Idinando Borges
outubro 31, 2015

CAFÉ DA MANHÃ NA ITÁLIA POR ISA DISCACCIATI

café da manhã na itália

Ciao a tutti! Há uns dias perguntei no Facebook se vocês leitores gostariam de uma coluna no blog sobre como é viver na Itália. Não esperava tantas respostas positivas. Fiquei contente, mas ao mesmo tempo receosa porque sei que as expectativas são muitas e infelizmente eu não vivi todas as experiências que as pessoas têm curiosidade de saber.

Posso falar pouco ou nada sobre escolas porque não tenho filhos. Posso dar uma pincelada no mercado de trabalho. Assuntos burocráticos não são muito a minha praia. Custo de vida é um assunto um pouco difícil, já que cada um tem seus hábitos, mas eu já fiz um post geral sobre isso e sobre como é viver na Itália, com algumas informações importantes. Se esta é a sua curiosidade, leia aqui.

Se você quiser saber como é o dia a dia, os costumes, as diferenças, curiosidades etc, é exatamente sobre isso que eu quero falar nesta coluna “Viver na Itália”. Quando a gente vive em outro país, aprende realmente a apreciar e a respeitar as diferenças. Isto é primordial para se viver bem. Terminado este longo preâmbulo, vamos ao que interessa. Hoje vou falar sobre o café da manhã à la italiana.

café manhã na itália

Na Itália, a cultura do café no bar é bem difundida. Algumas pessoas saem de casa sem tomar café da manhã e preferem comer no bar. É o momento de ler o jornal, dar bom dia ao barista, encontrar com o vizinho, o colega, enfim, socializar. Geralmente pedem café ou cappuccino e a brioche, que nada mais é do que o croissant. As opções são várias: vuoto (sem recheio) e recheado com chocolate, nutella, geleia, mel, creme etc. Quem trabalha e está com pressa, toma o café em pé rapidamente “al volo”, como eles dizem. Quem tem um tempinho senta e ainda lê o jornal.

café da manhã italiano

Quem toma café da manhã em casa opta por biscoitos, leite, café ou torradas com geleia. Mas a coisa interessante e mais marcante do café da manhã à italiana para nós, é que você jamais verá um italiano comendo algo salgado durante o café da manhã. É religioso isso para eles. Pode perceber que se você for a um bar e pedir um sanduíche ou tramezzino no café da manhã, vão achar insólito. E se você pedir um café ou cappuccino para acompanhar, pior ainda. Corre o risco de te olharem torto.

pão italiano
Pão de manhã? Não, aqui não tem

No intervalo na empresa onde trabalho, as colegas acham estranho quando eu como um biscoito salgado tipo cream cracker acompanhado de café. Italianos são muito puritanos e respeitosos com a comida e as tradições. Para eles alguns sabores simplesmente não combinam e nada no mundo fará com que eles mudem de ideia.

Com o tempo, a gente que mora aqui, começa entender as restrições deles com certas combinações e até a segui-las. Realmente não é legal tomar um cappuccino depois de um almoço, mas meu biscoitinho salgado com café que não abro mão.

Pão com manteiga, biscoitinho com requeijão, pão na chapa, ai, que saudade!

 

 

 

Idinando Borges
outubro 31, 2015

CITY10 TELECOM NO BUTECO NA PRAÇA

Gallery

This gallery contains 2 photos.

  A empresa City10 Telecom vestiu a camisa do evento promovido pela Acib Barbacena com apoio da Prefeitura Municipal e apresentou literalmente o evento com um stand movimentado. Um equipe jovem e bem treinada no atendimento ao público, deu um … Continue reading

Marcio Cleber
outubro 29, 2015

O Rotary Clube Barbacena e Faculdade de Medicina de Barbacena fazem campanha contra a hepatite C

O Rotary Club  Barbacena e a Liga de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina de Barbacena, estarão promovendo uma campanha de detecção do vírus da hepatite C, dia 7 de novembro, sábado, na praça dos Andradas. O evento terá apoio técnico do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais – SESAPS. Segundo a Presidente do Rotary Club Barbacena , Maria América de Castro, a Fundação Rotary pretende testar 1 milhão de pessoas no Brasil, afim de descobrir quem são estes infectados e que não sabem que são portadores da Hepatite C. Segundo a presidente, foi uma ação internacional do Rotary que nos últimos 20 anos conseguiu reduzir de 108 países para apenas três, os locais onde ainda resta o vírus da poliomielite , através da campanha Pólio Plus. Agora o Rotary parte para outra campanha de saúde com cunho humanitário, que é a redução de casos da hepatite C.

O professor de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina de Barbacena e Coordenador da Liga Acadêmica de Gastroenterologia, José Eugênio Dutra Câmara Filho, explica que no Brasil há registros de aproximadamente 3 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C e somente 300 mil sabem de sua doença. Assim, 90% dos infectados desconhecem que estão com o vírus e não buscam tratamento. “Destes, 60 a 70% têm mais de 45 anos, sendo a faixa etária que concentra o maior grupo de risco. Porém, em qualquer idade uma pessoa pode se infectar pelo vírus C.”, explica o especialista.  Segundo o médico, atualmente o tratamento de combate ao  vírus melhorou bastante a possibilidade de cura. Contudo, a demora no diagnóstico pode acarretar em evolução para cirrose hepática, por isso a necessidade do diagnóstico precoce da infecção. Para aumentar a p0revenção, a Associação  Brasileira dos Portadores de Hepatite está realizando uma campanha nacional e no caso de Barbacena, a entidade doou 500 kits de detecção que serão utilizados no dia 7 de novembro. O teste é aplicado nolo local é rápido e indolor. Os organizadores avisam que no mesmo dia, o CTA através do seu coordenador Dr. Angelo Dias Feres e do enfermeiro responsável, José Fernando Duarte estarão também disponibilizando testes para a detecção do HIV. A ação de saúde é gratuita e começa a partir das 9 horas da manhã.

 

Idinando Borges
outubro 24, 2015

FAZENDA CHACRINHA – VALÊNCIA – RJ

3766921013_3c88c18013_b

Fazenda-Chacrinha-x28

Manoel Pereira de Souza Barros adquiriu duas sesmarias de Joaquim José dos Santos em meados da década de 1840, mas levou algum tempo para estabelecer-se definitivamente com a família nas terras. Durante as décadas de 1850 e 1860, o capitão Souza Barros desenvolveu suas fazendas com lavoura de café.

Residindo na Fazenda Campo Alegre, entretanto, não abandonou Chacrinha. Nesta última, que já possuía casa de morada e engenhos construídos por Santos em princípios do século XIX, Souza Barros mantinha engenho de cana, para a produção de aguardente e açúcar, gêneros ainda importantes, inclusive como moeda de troca. A Fazenda Chacrinha foi reservada ao seu filho homônimo, que substituiu uma modesta casa de vivenda construída por Santos.

A atual sede da Fazenda Chacrinha começou a ser edificada no final da década de 1860 e foi concluída em 1881, mesmo ano que Manoel Pereira de Souza Barros é agraciado com o título de barão de Vista Alegre, coroando o auge de sua ascensão social. O barão herdou do pai 234 escravos e sabe-se que este número aumentou tempos depois. A abolição coincidiu com o mês de café maduro, por isso uma corrida contra o tempo surgiu para muitos fazendeiros. A safra de 1888 estava completamente comprometida, já que muitos haviam vendido o café no pé. Houve uma corrida aos bancos e casas comissárias. Com a perspectiva de perder tudo que havia conquistado e com a saúde abalada por complicações cardíacas o Barão de Vista Alegre falecia em 1891, com 42 anos de idade. A Fazenda Chacrinha que, estava hipotecada, foi arrematada pelos Esteves Irmãos e Cia., e sem sabermos do real motivo da dissolução do patrimônio rural dos Esteves, a fazenda foi novamente a leilão pelo Banco do Brasil, em 1901.

A Chacrinha foi administrada por vários proprietários ao longo dos anos, passando apenas por uma grande restauração, que foi concluída em 1987. Atualmente a fazenda está em excelente estado de conservação, e tem como vocação econômica, a criação de gado da raça nelore e girolando para corte e leite, além da produção da aguardente ‘Chacrinha’ (FOTO). A fazenda abre suas portas anualmente para os concertos do Festival Vale do Café, e recebe visitas guiadas, com reserva antecipada.

gar1

 Tel: (21) 2262-8685 – Fax: (21) 2240-5458 ou (24) 2453-4661

 

 

Idinando Borges
outubro 21, 2015

FAZENDAS HISTÓRICAS – Secretário em Vassouras RJ

Gallery

This gallery contains 2 photos.

A Vila de Vassouras foi criada em 1833 e no seu apogeu, ostentou o título de “maior produtora de café do mundo” e foi reconhecida como a “Princesinha do Café”. Foram construídos casarios e palacetes e os fazendeiros do café, … Continue reading

Marcio Cleber
outubro 21, 2015

Prefeito fala para empresários sobre obras realizadas na cidade

O prefeito Toninho Andrada esteve participando na noite da última terça-feira, 20, de um encontro com empresários na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Barbacena. Ele falou das dificuldades que o município vem enfrentando, mas o destaque maior de sua fala foram os investimentos que a prefeitura vem realizando em diversas partes da cidade. Um dos momentos mais esperados foi com relação às obras de mobilidade urbana que já estão sendo executadas na cidade e tiveram início na região do bairro Pontilhão. Todos os detalhes deste importante projeto que visa melhorar a parte de trânsito do município foram apresentados pelo secretário Municipal de Obras Públicas, Emiliano Campos. No final, Toninho Andrada respondeu a várias perguntas dos empresários, momento que aproveitou para esclarecer diversas dúvidas.

IMG_1992 IMG_2024 IMG_2002 IMG_2019

“Este encontro com a classe empresarial foi excelente por duas razões: primeiro que foi um momento que a Prefeitura Municipal teve para expor, principalmente, aos comerciantes, aos empresários os planos e as dificuldades que a Prefeitura vem vivenciando. Tivemos a oportunidade para falar, explicar com detalhes todo o projeto de Mobilidade Urbana e inclusive responder algumas perguntas. Por outro lado é importante também porque a prefeitura teve a chance de se expor”, destacou o prefeito Toninho Andrada. Ele ressaltou ainda que muitas vezes tem-se muitas informações para dar mas não encontra espaços ou setores da cidade que queiram de fato sentar e ouvir aquilo que a prefeitura tem para apresentar. “Agradeço aos empresários, as entidades, principalmente a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barbacena – CDL e a Associação Comercial e Industrial de Barbacena – Acib por este momento de fundamental importância”, destacou.

Na avaliação de Eduardo Miranda, presidente da CDL, foi um encontro muito proveitoso e esclarecedor. “Momento como este é bastante importante porque, nós do comércio, precisamos conhecer o que está acontecendo em nossa cidade. Todo o investimento feito no trânsito, seja de acessibilidade ou não, impacta em nossos negócios. Acreditamos que toda essa obra que vem sendo executada em relação à melhoria do trânsito será para o bem de Barbacena, e o que é bom para a cidade, é bom para o comércio, enfim, bom para todos nós”, disse destacando que é fundamental que a população pense positivo e acredite nas mudanças para melhorar a cidade.

A obra

Quem passa pela Avenida Governador Bias já percebe as melhorias que a Prefeitura vem executando dentro do projeto de Mobilidade Urbana. As obras tiveram início no dia 30 de setembro na região do Pontilhão e vem sendo executadas pela Etros Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório, em um investimento da ordem dos R$ 5 milhões. O projeto fará melhorias em diversos pontos da cidade. Dentre várias ações serão construídas 205 rampas de acessibilidade, construção de mais de 8 mil m² de passeios, instalação de mais de 8 mil metros de piso tático (alerta e direcional), pavimentação intertravado de concreto, demarcação viária horizonteal (mais de 3 mil m²), instalação de tachão monodirecional (430 unidades), implantação de 376 placa de sinalização vertical, 24 intevenções semaforizadas em cruzamentos.

 

Idinando Borges
outubro 20, 2015

Visita do Governador do Distrito 4580

Gallery

This gallery contains 2 photos.

O representante do Prefeito, o Secretário da Casa Civil, José Augusto  Penna Naves, a presidente do Rotary, Maria América de Castro e o governador, Cristóvão Mesquita Ferreira O Rotary Clube Barbacena recebeu no dia 16 a visita do Governador do … Continue reading

Idinando Borges
outubro 18, 2015

Dicas de hotel em Veneza Mestre por Isa Discacciati – Itália

Gallery

Muita gente que vem a Veneza acaba optando por hospedar-se em Mestre. Alguns a chamam de Veneza nova e a outra de Veneza velha, mas na verdade, Mestre é a parte “terrestre” e Veneza é a ilha. Ficar em Mestre … Continue reading

Marcio Cleber
outubro 15, 2015

Encontro Empresarial terá quatro palestras em sua programação

O Sindicomérdio de Barbacena, juntamente com a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais – Fecomércio e o Sebrae/MG promovem nos dias 26 e 27 de outubro mais uma edição do Encontro Empresarial – gestão com criatividade, este ano em sua sexta edição. O evento debaterá temas da política econômica, gestão empresarial, inovação, competitividade e estratégias para garantir a sobrevivência das empresas neste momento em que o país passa por uma situação econômica diferente.

Encontro empresarial

O Encontro Empresaria acontecerá no auditório do Senac Grogotó e os interessados em participarem precisam realizar sua inscrição previamente na sede do Sindicomércio, até o dia 25. Ao todo serão quatro palestras com pessoas de renome nacional e focarão suas apresentações justamente na questão motivacional incentivando os empresários a manterem seus negócios acesos, como também transmitir essa motivação a seus funcionários e como consequência, a seus clientes, para que reverta em mais vendas e menores efeitos da retração econômica.

No primeiro dia, as atividades iniciam às 18h30, com o credenciamento. Logo em seguida, workshop com Evandro Albuquerque, que ministrará o tema: Qualidade de vida – o grande negócio. Evando é psicopedago, especialista em filosofia contemporânea e professor universitário há mais de 20 anos. No mesmo dia, tem a palestra com Cláudio Forner sobre os novos desafios do varejo no Brasil. Cláudio é conselheiro e consultor no Reality Shows ‘O aprendiz’, autor de sete livros na área de comercialização e consultor na área de modelo de negócios e inovação.

Na terça-feira, 27, workshop com Marcelo Morais, quando discorrerá sobre o E-Social- o que vem por aí. O palestrante é advogado com MBA em direito tributário pela Fundação Getúlio Vargas e assessor jurídico da Fecomércio/MG. Encerrando os debates, tem a apresentação de André Luiz Carvalho, sobre o varejo em movimento. André, que é consultor do Senac, está vindo da Primeira Feira Nacional de Varejo realizada no Brasil e traz novidades, inovações e referências nessas questões ligadas ao varejo que são ferramentas importantes para esse momento para que os empresários consigam reinventar o seu negócio.

“Nesse momento em que o Brasil está passando por uma situação econômica diferente que exige um cuidado maior das empresas e as elas estão muito cautelosas, o objetivo do 6º Encontro Empresarial é justamente trazer referências para os empresários contribuindo para que as empresas fiquem preparadas para este momento crítico da economia”, ressaltou Osvaldo Fernandes Pereira Júnior (foto), presidente do Sindicomércio.

Em sua avaliação, o encontro Empresarial já é uma referência em Barbacena, esperado pelos empresários, encontro anual do segmento. “É quando a classe empresarial se encontra para trocar referências de seus negócios, e também para receber informações de fora através dos palestrantes. Um evento que está bastante consolidado e praticamente já faz parte do calendário da nossa região”, destacou.

No final acontecerá um show da cantora e compositora barbacenense Ana Clara.  Em 2012 lançou o CD – Quarto Crescente. Estuda canto na Bituca – Universidade de Música Popular.

 

Marcio Cleber
outubro 15, 2015

Companhia de Teatro francesa realiza trabalho em Barbacena

A companhia francesa Théatre K está em Barbacena, desde o dia 10, e permanecerá até o dia 24 de outubro,  para pesquisa e elaboração de uma peça de teatro sobre o Hospital Colônia de Barbacena, que foi conhecido como “Holocausto Brasileiro”. Além da peça, que será veiculada na região francesa de Nord-Pas de Calais, a equipe realiza também uma oficina de interpretação teatral na cidade e um documentário, que será veiculado no Brasil e na França.

Companhia de teatro francês realiza trabalho em bcIMG_8546

O Théatre K é uma companhia profissional instalada em Lille (norte da França) há 20 anos. Com o objetivo de preparar sua nova criação sobre o antigo hospital, o diretor Gérald Dumont e a atriz NathalieGrenatfazem entrevistas com ex-funcionários e atuais militantes da Reforma Psiquiátrica na cidade. O trabalho é inspirado na história real de Maria e José Machadinho, dois sobreviventes do hospício barbacenense, recebendo o título “Uma Maria, Um José”.

Durante este período, os atores propõem um trabalho e uma reflexão sobre o histórico e os casos registrados no hospital. Como forma de contrapartida, a companhia prepara uma oficina, ministrada no Centro Ferroviário de Cultura de Barbacena – CEFEC, que une a língua francesa à interpretação teatral junto de jovens atores e interessados no tema. O projeto, que é assinado pela companhia francesa e pelo jornalista Iago Rezende, conta com o apoio do artista e escritor Fred Furtado e da professora de francês Tânia Cardoso. A residência conta com o apoio da Embaixada da França e é o resultado da parceria entre o Estado de Minas Gerais e a região norte da França.