Idinando Borges
julho 28, 2017

Vai ser amanhã, a inauguração do Múseu do Café

 

vassouras_fazenda_sao_luiz_da_boa_sorte_ika67401_1392999214Datada de 1835, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte é fruto da união de duas importantes fazendas do ciclo áureo do café, a São Luiz e a Boa Sorte, propriedades dos irmãos Gomes Ribeiro de Avelar, amanhã receberá o presidente do Instituto Preservale Nestor Rocha para a inauguração do museu do café.   Depois de restauração minuciosa realizada nos anos 2000 pelos arquitetos João Reis e Gilmar Peres, a fazenda hoje investe no turismo rural. Oferece visitas guiadas aos seus aposentos decorados com uma coleção de móveis dos séculos 18 e 19.

Uma das principais atrações do passeio é o quarto do príncipe, criado para receber o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, em sua visita à cidade dos barões do café em 1876. Outros encantos da visita são os quartos do padre e da donzela, a sala de sarau, a alcova da varanda, o centro hípico e as centenárias palmeiras doadas pela antiga Corte que ornam a entrada da sede da propriedade.

A capela de São Luiz, erguida há cerca de 170 anos, completa a lista de atrações da fazenda. No oratório, são realizadas missas mensais, todo dia 25, em homenagem a Frei Galvão, primeiro santo nascido no Brasil.

A igreja de São Luiz recebe todos os meses centenas de pessoas da região e do estado. Após as cerimônias religiosas, são distribuídas as famosas pílulas milagrosas do Frei Galvão. A Fazenda São Luiz da Boa Sorte faz parte do circuito do Festival

SERVIÇO

lEndereço: Rodovia Lúcio Meira (BR 393), km 210
Telefone: (21) 99250-9798 / (24) 99298-7204
Email:
faz.saoluiz@gmail.com
Sitee do Café
: www.fazendasaoluizdaboasorte.com.br

 

 

Idinando Borges
julho 21, 2017

Laura Assis lança livro neste sábado, em Barbacena – Rua José Bonifácio, 46

FB_IMG_1500342460042Sobre o livro:

Os poemas apresentados no livro retratam os embates da mulher moderna, que preserva a sua liberdade, mas não desiste de encontrar um amor, seja ele como for, pelo tempo que durar. 

E a obra é, antes de tudo, sobre liberdade. 

Encontra-se nela a vicissitude a partir dos desamores, da desilusão, da dor, da vontade, da procura, do encontro e dos reencontros.  O leitor atento observará que tais mudanças provocaram um profundo amadurecimento na autora e em seus poemas, cada vez mais densos, intensos e, por vezes, sangrentos.

É uma obra que rasga o ser e expõe-lhe a alma.

: Data do Lançamento: 22/07/2017 à partir das 10:30 – Local: Corina – Rua José Bonifácio, 46

A Autora18892992_1031623453638890_8722531076178405924_n

 Laura Assis, formada em Letras pela UFJF, geminiana, romântica incurável e literata de meia tigela. Escreve apaixonadamente à sombra de seus escritores favoritos. Observadora dos relacionamentos alheios que, das teorias que encontrou sobre o amor, nada consegue aplicar a si mesma. Com um coração rebelde e ávido pelo amor, permitiu desdobrar-se em dois heterônimos, sob os quais escreve as histórias e versos que aqui se encontram. Lise e Íris, cujos temperamentos e ideais são ao mesmo tempo distintos e emaranhados, nasceram da necessidade de expressar suas visões sobre tudo o que já viveu e também sobre o que jamais experimentou, mas assistiu. 

 

 

Fotos: Divulgação

 

Idinando Borges
julho 19, 2017

144° aniversário do pai da Aviação, Alberto Santos Dumont Nesta quinta-feira (20/07),

 Epcar-Concerto-68-aniversário-029
 A Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAr realiza cerimônia militar alusiva ao 144° aniversário de nascimento do Pai da Aviação, Marechal-do-ar Alberto Santos Dumont. A solenidade será presidida pelo comandante da Escola, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura. Jovem mineiro, nascido em 1873, na fazenda “Cabangu”, Santos Dumont dedicou anos de sua vida ao propósito de beneficiar a humanidade e protagonizou uma das façanhas mais importantes da história: elevar às alturas o 14-BIS, aeronave utilizada no primeiro voo de avião homologado da história da aviação. Durante a cerimônia o Patrono da Aeronáutica será homenageado com o hasteamento da insígnia e execução do toque de Marechal do Ar, posto mais alto da Força Aérea, e com a imposição da comenda de Mérito Santos Dumont. Oficiais e praças também serão condecorados com a “Medalha Militar”. Medalha de Mérito Santos Dumont Criada em 5 de setembro de 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis, a medalha é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze – é entregue a militares que se destacaram na profissão e também a civis que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica. Serviço: Cerimônia militar alusiva ao 144° aniversário de nascimento de Santos Dumont. Data: 20 de julho de 2017 Local: EPCAr – Pátio da Bandeirantes Horário: 10 horas.
Entrada franca

Fonte : Assessoria de Comunicação

Marcio Cleber
julho 19, 2017

SANTA CASA: 165 anos a serviço da vida

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completa 165 anos de história nesta quinta-feira, dia 20. Uma entidade que é um marco na história de assistência à saúde não só de Barbacena, mas de toda a Macrorregião Centro Sul, que atualmente responde por 51 municípios. Uma história marcada pela ética e pela qualidade em seu atendimento. Em seu serviço, 90% é voltado para o Sistema Único de Saúde – SUS, prestando também atendimento particular e por meio de convênios.   A atual provedora é Cleyde Maria Rocha Marks e tem como provedor emérito, Bonifácio José Tamm de Andrada. Na direção geral do hospital está Flávio Maluf Caldas. Seu funcionamento se pauta em ações de parceria principalmente com o setor público das esferas Federal, Estadual e Municipal.

???????????????????????????????Foto: Assessoria Comunicação Santa Casa

Legenda: Thais Cristina com sua pequena Maria Fernanda participando do projeto Mãe Canguru, um trabalho pele a pele entre mãe e bebê

Chega às suas mais de dezesseis décadas sendo uma referência materno-infantil, o que levou a Santa Casa a conquistar o titulo de Hospital Amigo da Criança pelo sério trabalho que executa em prol da total atenção voltada para a criança. Também integra a Rede Cegonha, o que está proporcionando a busca de um serviço cada vez mais eficiente com destaque para as gestantes, mamães e bebês. Uma das importantes atividades é o incentivo ao aleitamento materno e a coleta de leite humano por meio de sua Agência de Leite.

Atualmente, a população tem à disposição na Santa Casa, a Clínica de Pediatria, Clínica de ginecologia e Obstetrícia (local de nascimento dos bebês), Pronto Atendimento Pediátrico, UTI Neo Natal, Clínica Médica, Clínica de Cirurgia, Clínica de Ortopedia, Clínica de Neurocirurgia (referência em neurocirurgia de alta complexidade), Clínica de Nefrologia, Clínica de Álcool e Drogas, Pronto Atendimento de Convênio e Particular e UTI Adulto.

Ainda integra suas atividades a Casa da Gestante, que abriga e dá atenção às puérperas (mamães) que necessitam estar acompanhando seu filho na UTI Neonatal e não têm onde permanecer durante este período. Tem ainda a Casa do Velho Amigo, uma instituição que abriga idosos de longa permanência sem fins lucrativos.

Em mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais- SESAPS passou a integrar a estrutura de atendimento da entidade o Ambulatório de Pediatria Geral voltado exclusivamente para a população de Barbacena, funcionando com pediatra à disposição dos moradores durante todo o dia. Um serviço que supriu uma lacuna na área da pediatria da cidade e que se transformou em uma referência. Uma outra novidade  implantada dentro da Santa Casa, é o Consultório Odontológico, que hoje oferece tratamento para os pacientes especiais de toda a Macrorregião; funciona também como urgência e emergência e ainda realiza tratamento de canal para a população de Barbacena.

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena iniciou no ano passado diversas atividades em busca de oferecer ainda mais um atendimento de qualidade e com eficiência à população. Uma dessas novidades é a contratação de consultoria da empresa Rede de Cuidado de Saúde – RCS, especializada em Gestão Hospitalar, que já executou diversos estudos sobre o funcionamento e está implantando várias ações. Outra conquista da entidade, é a nova equipe de cirurgia geral, que em parceria com a SESAPS já realizou mais de 100 cirurgias em apenas 90 dias, eliminando uma demanda reprimida que existia na rede municipal de saúde de Barbacena.

 História

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena foi fundada pela Confraria ou Irmandade de Santo Antônio, organizada em 20 de julho de 1852, e inaugurada a 1º de Janeiro de 1858. Deve-se a fundação aos donativos de Antônio José Ferreira Armond, devido a herança herdada de seu irmão, padre José Joaquim Armond. Antônio José faleceu em 10 de janeiro de 1852, deixando em seu testamento quase toda sua fortuna para a fundação da Santa Casa. O testamento foi nomeado a Dr. Camilo Ferreira, o qual juntamente com o Vigário Joaquim Camilo Brito, organizaram a Confraria ou Irmandade de Santo Antônio, confiando a ela a direção do Hospital.

Idinando Borges
julho 19, 2017

POLÍCIA CIVIL REALIZA 1° SEMINÁRIO DE INTELIGÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA DO 13° DEPARTAMENTO

 

81

 Realizou-se na última sexta-feira (17) o Primeiro Seminário de Inteligência e Segurança Pública do 13° Departamento de Polícia Civil de Barbacena, o evento contou com a presença do Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais Dr. Ailton Lacerda, do Superintendente de Informações e Inteligência Policial Delegado Geral Dr. Architon Zadra Filho, representando o Digníssimo Chefe da Polícia Civil, Delegado Geral Dr. João Octacilio da Silva Neto, do Corregedor Geral de Polícia Civil, Delegado Geral Dr. Gustavo Adelio Lara Ferreira, do Chefe da Coordenadoria de Integração de Inteligência e Segurança Pública, Delegado Geral Dr. Renato de Araújo Cardoso, os quais foram recebidos pelo Chefe do 13° Departamento, Delegado Geral Dr. Carlos Capristrano, também prestigiaram o evento o Prefeito Municipal de Barbacena Luiz Alvaro Abrantes Campos, do Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, Vereador Odair José Ferreira, da Delegada Vereadora Sheila Aparecida Pedrosa de Melo Oliveira, de Juiz de Fora, do Diretor de Fórum de Barbacena, Juiz de Direito Dr. Alexandre Verneck Soares, do Juiz do Juizado Especial, Dr. Alanir José Hauk Rabeca, representante do Ministério Público, Promotor de Justiça, Dr. Carlos Wilde Ribeiro de Melo, do Coronel Hudson Guimarães, Chefe do Estado Maior da 4ª Brigada de Infantaria do Exército Brasileiro, do Coronel Aviador José Mauro Carvalho  da Costa, representando o comando da EPCAR, do Chefe da Delegacia da Polícia Federal de Juiz de Fora, Delegado da PF Dr. Ronaldo Guilherme Campos, do Chefe da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Jesus Milagres, do Subcomandante da 2ª CIA de Bombeiro Militar de Minas Gerais, Capitão BM Maicon Elias Alfim, do Comandante da Guarda Municipal de Barbacena, Itamar José de Souza Junior, do Diretor Regional da Secretaria de Assuntos Prisionais, Leonardo Badaró, além dos Chefes do 4° e do 6° Departamentos de Polícia Civil, Juiz de Fora, Dr. Carlos Roberto da Silveira Costa e Lavras, Dr. Pedro Paulo Uchoa Fonsecaa Marques respectivamente, com integrantes de suas respectivas Regionais, assim como, dos(as) Delegados(as) Regionais de Barbacena, Dr. Colimar Dias Braga Junior, Conselheiro Lafaiete, Dra. Patricia Teresinha Bianchette Leite, São João del Rei Marcos Cardoso Atalla e Juiz de Fora, Dra. Patricia Ribeiro de Oliveira.

 O seminário contou com palestrantes, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG), do Exército Brasileiro (EB), da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e da Polícia Federal (PF).

 Aproximadamente duzentas pessoas participaram do evento, sendo o público-alvo os integrantes das agências de inteligência da Capital, da região das vertentes e zona da mata.

 O Chefe do 13° Departamento realçou a integração entre as diferentes instituições, bem como, o intercâmbio de informações; acrescentando que o seminário teve como objetivo estabelecer um ambiente para compartilhamento de experiências e conhecimentos e também produzir subisídios que contribuam para a sedmentação da Doutrina de Inteligência em Segurança Pública, e, finalmente para o reconhecimento da importância dessa atividade para exercício das ações de Polícia, primordialmente, na preservação e manutenção da ordem pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Idinando Borges
julho 19, 2017

Músicos barbacenenses representam o Brasil pela primeira vez em festival internacional de música

joao_tostes_trio_3

Uma mistura entre ukulele, baixo acústico e o teclado. Assim nasceu o projeto de música instrumental, formado por João Tostes, Diogo Fernandes e Felipe Moreira, formando um trio. Entre canções próprias e covers, destaca-se a música brasileira, motivo pelo qual eles foram convidados para representar o Brasil e a América Latina no 5º Festival de Ukulele da República Tcheca.

Esta é a primeira vez que músicos brasileiros, com projetos voltados exclusivamente para o ukulele, se apresentam fora do país. No festival da República Tcheca nunca houve nenhum representante latino-americano, e os músicos tem agora a oportunidade de representar o país, levando a música brasileira pra soar no velho continente.

Recentemente, João esteve no Canadá para iniciar os estudos no único curso no mundo que certifica professores de ukulele através do método de James Hill, com duração de 3 anos em forma semi-presencial. João divide seus conhecimentos no instrumento através de seu canal e páginas em redes sociais chamado “Toca Ukulele”.

Como despedida, antes da viagem, os músicos se apresentam no restaurante Gino’s il Candelabro, em Barbacena, no próximo dia 21 de julho, sexta, às 23h. Reservas de mesas podem ser feitas na loja Sede Santo, no BQ Shopping (tel: 32 3331-9329).

Os músicos permanecem mais algum tempo na Europa, passando por outros países, divulgando a música brasileira.

Serviço:

Restaurante Gino’s il Candelabro – Barbacena (MG)

João Tostes Trio e convidados

Data: 21/07 – sexta, 23h

Reserva de mesas: Sede Santo (BQ Shopping), 3331-9329

Censura: 18 anos

Idinando Borges
julho 16, 2017

Faculdade Senac em Barbacena oferece novos cursos

Vestibular Contínuo é outra novidade; Inscrições já estão abertas

Faculdade Senac Barbacena 2

 

A Faculdade Senac amplia o portfólio de cursos oferecidos no campus Barbacena. Além da graduação tecnológica em Hotelaria, a partir do próximo semestre serão disponibilizadas as graduações tecnológicas em Gastronomia, em Processos Gerenciais e em Gestão Financeira. As aulas do curso de Gastronomia contarão com aulas práticas no Hotel Senac Grogotó, primeiro hotel escola da América Latina.

Outra novidade é o Vestibular Contínuo. Agora as provas acontecem em datas entre os meses de junho e agosto, de acordo com a disponibilidade do candidato. Ele poderá também utilizar a nota obtida no Enem.

 

“A excelência no ensino e o compromisso com os alunos é nosso lema. Os novos cursos vêm com uma proposta madura e atrativa, trazendo as últimas tendências de um mercado globalizado e cada vez mais competitivo”, explica a diretora de Faculdade do Senac – Campus Barbacena, Sarah Roberta. Ela ressalta ainda que a graduação tecnológica, que tem duração de dois anos, oferece a interação com práticas do mercado de trabalho. “Essa é uma boa alternativa para quem já trabalha na área e possui o conhecimento, mas ainda não tem um diploma de nível superior”, completa.

Em Belo Horizonte, também estão abertas vagas para a graduação tecnológica em Gastronomia. O curso ficou em 2º lugar no Enade entre as instituições de ensino superior privadas do estado. A estrutura curricular do curso proporciona a formação de empreendedores, que podem abrir seu próprio negócio no ramo da alimentação, prestar consultorias, trabalhar em cozinhas de bares, restaurantes, hotéis e hospitais, por exemplo.

 Em Contagem, os candidatos podem optar pela graduação tecnológica em Gestão da Qualidade, 1º lugar no Enade entre as faculdades privadas da cidade. No mesmo campus, os bacharelados em Ciências Contábeis e em Administração incluem aulas práticas, onde o aluno aplica seu conhecimento em situações reais, ou na Empresa Simulada, metodologia do Sebrae que associa teoria e prática a partir do ambiente empresarial em sala de aula. As aulas terão início no dia 1º de agosto de 2017. Informações adicionais pelo telefone 0800 724 4440 ou pelo www.vestibularfaculdadesenac.com.br

 

Marcio Cleber
julho 13, 2017

Delton Mendes lança livro ‘Infinitas estações”

O escritor Delton Mendes lançará mais uma livro, desta vez a obra ‘“Infinitas Estações: um livro manifesto pela mudança do homem e pelo respirar da natureza”. A noite de autógrafos será no dia 25 de julho, às 19h, na sede do Instituto Curupira, à rua General Câmara, 11, Centro – Mesmo prédio da Biblioteca Municipal.

Infinitas Estações é um livro feito de afetos e sensações: busca sensibilizar e estimular para a mudança, para a transformação da humanidade e do modo como interpretamos e significamos a natureza, o planeta e o universo. Com textos breves e poesias livres de padrões estéticos, essa obra, assim como seu autor, é um produto de experiências, de fertilizações e de resiliência. É um manifesto livre por novos olhares, pela apropriação da simplicidade como elemento chave para qualquer projeto de novo mundo. Singelo e de fácil leitura, trata-se de um manifesto crítico ecosófico, além de constituir-se um incentivo para a percepção e construção de sentidos ambientais.

Assim como as estações do ano possibilitam diferentes perspectivas ecossistêmicas e de convívio planetário, o objetivo da obra é realmente evocar a percepção sobre como a mudança é urgente e precisa ser resiliente, nunca fixa e imutável. As condições atuais exigem transformação de paradigmas culturais e, justamente nesse sentido, o livro também aborda questões de educação e sensibilização ambiental.

Delton Mendes é de Barbacena, atua em diferentes áreas, sobretudo a ambiental e ecocultural. Exatamente por isso, muitas de suas pesquisas científicas e práticas como educador ambiental e artístico voltam-se para a ecologia urbana, permacultura e ecologia holística. Atualmente é diretor internacional do Instituto Curupira, instituição que fundou e que possui núcleos em Minas Gerais, São Paulo e Estados Unidos (EUA). Também é orientador científico do Sophia: Núcleo de Pesquisa em Ecologia Holística. Já atuou em diversos projetos de educação popular e ambiental, tendo especial foco em minorias e na realidade contemporânea de utilização de mídias alternativas como trincheira de resistência social e política. Também é músico e compositor, vivência essa que lhe permitiu importante experiência e ligação com processos que marcam e caracterizam seu trabalho como produtor cultural e fertilizador de ideias e valores de sustentabilidade. Acredita e luta por novos modelos de ligação e significação ecossistêmica entre a humanidade e o planeta.

Marcio Cleber
julho 13, 2017

Loucomotiva Blues & Jazz Festival

O “Loucomotiva”, nome que deu origem ao projeto, vem da junção da conhecida expressão “Barbacena cidade dos loucos” com locomotiva (nome de veículo ferroviário), fazendo referência a nossa antiga estação ferroviária da cidade.

Neste cenário favorável e promissor do Jazz e Blues, Barbacena tem papel de grande destaque na execução de um Festival desse gênero por ser uma cidade extremamente ligada à música, clima favorável e artistas talentosos. Foi assim que nasceu em 2016, o Loucomotiva Blues & Jazz festival. Sua primeira edição contou com três dias de muito agito e música de qualidade, passaram pelo palco principal nomes como: Rodrigo Nézio, Léo Gandelman, Jefferson Gonçalves e banda com participação especial de Laudir de Oliveira lançando o CD de 25 anos de carreira, César Santos e Ducondé, Caffeine Trio, Refinaria, Vivían e os Valvulados, Willian de Magalhães, Zero Grau Celso, Marcos Paulo e Alcatéia Blues, Blues Will Never Die. Assim que cresceu o 1° Loucomotiva Blues & Jazz festival – como uma experiência musical, que embalou o meio do ano com a música de grandes intérpretes de jazz, blues e outros gêneros.

Loucomotiva Blues & Jazz Festival 2017

Quem chega a Barbacena nesses próximos meses já pode sentir o clima de preparativos de festa na cidade mineira. É o Loucomotiva Blues & Jazz Festival, que está em contagem regressiva para a 2ª edição que acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto.

Esse ano, para comemorar o aniversário de 226 anos de Barbacena (14 de agosto, feriado municipal) o Loucomotiva preparou uma surpresa para a cidade, uma grande homenagem à rainha do blues, Jamesetta, mais conhecida como Etta James. Etta James, nascida em Los Angeles, 25 de janeiro de 1938, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel. Ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone, sendo a 3ª mulher mais bem colocada, uma verdadeira lenda do blues e jazz e uma das artistas mais importantes da música do século 20.

Enquanto isso, nos bastidores artísticos, instrumentistas e cantores de jazz, blues e da boa música brasileira mergulham nos ensaios para garantir grandes shows no palco do Campo do Grêmio na Colônia Rodrigo Silva, que anualmente acontece o Festival.

MÚSICA

O “Loucomotiva Jazz & Blues Festival” traz a proposta de estimular e valorizar a música e principalmente os gêneros ‘Jazz e blues’ na cidade de Barbacena e região.  Desse modo buscamos trazer nomes conhecidos nacionalmente do gênero, para enriquecer e ganhar cada vez mais credibilidade.

Programação:

Sexta-feira, 11 de agosto: Jefferson Gonçalves e banda, Rodrigo Nézio e Gabriela Pepino

Sábado, 12 de agosto: Tânia Azze, Lúdica Música e Falcatrua

Domingo, 13 de agosto: João Bosco, Refinaria e Banda local que vencer o desafio

O LOCAL

Descendo com a névoa da serra da Mantiqueira e o frio do mês de julho, clima favorável que torna o festival ainda mais charmoso, o “Loucomotiva Blues & Jazz Festival” escolheu como sede o campo de futebol do Grêmio, localizado na Colônia Rodrigo Silva, local onde já é conhecido por ser sede de várias festas importantes para a cidade.

SOLIDARIEDADE

Na primeira edição o Loucomotiva apoiou a Instituição APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. Na compra de ingressos para o festival o público fazia a doação de 1 litro de leite. E nesta segunda edição vamos continuar com a mesma parceria, o público que doar 1 litro de leite pode comprar os ingressos a preço promocional.

” Classificação 18 anos, menor de 18 anos somente acompanhados dos pais”, 

Marcio Cleber
julho 13, 2017

Uma ação de solidariedade

uma ação de solidariedade

Cerca de 30 voluntários reuniram-se na manhã do dia 01 de julho para o Mutirão da Cooperação, uma ação promovida pelo grupo de voluntários Sô do Bem e que integrou as atividades do Dia de Cooperar 2017.  O local escolhido para as ações deste ano foi a Creche Irmãos do Caminho, localizada no bairro Vilela e que atende gratuitamente 145 crianças com idades entre 2 e 5 anos.

Durante o mutirão foram organizados os ambientes da creche, que ganharam novos móveis, utensílios, quadros, além de uma cozinha remodelada e adequada às necessidades da Creche. O sucesso do mutirão e as melhorias realizadas só se deram, graças a uma  grande campanha realizada junto a Cooperados, Colaboradores, Parceiros, Fornecedores, clientes e Comunidade  em geral para arrecadar móveis, alimentos, leite e toda a estrutura necessária para a reforma da cozinha.

Com apoio conseguido, os voluntários equiparam e organizaram todas as salas de aula, com novas estantes, armários, caixas organizadoras e quadros escolares. A cozinha, recebeu forro para o teto, fogãoe  forno industrial, telas de proteção para janelas, armários e dezenas de utensílios e eletroportáteis novinhos.  Para Sessue Lopes, Diretor Administrativo da Cooperativa, esta ação reflete o compromisso de nossa Unimed com a comunidade barbacenense e reforça nossa força de mobilização.