Idinando Borges
junho 30, 2016

Profissionais da Santa Casa recebem treinamento sobre aparelho neuroendoscópio

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é uma instituição de saúde referência em alta complexidade na área de neurologia para os 51 municípios que englobam a Macrorregião Centro Sul. Na busca de melhorar e também oferecer novos serviços, a Santa Casa, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Programa Sociais – Sesaps, recebeu um aparelho neuroendoscópio, de última geração.  Na última sexta-feira, 24, toda a equipe ligada ao Centro Cirúrgico da Santa Casa passou por um treinamento conhecendo todo o processo de funcionamento do aparelho. Foram quase duas horas de treinamento ministrado por Fabrício Ribeiro, representante da empresa Strattner.

Profissionais recebem treinamentos

Com este aparelho, os profissionais de neurologia vão poder executar procedimentos que antes não eram possíveis devido à falta de equipamento adequado. Em muitos casos, por falta de recursos, o paciente tinha que ser encaminhado para Belo Horizonte e outros centros. Possibilitará fazer cirurgias minimamente invasivas – pouco corte, pouca lesão na cabeça, pequenas incisões e através das câmeras de endoscopia operar-se uma série de má formações, sangramentos. Com essa importante conquista para o sistema de saúde, a Santa Casa passará a ser o único hospital da região a ter essa tecnologia.

Foto: Assessoria da SCMB

Toda a equipe ligada ao Centro Cirúrgico recebeu treinamento

Idinando Borges
junho 29, 2016

Sebrae promove atividades

sebrae-1

Na semana de 4 a 7 de julho, a entidade promoverá diversas atividades em prol dos empresários: Curso “Negociações Eficazes” para empresários, gerentes e profissionais de vendas, compras e RH. Consultoria Individual em Marketing, Finanças e gestão. Haverá também oficina de “Como Elaborar um Plano de Marketing” e uma palestra intitulada “Qualidade no Atendimento ao Cliente” O Consultor será Daniel de Miranda Carvalho, administrador de Empresas com Habilitação em Marketing pela Newton Paiva e outras qualificações.  Maiores informações pelo telefone 3332-9686

 

Marcio Cleber
junho 23, 2016

Encontro de Violeiros é atração em Barbacena

Mais um Encontro de Violeiros, Violinistas, Sanfoneiros e Contadores movimenta a cidade de Barbacena neste final de semana. O evento teve início na sexta-feira, com várias atrações musicais da região. A programação continua neste sábado, 25, com diversas atrações na parte da noite. Já no domingo, 26, as apresentações iniciam às 13 horas e com uma ampla pauta de shows para animar o público até parte da noite. Uma verdadeira viagem no universo das músicas de raiz na voz de diversos artistas de Barbacena e cidades da região.

 Encontro de violeiros

É a segunda edição do Encontro em Barbacena, e a 15ª edição a nível regional. O é sem fins lucrativos e procura homenagear a música sertaneja caipira e raiz, oferecendo. Uma importante oportunidade para artistas na maioria amadores poderem mostrar seu talento e sua performance com a viola caipira ou a tradicional sanfona. O evento acontece no Campo do Grêmio, na Colônia Rodrigo Silva. Coordenado e apresentado por seu idealizador na região, o radialista e publicitário Vandeir Antunes, é realizando em Barbacena numa parceria com a União Comunitária de Barbacena – UCB, com apoio das Associações de Moradores dos Bairros Roman e Colônia Rodrigo Silva e a Prefeitura.

 O Encontro tem se transformado em uma verdadeira integração entre cidades pois os participantes atraem seus conterrâneos formando espontaneamente comitivas e caravanas para em três dias serem coadjuvantes de um encontro onde a essência são as coisas simples da roça e o jeito caipira acompanhadas pela viola, responsável por embalar esses sons e sonhos.

Marcio Cleber
junho 23, 2016

Arquidiocese quer reunir dez mil jovens no Jubileu da Juventude

As juventudes da Arquidiocese de Mariana têm um compromisso marcado para o dia 31 de julho. Nesse dia, será realizado o Jubileu Arquidiocesano da Juventude na Arena Mariana, na cidade de Mariana. O encontro, que pretende reunir dez mil jovens, faz parte da programação do Ano da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco. Estará também em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, que termina nesse mesmo dia, em Cracóvia, na Polônia.

A expectativa é de que cada uma das 135 paróquias da Arquidiocese envie pelo menos um ônibus de jovens para o jubileu. “O Jubileu da Juventude foi aprovado pela assembleia arquidiocesana, no final do ano passado, e tem como objetivo mostrar o rosto jovem da arquidiocese e, ao mesmo tempo, anunciar aos jovens a alegria de ser discípulo de Jesus Cristo”, explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins Dias. “Será uma grande oportunidade de nossa juventude experimentar de maneira forte a misericórdia de Deus”, completa.

A programação do dia começa com a concentração dos jovens no centro da cidade e uma caminhada até a Arena Mariana onde acontecerá leitura orante da palavra, confissões, missa e show. A missa será presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. “Será um dia forte de oração e congraçamento. Queremos que os jovens alcancem as graças próprias do Jubileu. Nossa orientação é que os jovens que vierem para o jubileu procurem se confessar na própria paróquia”, orienta o coordenador de pastoral.

Projeto de Evangelização das Juventudes

O texto base do Projeto de Evangelização das Juventudes será lançado no Jubileu. Segundo a coordenação do Jubileu, o projeto que está sendo elabora tem como objetivo “garantir a comunhão eclesial no processo de evangelização da juventude, reconhecer a diversidade das expressões de evangelização da juventude na arquidiocese e fomentar o diálogo das expressões de evangelização das juventudes em vista de ações comuns no respeito à identidade e especificidade de cada uma”.

Idinando Borges
junho 23, 2016

PACOTE EUROPA – 11 DIAS – MILLENIUM TURISMO

13315494_1005324956202259_5621793629714565348_n

O empresário Nei Armstrong e o animado grupo de Barbacena

Com um roteiro bem enxuto a empresa Millenium Turismo, que acabou de chegar de mais uma  viagem pelo Velho Mundo, lançou no início de junho mais um roteiro, desta feita: França, Espanha e Portugal em outubro. Na França, o roteiro é Paris, Castelos do Loire e a cidade do vinho Bordeaux. Na Espanha, Madri com muitos passeios, Ávila com suas muralhas medievais e Salamanca- conhecida como a cidade Dourada. Em Portugal, o roteiro começa por Coimbra; cultura e gastronomia, a religiosa Fátima e Lisboa.

1

O empresário Nei Armstrong e Márcia Alves em Londres

Os passeis são bem tradicionais: Torre de Belém, o majestoso Monumento dos descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimos. Visita à Baixa Pombalina – parte baixa de Lisboa e praças com referências às figuras de nossa história. No programa haverá uma tarde livre com passeios opcionais para Sintra, Cabo da Roca ou Cascais. À noite, a sugestão do empresário Nei Armstrong é um jantar numa Casa de Fados e danças folclórico Dia 30, o regresso ao Brasil. Para informações e valores, a Millenium Turismo está à disposição.

Na Loja 2, Nei Armstrong e Heloiza Helena Gamonal Gonçalves – Tel. 3331.4414 e na Loja 1, Júlio César Nascimento, Luciana do Nascimento, Fernanda Oliveira e Geovane Silva – Tel. 3331.3106

Idinando Borges
junho 22, 2016

AÇÃO SOCIAL UNIMED “O Tempo pode esfriar. Seu coração não” Graziela Braga

 “O Tempo pode esfriar. Seu coração não”   No dia em que a estação mais fria do ano começa, a Unimed Barbacena lança a campanha: O Tempo pode esfriar. Seu coração não.

001

Equipe “ouro” Unimed

Uma ação de mobilização e voluntariado para arrecadar cobertores, edredons e agasalhos que serão doados a APAE de Barbacena. A iniciativa faz parte do Dia de Cooperar que mobiliza centenas de cooperativas em todo o estado de Minas Gerais em prol do voluntariado e da cooperação.002

Segundo Graziela Braga, Assessora de Comunicação da Unimed, a escolha da APAE para receber as ações do Dia C se deu por uma série de motivos. “É uma instituição que tem um trabalho incrível e que passa por dificuldades neste momento. Fomos até lá e descobrimos que muitas famílias de usuários da APAE estão passando frio e olha que o inverno está só começando. Nossa proposta é arrecadar a maior quantidade de agasalhos e cobertores e entrega-los a APAE para que a área de assistência social deles faça a distribuição para as famílias que mais precisam”. A Campanha já começou e deixará na cidade caixas coletoras “ Criamos caixas com termômetros. A cada doação a temperatura aumenta. É um jeito lúdico de chamarmos atenção de nossa população e conseguirmos o maior número de doações possíveis para a APAE”. Teremos 5 pontos fixos de arrecadação: Sede e  Farmácia Unimed, Loja Camem Steffens ( Jardim Luz), Loja Complemento (XV de Novembro) e BQ Shopping (Rua Tiradentes). As caixas coletoras já estão disponíveis na Unimed, os outros locais receberão as caixas até o final desta semana.

cartaz agasalho

Muito mais pela APAE

Além dessa arrecadação, outra grande ação também beneficiará a APAE através do Dia de Cooperar. A rifa: A sorte é sua, o benefício é da APAE, onde os colaboradores da Unimed e os clientes do programa Viver Bem farão a doação de um grande kit de cozinha para ser rifado pela APAE. “A ideia é dar uma cozinha nova para o ganhador, com vários eletroportáteis e utensílios de cozinha, tudo novo e de primeira linha. ” O lançamento da rifa, acontecerá no sábado, dia 02 de julho, quando uma manhã de recreação movimentará o centro da cidade e terá a presença da equipe Unimed, colaboradores, familiares e usuários da APAE.   Para informações, ligue: 3339-3927

 

 

 

 

 

 

 

Idinando Borges
junho 22, 2016

Em Barbacena, a Capela de Nossa Senhora do Carmo

100563632O título  consagrado à Virgem Maria segundo a história teve como propósito  de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.  Há ainda hoje, grandes peregrinações ao Monte Carmelo. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de se estar ao serviço de Deus, privilégio para poucos.

Há templos majestosos no mundo inteiro, inclusive o belo exemplar no Rio de Janeiro à Rua Primeiro de Março, refúgio de muitos mineiros, radicados no Rio de Janeiro. Em Barbacena, a nossa capela é singela, mas é linda, considerada uma joia. O seu joalheiro, digamos assim é o músico e maestro Kleber Camargo, que trava uma luta cotidiana para manter sua joia sempre conservada e bela.

 

13450794_729719660464079_3625124895802354775_n13445374_1224365064254397_8595103481634581590_n

Em recente evento de bodas, o nosso número um em decoração Richard Viol, usou todo o seu talento e possívelmente inspirado, fez um belissímo trabalho e marcou para sempre sua dedicação à Nossa Senhora do Carmo. Aplausos!

Idinando Borges
junho 22, 2016

O Rotary Clube Barbacena encerra sua gestão 2015/2016 Por Áurea Vasconcelos

3

O Rotary Clube Barbacena encerra sua gestão 2015/2016  Pertencer a uma organização internacional que tem por objetivo prestar serviços humanitários, promover a boa vontade e a paz social é muito gratificante.  E é com este espírito e, com a certeza do dever cumprido, que no próximo dia 30, Maria América de Castro (foto) deixa a presidência do Rotary Clube Barbacena. Empreendedora por excelência, com notável capacidade administrativa e indiscutível liderança, ela encerra sua gestão com um belo histórico de realizações, através das quais concretizou o lema rotário deste ano, “ser um presente para o mundo.

Mantendo o propósito de “cultivar um profundo e zeloso carinho pelo clube”, ela desenvolveu projetos que abrangeram  diversas áreas,  sempre com a preocupação de doar trabalhos e  recursos, além de incentivar o companheirismo,  provocando a união e a mobilização dos associados no sentido das  múltiplas questões sociais.  Maria América foi responsável por uma brilhante atuação à frente deste ano rotário. E, por assim ser, meritoriamente, foi agraciada  com  vários prêmios por parte da  Fundação Rotária Internacional, entregues durante a  Conferência  Distrital de Búzios. Sua passagem pela presidência do Rotary Clube Barbacena solidificou o sentimento de orgulho do rotariano, despertou a ideia de que o presente sempre é possível e fecundou a esperança e o  otimismo quanto ao futuro.

APOIO

Sem título-2

 

Idinando Borges
junho 21, 2016

BOM PROGRAMA – ILHA GRANDE

enseada-do-abraao-ilha-grande-21

Anseada da Vila de Abraão

 

Maior ilha da baía de Angra dos Reis, Ilha Grande reúne mais de cem praias – entre elas, algumas das mais bonitas do Sudeste brasileiro, como Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço. O arquipélago, entretanto, oferece mais que cenários idílicos. As águas cristalinas abrigam rica vida marinha; as trilhas em meio à mata Atlântica descortinam rios e cachoeiras; e o clima rústico é garantido pela informalidade da Vila do Abraão, o centrinho da ilha. Por lá, não circulam carros ou motos – para chegar, só de barco, partindo de Conceição de Jacareí 30 minutos, Mangaratiba ou Angra dos Reis  em viagem de cerca de uma hora e meia.

O acesso pouco convencional é apenas um dos fatores que contribui para que a Ilha Grande continue com o astral de aldeia de pescadores, embora nos feriados e na alta temporada o movimento seja intenso. Os outros motivos ficam por conta da transformação da região em Parque Estadual e Reserva Biológica, o que colaborou para por fim aos acampamentos e construções irregulares.

 

A natureza exuberante faz com que o dia comece cedo na Ilha Grande – não dá para dormir muito levando em conta a infinidade de atrativos a serem descobertos durante os passeios. De barco, chega-se à Lagoa Azul, aquário natural e um dos cartões-postais da região em função da transparência das águas e da quantidade de peixes coloridos e estrelas-do-mar.

Para os mergulhadores credenciados, os pontos de parada são os muitos naufrágios e as lajes repletas de tartarugas, robalos e moréias. Já caminhando – há trilhas para todas as praias -, o roteiro principal é o que conduz à paradisíaca paisagem formada pelas areias finas e brancas e o mar azul esverdeado de Lopes Mendes.
Para entrar no clima da ilha, circule pela Vila do Abraão, onde estão pousadas, restaurantes simples e bares com espaço de sobra para dançar forró a noite toda. Já para experimentar os melhores pratos de frutos do mar da região, inclua no passeio de barco a enseada do Saco do Céu. Por lá estão o rústico Coqueiro Verde e o sofisticado Reis e Magos, que servem moquecas e paellas à altura das vistas que descortinam.

A segunda informação é que a questão “Como chegar”  deve ser bem entendida e pensada antes porque depende qual a localidade da  Ilha Grande que você pretende ficar.  Como pode ver no mapa, não existe um ponto único de desembarque na ilha porque sendo esta bem extensa, existem 3 diferentes pontos no continente onde se pode pegar uma embarcação.  Os locais de embarque são:

00-pousada-ilha-grande

Pousada e Bar

0f6e41_730a446389b6412e8b9ff7f88634b3ed

  • Centro da cidade de Mangaratiba;
  • Centro da cidade de Angra dos Reis (são 4 pontos de embarque diferentes);
  • Conceição de Jacareí que é um bairro de Mangaratiba na divisa de município com Angra dos Reis os horários são de hora em hora das 8;30 às 21:30 tanto do continente como da ilha, ver foto abaixo
  • Paraty – Ponta do cais, centro da cidade.

travessiasConceicao-Ilha-Grande

Mas não é só isso!  Existem outros fatores que podem determinar a sua escolha do ponto de embarque.  Alguns deles são:

Acesso Rodoviário

  • 1ª opção: Partindo do Rio de Janeiro – Automóvel – Do centro do Rio, subir a Av. Brasil até o bairro de Sta. Cruz, no trevo do Extra, acessar BR – 101 (Rodovia Rio – Santos).
  • 2ª opção: Partindo do Rio de Janeiro – Ônibus Especial, Viação Costa Verde: Rio/Mangaratiba Saindo do Edifício Garage Menezes Cortes, localizado no bairro do Castelo centro do Rio. Ver contato no quadro ‘’Linhas de Ônibus’’
  • 3ª opção: Partindo do Rio de Janeiro – Ônibus Especial – Viação Costa Verde: Rio/Mangaratiba – Saindo da Rodoviária Novo Rio, localizada no centro do Rio. Ver contato no quadro ‘’Linhas de Ônibus’’
  • 4ª opção: Partindo do Rio de Janeiro – Automóvel – Via Barra da Tijuca-RJ – Subir a serra da Grota Funda, passando por dentro de Santa Cruz até chegar na Av. Brasil, no trevo do Extra, acessar BR 101 – Estr. Rio Santos.

 

Idinando Borges
junho 17, 2016

A crise econômica saiu dos jornais. Agora, ela é “do lar”. Por Fernando Brito

Uma febre renitente me tirou as forças, ontem, para chamar atenção para um artigo muito interessante publicado ontem pela professora de Economia da USP, Laura Carvalho, na Folha de S.Paulo.

No entanto, a denúncia gravíssima do Diário do Centro do Mundo. de que a direção do jornal Valor Econômico “baixou uma ordem aos seus repórteres: ignorar qualquer ato ou palavra da presidenta afastada Dilma Rousseff. Exceto, quando a notícia seja negativa, ainda que mentirosa” acaba de criar o “gancho para voltar ao tema.

“Agora há grande tolerância com o deficit elevado, o índice inflacionário do mês passado, os reajustes no salário de magistrados e mesmo com as pedaladas fiscais, hoje consideradas uma forma legítima de redução da dívida. A ausência de qualquer proposta para a retomada do crescimento não desafina o coro dos contentes”, diz Laura.

A rubrica “país em crise” saiu das páginas. “O pior desde o ano tal, também”. A Bolsa e o dólar, que chacoalhavam com qualquer notícia no campo político resistem estoicamente às quedas de ministros e até à denúncia de que Temer esteve metido nas “doações” de Sérgio Machado.

Foi precisa a “sacada” publicitária do “não fale em crise, trabalha”. Foi só do que se falou e, agora, “não existe mais”

Sustentaram – e sustentam, agora mais discretamente, a versão de que a inflação está em queda – e os preços no varejo,sobretudo nos alimentos in natura, que haviam subido muito, de fato dão um “refresco” Mas não tratam senão com enorme discrição o pulo dos preços no atacado.

Hoje, a Fundação Getúlio Vargas divulgou a segunda prévia do Índice Geral de Preços, que mede a variação de preços entre 21 de maio e 10 de junto. Foi de 1,33%, simplesmente o dobro do registrado 30 dias antes. 0,68%. E o grosso deste aumento veio dos preços do atacado, que vão, adiante, bater no varejo: o IPA passou de 0,75% para 1,81%.

Mas você não lerá os famosos “é o pior desta o ano tal”, porque a crise econômica já cumpriu o papel que Laura Carvalho lhe atribui:semcrise1

” A crise econômica brasileira também se mostrou uma oportunidade de ouro para bloquear agendas democráticas crescentes –das mulheres, dos movimentos sociais, das minorias e da juventude– e viabilizar uma agenda ideológica de redução do tamanho do Estado.”

Cumprido seu papel político-ideológico, diz ela, o noticiário sobre economia já pode “descansar nestas últimas páginas de jornal”.

A economia e sua crise “sai das ruas para voltar a ser bela, recatada e do lar”.