Idinando Borges
maio 31, 2016

Aplausos para o Hotel Grogotó – I buoni piatti di Italia

 

 

13346788_1063998350337767_6144365263629874096_n

Claudinei de Paula, Wagner Ike, Ronie Peterson, Josiane Andrade, José Erasmo e Carlos André.

Na noite do dia 28, a joia do Senac promoveu mais um jantar temático – gastronomia italiana. À frente do evento: Sarah Roberta da Costa, Claudia Silva e o internacional chef Ronie Peterson. A equipe de cozinha participou da elaboração do cardápio – elogiadíssimo! Assumiram posições nas respectivas ilhas, os gabaritados profissionais: Claudinei de Paula, Wagner Ike, Josiane Andrade, José Erasmo, Natália Medeiros e Carlos André. Destaques: o antepasto teve uma infinita variedade, entre as quais: Carpaccio de Carne, bruscheta variadas e queijos. O chef Ronie Peterson movimentou o salão com seu carisma  servindo bruschetas quentes. De entrada os risotos  foram disputados com a atuação de Carlos André. Uma das ilhas  na categoria de Prato Principal movimentada foi a de Massa Fresca e Camarões Flambados com a atuação impecável de Wagner Ike e Josiane Andrade. Capítulo à parte foram os doces, feitos com técnica e amor, com certeza!

13312779_1063988163672119_6382601333547255140_n

13339695_1063988720338730_2348743797153804981_n

Wagner Ike e Josiane Andrade

 

 

13307235_1063988443672091_3165712701909938425_n

Natália Medeiros

13346875_1063988503672085_2550054467054004745_n

Ronie Peterson

Wagner Ike

Wagner Ike

Idinando Borges
maio 31, 2016

Santa Casa continua com campanha de doação de frasco de vidro por Márcio Cleber

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena continua promovendo uma campanha de doação de recipientes de vidro, que são utilizados para o armazenamento adequado de leite humano.  Os recipientes de vidro podem ser de qualquer tamanho e devem conter “boca larga” tipo de café solúvel, com tampas de plástico. As doações podem ser entregues na própria instituição, no setor de Obstetrícia, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17 h. Além de ajudar o Banco de Leite Humano da Santa Casa, com as doações de embalagens, você está contribuindo também com meio ambiente, já que os vidros reutilizados não serão descartados no lixo indevidamente.

O Leite Materno é o alimento mais indicado para recém-nascidos pelo menos até o sexto mês de vida, quando possível, devendo se estender o aleitamento até o segundo ano de vida da criança. Além de conter todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, é rico em anticorpos, o que confere ao bebê uma proteção contra diversas doenças. Para armazenar o leite doado é necessário um recipiente adequado. Por isso, a doação de vidros para armazenagem do leite tem grande importância, nesse processo de amamentação adequada.                                                                                                                                                                                                   

Este leite se destina, sob prescrição médica ou de nutricionista, para os recém-nascidos prematuros. O leite doado é analisado e pasteurizado em Juiz de Fora, no Banco de Leite Humano, sendo em seguida repassado para a UTI Neonatal em Barbacena e região, posteriormente é administrado aos bebês. Na busca de ampliar a doação do leite humano, a Santa Casa de Misericórdia, juntamente com o Instituto Vicente Araújo – IVA vem realizando o projeto ‘Amigos do Peito’, que é a busca do leite doado na casa das próprias mamães doadoras.img_1_495_14022014_962

Outras informações sobre a campanha de doação de vidros podem ser adquiridas pelos telefones (32) 3339-2420 / (32)9145-9191.

                          

Santa Casa: Hospital Amigo da Criança.

Elton Belo Reis
maio 30, 2016

Exposição de Orquídeas em Alfredo Vasconcelos

EXPOSICAO DE ORQUIDEASNos próximos dias 03 a 05 de junho, no Centro Cultural, na Avenida Agostinho Bianchetti, no centro, ao lado do Banco Bradesco, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), um Grupo de Orquidófilos irão promover a Quinta Exposição de Orquídeas na vizinha cidade de Alfredo Vasconcelos.

A exposição terá início na sexta-feira, 03, com variedades de especies bem como plantas hibridas. Já sábado, 04, às 10 horas acontecerá o julgamento das Orquídeas e de 11 às 17 horas a exposição é aberta à visitação pública. No último dia, domingo, 05, a abertura à visitação terá início às 09 horas. As premiações serão entregues às 15 horas e o encerramento acontece às 17 horas. O grupo de Orquidófilos estão esperando a presença de cultivadores da Região bem como visitantes de outros estados.

Além da Exposição das Orquídeas, haverá exposição de artesanatos daquela região bem como venda de Orquideas, vasos e adubações, vale a pena visitar.

A entrada é franca.

.

Elton Belo Reis
maio 30, 2016

O roubo da mula…

 

Ocorrido justamente a 193 anos em Barbacena.

Gal Brig Raimundo da Cunha MatosGal.Brigadeiro Raimundo da Cunha Matos.

Passando pelo Arraial da Igreja Nova da Borda do Campo (Barbacena), em 01 de maio de 1823 o General Brigadeiro Raimundo da Cunha Matos, teve a pior das impressões sobre alguns tipos de moradores, fazendo menções como vadios, meretrizes e ladrões. Diz…….os Ranchos do Córrego de Barbacena a Patos de Minas, reúne-se um tão grande numero de vadios(…..)que tão poucas pessoas deixam de se lamentar a perda de alguma coisa, a que estes cavaleiros da industria podem lançar o olho e imediatamente a mão.

O número de bestas que aqui furtam é incrível e não se passam horas em que o Comandante do distrito receba queixas e reclamações, não só dos moradores da Vila, mas também os viandantes que se acomodam nos sobreditos ranchos. Seria o próprio General uma vitima dos ladrões de muares de Barbacena, fato que, sobremaneira, o indignou!

tropeiros

   Estive na Vila de Barbacena por me haverem furtado uma mula que recebi de presente do Exmo Senhor Antonio Joaquim da Costa Galvão, Governador de Armas do Mato Grosso (…) com o sentimento do furto da mula (….)vim pernoitar no Engenho alem dos Valinhos (…)

No Rio de Janeiro, vim saber que o mesmo meu tropeiro foi o ladrão da mula que desapareceu em Barbacena; que vendeu-a por 85$000 reis. De tais acontecimentos ninguém se pode livrar; roubo de uma besta durante uma marcha terrestre é semelhante ao desarvoramento de um mastro de qualquer navio no mar.

tropeiros a

Todas as cautelas são poucas na escolha de tropeiros e camaradas de estrada; mas de um ladrão de casa ninguém se pode escapar (…). No dia 1 de maio de  1823, quando falei sobre roubos de bestas nos ranchos da Vila de Barbacena, vaticinava que ai mesmo furtariam a bela mula com que tinha sido obsequiado.

tropeiros b

Raimundo José da Cunha Matos (Faro, 2 de novembro de 1776 — Rio de Janeiro, 1839) foi um militar e historiador luso-brasileiro. Sua obra considerada principal é a Corografia Histórica da Província de Minas Gerais (1837), um repositório de informações sofre a referida província, sendo considerado um dos mais completos e ainda hoje não superados estudos a respeito do assunto, fonte indispensável para todos aqueles que pretendem investigar a história de Minas Gerais.

(Do livro Itinerário do Rio de Janeiro ao Pará e Maranhão pelas Províncias de Minas Gerais e Goiás – Coleção Memórias de Minas.

Idinando Borges
maio 28, 2016

Eventos em Veneza – mês a mês por Isa Discacciati

 

o que fazer em veneza

Um dos modos mais bacanas de curtir uma cidade, é se misturar a seus moradores durante as festas tradicionais. Além do famoso Carnaval, Veneza reserva durante todo o ano, atrações populares e antigas que passam de geração a geração sem perder a força. A gente separou os eventos em Veneza mês a mês  para, caso você estiver passeando por aqui, possa participar.

 

Janeiro – Fevereiro – Março

Auguri di Capodanno

Faz muito frio em Veneza no inverno, mas a cidade é um charme. A neblina e os homens vestidos com os tradicionais tabarros (são mantos de lã) dão o tom à estação. É no meio deste frio todo que no primeiro dia do ano (1º janeiro) acontece a tradicional festa Auguri di Capodanno. Vários banhistas dão um mergulho nas gélidas águas do Lido di Venezia, para saudar o ano novo. O mergulho é seguido de um lanche com especialidades típicas da época como o cotechino e a lentilha. Mais info no site oficial.

ano novo em veneza

Regata da Befana

A festa da Befana acontece no dia 6 de janeiro, dia da Epifania, em toda a Itália. A tradição diz que no dia 6 uma velhinha passa para todas as crianças, assim como o Papai Noel. Se a criança foi boa durante o ano, a Befana (uma velha que parece mais uma bruxa) deixa alguns doces, caso contrário, um pedacinho de carvão. Em Veneza a comemoração se faz com a Regata da Befana, onde senhores travestidos de Befana participam de uma competição que dura 15 minutos. A partida é da parada de vaporetto San Tomá (geralmente às 11 da manhã) e a chegada em Rialto, onde são distribuídos chocolate quente e vin brulè.

eventos em veneza

Carnaval

O tradicionalíssimo Carnaval que pouco se parece com o nosso acontece geralmente de fevereiro a março. Para consultar a data, acesse o site oficial do evento. Em 2016 a festa começa mais cedo. Dia 24 de janeiro a abertura oficial no bairro de Cannaregio com o espetáculo sobre as águas. As festas no período de carnaval são tantas: A festa das Marias, os concursos de máscaras, as festas privadas nos palácios históricos e o tradicional voo do anjo, um dos espetáculos mais aguardados.

atrações carnaval de venezaAbril

A época de primavera é muito agradável. Temperaturas amenas no início e calorzinho a partir de maio.

Festa de São Marcos e Festa del Bocolo

O padroeiro de Veneza é festejado no dia 25 de abril, na mesma data se comemora na Itália a libertação do país do regime fascista. A tradicional procissão na Piazza San Marco é marcada por uma legião de pessoas carregando a bandeira com o leão símbolo de Veneza. No mesmo dia, junto à procissão você verá algumas pessoas carregando rosas, é que comemora-se também a Festa del Bocolo, quando os venezianos presenteiam sua amada com um botão de rosa.

veneza o que fazerVogalonga

Uma das regatas mais importantes da cidade e um verdadeiro espetáculo. A cada ano pessoas de todo mundo vêm a Veneza para participar desta regata,com barcos das formas mais variadas, mas com uma coisa em comum: movidos a remo. No final todos ganham medalha e diploma. A saída é de San Marco e a chegada na Punta della Dogana com um percurso de aproximadamente 30 km. Um verdadeiro espetáculo que acontece no terceiro domingo de maio. Mais info no site oficial.

atrações de veneza

Bienal de Veneza

Famosíssimo evento que recebe artistas do mundo inteiro e conta ainda com manifestações paralelas. A cidade fica cheia de gente descolada e interessante. As mostras acontecem nos Jardins da Bienal e no Arsenal, além de edifícios espalhados por toda a cidade. Nos anos ímpares acontece a Bienal da Arte e nos anos pares a Bienal da Arquitetura. O evento vai de final de maio até metade de novembro. Consulte a programação no site oficial.

bienal de veneza o que verJulho – Agosto – Setembro

Festa do Redentor

Certamente uma das festas mais aguardadas da cidade. A igreja do Redentor foi construída em 1577 em projeto de Palladio para agradecer o fim da peste que assolou Veneza na segunda metade dos anos 1500. Ainda hoje, os venezianos agradecem o fim da peste. Vários barcos invadem a bacia de San Marco e dentro deles as pessoas comemoram com pratos típicos e muito prosecco, esperando o espetáculo de fogos de artifício. A cidade fica lotada e quem não tem barco assiste à beira da Giudecca, da Zattere ou dos terraços dos palácios históricos. No dia seguinte todos atravessam o Canal da Giudecca a pé pela sugestiva ponte formada por barcos. É um verdadeiro espetáculo. A festa do redentor acontece no terceiro domingo de julho (os fogos na noite de sábado). Mais info no site oficial.

festas em veneza

Venezia Jazz Festival

Superevento para os amantes do jazz, acontece na terceira semana de julho. Os shows acontecem em praças e espaços abertos, mas também em estrututuras importantes como teatros, museus, Peggy Guggenheim e Punta della Dogana. Info no site oficial.

veneza festival

Mostra Internacional do Cinema É o período em que Veneza fica repleta de VIP’s. Se você der sorte, ou se for até o Palácio do Cinema, no Lido de Veneza, pode ver algum artista famoso. O acesso às salas de projeção é livre, mas a pagamento. Todos os anos, o festival tem uma madrinha que, além do discurso de abertura e fechamento, faz pose para a tradicional fotografia na praia do Lido. Mais info no site oficial.

mostra cinema em veneza quando

Regata Histórica

Outra regata famosíssima que acontece no primeiro domingo de setembro. A competição dura o dia inteiro com barcos a remo típicos decorados conduzidos por crianças e adultos vestidos com costumes de época. É um verdadeiro mergulho no tempo, pois o cortejo histórico é um desfile de personagens de época: duques e duquesas em uma reconstrução do passado da República Marinar. Mais info no site oficial.

eventos venezaOutubro – Novembro – Dezembro

Maratona de Veneza

A maratona sai da Villa Pisani, na localidade de Stra (província de Padova) passando pela Riviera del Brenta, Parco San Giuliano e chegada em Veneza pela Ponte da Liberdade. Na cidade, a maratona passa por pontes com passagem pela Madonna della Salute. Para chegar a San Marco, os corredores passam por uma ponte de barcos. A chegada final é nos Jardins da Bienal. A competição acontece em um domingo de outubro. O percurso é de 42,195 km) Mais info no site oficial.

festas veneza

Festa della Salute

Acontece no dia 21 de novembro e, assim como a festa do Redentor, é uma comemoração religiosa em agradecimento pelo fim da peste bubônica. Os peregrinos visitam a igreja da Madonna della Salute, uma das mais bonitas de Veneza. Para facilitar o acesso é construída uma ponte de madeira que liga Santa Maria del Giglio à Punta della Dogana. É um momento também de comemorar com comidas típicas.

o que ver em veneza

Réveillon na Praça São Marcos

Uma versão invernal do ano novo de Copacabana. Música, espetáculos e fogos de artifício para quem tem coragem de encarar o frio e muito calor humano. A Praça fica lotada. Para quem prefere conforto, várias festas em muitos hotéis e palácios históricos são programadas na cidade. Confira no site oficial.

ano novo veneza

As fotos são da internet

Idinando Borges
maio 27, 2016

Cult – O Iluminati abriu suas portas

 

Foto 7

Maristela Guedes (Artista Plástica) Carolina Trindade (Produtora do Arte in Casa) Ricardo Oliveira (Artista Plástico)

Aconteceu nas noites dos dias 19, 20 e 21 o  “Projeto Arte in Casa” no aconchegante restaurante Iluminati como o objetivo de apresentar ações culturais para a comunidade com gente da terra e região que transitam na pintura, desenho, fotografia, escultura, música, teatro e literatura. Os eventos foram pensados e idealizados com a finalidade  de proporcionar uma interação entre artistas e público e proporcionar reflexões críticas sobre as manifestações culturais e a importância destas para sociedade. Foram mostradas as obras de Lourival Vargas, Maristela Guedes, Ricardo Oliveira, Maria Ignez Pereira, Camila Patrício, Mell Caetano e Instituto Olhar Down. Na poesia, gente de talento como Luis Henrique Trindade, Cássio Barreto e Fabrício Avelino. Teve também o ator Tiago Branco que fez interações artísticas e a apresentação do Jornal Ponto Vírgula. A parte musical ficou a cargo dos cantores:  Matheus Duque & Luiz Fernando – Duo in Jazz; Ana Clara Castro;  Vivian Trindade; Andro Vargas & Carlinhos Delbem. E na abertura, o internacional Chef Ronie Peterson e sua  Paella Mineira. A coordenação foi da produtora cultural Carolina Trindade. A exposição segue até a primeira quinzena de junho no Iluminati – Rua Martinho Campos, 117 a partir das 19 horas. Mostro + no Facebook.

Foto 18

Equipe Arte in Casa

Idinando Borges
maio 27, 2016

A “Quinta Cultural” da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME,

predio

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FUNJOB) é uma das escolas médicas de Minas Gerais, criada em 1971, quando ocorreu seu primeiro Concurso Vestibular e reconhecida por um decreto federal em 11 de Novembro de 1976. É uma escola tradicional em que já se passaram professores famosos, como o patologista Luigi Bogliolo e o anatomista Fatini. Está entre umas das melhores faculdades de medicina do Estado.

13307284_1385342558149247_4325384078427364974_n

 

 

O Projeto de Extensão “Quinta Cultural” da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME, em comemoração aos 45 anos da Faculdade, apresentará na Praça Presidente Antônio Carlos – “A Praça é Nossa”, no dia 02 de junho de 2016, às 19h, Jéssica Cirino e Lauro Sousa, interpretando os grandes nomes da Música Popular Brasileira – MPB, Pop Rock, Bossa Nova antiga e contemporânea, como Elis Regina, Cássia Eller, Capital Inicial, Cazuza e Maria Gadú. Essa dupla veio direto de Itambacuri, interior de Minas Gerais, e tem passagem em vários festivais com músicas autorais, como o promovido pelo Instituto Curupira da cidade de Barbacena e Festival grandes apresentações pelos bares de Barbacena e região. Venha curtir o da Canção de Itambacuri. Atualmente, Jéssica e Lauro fazem melhor da MPB na Praça Presidente Antônio Carlos, “Espaço A Praça é Nossa”

APOIOlogo-o-boticario

Idinando Borges
maio 25, 2016

THIAGO FARIA PUPO NOGUEIRA NO BLOG DO BORGES

O Blog do Borges é uma concessão exclusiva da City10 Telecom e contou até ontem, além de Áurea Vasconcelos Grossi, Márcio Cleber, Elton Belo Reis com o jovem Daniel Oliveira Zille. Daniel nos deixou por motivos de ordem pessoal. Agradecemos suas dicas e continuaremos de portas abertas para qualquer assunto de seu interesse.

1016365_506674942783433_559864001_n

Quem vai estar no Blog é o Thiago Faria Pupo Nogueira (foto). Ele e bacharel  em Publicidade e Propaganda pela UNIPAC – Barbacena e pós-graduado em administração e marketing pela UFSJ. Empresário com mais de 10 anos de experiência, atuando nas áreas de publicidade, administração, gestão e planejamento estratégico. Sócio proprietário do Jornal Folha de Negócios e M2T Publicidade Carro de som. Professor do Colégio Aprendiz, ministrando aulas deMarketing e Gestão de Negócios. Em nome de todos, agradecemos e contamos com seu inegável talento.

Então, mãos às obras….!

 

logo-o-boticario

 

 

Idinando Borges
maio 24, 2016

GLÓRIA EVENTOS REALIZA EVENTO NA AMAN – RESENDE – RJ

 

 

IMG_5045

Equipe de organização do Baile e a empresária Maria da Glória Bittar de Castro Pereira

Há mais de cinco anos prestando serviços na AMAN com várias edições do Baile do Espadim (formatura do Curso Básico) e do Espadão (Formatura dos Aspirantes) a empresa de Barbacena também tem realizado o Baile da Rainha das Armas – Infantaria – sempre no mês de maio, numa programação de eventos que termina com um Baile de Gala que é a confraternização entre os Cadetes e familiares, sempre com a supervisão hierárquica da conceituada escola militar. A Glória Eventos levou parceiros de credibilidade: o Buffet Parthenon, a Formassis, Nestlé Cortinados, CrisDani Decoração e a Banda Sputnik, a Segurança Mib, e a sempre eficiente Dani Vidal, produtora local da Glória em Resende. A equipe de recepcionistas foi especialmente conduzida por Alexandre Braga para atuar no evento !

IMG_5126

Oficiais convidados e a empresária Maria da Glória Bittar de Castro Pereira

IMG_4995

Decoração CrisDani- Barbacena

IMG_5006

Decoração CrisDani – Barbacena

IMG_5024

A equipe de Recepção da Glória Eventos com as executivas, Renata Assis Braz e Maria da Glória Bittar de Castro Pereira

 

Marcio Cleber
maio 24, 2016

Santa Casa amplia horário de visitação

Uma pessoa quando está enferma fica muito fragilizada. O contato desse paciente com seus familiares e amigos é muito importante e contribui de maneira perceptível para sua recuperação neste momento, principalmente quando está enfermo em um hospital. Na busca de proporcionar esse contato maior dos pacientes/famílias/amigos, que a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena ampliará a partir do dia 1º de junho, o horário de visitação.  Uma ação extremamente voltada para o social e a humanização.

Com a reorganização do horário de visita, os familiares poderão estar também com os pacientes na parte da noite. Na UTI Adulto, as visitas são diárias e passando a ser das 16h às 18h na parte da tarde; e na parte da noite, das 20h às 22h. Na área das Enfermarias Setoriais, também é diária a visitação, sendo das 15h às 18h e na parte da noite, das 21h às 22h. Na UTI Neo Natal, a visitação dos pais é permanente durante todo o período de internação, e como a Santa Casa é um Hospital Amigo da Criança, não tem restrição para visitação dos pais; e para os demais visitantes das 16h às 18h e das 20h às 22h.

Em relação à troca de acompanhantes, sempre nos seguintes horários: 7h às 9h; das 13h às 14h30 e na parte da noite, das 18h às 20h. É importante ressaltar que é proibida entrada nas dependências do Hospital trajando shorts, minissaias, blusas decotadas e outros. É obrigatório apresentar um documento de identidade.

A instituição solicita aos visitantes que obedeçam as regras impostas para o bem-estar do paciente para não proporcionar aumento da taxa de infecção e também para não ocasionar outras intercorrências, pois é terminantemente proibida entrada de alimentos, medicamentos não prescritos e outros produtos.