Idinando Borges
janeiro 25, 2017

Na Pousada Senac de Tiradentes, homenagens!

 

 

16114080_1426465714091027_7192204153811162044_nNo sábado, dia 21 a Pousada Senac em Tiradentes ofereceu jantar para as homenageadas da Mostra de Cinema de Tiradentes 2017, Leandra Leal e Helena Ignez.  Além das homenageadas, autoridades da cidade e representantes da instituição. O jantar ficou a cargo  do chef executivo do Senac Minas, Ronie Peterson.

 Ronie buscou referências na trajetória profissional de Leandra e Helena para a elaboração do menu, traduzindo em sabores as personagens premiadas em filmes como “A Ostra e o Vento” e “A mulher de todos”. Aos 13 anos, Leandra Leal interpretou Marcela, uma garota que vivia isolada em uma ilha e conheceu o mundo a partir dos livros. A ilha, representada pela sopa de mandioquinha, será acompanhada de uma focaccia multisabores, que faz alusão às novas descobertas e experiências vivenciadas pela jovem por meio da leitura. A ninfomaníaca Ângela Carne e Osso foi a personagem de Helena que inspirou a massa fresca com carne de cordeiro e vegetais tostados. Por ser uma unanimidade entre todos os paladares, a massa foi o ingrediente escolhido para representar a mulher de personalidade forte e relacionamento fácil.

21_01_HelenaIgnezRoniePeterson_HenriqueChendes

A homenageada Helena Ignez e o chefe executivo do Senac em Minas, Ronie Peterson. (Foto de Henrique Chendes)

“O cinema, assim como a gastronomia, marca as pessoas de formas variadas. Ambos têm muito em comum porque mexem com a emoção, como a comida de vó que remete à infância ou o filme que cria identidade com histórias de vida. A cada ano, na Mostra de Cinema, isso fica ainda mais claro para mim. E é uma experiência muito interessante apresentar para os homenageados a minha interpretação do trabalho do cinema a partir da gastronomia”, observa Ronie.

21_01_LeandraLealFelipePeixoto_AnaCarolinaTrindade

A atriz Leandra Leal e o gerente regional do Senac em Minas, Felipe Peixoto (Foto de Ana Carolina Trindade)

 Colaborou:  Rachel Reis Mockdeci

 

 

Idinando Borges
janeiro 25, 2017

O jornalista Reynaldo Freitas Oliveira foi nomedo para a Imprensa Oficial

Reynaldo

Causou grande repercusão nas redes sociais a nomeação do jornalista Reynaldo de Freitas Oliveira (foto) como subsecretário de Comunicação da PMB pelo prefeito Luis Álvaro. Ele é funcionário de carreira e dono de um belo histório na carreira, dinâmico, conciliador e com muito prestígio na sociedade. Ele foi Secretário de Turismo, diretor da Imprensa Oficial e  dirigente da TV Campos das Vertentes e dos jornais Tribuna da Mantiqueira e Correio da Serra. Atuou como apresentador de TV, repórter e  cronista social. Com diplomacia, atuou na  AMMA e na ProMinas. Consutor para eventos de entidades e prefeituras da região. Parabéns!

Idinando Borges
janeiro 25, 2017

Uma realização Glória Eventos: Unificada Ciências Contábeis e Psicologia

16195541_1430169943720604_8803078833396910829_n

O empresário do Palácio das Festas, Rafael Schroder , Maria da Glória Bittar e Renata Assis Braz

No sábado, 21 de janeiro, a empresa Glória Eventos, realizou mais um grande evento no Spazio Franato’s, o baile da UNIFICADA Ciências Contábeis e Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC. Foram parceiros da Glória: no serviço de bufê, o Palácio Das Festas Buffet, Decoração Richard Viol, Iluminação Formassis (pista, luz cênica, efeitos e Foto fest) e A Chinelaria. Teve também as Banda Lyrius e a Banda Muito Mais encerrando o evento e o DJ Pandão, MS som e Luz, Segurança Mib e a sempre bem organizada empresa de drinques, a Kadu Barman Kadubarman. O mestre de cerimônia foi Júlio César Fonseca, sempre carismático e competente.

Foram 62 formandos, irmanados por uma alegria contagiante festejando a conquista, conquista difícil, mas a porta profissional e o caminho para novos horizontes. A empresária Maria da Glória, atenta a todos os detalhes, nos disse: “é bom, muito bom ver gente feliz!”. Por sua sensibilidade, ela faz questão de supervisionar tudo mesmo tendo uma competente equipe ! Após as valsas e o brinde, os registros fotográficos mostram satisfação e alegria. A Unipac escrevendo belas histórias de realizações, muitas comemoradas em alto estilo pela Gloria Glória Eventos! Parabéns a todos!

070

Turma de Ciências Contábeis – Unipac

074

Turma de Psicologia – Unipac

Idinando Borges
janeiro 18, 2017

O sucesso dos colégios militares por Aristóteles Drummond

As instituições de ensino militares mais uma vez apareceram bem tanto no Enem como no Ideb. Claro que são instituições com tradição de qualidade e administradas corretamente, com bom quadro de professores.

No entanto, na realidade atual, o ambiente reinante nas salas de aula no Brasil, na rede pública, nos leva a crer que o grande diferencial entre as escolas geridas por militares, inclusive pelas polícias militares nos Estados, é a presença da ordem, da disciplina, do comportamento exigido a mestres e alunos. As salas de aula públicas do país apresentam quadro degradante, com ambientes sujos, vidraças quebradas, banheiros interditados, paredes externas grafitadas. E professores e alunos de bermudas, camisetas sem manga, chinelos e sandálias, sem o menor respeito que se exige para o estudo sério. A violência está nas salas de aulas e a impunidade é a regra. Já não se pode excluir maus elementos, professores com alto índice de absenteísmo não são advertidos nem descontados. As greves se sucedem.

Esse quadro torna impossível uma melhoria na qualidade do ensino, na formação do cidadão. A politização imposta pelos anos obscuros do aparelhamento petista chegou às raias do absurdo, diante de uma sociedade perplexa e omissa. O Almirante Augusto Rademaker, dos grandes nomes de nossa Marinha, foi aluno do Colégio Pedro II e chegou a presidir a Associação de Ex-alunos. Intercedeu junto ao governo na liberação das verbas que permitiram a expansão da unidade de São Cristovão, no Rio de Janeiro. Natural que um dos pavilhões tenha recebido seu nome. Mas, recentemente, o presidente do Colégio Militar, nomeado pelo PT, reuniu a diretoria e retirou a homenagem ao ilustre brasileiro. Retrato do uso e abuso da instituição pública de ensino para fins políticos e da ideologia que prega ressentimentos, revanchismo e a divisão dos brasileiros.

O senador Cristovam Buarque, homem de bem, educador, apesar de crítico dos governos militares, reconhece que dois dos nossos melhores ministros foram os do presidente João Figueiredo: general Riben Ludwig e professora Ester de Figueiredo Ferraz, a primeira-ministra de Estado mulher do Brasil. É isso aí!

 

Flag_of_Brazil_svg

Aristóteles Drummond ( Jornalista)

Idinando Borges
janeiro 17, 2017

Cleb Braz Andrade nomeado subsecretário de Cultura de Barbacena

3

Cleb Braz

No Diário Oficial do dia 16, a nomeação pelo prefeito Luis Álvaro do jovem empresário e agitador cultural, Cleb Braz Andrade para a função de subsecretário de Cultura do Município. Ele é barbacenense, trabalhou no sistema de resgate e foi agente da Cultura no governo de Toninho Andrada. Seu segredo é muito simples, como diz o renomado médico Dimas Vidigal: “assim como o médico, o político e agente público precisa gostar de gente”! E, está provado que Clebinho, como é conhecido entre os jovens, gosta de gente. Ele foi responsável pelo projeto BarbaCine77, um cineclube itinerante de resgate da cidadania em muitos bairros de Barbacena e já promoveu diversas ações sociais com música e entretenimento para a juventude. Produtor do festival “Alambique do Som” e idealizador do festival “Loucomotiva”. Terá como desafio, tendo em vista a situação do Brasil, do Estado e do Município, “fazer o possível”. Parabéns!

Marcio Cleber
janeiro 17, 2017

Consultório odontológico da Santa Casa realizou cerca de 900 atendimentos no primeiro ano de funcionamento

Em funcionamento desde janeiro de 2016, o Consultório Odontológico, integrante da estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, realizou cerca de 900 atendimentos. Na parte de serviço às pessoas com necessidades especiais que está à disposição da população da região, o Consultório teve 120 atendimentos, um serviço que foi uma grande novidade e veio para atender a uma demanda reprimida existente na rede de saúde de toda a região.

Consultório odontológico atendimento em 2016

Com relação à área de urgência e emergência (das 18h às 22h – de segunda a sexta-feira, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h) entre atendimentos e procedimentos foram 728, uma vez que foi colocada à disposição da população em abril. O serviço foi ampliado tendo também tratamento de canal exclusivo para os barbacenenses, que teve início em setembro, e já beneficiou aproximadamente 45 pessoas.

Importante ressaltar que todos esses serviços na área da saúde bucal foram implantados pela Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, em parceria com a  Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais – Sesaps. Um consultório equipado com os mais modernos aparelhos entre eles, de raio-X digital, aparelhos fotopolimerizadores de led, anestesia local computadorizada. Possui uma equipe de três cirurgiões bucomaxilofaciais e auxiliares de saúde bucal.

Os pacientes com necessidades especiais e os de tratamento de canal têm acesso ao atendimento no Consultório Odontológico via Unidades Básicas de Saúde. Para o serviço de urgência e emergência, não precisa ser agendado, a pessoa pode ir direto, mas é fundamental ficar atendo aos horários específicos para esse atendimento.

Na avaliação de Dr. Sérgio Abalem, coordenador de Saúde Bucal do Municipal e responsável pelo consultório odontológico da Santa Casa, foi um serviço que realmente estava precisando na rede de saúde. “Um atendimento que foi muito procurado, principalmente nos fins de semana e feriados por funcionar como urgência e emergência odontológica. Conseguimos resolver situações além do previsto. Na área do atendimento às pessoas com necessidades especiais e de tratamento de canal, conseguimos diminuir bastante a demanda reprimida”, pontuou Sérgio Abalem.

Idinando Borges
janeiro 16, 2017

Orçamento de 2017 é aprovado por unanimidade

O prefeito agora está apto a executar todas as diretrizes do Plano Plurianual, dentro das normas previstas

img_0_194_16012017_938

No Gabinete do Prefeito: Os vereadores Nilton César, Milton Roman, Odair Ferreira José Jorge Emídio – Mesa diretora e do líder governo na Câmara, Amarílio de Andrade.

A Câmara Municipal de Barbacena aprovou, na reunião da última quinta-feira (12), por unanimidade, o Projeto de Lei de n° 092/2016, que estima as receitas e fixa as despesas do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de Barbacena para o exercício de 2017, de autoria do Executivo.

Com a aprovação do Orçamento para 2017, o prefeito está apto a executar todas as diretrizes do Plano Plurianual, dentro das normas previstas. Na sexta (13), os vereadores que integram a Mesa Diretora da Câmara Municipal estiveram na Prefeitura, onde foram levar ao prefeito Luís Álvaro o Orçamento para 2017 devidamente aprovado. ‘Fomos levar pessoalmente o Orçamento para reforçar nossa confiança no trabalho do prefeito em benefício de nossa cidade’, destacou o vereador Odair Ferreira, presidente do Legislativo. Ele estava acompanhado dos vereadores José Jorge Emídio, Nilton César, Milton Roman e do líder do governo na Câmara, Amarílio de Andrade.

Idinando Borges
janeiro 13, 2017

Boletim da Câmara Municipal

img_1_26_09102013_435Da Presidência da Câmara

 

 

                    Orçamento 2017 e Plano Plurianual são aprovados e presidente da  Câmara Municipal de Barbacena declara o recesso parlamentar

 A reunião aconteceu na noite de ontem, quinta-feira, 12/01, em sessão ordinária, no Palácio da Revolução Liberal.

  1.  Aprovado por unanimidade a Redação Final do Projeto Lei nº 091/16 que Dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual do quadriênio 2014-2017, para adequação à Lei Orçamentária Anual do exercício de 2017 – autoria do Executivo –
  2. Aprovado também por decisão unânime a Redação Final do Projeto Lei nº 092/2016   que estima as receitas e fixa as despesas do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de Barbacena para o exercício de 2017 e dá outras providências – autoria do Executivo –  
  3. Redação Final – Projeto Lei nº 088/2016 – Reconhece como de utilidade pública a associação cultural e Esportiva Capoeira Senzala BQ e dá outras providências de autoria da mesa – Aprovado por unanimidade
  4. Segunda discussão e votação – Projeto de Lei 223/13 – Assegura às pessoas portadoras de deficiência física ou motora ou com mobilidade reduzida o direito de embarque e desembarque entre as paradas obrigatórias (pontos de ônibus) do município de Barbacena e dá outras providências – autoria Johnson Marçal aprovado por unanimidade
  5.  

   De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o presidente declarou o recesso parlamentar, e no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, os vereadores e vereadoras voltarão a discutir e aprovar projetos de interesse da população.

    Próximas visitas a serem realizadas pelo Poder Legislativo: Polícia Civil, Sistema Prisional, Ifet, CDL, Apae e Guarda Municipal.

Estiveram presentes os seguintes vereadores:

Amarílio Andrade (PSC) – Carlos Dú (PMDB) – Edson Rezende (PT) – Pastor Éwerton Duarte (PMDB) – Flávio Maluf (PV) – Ilson Tererê (PRB) – Joana Bias Fortes (PDT) – José Antônio o Tanjão ( PRB) – José Jorge Emídio (PDT)  – José Newton (PSL) – Milton Roman (PHS) – professor Nilton César (PSB) – Odair Ferreira (REDE) – Thiago Martins (PT) e Vânia de Castro (PMDB)

 

Idinando Borges
janeiro 12, 2017

Prefeitura inicia tratativas para pagamento de salários atrasados

Jornalista: Da Redação

Publicado em 11 de JANEIRO de 2017 às 21h47


Em primeira reunião com o Sindicato dos Servidores, prefeito Luis Álvaro ressaltou o objetivo de quitar os vencimentos pendentes de gestões anteriores.

O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, esteve reunido, nesta quarta-feira (11), com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbacena. Durante o encontro, foram iniciadas as tratativas para o pagamento dos salários pendentes de gestões anteriores.

O prefeito destacou o objetivo de quitar todo o atrasado, incluindo salários e gratificacões natalinas. Mais encontros serão realizados para definir como serão feitos os acertos. Luis Álvaro ainda confirmou presença em uma Assembleia da categoria que será promovida em fevereiro.
Participaram, do Sindicato, o presidente Edval Machado de Oliveira Júnior, a vice-presidente Maria Edsonia, o tesoureiro Ronaldo Vaz de Melo, o 2° secretário Ricardo Luis da Silva e o 2° vice-presidente Paulo Roberto Pedrosa.

Contenção de gastos – No dia 3 de janeiro, a Prefeitura anunciou uma série de medidas para redução de despesas, através do decreto 8106. A publicação é parte do planejamento da atual gestão para o cumprimento de todos os compromissos.

A ação inclui a suspensão temporária de hora extra; revogação da lei de gratificação especial de 25% aos servidores da Chefia de Gabinete do Prefeito; retorno de servidores aos seus locais e funções de origem; e permissão de contratação temporária apenas pelos dirigentes da administração, com a devida justificativa.

Idinando Borges
janeiro 11, 2017

Boletim de Notícia da Câmara Municipal

Os vereadores da Câmara Municipal de Barbacena estiveram reunidos, na noite de ontem, terça-feira, 10/01, em sessão ordinária, no Palácio da Revolução Liberal e discutiram e aprovaram os seguintes projetos:

Câmara de vereadores de Barbacena

A mesa diretora : os vereadores Nilton César Odair Ferreira, José Jorge Emídio e na tribuna, Amarílio de Andrade. -

  1. Segunda discussão e votação – o Projeto Lei nº 091/16 que Dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual do quadriênio 2014-2017, para adequação à Lei Orçamentária Anual do exercício de 2017 – autoria do Executivo –
  2. Segunda discussão e votação – Projeto Lei nº 087/2016 – Dispõe sobre a instituição do mês de setembro como “Setembro Amarelo” prevenção ao suicídio e valorização da vida, incluindo a semana que contém o dia 10 de setembro no calendário oficial de eventos do Município de Barbacena e dá outras providências – autoria vereador Johnson Marçal – Aprovado por unanimidade.
  3. Segunda discussão e votação – Projeto Lei nº 079/2016 – Dispõe sobre a introdução de texto explicativo nos carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano) sobre o direito de isenção total ou parcial, nos casos previstos em Lei nº 4734/15 e dá outras providências – autoria vereador Luiz Gonzaga de Oliveira – Aprovado por unanimidade e por estar a redação final pronta e de acordo com o plenário o presidente submeteu-se em votação com aprovação unânime.
  4. Segunda discussão e votação – Projeto Lei nº 039/2016 – Modifica o artigo 6º da Lei Municipal nº 3855/2005 e dá outras providências – autoria Mesa da Câmara – aprovado por unanimidade e por estar a redação final pronta e de acordo com o plenário o presidente submeteu-se em votação com aprovação de todos os senhores e senhoras vereadoras. Este projeto trata-se de uma distância mínima de 300 metros de casas, prédios, clínicas, hospitais e etc para colocação de Antenas de telefonia Celular.
  5. O Projeto Lei nº 092/2016 que estima as receitas e fixa as despesas do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de Barbacena para o exercício de 2017 e dá outras providências – autoria do Executivo – Estará de volta à pauta para discussão e votação em Redação Final, na noite, desta quarta-feira, 11/01 em sessão extraordinária, às 19h.
  6.  

    Estiveram presentes os seguintes vereadores:

Vereadores e vereadoras

Vereadores e vereadoras.

Amarílio Andrade (PSC) – Carlos Dú (PMDB) – Edson Rezende (PT) – Pastor Éwerton Duarte (PMDB) – Flávio Maluf (PV) – Ilson Tererê (PRB) – Joana Bias Fortes (PDT) – José Antônio o Tanjão ( PRB) – José Jorge Emídio (PDT) – professor José Newton (PSL) – Milton Roman (PHS) – professor Nilton César (PSB) – Odair Ferreira (REDE) – Thiago Martins (PT) e Vânia de Castro (PMDB)

         Nesta quarta-feira, 11/01 os vereadores e vereadoras se reunirão, às 14h, na EPCAR, com o comandante Cel. Aviador José Agnaldo de Moura e na quinta-feira, 12/01, às 10h, no 9º batalhão da Polícia Militar com o comandante Tenente Cel. Luiz Marcelo de Melo. Fica o convite para que a Imprensa de Barbacena participe dos dois encontros e faça a cobertura jornalística.