Idinando Borges
maio 31, 2017

Ironman em Florianópolis tem quebra de recordes – Do Hora de Santa Catarina.

O evento contou com a participação do barbacenense, triatleta e vereador em Belo Horizonte, Doorgal Andrada.

Britânicos dominaram as provas e quebraram marcas mundiais no masculino e feminino, apesar do tempo não ter ajudado

 

23339841
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Mesmo com chuva e tempo nublado em Florianópolis, o público catarinense compareceu em peso em Jurerê Internacional para assistir a uma das melhores edições do Ironman Brasil. Primeiro porque Igor Amorelli subiu ao pódio na terceira posição e garantiu vaga no mundial de Kona, no Havaí, para a alegria da torcida, que vibrou com a chegada do catarinense após pouco mais de 8h de prova. Depois com os britânicos Tim Don e Susie Cheetham, que quebraram recordes mundiais nas categorias feminino e masculino.

— Estou contente com o resultado, mas acho que o tempo podia ter sido um pouco melhor. O terceiro lugar em casa foi muito bom, pois me deu bons pontos no ranking para o mundial de Kona — explicou Igor Amorelli logo após fechar a prova em Floripa.

Com a vaga para o mundial assegurada o catarinense agora priorizará provas mais curtas, de olho no principal evento do ano, em outubro,no Havaí.

— Essa semana será um pouco mais leve, mas na próxima já voltaremos aos treinamentos. Vamos ver o que é possível ajustar. O foco para o segundo semestre será o Mundial e a partir de agora devo fazer algumas provas de 70.3 — comenta.

Já o britânico Tim Don estabeleceu a melhor marca do mundo para a distância Ironman, com 7h40min23seg, superando as 7h44min29seg de Lionel Sanders, feita em 2016, no Arizona (EUA). Ele teve uma performance incrível e estabeleceu a melhor marca do mundo na distância – 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

— Quando eu vi o tempo não consegui acreditar. A gente nunca pensa que vai quebrar o recorde mundial. Eu sabia que estava bem, mas não esperava que o tempo fosse esse — destacou Tim Don.

No feminino, Susie Cheetham foi a campeã também com uma quebra de recorde. A britânica fez o tempo de 8h52min00seg.

— Essa foi a minha primeira vez no Brasil, e vencer com recorde sempre é muito bom. Eu não sabia que estava em tempo de recorde até me falaram no trajeto que eu estava perto e devia correr o máximo que eu podia no último quilômetro. E foi o que fiz. Fiquei bem contente com o resultado e agora com a vaga em Kona garantida espero fazer uma boa prova por lá — disse Susie.

18698277_1470205043043159_8869961442733831630_n

Idinando Borges
maio 26, 2017

Prefeito Luis Álvaro realiza visita à Câmara Municipal

Chefe do Executivo acompanhou Sessão Ordinária e subiu à tribuna para falar aos vereadores e à população


Chefe do Executivo acompanhou Sessão Ordinária e subiu à tribuna para falar aos vereadores e à população

O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, realizou, na noite de terça-feira (23), uma visita à Câmara Municipal para acompanhar a Sessão Ordinária da Casa. Ele esteve acompanhado de parte do secretariado municipal e assessores diretos. O objetivo, conforme destacou o Chefe do Executivo, foi fazer uma visita de cortesia, antes da abertura da Feicob.

Na oportunidade, o prefeito, além de acompanhar a sessão, subiu na tribuna a convite do presidente da Câmara, Odair Ferreira, e fez comentários, apresentou planos, metas e ações, bem como ouviu solicitações dos vereadores. ‘A Prefeitura vai sempre estar à disposição para prestar qualquer tipo de esclarecimento. É muito saudável a parceria do Executivo e Legislativo para agir em conjunto na realização dos trabalhos em prol da comunidade’.

Luis Álvaro falou a respeito da economia de recursos nos grandes eventos do Município realizados até o momento em sua gestão, como Carnaval, Jubileu e Exposição Agropecuária. ‘Não gastamos quase nada em todos eles. Alguns perguntaram como a Prefeitura está fazendo shows grandiosos sem ter dinheiro em caixa. Mas a verdade é que não gastamos, o que é inédito. Pelo contrário. Nesse ano, nós fizemos a festa e recebemos. Fazer uma Exposição sem gastar nada e ainda receber é um fato que orgulha nosso governo. Por isso, contamos com os vereadores para que isso seja divulgado e não haja interpretações equivocadas’.

O prefeito ainda falou sobre dois de seus grandes objetivos: a reestruturação da administração municipal e a recuperação do Simpas. ‘Estamos trabalhando rigorosamente neste sentido. Mesmo diante de um momento complicado, temos que passar para a população e os vereadores de que tudo vai dar certo. Estou fazendo a minha parte, doando todo o meu conhecimento, com uma equipe alinhada, para enfrentar as situações’.

Finalizando, o prefeito deixou seus agradecimentos, destacou que vai promover uma série de obras importantes e que pretende resgatar a tradicional Festa das Rosas. ‘Mais uma vez, a Prefeitura está de portas abertas para todos, inclusive para os representantes da Câmara Municipal’, concluiu.

Estiveram presentes, por parte do Executivo, a secretária Municipal de Obras Públicas, Giovana Zappa; o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa; a assessora Institucional do Gabinete do Prefeito, Malu Silva; o subsecretário Municipal de Comunicação, Reynaldo Freitas; e o coordenador do Gabinete da Vice-prefeita, Flávio Borges. A primeira-dama Margarida Calmeto Campos também acompanhou a sessão.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMB

Idinando Borges
maio 19, 2017

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR – Por Áurea Vasconcelos.

Epcar  Concerto 68 aniversário 029

Uma aniversariante muito especial, comemorando 68 anos de uma rica história…
A vida é hábil em tecer tramas de afetos e vivências que permitem encontrar a retomada do tempo em nossa bagagem interior. Este é um destes momentos. Seus 68 anos e, apenas por uma questão de sons numéricos,trazem me o ano de 1968 data em que, por força de concurso, passei a pertencer a este universo, como professora. Assim, justifico os liames de admiração, gratidão e orgulho.
Personagens diferenciados são os autores desta trajetória .
Impossível não pensar que alunos, militares e mestres civis alí convivem procurando, reciprocamente, apostar no ser humano pleno e capaz.
Jovens vindos dos mais diversos recantos do país têm nesta Escola a oportunidade de experiências, até então jamais vividas por eles.Trazem aspirações quase domésticas, adequadas à idade e pertinentes aos planos de futuro. Para a grande maioria, é o primeiro distanciamento familiar. E então, os naturais símbolos de aconchego e segurança são trocados pela esperança da realização de incontáveis sonhos. É necessário que se conquiste os próprios caminhos. Fazendo da coragem o estímulo maior, percebem que Barbacena, bem no alto da Mantiqueira, os acolhe e passa a ser o cenário da história de cada um pelos subsequentes três anos.
O cotidiano, intra muros,, os coloca frente a frente com a novidade do regime militar aliado à escolaridade formal.. Sempre pautando o enriquecimento moral, intelectual e físico. Uma perfeita conspiração em torno do “Nom multa,sed multum!”
Afinal, trata -se da EPCAr, uma instituição militar voltada para a formação de futuros oficiais da Força Aérea Brasileira.
Neste contexto, de um lado, estes jovens se submetem a rigorosas e específicas atividades dirigidas por um quadro de militares cônscios de seus deveres, cada qual com nível de responsabilidade e qualificação próprias. Uma síntese da certeza de que o respeito à hierarquia é a pedra angular da organização. Excelentes comandos se sucedem desde o início, Cada um deixando sua marca indelével. Eu os homenageio, a todos, na lembrança de meu primeiro comandante: Brigadeiro do Ar João Camarão Telles Ribeiro, de saudosa memória.
Por outro lado, há um encontro não menos fatal, com o corpo docente. Um grupo seguramente vocacionado! Também escolheram seus destinos e dão o melhor de si para que sejam bem sucedidos. São pessoas diferenciadas, que se deixaram guiar pelo ideal de ensinar. Nesta troca recíproca entre a maturidade e a juventude se desencadeia um exercício de esperança. Da vida, trazem conteúdos e uma visão humana imprescindível a esta relação. Na alma, trazem a crença de que o conhecimento é elemento transformador, sementes para um mundo melhor.
O tempo vai passando… as exigências da modernidade vão provocando mudanças… Mas mesmo sabendo que momentos, pessoas e sensações vão ficando para trás,sendo substituidos por outras dinâmicas, nada pode alterar o conceito meritório desta renomada e querida Escola. Todos que passaram ou passam por ela guardam consigo um pertencimento com dimensão de eternidade!
E sempre terão a impressão de ouvir anjos alados, entoando
Escola de Barbacena,
Entre montanhas
e o céu de anil,
preparas para o futuro,
os jovens do Brasil!!

Dia da vitória 007

O Comandante da Epcar, Brigadeiro Moura

FELIZ ANIVERSÁRIO EPCAr!! Meus cumprimentos ao Exmo. Sr. Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, seu atual comandante, extensivos a todos os seus comandados.

Idinando Borges
maio 16, 2017

Epcar promove série de eventos para comemorar seu 68º aniversário

 

A Escola Preparatória de Cadetes (EPCAr) programou uma série de atividades especiais para festejar seus 68 anos, comemorado no dia 21 de maio. Além da tradicional solenidade militar, serão realizados mais três eventos: concerto da Banda de Música da Escola , a 62ª edição do Troféu Tenente Lima Mendes e o 7º Encontro de Aeromodelismo, todos abertos à comunidade.

As comemorações terão início na noite de quarta-feira (17/05), com o concerto especial da Banda de Música da Escola, que contará com a participação da Banda de Música da Academia da Força Aérea. O público terá a oportunidade de apreciar o talento e a versatilidade dos músicos militares, que apresentarão uma seleção musical especial, com uma trilha sonora que abrangerá desde músicas regionais a inesquecíveis canções internacionais.O Concerto comemorativo será às 19h30 no Auditório Brigadeiro Eduardo Gomes (Cinema da EPCAr).

Na tarde de sexta-feira (19/05) haverá a tradicional solenidade militar, que contará com a presença de autoridades do Comando da Aeronáutica e das instituições da cidade de Barbacena.

A 62ª edição do Troféu Tenente Lima Mendes também fará parte das comemorações este ano. Entre os dias 19 e 26 de maio, a EPCAR promoverá o evento poliesportivo onde os Alunos, divididos em Esquadrões, jogam entre si, visando a preparação para a NAE, competição esportiva entre as três escolas de formação das Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. Para fazer jus ao troféu Tenente Lima Mendes e se tornar campeão o Esquadrão deverá vencer mais modalidades possíveis.

A programação de aniversário se encerra nos dias 27 e 28, com uma homenagem do Grupo de Aeromodelismo – Gabar à EPCAR. O grupo promoverá o 7º Encontro Regional de Aeromodelismo, no aeroporto de Barbacena. Serão dois dias de confraternização e muitos voos.

O encontro será de 8 às 17 horas. Haverá praça de alimentação no local. A inscrição para aeromodelistas e para o sorteio de uma asa zagui será 1 kg de alimento não perecível. A entrada para todos os eventos é franca.

Serviço

Concerto da Banda de Música da EPCAR

Data: quarta-feira, 17 de maio de 2017
Horário: 19h30
Local: Auditório Brigadeiro Eduardo Gomes (Cinema da Epcar)
Entrada franca

 

62ª edição do Troféu Tenente Lima Mendes

Data: de 19 a 26 de de maio de 2017
Local: Ginásio da Epcar
A programação completa será divulgada em breve.

 

7º Encontro Regional de Aeromodelismo
Data: 27 e 28 de maio de 2017
Horário: 8 às 17 horas
Local: Aeroporto de Barbacena
Entrada para aeromodelistas: 1kh de alimento não perecível
Mais informações (32) 99119-0089.

Idinando Borges
maio 13, 2017

Brandão Sócio Correspondente do IHG de São João del Rei por Braga

Edson Brandão ihgsjdr 034

Na manhã do último domingo, 7 de maio de 2017, na Sala Fábio Nelson Guimarães, verificou-se um fato da maior importância histórica para o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei: o artista gráfico EDSON BRANDÃO veio acompanhado de ilustre comitiva da vizinha cidade de Barbacena para ser diplomado Sócio Correspondente deste Sodalício.

Edson Brandão é cartunista, artista gráfico e pesquisador de história regional. Cursou História na UNIPAC-Universidade Presidente Antônio Carlos e é graduando em Sociologia pela UEMG. Cabe aqui destacar suas variadas atividades e sua vasta experiência profissional.

Fui convocado para saudá-lo em nome do IHG e, em seguida, ele brindou os confrades e demais pessoas presentes com belíssima palestra com segurança e profundidade, como se lerá no link abaixo:

http://bragamusician.blogspot.com.br/2017/05/artista-grafico-edson-brandao-e-novo.html