Idinando Borges
setembro 28, 2016

Prefeito assina a ordem de serviço para o estacionamento rotativo

 

logoA empresa GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito, contratada pela Prefeitura de Barbacena para prestação de serviços para a execução de operação e controle de vagas do Estacionamento Rotativo, em áreas públicas do município, recebeu hoje, 28, a ordem de serviço para iniciar suas atividades. As atividades da empresa ficarão sob gerenciamento e controle da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana – Sutram. Com a medida autorizada pela Prefeitura, o governo municipal concluiu o mais amplo e moderno pacote de reformulação de trânsito da história da cidade. O pacote incluiu a licitação dos transportes coletivos, instalação de 70 novos pontos de parada de ônibus, investimentos de R$ 5 milhões para obras de mobilidade com alteração do trânsito (intervenção física nas vias públicas, instalação de semáforos, central informatizada, sinalização e pintura de faixas), investimento de R$ 2,5 milhões para pavimentação asfáltica dos principais corredores de tráfego urbano, e a municipalização da gestão do trânsito recentemente autorizada pelo Denatran. A adoção do estacionamento rotativo era a providência que faltava para completar o pacote de medidas.

14520588_386190735102039_7880864608404807893_n

Daniel de Araújo Costa, gerente regional da GCT e o prefeito Toninho Andrada

De acordo com a ordem de serviço, até 1.800 vagas no centro da cidade para estacionamento poderão ser submetidas ao sistema rotativo. A GCT adotará ações imediatas para a implantação da nova sistemática, que incluirá campanha educativa e de orientação aos condutores de veículos.

Idinando Borges
setembro 26, 2016

Zezinho Andrada é candidato pelo PV

Clebinho - Feira e carreata 069

Martim, Zezinho e Ondina Andrada

 

Assim como seus antepassados, que estudaram no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, José Bonifácio Couto de Andrada também foi estudar em Belo Horizonte na UFMG, onde se destacou no Grêmio, inclusive atuando em Programas da universidade. Ele é advogado e graduado em Economia. Filho do ex-prefeito Martim Andrada e da médica Ondina Andrada e neto do deputado Bonifácio Andrada e sobrinho do prefeito Toninho Andrada.

Mesmo com outros horizontes à sua disposição, filiou-se ao Partido Verde e está disputando uma vaga no legislativo municipal, assim como seu avô, seus tios e o seu pai, que foi vereador em Barbacena.

Com uma visão transformadora de valores, tão esquecidos na política brasileira, que vive uma crise, ele pensa que valores como: ética, respeito e trabalho ainda podem fazer a diferença.

Ele foi educado dentro de princípios que sempre nortearam a família e seu projeto é  de dedicação às políticas que priorizem a educação, o respeito ao meio ambiente e à cidadania.

Seus pais deixaram seus compromissos e estão trabalhando em prol de sua candidatura, que tem o número 43.100 pelo PV.

14021443_1154555281276155_7563400742500781976_n

Idinando Borges
setembro 26, 2016

De Portugal com amor

14440893_1219138478157086_8444698006094973667_n

Idinando Borges
setembro 23, 2016

GLORIA EVENTOS – FORMATURA UFOP

14358993_1208239725913628_1320464559858174104_n

Maria da Glória Bittar de Castro e Sabrina Doumith

A Glória Eventos realizou um mega evento em Ouro Preto. Foi a Formatura de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da UFOP nos dias 3 e 10 de setembro para um total de 66 formandos, divididos em duas turmas. Os eventos aconteceram na Matriz de Nossa Senhora do Carmo e no Sesc Estalagem Ouro Preto, antigo Hotel Estrada Real ao lado da reserva ecológica do Tripuí para um público de 2.600 convidados. O centro de convenções e eventos com capacidade para até 1200 pessoas ganhou tenda anexa de 500m2, da empresa Alternativa. Serviços: Decoração da Inove (I 9), Iluminação e Pista de Dança: Formassis, Bufê Trigo Leve, Barman Primer, Bandas: Brilhantina e pós baile, a Banda Azona e ainda a bela DJ Taty Mesquita e Segurança da Mib. Ver  no www.gloriaeventos.com.br    Fotos: Glória Eventos/ Hilreli Alves14390805_1208239669246967_4722311661437508658_n

Idinando Borges
setembro 21, 2016

NOVO ESPAÇO DE FESTAS, La Maison

2

Na tarde do dia 13,  Déa Sad Savassi, Maria José Sad Resende, Regina Sad Resende, Eliane Savassi, Sônia Figueiredo 5Azevedo, Maria Eugênia Soares e Lídia Sad receberam os profissionais das áreas de eventos para apresentarem a casa da família, transformada em espaço de eventos intitulada “La Maison”.

A casa foi modificada para um salão com capacidade para até 150 convidados, cozinha ampla, quatro banheiros e um quarto, denominado de “quarto da noiva” com assinatura de Lídia Sad. O endereço é Praça  Pedro Teixeira, número 104. Contatos pelo telefone ; (32) 998802-0070

 

 

7

 

Idinando Borges
setembro 20, 2016

VISITA COMERCIAL À DORES DE CAMPOS

city 10 - dores II 015

Solange de Moura Coimbra, José Itamar Ribeiro e Flávio Paolucci

A gerência comercial  City10 Telecom, tendo à frente Flávio Paolucci e os representantes da empresa para a cidade, Ulisses Oliveira, Reinaldo Wamser e o blogueiro City10 Idinando Borges, visitaram diversas empresas na cidade com objetivo de agradecer a acolhida quando da promoção do  “Circuito da Viola City 10” com a participação do comunicador Vandeir Antunes. Na oportunidade, apresentamos o pioneirimos da empresa  no fornecimento de internet. A empresa está apta a fornecer o combo composto por internet banda larga + TV por Assinatura, a ION TV. Mostramos os avanços da telefonia Fixa em Barbacena, também para breve na cidade de Dores de Campos.

 

A  ION TV permite a gravação de até 4 canais simultâneos (sendo dois da TV paga e dois da TV aberta digital).  A nova operadora de TV por assinatura agrega à sua grade 80 canais, incluindo conteúdo infantil, filmes e séries, variedades, notícias, esportes, adultos e canais de áudio. Destes, 37 canais são em alta definição (HD), oferecidos em todos os pacotes: ION MAIS HD, ION EXTRA HD e ION SUPER HD.

VISITAS

Centro de Formação dos Condutores Siga Bem: Juliano Alex da Silva Batista e André Felipe do Nascimento

– Casa da Traia e Sela Sr. Marilúcio

– Restaurante Avenida: Eloisa Silva

– Selaria Cavalo  Rei: Renata Flávia Tranqueira, Dalson José da Silva e Felipe José Rodrigues da Silva

– Selaria  Raízes do Couro: Rayana  Aline e Roberto Aline

– Aderbal  Malta – Candidato a Vereador

– Sindicato Rural: José Itamar Ribeiro, Solange de Moura Coimbra e o Anderson ( Pernalonga) do Atelier Rústico Perlonga em Prados.

– Visita ao engenheiro para possível trabalho trainee  na empresa.

city 10 - dores II 009

Felipe José Rodrigues da Silva, Rinaldo Wamser , Dalson José da Silva Renata Tranqueira, Flávio Paolucci e Ulisses Oliveira

Idinando Borges
setembro 15, 2016

Entrevista – Clebinho Braz

Clebinho Braz é barbacenense, cresceu no bairro Boa Morte, trabalhou de moto-taxi e no resgate. Foi agente da Cultura na administração pública e hoje é comerciante. Seu segredo é muito simples, como diz o renomado médico Dimas Vidigal: “assim como o médico, o político precisa gostar de gente”! E, está provado que Clebinho Braz gosta de gente. Ele foi responsável pelo projeto BarbaCine77, um cineclube itinerante de resgate da cidadania em muitos bairros de Barbacena e já promoveu diversas ações sociais com música e entretenimento para a juventude. Produtor do festival “Alambique do Som” e idealizador do festival “Loucomotiva”.  Filiado ao Partido Verde, ele é candidato com o número 43.333 e falou com o Borges sobre seus planos.

Borges – Mesmo com o panorama brasileiro de descrédito com os políticos, como você vê o momento?

Clebinho – Eu acredito em Barbacena, como muitos outros acreditam! Mesmo com o momento difícil do Brasil, Barbacena avançou, daí minha confiança. Eu sempre acreditei nas pessoas, eu trabalho com as pessoas e ajudo todo mundo a fazer tudo que acho possível. Eu quero ser vereador para fazer a diferença.

Borges – Como?

Clebinho – Rediscutindo o papel do Legislativo, associando ideias dos bairros em um projeto robusto; bairro a bairro. Uma iniciativa viável baseado em mutirões, a exemplo do que nossa candidata Ângela Kilson já fez e deu certo. Sou a favor da redução de salário dos vereadores, o projeto é justo! Vejo a Prefeitura funcionando em outros lugares da cidade, para além do centro, onde as pessoas veem e vivem as dificuldades reais. Farei ouvidoria móvel, indo a vários bairros por ano, interagindo e trabalhando com cada bairro concentradamente, junto com todo o trabalho que farei para a cidade.

Borges – E para os jovens?Fabíola Salim - Clebinho 027

Clebinho – O caminho é a educação. Através dela a formação para o mercado de trabalho, o empreendimento pessoal e em grupo. Junto a isso, o desenvolvimento da liberdade conectada – nossa geração é livre e sabe utilizar a internet para o bem! Minha meta é a defesa de políticas públicas definidas para o Jovem, que terão efeitos diretos na saúde, educação, emprego, cultura, meio ambiente, mobilidade e lazer. E, para ser prático basta dotar as escolas municipais com projetos que despertem a atenção dos adolescentes. Penso também em dar mais robustez às entidades que trabalham com música para acolherem os adolescentes. Defendo, principalmente, a ideia de internet livre em alguns pontos públicos da cidade, em algumas escolas em horários específicos e, o óbvio, o passe livre de ônibus para o jovem.

Borges – Você é o homem da Cultura em Barbacena. O que vai fazer?

Clebinho – Acredito que fizemos muito. Começamos com o Coletivo77 que, ao longo de 3 anos, cumpriu com atividades em todas as áreas culturais, Cineclube, Clube de Leitores, Shows Musicais, 5 Festivais de Arte e Cultura integrados, ações que aconteceram em vários lugares da cidade. E mais, participamos de conferências em Belo Horizonte e Brasília, trouxemos muita arte de outros lugares do Brasil pra cá e levamos daqui para muitos lugares. Tudo isso continuou e aumentou quando entramos para a FUNDAC e depois AGIR. Realizamos uma Conferência Intermunicipal de Cultura com 15 cidades vizinhas utilizando Barbacena como polo e referência, trouxemos a Secretaria de Estado de Cultura para cursos e formações diversos aqui, criamos um núcleo de projetos e demos assessoria para artistas e produtores a elaborarem projetos. Agora acredito que precisamos do PLANO MUNICIPAL DE CULTURA de Barbacena, garantindo orçamento para apresentações artísticas, realização de festivais, viagens para circulação de produção, gravação de CD e DVD, cursos, oficinas, e tudo que faz parte da cadeia artística dessa área que é tão importante para o crescimento humano, econômico e financeiro no Brasil e em Barbacena. Temos aqui a Bituca, a Rotunda, a Rede Trilho, o Instituto Curupira, Festival Nacional de Teatro, Festival da Canção Popular, o Loucomotiva, os grupos de capoeira, populações quilombolas, a congada, o artesanato tão característico, ações literárias, pintura, vários cursos! Quero que sejam construídas 3 conchas acústicas na cidade para receber programação artística com permanência, vou lutar muito por isso! Isso é minha história que é nossa. E, como costumamos dizer, vamo que vamo!

Borges – E é possível somar juventude com educação, cultura, trabalho e empreendedorismo?

Clebinho – Claro que é! É mais do que possível, é necessário! Vamos propor a criação do núcleo de Economia Criativa, utilizando todos os talentos e vocações da cidade para criar empreendimentos e oportunidades. Somos a cidade das rosas! Podemos criar Design a partir das rosas, geleias de rosas, cosméticos, provocar a indústria, o comércio e os cursos de formação, tanto os técnicos quanto os superiores, a vestirem a causa da cidade das rosas. A juventude é capaz de trazer as ideias que precisamos para renascer fortes como polo de comércio, criação, fortalecendo a economia da cidade e gerando oportunidades de trabalho e emprego. Com tudo isso, nosso turismo será cada vez mais forte. Queremos posicionar Barbacena no cenário nacional de turismo.

Borges – E o verde como fica?

Clebinho – Penso que é preciso cuidar da nossa casa e ela é a cidade. Meu projeto é adotarmos um bairro, onde possamos fazer intervenções, contenções e melhoramentos associados ao verde. A partir do exemplo em um bairro, vamos adotar o próximo, e o primeiro bairro se tornará padrinho do primeiro, para incentivar e ajudar a cuidar. Ao longo da avenida sanitária, podemos acrescentar pequenos arbustos e no jardim da Praça dos Andradas, é preciso reposição de árvores. Nos últimos 10 anos, perdemos belas árvores, acho um crime! Pensar o verde é pensar em estilo de vida para a saúde da população. Queremos os parques com vida, as praças limpas e bem frequentadas e as pessoas sentindo que Barbacena é, inteira, a casa de todos nós. Vou ajudar a cuidar da casa que eu tanto amo. Quero muito que a mata em volta da sericícola se torne um parque onde todo mundo possa frequentar, fazer esportes ao ar livre, meditar, fazer piquenique, vivenciar a natureza que existe dentro de nossa cidade, vou trabalhar por isso e quero mobilizar muita gente a favor dessa causa.

Borges – E o Parque de Exposição?

Clebinho – Até a administração atual, o espaço físico não era definido como do município, legalizada a situação, agora é hora de pensarmos em novas alternativas, além da Exposição Agropecuária e a Festa das Rosas. Vamos ouvir a população para encontrarmos alternativas. Quem sabe um amplo local de lazer em Parceria com a iniciativa empresarial?!

Agradeço todos que tem ouvido as propostas da minha campanha, e acolhido nossa equipe, participado das ações e tirado fotos mostrando que somos muita gente que acredita em Barbacena. Registramos aqui as qualificações do engenheiro Luis Álvaro, jovem também e preparado para os desafios novos, juntamente com a candidata à vice, a empresária e agente social, Ângela Kilson.

A Bota de Ouro e setembro amarelo 083

Clebinho Braz, Ângela Kilson, Luis Álvaro e Flávio Borges

Colaborou : Fred Furtado

Idinando Borges
setembro 12, 2016

Dignidade na Política, Amarílio Andrade.

DSCF5135Funcionário de banco, o veterano vereador Amarílio de Andrade era o caixa mais procurado na agência do extinto Crédito Real, o banco da Praça Pedro Teixeira. Querido por todos, não demorou o convite para a política, pelo então senador Tancredo Neves. Amarílio foi um bom aluno da escola de Tancredo, além do carisma e a cordialidade para tratar todos, correligionários e até mesmo os adversários.  Ele faz política com diplomacia!

Com muita dedicação e até mesmo dissabores, nos últimos 15 anos Amarílio dedicou a atuar em prol da saúde, com seu Núcleo do Câncer – Unidade do Hospital Mário Penna. E, com ajuda do Governo do Estado o Núcleo atua com duas ambulâncias e uma equipe de médicos voluntários e acaba de concluir as obras do Primeiro Módulo do Centro de Atendimento aos Portadores de Câncer. O mobiliário já foi licitado  e o segundo Módulo  encontra em fase de construção com o serviço de terraplanagem e 74 fundações concluídas.  Há uma espectativa da diretoria em inaugurá-lo ainda este ano, asegurando assim a porta de entrada dos pacientes portadores de câncer. O núcleo é presidido pelo médico Júlio César de Andrade  e em  15 anos já atendeu 4.007 pacientes.

Há muita crítica ao legislativo, mas ninguém lutou tanto pela preservação do prédio, intitulado Palácio da Revolução Liberal, bem como pela transparência das decisões como o vereador Amarílio de Andrade.

Há leis em vigor, questionáveis até, muitas delas de autoria de vereadores do passado, em que Amarílio não concordou e foi voto vencido. Dedicado,  procurou ao longo de sua carreira fazer o melhor para Barbacena. E, mais uma vez, ele coloca seu nome na disputa, penso eu que com muita dignidade.

NOTA: Fui seu assessor do Gabinete do vereador durante 10 anos e sou conselheiro do Núcleo e testemunha de que os atendimentos no Núcleo são apartidários. Convido a população para visitar o local que fica aberto de 8,30 às 12,00 horas e de 14,00 às 17,30 horas à Rua  Honório Ferreira Armond, número 2 – Bairro Monsenhor Mário Quintão.

Idinando Borges
setembro 12, 2016

Vale a pena andar de gôndola em Veneza? Por Isa Discacciati

 

gôndolas de veneza

Eu nunca fui a pessoa mais romântica deste mundo. E sim, admito ser um pouco crítica em relação aos clichês. Mas a vida me trouxe a Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo e eu tive que rever meus conceitos e responder de forma diferente à pergunta: vale a pena andar de gôndola em Veneza?

A primeira vez que pisei em Veneza era um dia muito frio, ainda mais pra mim recém chegada a Europa aos 22 anos. O sonho de ver o Carnaval de Veneza estava mais para pesadelo. Frio, chuva, aquelas calles estreitas e entupidas de gente. Demorou muito para voltar e fazer as pazes com a cidade. Mais ainda para fazer meu primeiro passeio de gôndola. Foi com meu amigo Marcos que havia prometido o passeio à mãe e como eu estava junto, acabei entrando. E adorei!

andar de gôndola

Antigamente, a gôndola era utilizada no passado exclusivamente para o transporte dos venezianos. As pontes não eram numerosas como hoje e este era o único modo de atravessar a cidade.  Hoje em dia, ela é utilizada quase que exclusivamente para os passeios turísticos. Com exceção da gôndola traghetto, que atravessa alguns canais em pontos específicos da cidade. Em 1580, circulavam por Veneza 10.000 embarcações, hoje, são cerca de 500.

Para saber mais detalhes sobre a história da gôndola em Veneza, clique aqui 

Minha primeira vez
Minha primeira vez

Passear de gôndola custa caro. O preço para um passeio de 30 minutos é 80 euros. A partir das 19 horas a tarifa sobe para 100 euros. A gôndola comporta até 6 pessoas, mas geralmente o que a gente mais vê são casais.

andar de gôndola vale veneza

gondola vale a pena

Mas a pergunta do início do post: Vale mesmo a pena andar de gôndola? Vale. Mesmo para quem, como eu, não se acha a pessoa mais romântica do mundo. O motivo é simples: somente com a gôndola você consegue “tocar” certos ângulos de Veneza que eu ouso dizer que são os mais belos.

O percurso da gôndola varia de acordo com o local onde você aborda o gondoleiro. Você pode perguntar por onde ele passa, mas o mais importante é que você peça para ele incluir no percurso os canais menores (canali minori). Dentro destes canais você irá ver uma Veneza onde só a gôndola te leva, porque não existe outro meio de chegar.

andar de gondola em veneza

As fachadas dos palácios, as hortas e jardins secretos, as casas de personagens famosos e um silêncio que só é quebrado com o sinal sonoro que o gondoleiro faz para avisar ao outro que vai passar, ou seja, a buzina deles. Nem preciso dizer que para os mais românticos, é pura poesia, um momento para admirar este lugar único e se surpreender com a ideia quase que improvável de uma cidade construída sobre as águas.

andar gondola veneza

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

Idinando Borges
setembro 10, 2016

QUEM É ELE? José Miranda Magalhães Filho, o professor Barão

 

Profissional de Educação Física, Graduado pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é proprietário da Escola “A Maré” de Natação, que há 31 anos promove atividades aquáticas e competitivas para crianças, jovens e adultos de Barbacena e região. É também membro da Comissão de Eventos e da Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, onde é, também, Ministro da Palavra, e participa das ações dos Encontros de Casais, de Adolescentes e de Jovens, com Cristo – ECC / EAC / EJC. Atuou como monitor no Centro Integrado de Assistência ao Menor – CIAME e professor no Instituto Tenente Ferreira – Salesianos – e Centro Educacional Brasileiro – CEB.

Foi Técnico, em várias oportunidades, da seleção Mineira Estudantil de Natação nos Jogos Escolares Brasileiros – Olimpíadas Escolares, Diretor e Conselheiro Técnico da Federação Aquática Mineira, membro da Delegação de Minas Gerais na Conferência Nacional do Esporte, Voluntário dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Secretário de Esporte e Lazer e Presidente da extinta CENATUR da Prefeitura Municipal de Barbacena.

Com vontade de trabalhar ainda mais, o professor Barão colocou seu nome na disputa por uma vaga no legislativo, com o número 15600 com metas para o fortalecimento da educação e a valorização dos jovens.

14256250_1238913576140199_1541897035_n