h30 – Palestra: “O que as Empresas devem fazer para se manterem Competitivas nesse Novo Ambiente de Negócios” – Brenner Lopes (Nous SenseMaking)

20h30 – Palestra – “Como me Tornei um Tubarão” – Camila Farani (Shark Tank Brasil)

20h30 – Painel – mediação de João Roberto Marques Lobo (Gerente Regional Sebrae Zona da Mata e Vertentes)

22h00 – Coquetel de Confraternização

 

PALESTRANTES

TACIANNY MAYARA SILVA MACHADO

Tacianny Mayara é assessora jurídica da Fecomércio MG e mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas. Membro da Comissão Nacional de Negociação Coletiva do Comércio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG. Palestrante e autora de artigos, capítulos de livros e resumos jurídicos.

PAULO ROBERTO SIFUENTES COSTA

Professor da PUC Minas com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais e Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais. Atuou como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho.

SAMY DANA

Samy Dana é professor da Fundação Getulio Vargas, comentarista do programa Conta Corrente (Globo News) e do telejornal Hora 1 e do Jornal da Globo (rede Globo). É também colunista da o Portal G1 de notícias, do Jornal O GLOBO e da Época Negócios.

NIXON DINIZ PEREIRA

Nixon Diniz Pereira é Administrador pela UFMG e dedica-se a atividade docente, pesquisa e palestras a mais de 20 anos. Autor do Blog, Pensamento&gestão, e do livro Mãos de Ícaro: o perfil empreendedor do Pai da Aviação.  Atualmente, dedica-se ao Doutorado em Marketing e lançamento de seu novo livro: As chaves da inovação.

BRENNER LOPES

Brenner Lopes é consultor no segmento de informações estratégicas, Diretor da Nous SenseMaking, consultoria especializada em Inteligência e Estratégia e Advanced Data Analytics. Atuou como gerente da unidade de Inteligência Empresarial do SEBRAE/MG e consultor da Fundação João Pinheiro – Centro de Estatísticas e Informações.

CAMILA FARANI

Camila Farani é uma Shark no premiado Shark Tank Brasil, do canal Sony e Band. Como empreendedora, cria negócios há mais de 17 anos e atua como co-fundadora de outros. É a chamada empreendedora em série. É apoiadora da causa feminina e dá suporte e mentoria a mais de 1000 mulheres ao redor do Brasil e do mundo.

Idinando Borges
novembro 20, 2017

A lei maior e as supremas vontades pessoais de Doorgal Borges de Andrada.

20292910_1583259575031550_5770909426727957825_n

Desembargador Doorgal Borges de Andrada

POR FREDERICO VASCONCELOS
Sob o título “A Constituição versus o Supremo Tribunal“, o artigo a seguir é de autoria do desembargador Doorgal Borges de Andrada. (*)
*
Nestes últimos meses, temos ouvido preocupações de advogados, juristas, doutores, juízes e professores de direito reclamando dos rumos
de algumas decisões do egrégio Supremo Tribunal Federal, proferidas nos últimos anos.
Queixamse,
por exemplo, que ministros afirmam que um aborto simples, realizado até o terceiro mês de gravidez, não é crime, enquanto a
lei, ao revés, diz que o aborto é crime; que, mesmo sem haver uma mudança com alteração legislativa –como aconteceu nos países que
passaram a validar o casamento entre pessoas do mesmo sexo–, o STF decidiu que casamento é a união entre homemmulher,
homemhomem
e mulhermulher,
enquanto a CF88
diz, com clareza, no art. 226, que casamento “é a união estável entre o homem e a mulher”.
Não se trata de discutir qual seria a melhor opção legislativa, ou se devemos ser favoráveis ou contra qualquer das correntes e suas teses.
Pouco importa. A questão é jurídica, pois, nas democracias, o Poder Judiciário tem que julgar conforme as leis. Fora da lei, não há solução,
e, sim, o caos.
Reclamam eles que a ideia de que autoridades podem impor suas vontades e sem precisar respeitar as leis, alegando possuir suposta visão
messiânica a alcançar o ’progresso social’, é típica de regimes autoritários nãorepublicanos.
Alertamnos,
com fortes queixas, que, no mundo jurídico, a ‘coisa julgada e o ato jurídico perfeito’ são garantias fundamentais, tendo, o
STF, porém, decidido o contrário, dizendo que a punição prevista na Lei da Ficha Limpa de 2010 deve retroagir no tempo, contrariando
um princípio universal básico do direito, da nãoretroatividade
das leis, sobretudo das leis que punem ou retiram direitos.
Relembram, assustados, que a Corte decidiu que um réu tecnicamente inocente pode ser preso sem uma condenação final, bastando a
condenação provisória no 2º grau, antes de esgotada toda sua defesa que poderá leválo
à absolvição, ferindo o preceito universal da
presunção da inocência.
Eles já começam admitir e imaginar que, ante a TV Justiça, parece que alguns membros da Corte estariam a optar por receber aplausos da
mídia, evitando aplicar a lei quando esta lhe traz impopularidade, proferindo votos que soam como discursos políticos, em detrimento de
decisões fundamentadas.
Insistem em dizer que, há quase 30 anos, desde 1988, a CF prevê que, após abertura de uma ação penal contra parlamentar, o Legislativo
poderá sustála
– apenas pelo tempo do mandato, e também a prisão em flagrante por crime inafiançável e, em analogia, sustar as
medidas penais cautelares, pois são acessórias, são medidas secundárias dependentes da ação penal e/ou prisão. Porém, uma das Turmas
do STF decidiu aplicar a suspensão de mandato parlamentar sem sequer aplicar a CF e ouvir a casa Legislativa.
Eles nos ensinam: pouco importa quem é o parlamentar, a garantia é do mandato popular, seja de oposição ou da situação. Mandato não
se confunde com concurso público, nem com contrato de trabalho, não é cargo de confiança, nem emprego ou função pública, pois deriva
da manifestação maior da nação, do voto soberano, secreto e universal, em que os eleitos e o Parlamento são invioláveis. O Legislativo,
assim como o Judiciário, não são as pessoas que neles atuam (passageiras), mas instituições seculares, pilares da democracia.
14/11/2017 09:06
7

Opinião Política Mundo Economia Cotidiano Esporte Cultura F5 TV Folha Sobre Tudo Assine a Folha
VEJA MAIS POSTS
PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS 0 Comentar com:
Assim diz a CF/88: “Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e
votos. § 1.º (…) § 2.ºDesde
a expedição do diploma (…) não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os
autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a
prisão. § 3º – Recebida a denúncia (…) por crime ocorrido após a diplomação, o S.T.F. dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa
de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.”
E lembram não ser inovação, pois há séculos, na Europa civilizada e na maioria dos países da América, esta garantia da imunidade
parlamentar é mais ampla e nenhum Tribunal pode sequer abrir uma investigação ou processo sem autorização legislativa. Entre nós, os
processos sustados não ficam arquivados e não corre prescrição. Ressaltam: apenas nas ditaduras de esquerda ou de direita, existe a
suspensão ou o impedimento do exercício do mandato.
Chegam a supor que a Alta Corte, às vezes, parece estar a manejar um poder Constituinte –ilimitado– e isso sugere a visualização da
ponta de um viés autoritário, como os que querem se proclamar acima da Constituição.
Descrentes, muitos afirmam inexistir Estado Democrático de Direito quando autoridades judiciais entendem não precisar se submeter à
lei, caindo por terra a via do Judiciário como caminho para segurança jurídica e a pacificação social.
Até lançam graves desafios: e se todos os juízes resolverem seguir o exemplo de alguns membros do STF e passarem a ignorar os textos
legais para impor suas vontades pessoais nos julgamentos?
De fato, é preferível ‘ser um escravo das leis do que escravo dos homens’. Enfim, são tempos difíceis com crises profundas em todos os
setores da vida brasileira, com consequente enfraquecimento da credibilidade das instituições.
———————
(*) O autor é desembargador e exouvidor
do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e expresidente
da Associação dos Magistrados Mineiros
(Amagis)

Idinando Borges
novembro 16, 2017

‘Catito mio’ ou ‘O Rio corre para Omar’, a campanha de Omar Peres ao governo do Rio já acontece até na TV

omar peres

Omar Peres, o Catito (foto), é dono das casas mais emblemáticas do Rio de Janeiro – a Fiorentina, o Bar Lagoa, o Hippopotamus. Já conduziu dois estaleiros, o Verolme e a Netumar. Tem uma cachaça com seu nome. Em sua fazenda Guaritá, desliza sobre trilhos uma Maria Fumaça autêntica. E é sobre os trilhos que ele pretende, como governador, reconduzir o Estado do Rio de Janeiro no caminho de sua antiga liderança do desenvolvimento e do progresso, contando para isso com a indústria naval, com a linha de montagem dos navios e com as encomendas da Petrobras, que deve voltar a gerar empregos aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, não na China ou na Coréia, como passou a fazer.

Esse mérito ninguém lhe tira. O empresário Omar Resende Peres – o Catito – foi o primeiro a se apresentar, nas mídias sociais, como candidato independente ao governo do Estado do Rio de Janeiro.

Bem articulado, com um discurso objetivo e de fácil compreensão, em pouco tempo Catito conquistou uma grande legião de seguidores, admiradores fiéis, que tudo comentam e quase tudo aplaudem. São votos garantidos. Com este animado e super participativo nicho eleitoral do Facebook, a campanha de Catito só cresceu. Em seguida, veio o slogan, muito bom por sinal, O Rio corre para Omar (lembrando O Rio é Nilo, de Nilo Baptista quando foi candidato à reeleição). Um jingle também foi composto e gravado por uma eleitora entusiasta de suas ideias. Eu, pessoalmente, optaria pelo já consagrado Catito mio

Quanto ao partido, Catito negociou com o presidente Lupi, do PDT. A legenda não lhe foi negada, mas também não foi ainda confirmada, Catito é pré-candidato. O que não o impede de continuar firme em campanha pelo Face, já em viagens pelo interior do estado e concedendo entrevistas à mídia impressa e à TV. Como a dada sábado à noite ao programa do jornalista Ricardo Bruno, Jogo do Poder, na CNT.

Catito já acertou ao optar pelo PDT, na esteira do carisma de Leonel Brizola, cuja memória ressurge com enorme força neste momento brasileiro. Ao olhar da História, Brizola cresce por sua sabedoria política e a singular sensibilidade social. Na entrevista à CNT, o pretendente ao governo do Rio demonstra conhecer as necessidades do Estado e ter pronto um projeto para ele. Deveria ser o beabá de qualquer candidato, mas não é o que acontece.

Empresário da indústria naval, Catito escolheu apresentar-se ao eleitorado com seu perfil empresarial, não o de político, apesar de já ter ocupado uma secretaria no governo de Itamar Franco, em Minas Gerais. Sabe que, hoje, experiência no poder público não qualifica. Ele tem uma proposta para o Rio de Janeiro, acredita na retomada de seu desenvolvimento através da indústria naval, vê nesse caminho uma saída. E tem argumentos. É animador assisti-lo.

No seu caldeirão de ideias que pretende colocar em prática, borbulha o legado humanista de Brizola. Critica os “mandados coletivos de busca”, que autorizam revistas indiscriminadas, pela polícia, das casas dos moradores das favelas, “onde 99% são pessoas de bem”, e sonha sonhos de Darcy Ribeiro, por um ensino escolar abrangente, que forme cidadãos plenos, preparados para viverem este grande desafio que é ser brasileiro.

Idinando Borges
novembro 14, 2017

Aconteceu no Hotel SENAC Grogotó a abertura do Festival Gastronômico Barbacena

Marcelo Leitão

O empresário Marcelo Leitão

 

O Sindicomércio com apoio do SENAC promoveu ontem nos salões do Hotel Grogotó, a abertura do 1º Festival de Gastronômico de BQ, tendo como anfitrião o vice-presidente da entidade, o empresário Marcelo Leitão. O evento contou com a presença do prefeito municipal, doutor Luís Álvaro, da vice-prefeita, Ângela Kilson, do Gerente Regional do SENAC, Felipe Peixoto de Almeida Dias, o comandante da Epcar, brigadeiro Moura e os empresários diretores da entidade, bem como os proprietários dos restaurantes.

O SENAC E A GASTRONOMIA  – Destaque no portfólio do Senac são os cursos relacionados à gastronomia. O de Cozinheiro, oferecido desde 1963 é um deles. São mais de 30 opções que vão da capacitação à pós-graduação: Básico de Vinhos, Técnicas para Barista, Culinárias Árabe, Japonesa, Chinesa, Mineira, Tecnologia em Gastronomia, MBA em Gastronomia, entre outras.  A instituição é gestora do primeiro hotel-escola da América Latina, o SENAC Grogotó, referência em Barbacena. A Pousada Escola, em Tiradentes, também é pioneira do gênero no Brasil. Ambos os espaços reúnem excelência em atendimento e em educação profissionalizante, permitindo que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão.

 

??????????

O senhor prefeito Luís Álvaro Campos

 

??????????

O diretor Regional do Senac, Felipe Peixoto de Almeida Dias

 

 

 

 

 

 

 

Os restaurantes e bares participantes: Tulha du Chef, Sabores D´Alma, Bar do Zazaga, Espetos Novo Sabor, Batista Bar e Frutos do Mar, Champion Bar & Grill, Espaço Avenida Gourmet, Pavarotti Cantina Italiana, Cabana da Mantiqueira, Cantina Mineira, Ceolin Gourmet, A Mineira Baden, Trem Gourmet, Chimbica Burger, Mamonas Gourmet, Espetos Novo Sabor, Pizzaria Real, Antonino Bistrô e Pizzaria, Reis do Bacalhau e Shitake Temaki.

Idinando Borges
novembro 11, 2017

Vivenda do Sol, pousada e eventos em Barbacena

114765130

Há dezessete anos a bela casa idealizada por Yvonne Xavier e projetada pelo renomado e inesquecível Hilton Grossi, capa da revista Cláudia, foi transformada em pousada. É uma pousada com requinte: privilegiada por uma grande área verde, o imóvel está localizado no centro do terreno com muitos jardins,  quadras , um amplo salão de jogos e ao fundo, piscina com sauna e área de lazer externa.  Completa o bucolismo, uma pequena capela, apropriada para os chamados casamentos ao ar livre,  “Outdoor wedding”.

A Pousada

São nove suítes, sendo duas com sala privada e dois quartos individualizados, banheiro  varanda para a mata e  mais um sótão com capacidade para hospedagem de grupos. Um amplo salão com varanda interna e vista para a piscina com capacidade para eventos até 150 pessoas. Integram o salão mais duas salas em níveis diferentes, sala de café e mais uma varanda interna, apropriada para um ambiente individualizado ou mesmo transformada em um bar temático.

Serviço

1 – Na hospedagem  está incluso o café da manhã:  eventuais lanche à noite, são terceirizado.

2 – Locação do salão para eventos, incluindo espaço para o serviço de bufê terceirizado e área externa em duas modalidades: ??????????

2.1 :churrasqueira e piscina, 

114765134 (1)

 

2.2: Capela, jardim e salão de jogos, também apropriado para eventos.

1710236117102366

 

Endereço: Rodovia MG 338, km 02 – Colônia  Rodrigo Silva ( Estrada para Campolide) Telefone: (32) 33310520 e 991186916 ( whatsapp)

Idinando Borges
novembro 9, 2017

I Festival Gastronômico, 11 dias de sabores e novidades

23331373_2073509922662894_1409364376408491740_o

 

Começa na próxima segunda-feira (13), o I Festival Gastronômico de Barbacena. Evento promovido pelo Sindicomércio em parceria com o Senac, promete movimentar a cidade através das criações gastronômicas preparadas para o Festival.

O público poderá se deliciar com pratos que vão desde frutos do mar, passando por petiscos, porções, pratos À La Carte, pastéis, pizzas e sanduíches. Tudo feito especialmente para o Festival a um preço especial nos seguintes restaurantes, divididos por categorias:

BUFFET

Ceolin Gourmet

Cabana da Mantiqueira

Restaurante A Mineira Baden

Trem Gourmet

Cantina Mineira

SANDUÍCHE

Mamonas Lanches

Chimbica Burger

Espeto Novo Sabor

Comida de Buteco / PETISCOS

Champion Bar & Grill

Pavarotti Cantina Italiana

Batista Bar e Frutos do Mar

Espaço Avenida Gourmet

PIZZA

Antonino Bristrô e Pizzaria

Real Pizzaria

TEMÁTICO

ShitakeTemaki

Reis do Bacalhau

A LA CARTE

Tulha du

Sabores D’Alma

Bar do Zazaga

Espeto Novo Sabor

E a programação não acontece só nos restaurantes. O Senac irá disponibilizar durante todos os dias de evento, através da Carreta do Senac e da Cozinha Show que estarão montadas na Praça dos Andradas, oficinas e cursos para adultos e crianças como “MiniChefs: Brigadeiro Gourmet”, “Técnicas de Introdução: Cerveja Artesanal”, “Quitandas Mineiras”, “Marketing de Produtos Caseiros” “Cozinha ao Vivo com o Chef do Senac Ronie Peterson”, entre outros. A programação completa está disponível através do site www.festivalgastronomicobq.com.br, vale a pena conferir.

Segundo o presidente do Sindicomércio Barbacena, Osvaldo Júnior, o evento nesta sua primeira edição promete muito, não só pela qualidade dos pratos oferecidos pelos restaurantes participantes, como também pelo alto nível dos patrocinadores e apoiadores que tornaram este evento possível.

São patrocinadores do evento a TV Integração e o canal de notícias na web G1, o Sales Supermercado, a Unimed Barbacena, a Uniben Administradora de Benefícios, a Caixa, o Sicoob e a Rivelli. E os apoiadores são a Osarte Tintas, Silveira Supermais, 93,3 FM, Horus Energy, Prefeitura de Barbacena, Sucesso FM, City 10, Matelassê, Gráfica Ebenézer, NetRosas, Jornal Folha de Barbacena e Santarosa.

Idinando Borges
novembro 9, 2017

Festival Gastronômico na terra das flores…

23331373_2073509922662894_1409364376408491740_o

De 13 a 24 de novembro a cidade de Barbacena receberá seu 1º Festival Gastronômico. O evento, que é uma iniciativa do Sindicomércio e será realizado em parceria com o Senac, tem o objetivo de promover a gastronomia local, incentivar a participação dos empresários e do público aumentando o movimento dos restaurantes de bares da cidade, além de oferecer capacitações técnicas para os profissionais da áreas de gastronomia.

Para enaltecer ainda mais a cultura gastronômica de Barbacena e enriquecer o Festival, um seleto grupo de restaurantes da cidade se uniu para criar novos pratos que façam homenagem aos sabores da cultural gastronômica mineira. Além disso, todos os pratos terão suas próprias particularidades com uma única semelhança obrigatória: serão oferecidos a preços promocionais para movimentar ainda mais os restaurantes e bares participantes.

Os restaurantes e bares que já confirmaram presença são: Tulha du Chef, Sabores D´Alma, Bar do Zazaga, Espetos Novo Sabor, Batista Bar e Frutos do Mar, Champion Bar & Grill, Espaço Avenida Gourmet, Pavarotti Cantina Italiana, Cabana da Mantiqueira, Cantina Mineira, Ceolin Gourmet, A Mineira Baden, Trem Gourmet, Chimbica Burger, Mamonas Gourmet, Espetos Novo Sabor, Pizzaria Real, Antonino Bistrô e Pizzaria, Reis do Bacalhau e Shitake Temaki.

Os restaurantes terão seus pratos avaliados em diversos critérios, de acordo com a participação, qualidade do prato elaborado, serviços, atendimento e outros critérios. Os pratos vencedores serão condecorados em diversas categorias e todos receberão o prêmio de participação.

Durante todo o período da programação a Carreta Gastronômica do SENAC MG estará oferecendo cursos e palestra para o público interessado em melhorar a sua capacitação ou mesmo, vivenciar uma nova experiência gastronômica. Haverá também estantes dos patrocinadores, demonstrações de produtos e interações com o público.

Segundo o presidente do Sindicomércio, “esta iniciativa inovadora promete agitar a economia da cidade, movimentando não só o setor de alimentação, como também a rede hoteleira, o turismo e o comércio em geral. O Festival Gastronômico de Barbacena certamente vai entrar para a agenda de eventos da região, criando novas oportunidades para a cidade”.