Idinando Borges
junho 25, 2015

MARCELO PAOLUCCI, O BARBACENENSE NO ASSUNTA

09 O Chef Marcelo Paolucci

Desde o fim do ano passado sob o comando da cozinha do Assunta, o Chef, Marcelo Paolucci, vem desenvolvendo intensa pesquisa sobre a identidade do público juizforano, suas preferências e necessidades. Ele veio de Belo Horizonte para dar a sua cara ao Assunta e reformular nosso Menu, sem perder a essência da casa.

Brasileiro, mineiro, de ascendência paterna italiana, o excêntrico Chef não nega a “influência da mamma” em sua cozinha, mas também é fã da comida brasileira e caseira, herança da família materna, cujas reuniões sempre giraram em torno de um fogão à lenha, despertando nele a paixão pela gastronomia.

Com passagens por badalados restaurantes da capital mineira, onde trabalhou com renomados Chefs e construiu sua carreira, Marcelo elabora agora um cardápio inspirado em suas experiências profissionais e familiares, com pratos refinados, com um toque caseiro. “É comida brasileira com sotaque italiano, sofisticação e simplicidade na medida certa”, afirma Marcelo. O novo cardápio traduz seu carisma e sensibilidade.

Com esta reestruturação no Menu do Assunta, casa de suntuosa arquitetura e renome na região, o Chef Marcelo Paolucci, almeja inserir Juiz de Fora no cenário gastronômico nacional. Aguardem!
Siga no instagram:@assuntaforneria
Texto de Divulgação da casa

24

Marcio Cleber
junho 25, 2015

Um passaporte para a Estrada Real

Desde o dia 28 de abril, Barbacena é uma das cidades mineiras do roteiro da Estrada Real que está apta a fazer os registros nos passaportes dos viajantes da Estrada Real. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Estrada Real – IER e mantido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), tem como objetivo fortalecer a identidade do destino como um caminho a ser percorrido por cicloturistas, caminhantes, cavaleiros e pilotos off-road. Ao passarem pelas cidades dotadas de pontos credenciados, os viajantes apresentam os passaportes que são carimbados autenticando e documentando cada ponto percorrido da viagem. Desde o lançamento do passaporte no Caminho dos Diamantes e Velho, na região de Ouro Preto e Diamantina, já foram retirados 2000 passaportes e 500 certificados.

Um passaporte par a estada real 1

Segundo a turismóloga do IER, Daniele Teixeira, cada ponto recebe um kit com carimbo, almofada para carimbo, adesivo, folhas de controle do passaporte, 50 passaportes e 50 certificados. E os já viajantes começaram a registrar sua passagem pela cidade. No último dia 17 de junho, passaram por Barbacena cinco caminhantes da Estrada Real. Eles carimbaram seus passaportes na sede da Biblioteca Pública, um dos pontos credenciados na cidade. Provenientes de Ouro Preto, onde saíram no dia 6 de junho, eles passaram por Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, ConselheiroLafaiete, Queluzito,Carandaí,  Ressaquinha, Barbacena e terminaram o dia em Antônio Carlos.Os caminhantes Ione, José Carlos e Maria Lúcia vieram de São Paulo, já Marta e Maria de Lourdes vieram de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Segundo Edson Brandão, vice-presidente da AGIR, sob orientação do IER foram credenciados na cidade para fornecer os passaportes e fazer os registros de viagem os seguintes locais: Hotel Serra das Vertentes, na Rua General Osório, Bairro São Geraldo, Casa da Cultura ( Biblioteca Municipal), Rua General Câmara, 11 e Museu Municipal, Praça Conde de Prados, 55. “Além da facilidade de acesso para os viajantes, sendo o hotel com funcionamento 24 horas, em comum estes pontos tem a localização exatamente no trecho original da Estrada Real que corta a cidade,” disse Brandão.

Marcio Cleber
junho 25, 2015

Caminhada pela vida procura trabalhar a prevenção

Uma caminhada pela vida reuniu alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd de diversas escolas da rede municipal e estadual. O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira, dia 25, e fez parte das comemorações da Semana Nacional e Estadual de Prevenção às Drogas.  A caminhada iniciou na praça Dom Silvério e segui até a praça dos Andradas, onde os estudantes foram recebidos pela Banda do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Caminhada pela vida

“Nossa proposta com este evento é chamar atenção da sociedade em geral para os prejuízos causados pelas drogas. O Proerd é um programa que vem há muitos anos mostrando para as crianças que a prevenção é a melhor solução e temos conseguido resultados positivos. O Programa acaba atingindo também a família, pois o que a criança aprende nos encontros do Proerd ele levar para casa”, disse capitação Charley, chefe do Núcleo de Prevenção Ativa do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Formatura: No próximo dia 7, a Polícia Militar estará entregando o certificado de participação aos 1289 alunos que participara do Proerd neste ano de 2015. O evento acontecerá no auditório da Epcar.

Idinando Borges
junho 25, 2015

ARUBA E PANAMÁ 20 A 27/09/2015

492153-Pacotes-de-viagem-para-o-Caribe-ofertas-2012-1

A empresa Millenium Turismo acaba de lançar mais uma promoção, uma excursão para o Caribe em setembro de 2015. A viagem abrange duas belas regiões no Caribe, Aruba e Panamá. Em Aruba, hospedagem por 4 noites em um Hotel Resort com tudo incluído e no Panamá serão 2 noites com visita à famosa Eclusa de Miraflores. Bastante tempo livre para as compras, sem impostos. Vá conhecer mais na agência da Millenium Turismo.

Pacote inclui:
• Passagem aérea GIG/Aruba/Panamá/GIG voando Copa Airlines em classe econômica.
• 4 noites de hospedagem no Riu Palace Aruba com All Inclusive (20 a 24 de Setembro).
• 2 noites de hospedagem no Hard Rock com café da manhã (24 a 26 de Setembro).
• Traslado IN/OUT Aruba.
• Traslado IN/OUT Panama.
• Seguro de saúde Travel Ace Turista Básico.
Bolsa de viagem

Marcio Cleber
junho 25, 2015

Barbacena passa por correição a partir do dia 29

A Corregedoria-Geral de Justiça instala, em audiência pública, no dia 29 de junho, correição extraordinária geral na comarca de Barbacena. A correição tem o objetivo de fiscalizar os serviços do foro judicial, do sistema dos Juizados Especiais, os serviços notariais e de registro, as atividades da Justiça de Paz, da Polícia Judiciária e dos presídios.

A audiência pública será realizada no fórum da comarca com a presença do corregedor-geral de justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, e os trabalhos seguem até 3 de julho. Qualquer sugestão, reclamação ou denúncia podem ser atermadas na comarca com servidores da Corregedoria durante o período de trabalho.

Portaria 3.790/CGJ/2015 determinou a realização da correição na comarca. Os juízes auxiliares da Corregedoria Adilon Cláver de Resende, Bruno Teixeira Lino e Soraia Hassan Láuar atuarão nas secretarias das varas judiciais. O juiz auxiliar da Corregedoria Francisco Ricardo Sales Costa será o responsável pelos trabalhos no sistema dos Juizados Especiais. Os serviços notariais e de registro ficarão sob a responsabilidade dos juízes auxiliares da Corregedoria Roberto Oliveira Araújo Silva e Wagner Sana Duarte Morais. Eles serão auxiliados por 21 servidores, que foram indicados na portaria.

A fiscalização será realizada também nos cartórios de Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Bias Fortes, Desterro do Melo, Ibertioga, Piedade do Rio Grande, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu e Senhora dos Remédios, municípios que integram a comarca.

 

Idinando Borges
junho 23, 2015

COM QUE ROUPA?

mode-robe-molly-bracken-99a0-diaporama Um belo modelo para festa, complementado com uma pele, ou mesmo um casaco!

Durante o inverno sempre gera dúvidas na hora de escolher a roupa. Nas cidades de clima quente, como o Rio de Janeiro e de casas sofisticadas, com aquecimento, como é a Casa Julieta de Serpa, a mulher pode colocar um vestido mais leve, um casaco leve e estamos combinados. Nas festas no Jockey Club, lugar de chapéu e elegância, no inverno, vestido de manga é digamos, obrigatório! Ir ao Jockey mostrando os ombros, nem pensar, leva “Bola Preta”!
Há inúmeros “expert” em moda, basta uma consulta no Google e lá estão uma infinidade de informações.
Se a menina, a jovem ou mesmo senhora faz o estilo “sexy” e não abre mão de destacar as curvas mesmo no inverno, invista em um vestido curto com mangas compridas ou meia manga. Uma jaqueta, ou casaco de pele – vários e naturalmente sintéticos, Mesmo que tenha uma “chinchila”, hoje não fica bem aparecer com a pele do animal no ombro, meia calça grossa e salto completam o visual.

Se o vestido for mais leve e longo, mangas são recomendadas, naturalmente com uma boa capa, um bom casaco ou mesmo uma pele. Em relação mostrar os braços e as curvas, no inverno, tem que ser só para ele, após a festa!

Elton Belo Reis
junho 23, 2015

Luz, câmera, ação….. mais uma sobre Barbacena

PAULO BENEDETTI 1Paulo Benedetti (1863-1944)

Vocês sabiam que em Barbacena já teve uma produção de filme para o Cinema Nacional e Internacional?

O italiano de Bernaldada região da Basilicata, província de Matera, chegou ao Brasil em 1897, e estabeleceu-se primeiramente no Rio de Janeiro. Em 1908 produziu um dos seus filmes em Barbacena por oferecer atrativos naquela época, produzindo (A VIUVA ALEGRE) -” Um transformista original”. interpretado por Vitor Campellaro e Eleonora Duso. Este filme produzido em Barbacena, levava a musica gravada na própria película, por intermédio de notas musicais, tornando assim fácil a execução da música por ele escolhida, para a Orquestra do Cinema exibidor –O cordão carnavalesco de Julio Ferrez.          Sabe-se que em 1907 tenha feito pelo menos 50 filmes dentre curta e longa metragem.
Benedetti resolveu mudar para aquela cidade altaneira, Barbacena em 1910, e tornou-se proprietário do Cinema Mineiro. Além de exibidor, realizava atualidades para projetar no seu cinema. Patenteou, em 1912, um processo de sincronização da imagem ao som, batizado de Cinematrofonia.
Vale a pena lembrar que Paulo Benedetti foi inventor de um sistema de revelação que tornava os filmes preto e branco em colorido. Como se tratava de um sistema interessantíssimo para as empresas cinematográficas, esta noticia correu o mundo e os Ingleses ofereceram a ele uma grande fortuna pelo qual recusou a venda de sua formula e morrendo com este segredo.
Paulo Benedetti foi o homem que levou muita inovação para o Cinema mundial, deixando o Brasil por duas vezes na dianteira dos grandes e modernos cinemas internacionais.

paulo benedetti2
Voltou para o Rio de Janeiro e abriu um laboratório de revelação e produção de letreiros onde trabalhava com a família passando a fazer legendas para os filmes estrangeiros.

Idinando Borges
junho 22, 2015

TALENTO & COMPETÊNCIA, Richard & Elton

10484725_853602324710705_5668592278355379120_n Detalhe da bela decoração

10155971_853605291377075_1056287965290222776_n Elton Belo Reis e Richard Viol

Decoração é coisa séria, precisa ser um expert , combinar o tema, cores e luz. E, como sabemos, o talentoso Richard Viol, faz e brilha, associado à competência de Elton Belo Reis – também atuante no Blog. No sábado passado, foram responsáveis pela decoração do Spazio Franto’s, com o tema “Paris”. Teve a equilibrada dosagem do preto e rosa, a Torre Eiffel com belos arranjos, que encantou a todos. Convidados pelos anfitriões, Cláudia e Marcos Trindade, foram aplaudídos pela conjunto da obra.

Marcio Cleber
junho 22, 2015

Festival Nacional de Teatro de Barbacena terá apresentação de 17 grupos

A cultura teatral vai invadir a cidade nos dias 3, 4 e 5 de julho, com a promoção do primeiro Festival Nacional de Teatro de Barbacena. Um evento que promete marcar a vida cultural da cidade, pois estará recebendo grupos teatrais do Espírito Santo, Chicago (RJ), Ubá, São João do Meriti (RJ), Santos (SP), Ibitipoca, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São João del Rei, São Paulo, Praia Grande (SP), Limeira (SP). Um dos destaques do Festival é que algumas apresentações contecerão na praça dos Andradas e na praça da Estação. Alguns espetáculos terão como palco o teatro da Escola Estadual Professor Soares Ferreira.

Festival Nacional de Teatro

Organizado pelo Instituto Curupira, de Barbacena, foram 51 grupos inscritos e de várias cidades do Brasil. Mas somente 17 estarão se apresentando no Festival. A escola dos grupos foi definida por meio de uma curadoria, missa que foi difícil para os integrantes da comissão, pois os trabalhos inscritos eram excelentes. O tema do Festival é livre e está dividido nas categorias: teatro de rua, palco adulto, infantil e performances. Também estará acontecendo, durante o Festival, oficinas de teatros, gratuitas, que serão promovidas por grupos que participarão do evento e as inscrições acontecerão uma semana antes do início do Festival.

Segundo Delton Mendes Francelino, diretor Geral do Instituto Curupira, o número de inscritos e a diversidades de cidades surpreendeu toda a organização. “Isso mostra o quanto o Instituto é visto positivamente fora de Barbacena. Um outro fator considerado positivo no sucesso foi que Barbacena é uma cidade muito conhecida e de ótima localização”, destacou.

Programação: Na sexta-feira, 3 – praça dos Andradas – às 18h30, Mangaia/Mundo (Instituto Curupira); 20hTeatro Delivery/Coquel de Cenas (São Paulo). No sábado, 4 – praça dos Andradas – às 8h30, Cabaré de Clows/Invert (Barbacena); 10h, Art´manha/O segredo do Mundo das Fadas (Colatina – Espírito Santo) – Auditório do Estadual: 13h, Grupo Mutum/Farsa da Boa Preguiça (Ubá); 15h, Cerne/Ainda aqui (São João do Meriti – RJ);17h, Oficinas de Artes – pequenas memórias de um tempo sem memória; praça dos Andradas – 19h, Cia Mundo Cênico de Teatro/Na ponta dos pés (São João del Rei); praça da Estação, 21h, Projeto Bispo: tratado como bicho se comportam como tal/O Coletivo (Santos – SP);

No domingo, 5 – Colégio Estadual – 8h, Palhaço Rosinha/Parque Estadual de Ibitipoca (interação com crianças e público); 9h, Cia Teatro no Terraço/A catadora de sonhos (RJ); 11h, Cia Du´arthe/Filhos das Ruas (RJ); praça dos Andradas – 10h, Verdade e Conseqüência/ Coletivo Ferokamat (São João del Rei); Colégio Estadual – 13h, Araci: teatro contemporaneidade e extensão universitária (São João del Rei); 15h, Espaço Núcleo/Trono Sujo de Sangue (Limeira); 17h, Cia Teatrando/Casulo das Memórias Resignadas (Juiz de Fora); 19h, Grupo Pisa Ligeiro/Não vão além: como enraizar o amor que voa (Juiz de Fora); e às 20h encerramento e premiação.

Marcio Cleber
junho 22, 2015

Newton Siqueira lança segundo volume da obra “O Patrono de Sua Rua”

Mais uma coletânea de ruas, praças e avenidas de Barbacena será a história de seus patrono registrado em livro. Será no segundo livro “O Patrono de Sua Rua’, do escritor Newton Siqueira de Araújo Lima. A noite de autógrafo será na noite da próxima quinta-feira, dia 25, às 19h, na Biblioteca Municipal, localizada à rua General Câmara. Mais uma vez a obra terá cunho social, pois parte das vendas será destinada às obras de reforma do Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Laçamento livro O patrono de sua rua

Uma obra elaborada com muito trabalho e pesquisa, uma vez que nos altos da lei que cria o patrono não consta muitas informações sobre a pessoa que estava sendo homenageada. Um trabalho que se transformará em mais uma importante fonte de pesquisa. Para o autor, o livro é mais uma realização pessoal e uma fundamental contribuição para a cultural da cidade que passa a estar registrada. O lançamento da obra é mais uma iniciativa cultural do Lions Clube de Barbacena.

 

O autor: Newton Siqueira de Araújo Lima, é natural de Barbacena. Fez o curso primário no antigo Grupo Escolar, atual Escola Estadual Bias Fortes; e o preparatório para o curso secundário com D. Francisca de Oliveira. Estudou no ex-Ginásio Mineiro de Barbacena e na Escola Agrotécnica. É formado em técnico em contabilidade pelo Colégio Comercial Plínio Alvarenga; licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Mater Divinae Gratiae, de Barbacena. Trabalhou no Banco do Brasil por mais de trinta anos. Desde jovem dedicou-se aos estudos de literatura e língua portuguesa. Há alguns anos tem-se voltado para pesquisa e estudos da História do Brasil, principalmente de Barbacena. É sócio fundador do Lions Clube de Barbacena. Membro da Academia Barbacenense de Letras, a Academia Anapolitana de Ciência e  da Academia Mineira de Leonismo.