Idinando Borges
julho 31, 2016

PSC e PP: O MÉDICO SÁ GRISE PARA PREFEITO

PSC Convençao 001

Sra. Adriana Sá Grise, Vereadores Grácia Araújo e Amarílio de Andrade, Rafael Andrade, o deputado Luiz Fernando e o vereador Flávio Barbosa.

 

Com uma organização impecável, o partido PSC, presidido pelo veterano vereador Amarílio de Andrade e o PP, presidido por Rafael Andrade oficializaram a candidatura do médico e vereador Sá Grise para prefeito em meio a uma Câmara lotada. Na mesa de trabalho, com a diplomacia de sempre, Amarílio Andrade levou o conhecido engenheiro, Tarcísio Washington, o vereador José Jorge Emídio, o vereador Tererê – Distrito de Correia de Almeida, Sra. Adriana Sá Grise, a vereadora Grácia Araújo, Rafael Andrade, o deputado Luiz Fernando de Faria, os vereadores Flávio Barbosa e Marilene Franco e Álvaro Kelmer do PDT.

A foto retrata uma diversidade até bonita e mostrou o prestígio de Amarílio Andrade, 40 anos de política partidária e um colecionador de vitórias. A despeito de críticas, suas iniciativas são de alcance social. Sempre com o respaldado no trabalho do médico Júlio Andrade e seu bom trânsito com os governos dos senadores Aécio Neves e Anastasia e até mesmo com o Sr. Pimentel.

A totalidade de vereadores presentes, todos apoiaram a atual administração até março deste ano, com forte influência em cargos na Prefeitura, alguns até mesmo com familiares.

No discurso do candidato, mesmo em tom otimista, uma ponta de rancor quando ele cita: “A força do Cabresto”, falou em “cidade abandonada” e da falta de salários para os funcionários para o funcionalismo, quando eles (vereadores) aprovaram um aumento de 4% para os funcionários e de 11% para seus próprios salários. Hoje um vereador custa para o município (Salários + assessores+ gabinete+ verba de representação na faixa de R$ 25.000,00) Ele falou em valorizar o agronegócio, criar a casa do artesão, e cortar cargos comissionados na prefeitura. Deu ênfase  ao  funcionamento da instituição do câncer, que sabemos dependerá do SUS, que vive em estado de penúria.  E, com eloquência, voltou a falar em “Não curvar a coluna cervical para os atuais donos do poder” Agora é esperar seu programa de governo, para ver de onde virão os recursos!

No discurso da vereadora Grácia Araújo, dona de uma bela história de vida que começou com o avô e o pai, ela desassociou a crise local da nacional, possivelmente por um equívoco de sua assessoria, pois como sabemos tudo que estamos passando se deve à política equivocada de Brasília.

Responsável pelo cerimonial, o talentoso Leandro de Faria, como sempre impecável!

Registro:  Muitos eleitores do veterano Amarílio, saíram de casa pensando em tê-lo como candidato à prefeito.

Elton Belo Reis
julho 31, 2016

Revolução Liberal de 1842 e o Palácio da Revolução Liberal de Barbacena.

Hoje, onde esta a Câmara Municipal de Barbacena é o prédio do Palácio da Revolução Liberal. Prédio situado no coração de Barbacena, a Praça dos Andradas, antiga Praça da Intendência. Onde hoje vemos o Monumento do Dr Crispim Jacques Bias Fortes, antes era o Pelourinho barbacenense. Local onde pessoas eram condenadas, chicoteadas presas ou executadas pelos seus crimes. O Palácio da Revolução Liberal de Barbacena, antiga Casa de Câmara e Cadeia, construção típica da época colonial é anterior ao de 1789 quando foi adquirida pelo Senado da Câmara de seu antigo proprietário, Sr. João Afonso Rodrigues, quando passou a ser usado para fins públicos. O projeto arquitetônico, embora não documentado, é atribuído ao conhecido construtor português José Fernandes Pinto de Alpoim, que fez fama como construtor dos grandes prédios públicos das Minas Gerais do séc. XVIII. Mas enfim, o que motivou a Revolução de 1842?

PRAÇA DA INTENDENCIAO Prédio de dois andares onde hoje a Câmara Municipal de Barbacena tem o título de “Palácio da Revolução Liberal”.

Tal revolta originaria das disputas políticas entre “Liberais e Conservadores”, esta batalha demorou dois meses e dez dias..

A Revolução Liberal de 1842 foi um levante dos liberais da província de São Paulo e Minas Gerais.

Ao final das Eleições do Cacete o Partido Liberal havia conseguido eleger a maioria dos deputados eleitos para a Assembléia dos Deputados.História do Brasil O Partido Conservador sabia que os Liberais haviam fraudado as eleições e por isso buscaram a anulação dos votos.  Eleições do Cacete é o termo popular para definir o pleito realizado em 13 outubro de 1840, transição do período regencial para o segundo reinado, que teve como governante D. Pedro II, recém instituído imperador do Brasil após o Golpe da Maioridade.

O pleito foi marcado por fraudes e  uso de violência física. Para garantir a vitória do Partido Liberal, o governo alterou todo o processo eleitoral nomeando novos presidentes para as províncias e substituindo chefes de polícia, juízes de direito e oficiais superiores da Guarda Nacional de orientação conservadora.

Capangas contratados pelos liberais invadiram os locais de votação para coagir eleitores e ameaçar de morte adversários políticos. As eleições de 13 de outubro de 1840 deram vitória aos liberais e ganharam o lema irônico: “para os amigos pão, para os inimigos pau”.

.O Conselho de Ministros, formado na maioria por Conservadores, solicitou a D. Pedro II que anula-se os votos da Eleição do Cacete. Em 1842 O Ministério Liberal foi dissolvido e os Conservadores novamente retornaram ao poder.

Não aceitando a troca de ministério, os Liberais iniciaram uma revolta que ficou conhecida como Revolução Liberal de 1842.

Daí,liberais de duas províncias aderiram a revolução,os paulistas e mineiros.

Em São Paulo, a Revolta Liberal iniciou-se na Cidade de Sorocaba. Na província paulista, o movimento foi liderado pelo ex-regente Antônio Feijó e pelo Brigadeiro Tobias de Aguiar. As cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Lorena e Silveira, também decidiram apoiar os Liberais.

Na Província de Minas Gerais, a revolta irrompeu a 10 junho de 1842 em Barbacena, escolhida como sede do governo revolucionário.

 Nossa cidade aderiu à Revolução Liberal. Instada pela Guarda Nacional e o povo, a Câmara Municipal declarou a cidade sede do governo da província e deu posse a José Feliciano Pinto Coelho da Cunha (1), depois Barão de Cocais, como “presidente interino da Província”.

barao de cocais(José Feliciano Pinto Coelho da Cunha (Barão de Cocais)- Presidente interino da Província).

Dentre os barbacenenses que atuaram no movimento, além do Conde de Prados(2), participaram o Cel. Marcelino Ferreira Armond (3), João Gualberto (6), Pedro Teixeira, Antônio Teixeira de Carvalho (5) e o vigário Joaquim Camilo de Brito. Depois deste episódio, ficaram presos vários dos revolucionários na “Cadeia Velha de Barbacena”, dentre eles o Conde de Prados. Que por sinal, informações do Padre Mestre Correia de Almeida, o Conde de Prados, saía por vezes da prisão para atender a necessitados na Santa Casa de Misericórdia, gratuitamente.

revoluçao liberal 1842 arevoluçao liberal 1842Principais articuladores e Aristocratas da Revolução de 1842.

CondepradosConde de Prados

Em 4 de julho, em Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), as forças legais foram batidas pelos revoltosos comandados pelo Cel. Antônio Nunes Galvão. Os revoltosos receberam novas adesões notadamente de Santa Luzia, Santa Quitéria, Santa Bárbara, Itabira, Caeté e Sabará. A notícia da derrota dos revoltosos paulistas colocou os mineiros em desacordo sobre atacar Ouro Preto.

Esse grupo de barbacenenses conseguiu organizar unidades revolucionárias nesta comunidade serrana, devidamente treinadas para alcançarem legalistas de São João Del Rey, de Ouro Preto, Sabará e outras partes de Minas Gerais.

Em Minas Gerais a liderança da revolução ficou nas mãos de Teófilo Otoni (4). As cidades de Santa Luzia, Santa Bárbara, Caeté e Sabará apoiaram os liberais mineiros.

Teófilo_Benedito_OttoniTeófilo  Benedito Otoni.

Queriam os rebeldes liberais retomar o governo através da luta armada. Eles formariam a Coluna Libertadora que marcharia até ao Rio de Janeiro para derrubar o Governo Conservador.

O Governo Imperial decidiu continuar com seu apoio aos conservadores. Para combater os revoltosos liberais foram organizadas tropas lideradas pelo Barão de Caxias.

Tanto os liberais de São Paulo quanto os liberais de Minas Gerais foram derrotados e presos pelos comandados de Caxias.

Em 20 de agosto, acontece o memorável combate de Santa Luzia, vencido com dificuldades pelas forças legais, que lutavam contra cerca de 3.300 revolucionários, que sabiam tirar partido tático das excelentes condições defensivas oferecidas pelo local. Inseguros, os revolucionários procuraram concentrar-se no arraial de Santa Luzia, que proporcionava, por sua posição numa serra, facilidades de visão e tiros sobre os seus acessos, além de apoiar um de seus flancos no Rio da Velhas.
Com a vitória de Caxias em Santa Luzia, teve fim a revolta de Barbacena

Os que conseguiram escapar do cerco de Caxias refugiram-se no Rio Grande do Sul, onde foram acolhidos pelos Revolucionários Farroupilhas.

Com a subida do Partido Liberal ao poder em 1844, todos os liberais envolvidos na Revolta Liberal de 1842 foram anistiados.

(1)- Barão de Cocais- Nascido na Fazenda da Cachoeira, Vila de Cocais, distrito de Santa Bárbara (MG). Coronel do Exército, Veador da Casa Imperial, Cavaleiro e Comendador da Ordem Imperial de Cristo. Possuidor de imensa fortuna e muitas terras. Em 1822, participou do movimento da independência do Brasil. Fundou, em 1833, com um grupo de brasileiros em associação com capitalistas ingleses da National Mining Company, a Companhia de Mineração Brasileira da Serra de Cocais. Nomeado Presidente da Província de Minas Gerais em 1835, foi também Deputado à Assembléia Geral nas legislaturas de 1838 e 1848, além de líder da bancada do Partido Liberal. Em 1842, pôs-se à frente do movimento revolucionário eclodido em Minas, sendo aclamado, em Barbacena, Presidente interino da Província de Minas Gerais. Preso, somente em 1844 foi libertado, com a decretação da anistia para os implicados na revolta. Em 1855, recebeu o título de Barão de Cocais. Casado com Antônia Thomásia de Figueiredo Neves. Faleceu em 1869, na Vila de Cocais (atual Barão de Cocais, MG).

(2) Conde de Prados- Camilo Maria Ferreira Armond, barão, depois visconde e conde de Prados. Filho de Marcelino José Ferreira Armond, Barão de Pitanguy. Nasceu na cidade de Barbacena (MG), em 7 de agosto de 1815 e faleceu no Rio de Janeiro em 14 de agosto de 1882 (vejam sobre ele no mesmo BLOG ( http://www.city10.com.br/borges/?p=2331 )

(3)- Marcelino José Ferreira Armond, primeiro barão de Pitangui, (Barbacena, 12 de abril de 1783 — Barbacena, 17 de janeiro de 1850), nasceu na Fazenda dos Moinhos, freguesia de Prados.

Era o mais velho dos filhos de Francisco Armond, natural da Ilha da Madeira, e neto de francês para ali migrado, de onde a família veio para o Brasil. É pai do conde de Prados, Camilo Maria Ferreira Armond, e do comendador Honório Augusto José Ferreira Armond, mais tarde segundo barão de Pitangui.

Foi signatário do manifesto de 11 de fevereiro de 1822, da Câmara Municipal ao Príncipe regente, D. Pedro de Alcântara, concitando-o a fundar o Império do Brasil e oferecendo a cidade como sede do império.

Foi um dos chefes de maior prestígio do Partido Liberal na sua região e na província. Foi também nomeado coronel da Guarda Nacional, da qual era o comandante no município. Era homem de fortuna e prestígio social. Presidiu a Câmara Municipal de 1825 a 1826, e de 1845 a 1848.

Segundo o cônego José Antônio Marinho, na sua História do movimento político que no ano de 1842 teve lugar na província de Minas Gerais, o primeiro barão de Pitangui esteve envolvido naquele episódio. Dele disse: …”esse homem constantemente pacífico, cujo procedimento é uma garantia para a ordem pública, foi processado e chamado a juízo.”

Benfeitor, fez elevadas doações para o término da construção da igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, onde se encontra sepultado.

(4) Teófilo Benedito Otoni – Descendente de italianos, foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado geral e senador do Império do Brasil de 1864 a 1869.À época do Primeiro Reinado escreveu regularmente no periódico oposicionista “A Sentinela do Serro”, de que foi o principal redator.Foi um dos principais líderes da Revolução de 1842 em Minas Gerais. Foi vencido por Luís Alves de Lima e Silva, então barão de Caxias, na batalha de Santa Luzia. Preso e processado, foi julgado e absolvido por unanimidade em Mariana, sendo depois beneficiado pela anistia geral decretada pelo imperador Dom Pedro II.Teófilo Ottoni então se tornou um militante republicano. Foi o criador do costume de acenar para o povo com um lenço branco, tornando isso um gesto simbólico do liberalismo brasileiro.

(5)- Antônio Teixeira Carvalho, primeiro e único Barão do Rio Pomba  foi um nobre brasileiro, agraciado barão.

(6)- João Gualberto de Carvalho, 1.º barão de Cajuru (São João del-Rei, 1797 — São João del-Rei, 21 de fevereiro de 1869) foi um fazendeiro brasileiro.Filho de Caetano de Carvalho Duarte Filho e de Ana Maria Joaquina, era casado com Ana Inácia Conceição Ribeiro do Vale.Proprietário da Fazenda das Bicas, em Andrelândia, era tenente-coronel da Guarda Nacional, tendo participado Revolução Liberal de 1842. Em 1849 foi agraciado comendador da Imperial Ordem da Rosa. Criador de mulas, apoiou financeiramente a Guerra do Paraguai.Agraciado barão em 30 de junho de 1860. É pai do 2° barão de Cajuru, Militão Honório de Carvalho.

 

Fontes:

  • Wikipedia do Brasil.
  • Exercito Brasileiro.
  • Revolução Liberal de 1842 pelo Deputado.Federal Toninho Andrada.
  • Arquivo Câmara Municipal de Barbacena.

 

Idinando Borges
julho 28, 2016

Móveis incríveis criados para gatos Da Casa Vogue

gcom_design_moveis_para_gatos_03_2

Engraçados ou mal-humorados, os gatos são os animais preferidos pelos internautas do mundo todo. Eles fazem sucessos em vídeos e fotos que revelam sua fofura, preguiça, disposição para dar carinho e até o uso engraçado dos móveis da casa.

 

gcom_design_moveis_para_gatos_21_2

gcom_design_moveis_para_gatos_22_2LEIA MAIS

E não é sem motivo: por instinto, esses animais gostam de afiar as unhas, espremer-se em cantinhos apertados e andar por lugares altos. Sem contar o hábito de alguns se interporem entre os donos e as telas de computador e televisão.

Por isso, designers e arquitetos do mundo todo criam móveis para gatos. Assim os animais podem conviver com os humanos com mais conforto e segurança. E ainda funcionam como verdadeiros bibelôs, deixando a casa mais bonita e surpreendente.

 

novo

Idinando Borges
julho 28, 2016

COMO SERÁ?

democracia

Com base na sociologia,  autores procuram re-trabalhar, cada um a seu modo, o tema do “reconhecimento” como central para uma teoria crítica da sociedade contemporânea. Empobrecimento das cidades, partidos sem ideologia, valores despedaçados, politicos odiados, recessão e uma eleição em outubro. Em sintonia com o “caixa” do Brasil, este escrivinhador é de opinão que não deveríamos ter nem Olimpíadas e muito menos eleições! Mas vamos ter Olimpíadas  com riscos  e candidatos para as eleições não faltam!

O atual prefeito, dono de uma fulgurante carreira, pois foi vereador, deputado, Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas, empreendeu um vigoroso trabalho de restauração da credibilidade do município, mas abdicou de ser candidato, naturalmente com outros projetos em mente e sua dedicação como líder nato à frente da entidade municipalista AMM.

Com candidaturas postas, dependendo da homologação nas convenções, o homem do PSOL, Adailton Marques, Danuza Bias Fortes pelo PDT,  o  carismático vereador Kikito pelo desgastado PT e o vereador Ronaldo Braga pelo PMDB, com apoio do ex- prefeito Célio Mazzoni.

Corre por fora, como coringa, o veterano vereador Amarílio de Andrade, que aceita ser vice e seria um bom vice!

A pergunta que todos fazem, neste momento é: quem será o candidato do prefeito, que já provou ser capaz de eleger qualquer um! São muitos os pré-candidatos: os professores Mário Raimundo, José Augusto Penna Naves, o ex-vereador Pedro do Vale, o ex-secretário de Educação e Obras, Emiliano  Furtado, o médico e ex-secretário de saúde, Orleans da Costa, o presidente da ACIB, Flávio Franco e o engenheiro e dirigente do SAS, Luiz Álvaro Abranches.  Há uma expectativa de composição, trazendo um bom nome para vice.

Adailton Marques, comerciante foi candiadato em 2012 pelo PSOL e obteve 7.000 votos.

Danuza Bias Fortes: ex-vereadora e ex-prefeita, funcionária do TC. Mesmo tendo feito uma administração controvertida, espera voltar a ocupar a cadeira da Silva Jardim.

Carlos Roberto Batista, Kikito, vereador atuante e popular na periferia, terá como apoiador o médico e ex-deputado Edson Rezende e a militância, traída por Brasília, mas ainda aguerrida

Ronaldo Braga: vereador atuante, membro dos movimentos sociais da Igreja Católica, contará com apoio do ex-prefeito Célio Mazzoni e com apoio do vice-governador do Estado e ainda o doutor Temer, que não é popular.

Sá Grise: médico e vereador, trabalha numa coligação de três partidos para ser candidato, mas dependerá o veterano Amarílio de Andrade.

Idinando Borges
julho 26, 2016

A MÚSICA REGIONAL, REALIZAÇÃO CITY 10

13731726_1114978718573063_6850469328419752545_n

Acontecerá em Dores de Campos no dia 6 de agosto a primeira parada do Circuito da Viola City10, na Praça da Figueira. Este projeto da City10 visa valorizar a história da cultura sertaneja caipira em nossa região, oferecendo oportunidade a artistas locais de mostrar seu talento.

O evento que começará às 20horas e 15 minutos, terá a participação de Letícia Coimbra, os irmãos Raniere, Vinícius Freitas, e O grande show de encerramento será com LÉO MONTES & MIGUEL. Na locução, o competente Vandeir Antunes. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar, do Center Music e de Vandeir Antunes, o comunicador.

Idinando Borges
julho 25, 2016

Santa Casa realiza palestra ‘Liderança de alto impacto’ com Phill Magrat

58A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, dentro do seu processo de transformação por uma gestão focada em qualidade e resultados, promoverá na próxima sexta-feira, dia 29, a palestra ‘Liderança de alto impacto’, com o especialista Phill Magrat. Uma importante oportunidade para as pessoas poderem ampliar ainda mais seus conhecimentos. É aberta ao público, mas para quem não é funcionário da Santa Casa, será cobrada uma taxa de adesão. As inscrições devem ser realizadas previamente porque há um limite de vagas, e podem ser feitas no Núcleo de Ensino, Treinamento e Pesquisa – NETP, da Santa Casa. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (32) 3339-2415. Será conferida uma certificação através de declaração aos participantes.

Coach Phill Magrat (foto) – É professor há mais de 35 anos. Estudou psicologia na PUC- RJ; foi proprietário de cursos de idiomas; é dono de uma empresa de legendagem, narrações e traduções, que presta serviços para o EUA e a Índia, além de ser fundador da Taurus; é palestrante profissional há mais de 12 anos; treinador de vendas e técnicas de negociação e PNL practitioner. Formou-se pela Sociedade Brasileira de Coaching, em 2006, e se especializou em Life Coaching Skillse – pela Frame of Mind Coaching – From – Canadense; atua nos nichos de Coaching de Liderança,  de Carreira e de Vida; é coautor de ‘Treinamentos comportamentais’, ‘Team e Leader Coaching’ e ‘O segredo do sucesso pessoal’.

Palestra: LIDERANÇA DE ALTO IMPACTO – com Phill Magrath

Dia: 29/07 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Anfiteatro da Santa Casa

Idinando Borges
julho 22, 2016

Santa Casa: 164 anos a serviço da vida

 

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completou 164 anos de fundação na última quarta-feira, 20. Uma entidade que tem sua trajetória marcada pela ética e qualidade no seu atendimento. É atualmente uma grande e importante referência na área de materno infantil e também na alta complexidade de neurocirurgia. O sério trabalho que vem executando ao longo de sua história levou a Santa Casa a conquistar o título de ‘Hospital Amigo da Criança’. Atende à população dos 51 municípios que integram a Macrorregião Centro Sul, envolvendo uma população de quase 800 mil habitantes. O bem-estar de seu paciente é seu maior tesouro.

É uma entidade filantrópica, e tem como provedora Cleyde Maria Rocha Marks e como  provedor emérito, Bonifácio José Tamm de Andrada. (foto)Consultório Especial - Campos Junior 017

Na direção geral do hospital está Dr. Jorge Corrêa. A Santa Casa tem a maior parte de seu atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS, mas presta serviço também na área de convênios e particular. Seu funcionamento se pauta em ações de parceria principalmente com o setor público das esferas federal, estadual e municipal.

Serviços oferecidos à população: Clínica de Pediatria, Clínica de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica de Cirurgia, Clínica de Ortopedia, Clínica de Neurocirurgia, Clínica de Nefrologia, Clínica de Álcool e Drogas, Pronto Atendimento de Pediatria, Pronto Atendimento de Convênios e Particular, Ambulatório de Pediatria Geral, Consultório Odontológico para pacientes especiais, Consultório Odontológico de urgência, Casa da Gestante e Casa do Velho Amigo.

História

Santa Casa (2)

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena foi fundada pela Confraria ou Irmandade de Santo Antônio, organizada em 20 de julho de 1852, e inaugurada a 1º de Janeiro de 1858. Deve-se a fundação aos donativos de Antônio José Ferreira Armond, devido a herança herdada de seu irmão, padre José Joaquim Armond. Antônio José faleceu em 10 de janeiro de 1852, deixando em seu testamento quase toda sua fortuna para a fundação da Santa Casa. O testamento foi nomeado a Dr. Camilo Ferreira, o qual juntamente com o Vigário Joaquim Camilo Brito, organizaram a Confraria ou Irmandade de Santo Antônio, confiando a ela a direção do Hospital.

 

Foto: Assessoria Comunicação Santa Casa

Idinando Borges
julho 22, 2016

13ª Cia celebra aniversário em Barbacena por Ana Cobucci

A Companhia comemorou  seus quatro anos de criação em solenidade repleta de homenagens e ainda apresentou projeto de reforma da nova sede.

 Aconteceu no 19 de julho, no auditório do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Barbacena, a solenidade de aniversário dos quatro anos da 13ª Companhia de Missões Especiais. Diversas autoridades militares prestigiaram o evento que contou com entrega de medalhas e diplomas para militares que se destacaram em suas funções.

IMG_9367

O major Charley, falando durante o evento

O Comandante da 13ª Cia M Esp, Major Charley Ramos Vidal, agradeceu aos militares da Unidade pelo desempenho de todos não medindo esforços para a segurança da sociedade e lembrou que em apenas quatro anos de existência, a Companhia vem alcançando ótimos resultados no combate à criminalidade.

Ele também aproveitou a ocasião e apresentou o projeto da nova sede da Unidade. Um prédio existente no complexo onde funcionam a 13ª Região da Polícia Militar e o 9º BPM, será reformado e moldado para as necessidades da Companhia. “Quando assumi o Comando em fevereiro, percebi que a Unidade precisava de uma estrutura física. Estar na M Esp é um privilégio. Quando a gente faz o que gosta, o trabalho é diferente e é isso que sinto na 13ª Cia M Esp com todos os militares. Estar aqui é estar disposto. Estamos trabalhando e somando. Gosto de desafios e essa nova sede é assim,” disse Major Charley.

IMG_9434

Os militares que se destacaram nas atividades operacionais e administrativas de janeiro a julho de 2016 receberam um certificado e, logo em seguida, aconteceu a entrega da Medalha de Mérito Militar, graus prata e bronze. A medalha é destinada como reconhecimento aos bons serviços prestados pelos militares ao longo da carreira.

 

A 13ª Cia M Esp foi criada em 13 de julho de 2012. É composta pelo Pelotão ROTAM, Pelotão de Choque e o canil. A Companhia atua nos 61 municípios que integram a 13ª RPM em ações de maior complexidade. Desde sua instalação, a Unidade tem contribuído de forma significativa na redução dos índices de criminalidade violenta em toda a região.

Idinando Borges
julho 22, 2016

WORKSHOP MARKETING E MODA

O   Sindicomércio e Fecomércio em parceira com o Sebrae  estão promovendo a partir do dia 02 de agosto uma oportunidade única, fornecer informações para melhorar a imagem da empresa na internet, no ponto de venda e ainda mostrar tendência da moda.                      

PALESTRAS:

02/08/2016 –  “Internet e redes sociais como vitrine para o seu negócio”, com Paula Bento de Vasconcelos.

03/08/2016 – Tendências de Moda e Design para Primavera/Verão 2017 com Camilla Bertolin Sad e Déa Sad Grossi

Local: Salão do Senac – Praça Pedro Teixeira, 48 subsolo, Centro – Barbacena

Horário: 19 às 21 horas

  • OFICINA:

03 e 04/08/2016: “Merchandising e Vitrinismo no comércio”, com Paula Bento de Vasconcelos.

05/08/2016: “Como Elaborar Campanhas Promocionais”, com Paula B. Vasconcelos,

        Local: SEBRAE – Rua Humberto Wilke Borato, 81, sala 11 – Centro – Barbacena – Telefone: 3332-9686

Horário: 08h30 às 11h30 horas

CONSULTORAS:

    • Paula Bento de Vasconcelos: Especialista em Comunicação Empresarial, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais, Pós-graduanda em Design Instrucional, MBA em Marketing e consultora do SEBRAE.
    • Déa Sad Grossi , Pedagoga, sócia proprietária da loja Scenarium e Accessorium, consultora de imagem.
  • Camilla Bertolin Sad, Arquiteta e Urbanista (UFOP), proprietária da Elementtar.

 

INSCRIÇÕES: Pelo Site:

INVESTIMENTO: Um litro de LEITE em caixinha, que será doado para a APAE de Barbacena

INFORMAÇÕES: http://www.sympla.com.br/eventos?s=Barbacena

SINDICOMÉRCIO: Praça dos Andradas, Nº 130 – Centro – Tel.: (32) 3331-1214

SEBRAE: Rua Humberto Wilke Borato, 81 – Loja 07 – Centro Tel.: (32) 3332-9686

 

barbacena

Idinando Borges
julho 19, 2016

BARBA – SÍMBOLO DE MASCULINIDADE

13388618_167392580330521_715707062_nA barba virou o ícone do homem moderno. Se outrora era esquecida, rejeitada e tida como algo reservado aos marginais, agora ela voltou com muita força com todos os seus estilos. Clubes, comunidades e até associações da “Barba” surgem no Brasil. Em Barbacena, já ouve até um evento no Mirante Pub, cujo proprietário Cristiano do Mirante é dono de vasta barba com todas as credenciais para tal. Listamos alguns tipos de barba, a escolha é sua, lembrando que a mesma é essencialmente masculina.

Tipos de Barba

barbalonga2

Barba cheia

Full Beard (barba cheia) – Esse estilo não reserva muitos segredos, você precisa ter uma barba completa. Esse é o requisito mínimo e o tamanho dessa “barba cheia” pode variar. Para quem tiver rosto mais gordinho, o barbeiro recomenda que se apare mais as laterais do que a parte do queixo, dando uma leve afinada no rosto.

Shave-your-style-Prague-ChinCurtain-Nikita3_2dc683fb5f

Contorno do queixo

Contorno do Queixo - Esse estilo é ideal para quem tem poucos pelos na bochecha, porém precisa que os pelos da costeleta se estendam até o queixo. Homens com o rosto mais quadrado levam vantagem, mas não há mal nenhum em ter um rosto mais fino e usar esse estilo.

 

Bigode – Tem pouquíssimos pelos no rosto, mas quer ter alguma pelagem para botar moral? O bigode pode ser uma boa solução. Porém, todo cuidado é pouco: se os pelos do seu bigode forem muito grossos, você vai espetar muita gente por aí.

barbacavanhaqueestend

Cavanhaque com bigode

Cavanhaque- Outro estilo que sempre está na moda é o bom e velho cavanhaque. Se tiver o rosto muito gordinho, o barbeiro aconselha você a não usar. Outro detalhe é que esse estilo demanda um cuidado maior em manter o desenho para não parecer relaxado.

estilo_bigode_pistoleiro

Bigode pistoleiro com charme

 Pistoleiro – Costeletas longas e um bigode que se estende até o final do queixo, esse é o estilo pistoleiro. A barba é um acessório que faz parte de quem a usa, por isso ter um estilo de barba que combine com você é ideal. No caso do estilo pistoleiro, não são todos que ficam bem com ele.

APOIO

Perfume