Marcio Cleber
julho 31, 2015

Barbacena celebra Nossa Senhora da Assunção

Na próxima quinta-feira, 6, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção inicia as festividades em comemoração à sua padroeira com missa às 19h. A programação segue até o dia 15 com celebrações e novena todos os dias às 19h com a participação de diversos movimentos, pastorais e irmandades. No sábado, 8, terá também o casamento comunitário, ás 16h. A missa dos enfermos acontecerá na sexta-feira, dia 14, às 15h. O dia dedicado à Nossa Senhora da Assunção, 16 de agosto, a programação inicia com uma missa solene às 9h. Já às 12h terá o almoço festivo que acontecerá na Escola Estadual Bias Fortes com renda revertida para as obras do Espaço Comunitário e capela mortuária. Na parte da tarde, missa festiva da Assunção de Nossa Senhora, ás 17h. Em seguida, procissão e na chegada coroação da Imagem de Nossa Senhora.

 Festa Nossa Senhora da Assunção

A cada dia da festa a reflexão estará voltada para os seguintes temas: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!”, “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.”, “Se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá e ela irá”, “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.”, “Se alguém me quer servir, siga-me e onde eu estou estará também o meu servo”, “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus”, “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”, “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?” ,  “O homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne.” e “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Idinando Borges
julho 25, 2015

MARINNA SCIAVICCO E MARCELO GORGULHO

Anna, Paolo, Marinna, Marcelo e Ãngela

Anna, Paolo, Marinna, Marcelo e Ãngela

Ah, os casamentos! Todos resumem histórias de vida que se entrelaçam! E, assim foi o de Marinna Sciavicco que veio estudar medicina e conheceu o Marcelo Gorgulho, mas é fisioterapeuta. O relacionamento fortaleceu a caminhada de ambos. Na noite do dia 18, na Nossa Senhora da Boa Viagem, emocionados, disseram “sim”. Ela é filha de Anna Auriemma e Paolo Giuseppe Sciavicco – descentes de italianos, que ajudaram e ajudam o Brasil, com trabalho e dignidade. Ele é filho de Ângela Gorgulho e (in memoriam) de Luiz Fernandes Campos. Foi uma cerimônia tocante com músicas sacras e a repetida invocação de “bênçãos”, cercada de mistérios, que se mantém per saecula saeculorum, revestida de emoções. Assim foi o casamento de Marinna e Marcelo!
Recepção magnífica no Ilustríssimo para 500 convidados. O amplo espaço foi realçado com uma belíssima decoração da Bemme Quer. O bufê foi da Bouquet Garni, intitulado de Gastronomia Criativa, com um serviço volante irretocável. O frenesi foi comandado pelas irmãs Gorgulho: Ângela, Dalva e Maria Carmem e respectivas famílias – distintos e nobres no trato com todos. O empresário Alessandro Bonato e sua Roberta, Rommel e Janine Xavier, César e Luiza Silveira foram padrinhos, entre outros convidados barbacenenses. Da capital, os monarquistas Hugo de Castro e Ozório Couto, sucesso em eventos. Cerimonial da Porteventos.
VICC

Idinando Borges
julho 24, 2015

NO TULHA DU CHEF, UM TOQUE DE ITÁLIA!

Gallery

This gallery contains 1 photo.

André Borgo, Vilhena e Ricardo otoni da Wine Brands O Tulha Du Chef, associado a Winebrands, promoveu na noite do dia 22 um jantar harmonizado com o sommelier Marcelo Vilhena. Formado em hotelaria e em marketing pela ESPM, é certificado … Continue reading

Marcio Cleber
julho 23, 2015

Dr. Carlos Capristrano é agraciado com a “Medalha Mérito Santos Dumont”

O delegado geral do 13º Departamento de Polícia Civil, Dr. Carlos Capristrano, foi um dos agraciados com a ‘Medalha Mérito Santos Dumont’, conferida pelo Centro de Instruções e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). A cerimônia aconteceu na última segunda-feira, 20, em Belo Horizonte. Nove pessoas foram contempladas com a honraria que fez pare das festividades alusivas ao aniversário de 142 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica. A condecoração foi entregue aos agraciados pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Robson Grandelle.

Dr. carlos capristrano

Criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterado pelo Decreto nº 4.0209, de 23 de abril de 2002, a concessão da medalha far-se-á por decreto do Presidente da República, mediante proposta do Ministério da Aeronáutica, depois de ouvido o Conselho do Mérito de Guerra. A medalha é uma distinção concedida a militares e cidadãos civis que tenham se destacado no exercício da profissão, bem como prestado notáveis serviços à Força Aérea Brasileira.

Marcio Cleber
julho 23, 2015

Barbacena recebe evento Rotas para o Futuro

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Fomento Econômico; e a Associação Comercial e Industrial de Barbacena – Acib, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Barbacena e Região – Simelp e o Sinduscom Barbacena realizam pela terceira vez em na cidade o evento Rotas Para o Futuro.

Rotas para o futuro - Marcelo Giordano Gários

As palestras serão ministradas pelo advogado e engenheiro civil, especialista em segurança do trabalho, Marcelo Giordano Gários (foto). Os debates serão baseados em três pilares: o que é a segurança do trabalho no Brasil; questões trabalhistas e a justiça do trabalho, e como trabalhar a prevenção para um trabalho certo, embutido na segurança, qualidade e lucro. O evento é gratuito e acontecerá na próxima quinta-feira, dia 30, às 19, no Hotel Senac Grogotó. Para fazer sua inscrição, basta mandar um e-mail para hcguimaraes@fiemg.com.br ou pelo telefone 3331-6994 (Hérica).

Em Barbacena, durante o evento, será lançada a revista da Feira da Indústria e Comércio de Barbacena – Feicob que em sua terceira edição se concretiza como âncora do desenvolvimento local, potencializando novos negócios e o incremento da atividade industrial no município.

Para Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da Prefeitura de Barbacena, essa é a oportunidade de aproximação entre os empresários e o poder público, discutindo novas ideias e soluções para o desenvolvimento local. “A partir da interlocução do Sistema FIEMG, estaremos intensificando o apoio e o suporte às atividades industriais, com objetivo de fomentar e estimular o empreendedorismo local”, ressaltou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Barbacena – Acib, Flávio Dani Franco, destaca que o lançamento da Revista da Feicob solidifica o evento e valoriza as empresas participantes, sendo mais uma fonte de negócios e de fortalecimento das empresas locais “Parceria com o Sistema FIEMG tem possibilitado o avanço das indústrias locais, e a participação desta entidade fortaleceu a Feicob, possibilitando o acesso das empresas locais a importantes ferramentas de gestão”, disse.

O Brasil registrou, em 2013, mais de 700 mil acidentes do trabalho. Em 1970, o Brasil foi considerado o pior país em termos de segurança do trabalho. Hoje, é o 4º no ranking mundial. Para tentar reverter esse quadro, o Sistema Fiemg coloca a força da indústria à disposição da sociedade. A prevenção para garantir mais Segurança e Saúde no Trabalho é o tema em pauta, em 2015, do Projeto Rotas para o Futuro, que percorrerá 20 cidades do Estado, sendo Barbacena contemplada com esse importante evento.

Marcio Cleber
julho 16, 2015

Dom Geraldo Lyrio Rocha faz visita pastoral no Santo Antônio

Barbacena receberá mais uma vez a visita pastoral do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Desta vez ele estará presente na Paróquia de Santo Antônio, nos dias 18 de 19 de julho. O tríduo preparatório para recebê-lo acontecerá de 15 a 17, com celebração às 19h e contará com a participação dos movimentos, pastorais, associações e conselhos.

dom

Dom Geraldo será recebido na manhã do dia 18, às 10h, com a presença das crianças das Obras Sociais Santo Antônio, Grupo Força Jovem, EAC e a Banda de Música Santo Antônio. Logo em seguida visitará a Matriz de Santo Antônio, as Obras Sociais e a Secretaria Paroquial. Já na parte da tarde, às 15h, participaram de uma reunião ampliada com o Conselho Paroquial de Pastoral (Assembleia Extraordinária) e outras lideranças paroquiais. O encontro com o Conselho Econômico e a Pastoral do Dízimo será às 17h. Encerrando o primeiro dia de visita, celebrará na comunidade da Santíssima Trindade, no bairro Novo Horizonte.

No domingo, 19, fará uma visita em todas as comunidades da Paróquia (Cabeça Branca, Santa Mônica, Guarani, Santa Efigênia e Caminho Novo). Às 10h estará presente no Mosteiro da Ordem da Visitação de Santa Maria. Seu almoço acontecerá no Convento das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitória. Dom Geraldo Lyrio participaram também de uma reunião com comandantes militares na Casa Paroquial. Logo após, espaço aberto para atendimento pessoal aos fiéis. No início da noite, às 18h, celebração eucarística no Ginásio Poliesportivo Santo Antônio, encerrando sua visita na Paróquia.

Marcio Cleber
julho 16, 2015

Barbacenense publica livro que reúne uma coletânea de charges

Mais de 200 charges que foram publicadas em jornais de Barbacena e região agora estarão reunidas no livro “20 anos de Humor”, do cartunista Evandro Cruz. A coletânea fez parte da imprensa da cidade desde 1995, quando Evandro iniciou sua atividade com a arte humorística. O lançamento desta importante obra para a história da cidade será na próxima quinta-feira, dia 23. A noite de autógrafo acontecerá no Gino’s Il Candelabro, a partir das 20h. A obra é a segunda de Evandro Cruz, sendo que a primeira ele mostrou seu lado poético, ao lançar um livro de poesias e poemas.

Foto 3

A maioria de suas charges foi desenvolvida com temas ligados à política. Um dos destaques da obra é sua primeira charge, publicada no Jornal de Sábado, em 1995. Seu trabalho pode ser apreciado também no Jornal Gente em Destaque, Jornal da Cidade, O Democrata e no Expresso. Atualmente Evandro faz suas publicações no Jornal Praça Pública, onde atua também como revisor. É o único cartunista de Barbacena em plena atividade e o que mais tempo atuou na imprensa da cidade.

Para o autor, o objetivo é reunir a história política, social e cultura da cidade, através de desenhos para se sirva como mais um instrumento de pesquisa para estudantes de jornalismo e de comunicação, bem como para a apreciação dos amantes da arte. Este registro é o primeiro feito por um cartunista barbacenense ao longo dos 150 anos de história da imprensa e da publicação de jornais da cidade.

“Para mim, é uma honra poder estar contribuindo com o enriquecimento cultural de Barbacena, visto que sou o único chargista da cidade e que, com este livro, deixo meu nome registrado na história do jornalismo local”, pontuou Evandro. Segundo ele, nestes 20 anos, já produziu mais de mil charges.

 

Idinando Borges
julho 16, 2015

NO CORAÇÃO DE TIRADENTES, O LuTh Bistrô

Bistro a

No coração de Tiradentes à Rua direita, número 224 numa pequena porta é a entrada para o LuTh Bistrô, dotado de um aconchegante espaço com lareira, decoração e móveis rústicos. O charme, digamos assim, fica por conta do amplo e maravilhoso jardim! Inspirado em Burle Marx, com seus traços de extremo bom gosto! À frente do empreendimento, o agitador cultural e também chef, Luiz César Costa e Cristina Elizabeth Cruz Foto abaixo. O Luth é uma casa especializada em risotos onde a fusão da cozinha italiana e mineira surpreende com seus deliciosos pratos.
No o espaço é também um empório de cervejas artesanais com inúmeros rótulos, onde os clientes podem experimentar as cervejas artesanais e também a cerveja da casa, além de mini-cursos de cerveja artesanal e kits cervejeiros.

Bistro c

Bistro b

Horário de funcionamento:
Quarta a sexta de 18h00min as 00h00min
Sábados: 12h00min as 00h00min
Domingos: 12h00min as 17h00min
Cursos com agendamento.
O LuTh Bistrô realiza eventos fechados, como casamentos e aniversários número limitado de pessoas na área interna e externa.
Tel: (032)9966-2819

Idinando Borges
julho 15, 2015

NOVOS PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE – Uol

A Unesco anunciou 24 novos sítios adicionados à sua lista de Patrimônios da Humanidade. Entre eles, estão as catedrais arabescas de Monreale e Cefalú , na Sicília, o aqueduto de Padre Tembleque, no México, e as ruínas de Éfeso, na Turquia. Também foram tombados bem imateriais como o terroir vinícola da Borgonha. Agora, a lista da Unesco conta com 1.031 sítios tombados.

DO PORTAL UOL  Fortaleza de Diyarbakir e paisagem cultural dos Jardins de Hevsel (Turquia)

DO PORTAL UOL
Fortaleza de Diyarbakir e paisagem cultural dos Jardins de Hevsel (Turquia)

CONFIRA A LISTA DOS NOVOS PONTOS ESCOLHIDOS

– Christiansfeld, colônia da Igreja da Morávia (Dinamarca)

– O Par Força Caça Paisagem em Zelândia do Norte (Dinamarca)

– Os microclimas e terroirs da Borgonha (França)

– Colinas, casas e adegas da região de Champagne (França)

– Diustritos de Speicherstadt e Kontorhaus em Hamburgo (Alemanha)

– Susa (Irã)

– Paisagem cultural de Maymand (Irã)

– Necrópole de Beth-She’arim (Israel)

– Conjunto árabe de Palermo e das igrejas de Cefalú e Monreale (Itália)

– Sítios da Revolução Industrial do Japão (Japão)

– Local do batismo de Betânia, Al-Maghtas (Jordânia)

– Áreas históricas de Baekje (Coreia)

– Aqueduto de Padre Tembleque (México)

– Grande montanha de Burkhan Khaldun (Mongólia)

– Património Industrial de Rjukan-Notodden (Noruega)

– Arte rupestre na região de Hail (Arábia Saudita)

– Jardim Botânico de Cingapura (Cingapura)

– Ruínas de Éfeso (Turquia)

– Fortaleza de Diyarbakir e paisagem cultural dos Jardins de Hevsel (Turquia)

– Paisagem Cultural e industrial de Fray Bentos (Uruguai)

– Forth Bridge (Reino Unido)

– Missões de San Antonio (Estados Unidos)

– Tusi (China)

– Blue and John Crow Mountains (Jamaica)

Elton Belo Reis
julho 14, 2015

Os Holandeses brasileiros e nossas flores.

   O que esta acontecendo com o mundo? Rosas com perfumes de chicletes tutti fruti e hortelã?  Flores aumentando o numero de pétalas? Rosas com perfumes diferentes? Loucura… Esta semana, tivemos a oportunidade de visitar a cidade de Holambra, interior de São Paulo, que como sempre nos recebe de braços abertos. Pude observar que a “Indústria das flores”esta crescendo mais ainda. Muitas novidades na arte de decoração floral, tendências em arte floral surgimento de novas escolas. Três mega salões repletos de turistas, curiosos, representantes de varias segmentações de produtos para floristas, floriculturas e decoradores formados ou não e muita coisa nova para o nosso deleite. Richard Viol, Design Floral formado pela Escola Holandesa também esteve presente nos salões de Holambra, aproveitando de seu tempo para dar uma atualizada e reencontrando com seus amigos de formações bem como visitando a ABAF (Academia Brasileira dos Artistas Florais) pela qual ele faz parte representando Barbacena e Minas Gerais. A cidade de Holambra, como o próprio nome já diz HOLANDA X BRASIL, fundada por imigrantes no periodo da Segunda Guerra Mundial, estão revolucionando na arte de fazer bonito e bem feito e como bons anfitriões, realizam duas vezes ao ano a exposição de flores, uma na Expoflora e a outra denominada Enflor. Este ano recebeu mais de 150 mil visitantes, sendo que o dia de maior movimentaçao foi no sábado e domingo, terminando este evento na terça feira dia 14 de julho (em pleno inverno) com muitas flores… (dê um click nas imagens que elas abrirão em maior tamanho).
HOLAMBRA 2015 ENFLOR 003

Na entrada principal do salão de Holambra o publico foi recebido com lindos modelos de arranjos florais expostos em vasos aéreos. A entrada principal estava com muitos stands de representantes comerciais de varias segmentações. O estacionamento do parque, estava super lotado, e ônibus com consumidores de flores de todo o Brasil, principalmente consumidores da terceira idade. A entrada principal do estacionamento, um moinho replica dos holandeses em movimento, nos recebia com sua magnitude e beleza.

 

  HOLAMBRA 2015 ENFLOR 009HOLAMBRA 2015 ENFLOR 006

A Escola  holandesa apresentou novas tendências em buquês e arranjos florais sem a utilização de peças decorativas. As flores por si falam. Arranjos feitos pelo Master Design Floral Ralph Decker, proprietário da Escola Holandesa no Brasil, escola pela a qual Richard Viol de Barbacena concluiu todas as etapas para a formação.

   HOLAMBRA 2015 ENFLOR 014 De impacto, uma capela floral, assinada pelo famoso Jab Passolini, em que expôs uma imagem de Nossa Senhora Aparecida (a imagem itinerante) que estava usando o manto conforme nos informou Jab, os bordados foram feitos justamente em horário de novenas pelas religiosas. Em todas as horas  microfones anunciavam aos visitantes para comparerecem em pontos estratégicos para receberem cursos de arranjos florais gratuitos. Vários restaurantes estavam preparados para receber turistas para almoços ou lanches, tudo em um padrão de higiene e qualidade irrefutável. Uma curiosidade foi que observei que todo o parque temático estava impecavelmente limpo, sem sequer uma ponta de papel caído no solo. Os banheiros também super limpos para receber os convidados.

 

HOLAMBRA 2015 ENFLOR 027HOLAMBRA 2015 ENFLOR 031HOLAMBRA 2015 ENFLOR 050

Algumas rosas que foram lançadas para o consumo no Brasil, muitas novidades. Aqui, apenas uma pequena amostra de diversas empresas que fazem a melhoria nestas espécies. Algumas cores do amarelo ao vermelho, do rosa escuro ao verde dando conotação de envelhecido e outras do rosa ao vermelho no extremo.

HOLAMBRA 2015 ENFLOR 039

A sensação do momento: esta Rosa contem inúmeras cores e descobrindo os seus segredos vimos que são rosas melhoradas em imersão dos cabos em corantes especiais que dão esta conotação super interessantes.

HOLAMBRA 2015 ENFLOR 032HOLAMBRA 2015 ENFLOR 028

E estas duas qualidades de rosas impressionaram os visitantes. A primeira pelo tamanho, a rosa Spray que dá em cachos ou trepadeiras. A segunda, rosa Red Piano pela quantidade de pétalas, impressionante a forma de desabrochar.

 

 

  HOLAMBRA 2015 ENFLOR 038    HOLAMBRA 2015 ENFLOR 063 

Já para quem gosta de Anthurios, vejam só as novidades. O Tricolor rosa, roxo e verde super exótico e também o de tonalidade roxa ou beterraba, ambos indescritíveis.

HOLAMBRA 2015 ENFLOR 012 HOLAMBRA 2015 ENFLOR 015

Aqui estava exposto alguns de vários Stands assinados por renomados artistas florais, mas todo o trabalho elaborado e executado com técnicas, cada um no seu lugar, me afirmou um produtor de flores. Aqui a nossa obrigação é produzir flores e o trabalho artístico fica a critério dos artistas e design que estão no mercado. Aqui não existe espaço para aventureiros e nem para principiantes. Alias, principiantes devem procurar por uma formação que em breve, a arte de lidar com flores no Brasil será para quem tiver uma formação por alguma escola floral reconhecida para que possa graduar estes alunos. Muitas novidades estão chegando por ai… aguardem!

 

 

HOLAMBRA 2015 ENFLOR 016

 

No salão, existe um espaço oferecido aos consumidores de flores em que se pode tomar um bom chá quente de canela, erva cidreira, hortelã entre outros. O curioso é que os chás são oferecidos gratuitamente.

HOLAMBRA 2015 ENFLOR 053

Aqui um espaço da Empresa Welling com o mercado no varejo e atacado de plantas ornamentais. Impressionante esta cidade de mercado da Welling.