Idinando Borges
setembro 30, 2017

Réplica de abadia italiana da Idade Média foi inaugurada em Barbacena – Do EM

20170929080407310465o

Por Paulo Henrique Lobato

Projeto social fundado pelo italiano Roberto Bertoli inaugurado é uma  cópia da Abadia de São Egídio, erguida em 1060. Construção cumpre promessa do europeu ao seu pai.Em estilo romano, a réplica da igreja italiana levou 10 anos para ser construída e demandou 200 caminhões de pedras, conta Roberto Bertoli

Barbacena – A comunidade católica em Barbacena, na Região Central de Minas, está em festa. Uma réplica da Abadia de São Egídio, erguida na Itália no ano de 1060, foi inaugurada  na fazenda São Miguel, sede da Sociedade São Miguel Arcanjo, projeto social fundado pelo italiano Marco Roberto Bertoli e que acolhe 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A missa de bênção será conduzida pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, em cerimônia restrita. No domingo, o templo será aberto ao público.

A réplica no estado surgiu da fé do europeu e de uma promessa ao pai: “Há 17 anos, adoentado, ele me disse suas últimas palavras: ‘Meu filho, construa uma igreja’”. Bertoli, então, decidiu levantar em Barbacena uma igreja idêntica à Abadia de São Egídio, que fica na comunidade de Fontanella, na cidade de Sotto il Monte, Norte da Itália. “Há um misticismo naquela igreja. Vivi uma espiritualidade muito forte no templo quando morei em minha terra”. Cumprir a promessa não foi tarefa fácil. A obra, que recebeu ontem os últimos retoques, começou há 10 anos. A primeira dificuldade foi localizar, no Vaticano, a planta da basílica, erguida com pedras. Depois, conseguir a mesma técnica de lapidação usada há 1 mil anos. Também quantidade de pedras suficiente para tirar o projeto do papel: 200 caminhões. “Deus me deu o dom da ignorância, pois se eu soubesse o quanto seria difícil construí-la, dificilmente teria começado”. A réplica tem estilo romano. “Toda igreja neste estilo tem uma característica que é a seguinte: a pouca luz que entra no ambiente ilumina (a imagem) de Jesus Cristo. Por isso, a porta é voltada para a nascente do sol”, explicou Bertoli, acrescentando que outra particularidade são as 12 colunas como parte da estrutura. Em cada uma há o capitel, uma peça decorativa. No alto delas, desenhos de papiro para expressar a sabedoria. Na inferior, folhas de acanto, que traduzem os espinhos da vida. “A mensagem é a seguinte: somente tem sabedoria quem vive os espinhos da vida”, contou, emocionado, o italiano. Bertoli nasceu numa família bastante religiosa. Os pais ajudavam financeiramente padres da Europa em missões pelo Brasil. Aos 21 anos, o fundador do projeto social enfrentou um conflito consigo mesmo: permanecer na confortável vida que tinha na terra natal ou se dedicar a ajudar ao próximo. Ele optou por fomentar a caridade e embarcou para o Brasil. Não dominava o idioma português quando cruzou o Atlântico. Foi parar em Fortaleza (CE). Numa viagem de ônibus a São Paulo, contudo, seu destino aportou em Minas Gerais. O coletivo teve problema mecânico perto de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e o religioso se apaixonou pela região. Peregrinou em busca de apoio para fundar o projeto social.

Doze colunas, onde há o capitel, uma peça decorativa, são uma das particularidades da estrutura da abadia reproduzida.

20170929080509484502oa

Não foi fácil. Bateu de porta em porta até conseguir uma ajuda do estado, que cedeu um imóvel em Barbacena. Devoto do arcanjo São Miguel, ele teve certeza de que estava no lugar certo ao decidir comprar um pedaço de terra para ampliar o projeto social. “Sabe em qual data o contrato (de compra do imóvel) foi assinado? Em 29 de setembro, dia de São Miguel. Sabe como a fazenda se chamava? São Miguel. Você acha que é coincidência?”.

22089318_10203846035747217_7468564881986948114_n

O fundador e dirigente da instituição Roberto Bertoli explica para os convidados os detalhes do templo.

A sociedade foi fundada em 2000. Dezessete anos depois, a réplica da basílica foi inaugurada  com apresentação do coral formado por crianças e adolescentes da Sociedade. No repertório, oito canções em latim. O templo, embora na sede da fazenda, será aberto ao público. Fica no meio de uma floresta de eucaliptos. No interior da igreja, cópias assinadas pelos artistas Sérgio Prata e Franciscano Marcelo Dos Santos de quatro importantes pinturas do velho continente: Imaculada Conceição, assinada em 1767 por Gianbattista Tiepolo; A divina pastora, de Illiam Adolphe Bouguereau (1893); São Miguel Arcanjo, de Loverini (1891) e Jesus Misericordioso, de Eugênio Kazimirowski (1934). As obras originais não estão expostas na basílica italiana. Foram reproduzidas na área rural de Barbacena, segundo o religioso, como forma de oferecer cultura e fé à comunidade local. * O repórter viajou a convite da Sociedade São Miguel Arcanjo

Conheça o projeto : www.sociedadesaomiguel.com.br

 

Idinando Borges
setembro 27, 2017

Câmara de Vereadores homenageia os 50 anos do Hospital Ibiapaba CEBAMS

 

??????????

O presidente da Câmara Odair Ferreira, o médico e executivo do Ibiapaba, Luiz Eduardo Grisolia e o médico e vereador Edson Rezende.

Aconteceu na noite do dia 22 de setembro no Salão Ouro do Hotel Master Plaza, Sessão Solene comemorativa dos 50 anos de fundação do Hospital Ibiapaba CEBAMS, promovida pela Câmara Municipal. A homenagem do Poder Legislativo Municipal foi proposta pelo Vereador Edson Rezende Morais e acatada pelos vereadores que aprovaram o Decreto Legislativo número 869. Segundo o vereador, que é médico e membro do corpo clínico do Ibiapaba CEBAMS, a celebração do cinquentenário do Hospital é mais do que justificada, pois “trata-se de uma instituição de saúde pioneira em vários avanços na Assistência à saúde da cidade e hoje representa uma importante referência regional nas áreas de cardiologia e oncologia. Os serviços deste hospital hoje atingem cerca de 800 mil pessoas em 51 municípios, favorecendo a população atendida pelo SUS e colocando Barbacena na condição de um polo regional em saúde”, destaca o parlamentar.

O diretor da instituição, Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, afirmou que o trabalho do Ibiapaba – hoje mantido pela entidade filantrópica CEBAMS – representa uma vitória e muito esforço de gerações de profissionais da saúde e da população de Barbacena e região. “Nossa equipe em todas as áreas se esforça para fazer o melhor possível em um cenário de profunda crise na saúde pública do País, no entanto, temos quebrado paradigmas e até obtido certificações inéditas até então”. Desde 2010, o Hospital Ibiapaba CEBAMS se destaca no Prêmio Mineiro da Qualidade, instituído pelo Instituto Mineiro de Qualidade e, além disso, possui a certificação ISO 9001:2015.

Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:

O Hospital Ibiapaba é uma das unidades do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais. A instituição possui a certificação ISO 9001:2015 e recebeu o reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade 2017.

NOTA: Com o Setor de Comunicação do Ibiapaba

Mostro mais na Coluna do Jornal Folha de Barbacena no dia 4 de outubro.

Idinando Borges
setembro 17, 2017

COISAS DE PORTUGAL, JARDIM BOTÂNICO DO PORTO

Recentemente recebemos uma visita no Porto que veio da Inglaterra e comentou com a gente que amou o Porto principalmente pela mistura do urbano e da natureza na cidade. Realmente não podemos reclamar, além do contato visual constante com a água, seja através do rio Douro ou do mar, também são muitos os parques e a cidade como um todo é muito arborizada. Já comentamos aqui no blog do Jardim do Morro, em Gaia, do Jardim das Virtudes, Jardins do Palácio de Cristal, do Parque da Cidade e recentemente visitamos o sensacional Jardim Botânico. Ainda não conhecíamos porque acaba que sempre optamos por lugares onde podemos fazer um piquenique – somos fãs – ou pelo menos beber um vinho. Mas o Jardim Botânico é mais um local de observação da flora, os piqueniques são proibidos e também não é possível entrar com animais de estimação, mas a diversidade da flora é encantadora e vale perder uma tarde lá dentro. A entrada é grátis.

Jardim-botanico-porto-portugal (1)Jardim-botanico-porto-portugal (9).jpgJardim-botanico-porto-portugal (19).jpgJardim-botanico-porto-portugal (16)

O Jardim Botânico é dividido em três patamares, sendo o primeiro, em torno da linda Casa Andresen, com jardins formais em estrutura geométrica, estilo romântico e com camélias centenárias. O segundo patamar é do jardim das plantas xerófitas com diversos cactos, suculentas e uma estufa de cactos, uma de orquídeas e a estufa tropical, todas lindas  mas que somente podem ser visitadas se agendar uma visita de grupo. Já no terceiro patamar fica o lago do jardim e o arboreto. Neste link você pode baixar os mapas do jardim e planejar a sua visita.

Jardim-botanico-porto-portugal (17)Jardim-botanico-porto-portugal (10).jpgJardim-botanico-porto-portugal (3)_2.jpgJardim-botanico-porto-portugal (5)Jardim-botanico-porto-portugal (4).jpgJardim-botanico-porto-portugal (18)Jardim-botanico-porto-portugal (14).jpg

Alguns detalhes que chamaram nossa atenção foram os azulejos que encontramos nos jardins estruturados, não seria um Jardim Botânico português sem o azulejos, e eles dão um ar ainda mais romântico ao jardim; as vitórias-régias e suas flores e os grandes troncos de madeira que formam lindos bancos no entorno da Casa Andresen. A casa também em seu tom grená/ telha chama muito atenção em meio ao verde do jardim e no seu interior está a galeria da biodiversidade  que pode-se visitar com a compra do ingresso para tal.

Jardim-botanico-porto-portugal (11)Jardim-botanico-porto-portugal (12)Jardim-botanico-porto-portugal (13)Jardim-botanico-porto-portugal (8).jpgJardim-botanico-porto-portugal (2).jpg

Pelas fotos fica claro que, se é um apaixonado por natureza, como nós, vale a pena incluir este jardim em seu roteiro, o passeio é super agradável. Temos certeza que vão sair de lá inspirados!

Jardim-botanico-porto-portugal (6)Jardim-botanico-porto-portugal (7)Jardim-botanico-porto-portugal (20)

Jardim Botânico
Rua do Campo Alegre, 1191
Aberto de segunda à sexta das 9h às 18h
Sábados e domingos das 10h às 18h

assinatura_as-duas

Idinando Borges
setembro 11, 2017

DIVA COM BRILHO!

nOVO

Ela, Ângela Virgínia

Ângela Virgínia é uma mulher elegante, fina, educada e dona de muito carisma. Jovem procurou caminhos de qualificação entre os quais a formação em Balé Clássico, Dança Moderna em escolas tradicionais da capital, entre as quais, o Palácio das Artes, Studio Anna Pavlova e em Nova York, no “Merce Cunnigham Studio”.  Antes de se casar trabalhou como secretária executiva/taquígrafa. O amor a trouxe para Barbacena. Ela é casada com o psiquiatra Neile Soares.

 

A dança foi sua maior realização e sente gratidão pela acolhida dos barbacenenses. De 1979 a 2009, aproximadamente três mil alunos passaram pela sua escola, a Academia de Balé Ângela Virgínia. Quanto despertar para a vida! Meninas tornaram-se mulheres empoderadas, profissionais em diversas áreas, mães e esposas/companheiras. Segundo os experts em dança, a dança faz maravilhas no desenvolvimento humano, deveria até ser obrigatório nos currículos escolares.

 

Ela estudou psicologia e se graduou em fisioterapia em 2005. Em 2009 abriu sua franquia Mary Kay, alcançando o nível de diretora e conquistando dois carros cor de rosa. A sua missão é ajudar pessoas na valorização da imagem pessoal e possibilitar sua transformação em empreendedoras, oferecendo treinamentos em desenvolvimento de habilidades, para que possam também atingir reconhecimento financeiro. Merece aplausos!

Idinando Borges
setembro 11, 2017

Dia 24 de setembro tem o Espetáculo-Show “Olá Lair” de/com Lair Rennó em Barbacena no Automóvel Clube.

dsc_6140_copyNão diga alô, diga “Olá, Lair”! O que parece ser um bordão de um programa de auditório é na verdade a realização de um sonho. Lair Rennó começou a carreira na televisão em 1997 ainda como estagiário na TV Cultura de Minas Gerais. Mineiro desconfiado e curioso, Lair foi contratado pela Globo em 2000. Apresentou jornais em Minas, mas planejou ir além das montanhas e acabou âncora do principal canal de notícias do País, a Globonews. Foram 3 anos de coberturas nacionais, internacionais e de muitas, mas muitas histórias divertidas. No espetáculo Olá, Lair, o apresentador conta “quase” tudo. O que viu e o que não viu mas soube de fonte segura nesses quase 20 anos de carreira. O que deu certo na vida profissional, o que não saiu como o combinado e o convite de Fátima Bernardes que mudou sua vida. Desde a estreia do “Encontro com Fátima Bernardes”, Lair acompanha a apresentadora nas manhãs da Globo. Tudo narrado com seu jeito mineiro e com o tradicional sotaque do qual ele não abre mão. E tem mais: Lair Rennó também solta a voz em músicas que marcaram a vida de todos nós. No palco, estará acompanhado de Max Viana. Cantor, guitarrista e músico experiente, Max é filho de Djavan. E com direção artística de Rafael Zulu.

Olá, Lair é um espetáculo para se divertir e se emocionar!

Ficha Técnica:

Atuação e texto: Lair Rennó

Música: Max Viana

Direção: Rafael Zulu

Produção: Lidy Marx

Serviço:

DOMINGO, 24 de setembro.

ONDE: Automóvel Clube – R. Rodrigo Silva, 257 – Campo, Barbacena – MG. Informações: redetrilho.com ou 32 3331 6497

Ingressos a partir do dia 12/09

PONTOS DE VENDA: Trem Gourmet, Chilli Beans e Power Açaí

A bilheteria funciona até 30 minutos depois do início do espetáculo.

Formas de pagamento: somente dinheiro.

Horário de abertura da casa: 30 minutos antes do horário da apresentação.

Não garantimos a entrada após o início.

Idinando Borges
setembro 11, 2017

Barbacena terá curso de apreciação de cerveja

cerveja-artesanal

Capacitação do Senac visa atender à região, que vem se destacando na produção artesanal da bebida

A cada ano, o mercado de cervejas artesanais tem-se ampliado no Brasil, com cada vez mais rótulos disponíveis nas lojas especializadas, delicatessens, bares e supermercados. Dentro desse cenário, Minas Gerais desponta como um dos principais polos produtores. Com isso, surgem ótimas oportunidades de trabalho, mas, no entanto, poucos são os profissionais capacitados.

Para suprir a necessidade de qualificação desse setor, o Senac oferece, pela primeira vez em Barbacena, o curso de Introdução ao Estudo da Cerveja, que será realizado de 23/09 a 25/11, com aulas sempre aos sábados, das 8h às 12h, na unidade do Senac em Barbacena (Rua Cruz das Almas, s/n – Caiçaras). As matrículas já estão abertas.

O curso tem por objetivo apresentar a cerveja sob seus vários aspectos, sejam históricos, físico-químicos ou comerciais, dando ao aluno subsídios para saber identificar as variedades da bebida e escolher a mais adequada ao clima, ao local e à comida com a qual será servida.

Segundo o gerente de produtos em Gastronomia, Turismo e Lazer do Senac, Hans Eberhard Aichinger, Barbacena foi escolhida para sediar o primeiro curso, entre outros motivos, pela grande procura por parte de empresários e apreciadores da cerveja. “A Zona da Mata e Campo das Vertentes estão se destacando na produção de cerveja artesanal em Minas”, justifica.

A apostila inclui, entre outros conceitos: composição da cerveja (malte, lúpulo, levedura), tipos de fermentação, classificação, história da cerveja, introdução às escolas cervejeiras (Alemã, Belga, Inglesa, Americana e desdobramentos), processo de produção doméstico e em escala industrial, noções de degustação, análise das características físico-químicas da cerveja e noções de harmonização. Também será abordado o conceito de cerveja aplicada à gastronomia e leitura de rótulos e uso de copos específicos (tipos, formatos, temperatura).

Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 0800 724 44 40 ou pelo cursos.mg.senac.br.