Idinando Borges
maio 31, 2015

Tradição na política mineira por Aristóteles Drummond

10341606_10204535929344138_6500690522235770399_nPaulo Reis, que estudou na Epcar e hoje é empresário de sucesso no Rio de Janeiro, o jornalista Aristoteles Drummond e o Borges no Hotel Copacabana Praia

O que diferencia Minas de outros estados é justamente a permanência da tradição política e por ter origens em grandes exemplos – por vezes, remontando ao nascer da própria nação brasileira. Este é o caso dos Andradas, presença em nosso Parlamento desde os tempos do Reino Unido, pois o primeiro Antônio Carlos de Andrada era deputado do Brasil junto às cortes de Lisboa, embora o rei D. João VI estivesse no Rio, capital do reino.

No meio do século XIX, um Andrada foi para Barbacena, onde se formou um ramo que assumiu toda a tradição dos Andradas, paulistas de São Vicente na origem. Entramos no século XX já com o ramo mineiro se destacando, tendo inicialmente o presidente Antônio Carlos como figura central – ele foi prefeito de Juiz de Fora, BH, governador e parlamentar. Seu irmão José Bonifácio, além de parlamentar, tornou-se diplomata de referência, tendo se unido pelo casamento à ilustre família Lafaiete Rodrigues, ao se casar com Corina, filha do grande conselheiro do Império.

A partir do Manifesto dos Mineiros e até os anos 1970, figura marcante na política nacional foi o deputado José Bonifácio, que liderou a UDN e foi líder da Arena e presidente da Câmara. Era conhecido como Zezinho, que passou o bastão ao filho Bonifácio Andrada, o decano dos parlamentares brasileiros. Bonifácio veio ainda se revelar grande educador ao fundar a maior universidade privada de Minas, com presença nacional e ao educar os filhos para o serviço da nação. Exemplos são o prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, o deputado estadual Lafaiete Andrada, o desembargador Doorgal Andrada, o procurador José Bonifácio Andrada e o ex-prefeito de Barbacena Martim Andrada. E Marina Andrada, a matriarca, uma das grandes memorialistas de Minas, com ênfase na vida do pai.

Em meio a essa crise de valores, a família Andrada é uma referência, um dado de que Minas é um centro de vocações a serviço do Brasil, por gerações. E outros políticos carregam essa responsabilidade. Aécio Neves é filho do respeitado e admirado Aécio Cunha, deputado por muitas legislaturas, e neto de dois ilustres parlamentares, Tristão da Cunha e Tancredo Neves. Há também, nas bancadas e nos altos cargos, figuras que sucedem aos pais, com dignidade e espírito público, como os casos dos deputados Bilac Pinto, filho, neto e bisneto de políticos, Paulo Abi-Ackel, filho do grande tribuno Ibrahim, Rodrigo de Castro, campeão de votos e filho de parlamentar e homem público de relevo Danilo de Castro, e o secretário Bernardo Vasconcellos, filho do deputado de dez mandatos José Santana, e na Assembléia, Gustavo Correa, filho e neto, dos dois lados, de notáveis. Isso para ficarmos em apenas alguns exemplos multipartidários.

Os Bias Fortes, adversários municipais dos Andradas, mantêm presença através da ex-prefeita Danuza, de Barbacena. Uma pena é a falta de um Pinheiro, que deu dois grandes governadores, João e o filho Israel, e o deputado Israel Filho e Raul Bernardo até os anos 80.

Minas tem papel fundamental na vida nacional. Foi decisiva na Revolução de 30, na sustentação de Vargas, na eleição da conciliação nacional de JK, na restauração da ordem em 1964, na redemocratização em 1985, na união e fortalecimento democrático e na estabilidade econômica, com o Plano Real, com Itamar Franco, e na colocação de proposta renovadora em 2014. A forte coligação de apoio estadual a Aécio foi derrotada pela escolha de um grande nome para governar, mas fraco para disputar e pelo governo ter ficado desocupado por nove meses.

Mesmo assim, o Brasil olha para Minas, para o que acontece e como acontece. Enganam-se os que pensam que as montanhas possam dificultar a difusão de erros e acertos. A decisiva presença política de Minas, de suas forças vivas, vem de longe. Desde o Império, que deveu tanto sua longevidade a estadistas como o Marquês do Paraná, que teria tido em Tancredo uma atuação semelhante na união dos brasileiros pelo progresso. Ou seja, o compromisso de passar a responsabilidade e a missão a novas gerações permanece.

Idinando Borges
maio 29, 2015

City 10 Telecom – Marketing

City 10 Telecom – Marketing
O ano de 2015 começou com muitos desafios para a City10 Telecom; levar ao público de Barbacena e região o combo de internet + iON TV. Além da atuante equipe de vendas, o Borges destaca hoje, o departamento de Marketing. A empresa participou da Feicob, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Barbacena – Acib com bons resultados junto ao público.

diversos 011
O trio responsável pelo bom marketing da empresa é formado por Carine Estopa, Priscila Araújo e Leonardo Borges (foto).
Priscila Araújo é a gerente de marketing, responsável pela gestão do departamento e elaboração de novas campanhas e estratégias de marketing da empresa.
Leonardo Borges é o qualificado designer e responsável pela mídia da empresa. Foi dele a autoria da arte do outdoor do Blog do Borges.
Carine Estopa, assistente de marketing, responsável pela execução da pesquisa de satisfação junto aos clientes da City 10 Telecom.

Marcio Cleber
maio 28, 2015

Destino dos Registros do Caminho Novo serão debatidos em encontro

O destino dos dois Registros remanescentes, situados ao longo do Caminho Novo que ligava Ouro Preto à antiga capital do Brasil Colônia, Rio de Janeiro, será o tema principal da programação prevista para o Sexto Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo, que nesta edição acontecerá na cidade de Simão Pereira,  município localizado na fronteira entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O encontro está programado para os dias 28 e 29 de agosto, com uma programação que alternará palestras de pesquisadores convidados e comunicações de temas livres. No domingo, 29, dia do encerramento estão previstas visitas ao célebre Registro do Paraibuna e ao cemitério da localidade de Rocinha da Negra, um local referencial para a história do Caminho Novo, aberto nos primeiros anos do Século XVIII, visando o escoamento da produção de ouro e diamantes explorados na região central da Capitania de Minas Gerais.

 Registro do Caminho Novo 1Registros do caminho novo 2

Na última sexta-feira, dia 22, um grupo de trabalho se reuniu no Museu de Arte Murilo Mendes, em Juiz de Fora para definir a programação principal do encontro. Segundo o médico e pesquisador de história regional, Luiz Mauro Andrade da Fonseca, como nos anos anteriores o encontro promete trazer pesquisas inéditas sobre temas diversos, mas que têm como pano de fundo sempre o Caminho Novo.

Juntamente com as pesquisadoras Leila Fonseca Barbosa, Nilza Cantoni e o biblioteconomista Rafael Cestaro, foi promovido um encontro entre os gestores municipais de cultura das cidades de Simão Pereira e Barbacena, Edson Brandão e Ronei Alves. Os dois avaliaram um problema em comum: o destino incerto dos prédios históricos onde funcionaram os chamados Registros, postos de fiscalização, onde se fazia o controle de passagem de viajantes e mercadorias que circulavam no Caminho Novo, depois genericamente conhecido com “Estrada Real”.

Segundo Edson Brandão,enquanto o Registro de Barbacena já está em ruínas, o Registro do Paraibuna, em Simão Pereira, apesar de ser uma edificação mais sólida, corre o risco também de desabar. “Ambos são monumentos fundamentais para a história de Minas Gerais e do país e estão se perdendo”. Para tentar mediar um debate entre as Prefeituras das duas cidades e autoridades estaduais e federais, o Encontro de Pesquisadores vai convidar representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para uma audiência pública.

Marcio Cleber
maio 27, 2015

Grupo Galpão fará apresentação em Barbacena

Fiel ao seu propósito de experimentação e de busca de linguagens, o Grupo Galpão lança o projeto de um sarau literário- musical, em que músicas do repertório dos espetáculos do grupo são revisitadas. Acompanhadas de textos de diferentes autores como Calderón de la Barca, Baudelaire, Bertolt Brecht, entre outros, as músicas conhecidas do público pelos espetáculos do grupo, são recontextualizadas e recordadas. Recordadas na sua origem latina de tornar a passar pelo coração.

Com direção de LydiaDel Picchia e Simone Ordones, o trabalho se propõe a ser uma experimentação que foge ao rótulo de um espetáculo, lançando aos atores do grupo o desafio da renovação tanto no material artístico como na relação com o publico. O Grupo Galpão inicia sua turnê por Minas Gerais em Barbacena apresentando a peça ‘De tempo somos – um sarau do Grupo Galpão’, na noite do dia 8, às na Estação Ponto de Partida (antiga Sericícola), às 20h. Depois o grupo segue turnê por Juiz de Fora,Itaúna, Uberaba e Uberlândia.

d1

O Grupo Galpão é uma companhia teatral cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua e, há mais de 30 anos, vem montando espetáculos de grande comunicação com o público. Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Yara de Novaes e Jurij Alschitz, além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo, em suas 21 peças, assistidas por mais de um milhão e quatrocentos mil espectadores de 18 países, o Galpão forjou sua linguagem artística, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

Companhia de teatro fundada há mais de 30 anos em Belo Horizonte, o Grupo Galpão reafirma sua posição de destaque no cenário cultural, figurando como um dos grupos de teatro mais representativos do país. Sua arte já foi levada para praças e teatros de mais de 200 cidades brasileiras, projetando a nossa cultura também em vários países. Dedicando-se intensamente à pesquisa de linguagem, o Galpão tem conquistado plateias cada vez mais numerosas e heterogêneas.

Idinando Borges
maio 27, 2015

O BOTICÁRIO DIA DOS NAMORADOS

Uma excelente opção para agradar quem você ama é dar presentes o Boticário para o dia dos namorados 2015. Isso porque é uma marca conhecida e todos gostam, além de possuir uma variedade de produtos de beleza como perfumes, colônia, maquiagem, pós barba e muito mais.
O melhor é que os preços dos kits Boticários estão excelentes com muita opção legal e tenho certeza quem ganhar ficará muito feliz, tanto homem quanto mulher. E você pode comprar tanto em lojas físicas e também na loja online no endereço eletrônico www.boticario.com.br.

kit-boticario-dia-dos-namorados1Lojas: Praça Pedro Teixeira, 48 – Centro
Rua José Bonifácio, 261 A – Supermercado Super Mais – Centro

Dia dos namorados é uma data muito especial para presentear aquela pessoa com quem você divide seu amor, seus sonhos, seus medos e tudo mais, a pessoa com quem você divide sua vida

E, de olho na realidade, a campanha publicitária de O Boticário para o Dia dos Namorados de 2015 lança luz a um potencial que começou a ser explorado pelo mercado brasileiro muito recentemente. De olho no poder de compra do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), as empresas têm apostado cada vez mais suas estratégias de marketing no setor.

Em Barbacena, a empresa está pronta para receber os clientes, orientá-los sobre escolhas.
Boas Compras!

Idinando Borges
maio 25, 2015

Uma história de sucesso, Guy Buffet

No Brasil, nos últimos anos, o desejo e a imaginação dos filhos, combinados com o entusiasmo dos pais, transformaram as despretensiosas festas infantis em grandes superproduções cheias de efeitos especiais, surpresas e atrações. Assim surgiu a empresa de Guilhermina e Pedro Esteves, em 1984, na cidade de Santos Dumont. Com o passar dos anos, muitos clientes começaram também a solicitar o serviço de bufê, naturalmente por existir uma carência no mercado. Assim nasceu o conceituado Guy Buffet, hoje referência em festas e eventos que vai de um batizado, passando por casamentos, quinze anos, festas corporativas e as monumentais formaturas.

GUY BUFFET

Festas no ranking de medição no quesito prestação de serviço é destaque e exigem qualificação e sofisticação. E, com pensamento voltado para o profissionalismo, o filho do casal, Saulo Esteves (foto) assumiu, em 2005, o planejamento das operações, introduzindo uma administração profissional e arrojada, sempre com o aval de Dona Guilhermina Esteves, presidente da empresa. Com sede em Santos Dumont, a empresa tem vasto campo de atuação, realizando serviços por toda região e também no Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Idinando Borges
maio 24, 2015

FEICOB – UMA JANELA PARA OS PEQUENOS

Manchete do Jornal A Folha de São Paulo: “Explicação mais honesta para corte de R$ 70 bi é ‘acabou o dinheiro’ !”
Com o Brasil voltando aos tempos em que faltaram lençóis e comida nos ranchos das unidades militares, inflação e desemprego, os pequenos empresários e prestadores de serviços não podem esperar nada de Dona Dilma e do Senhor Pimentel! Fato! O dinheiro acabou e o pouco que existe e existirá será para pagar “juros da dívida”, que o famoso “partidão” tanto criticou, mas faz e fará sempre o que famoso “mercado” determina!

FEICOB - 2015 034 O executivo da ACIB, Flávio Franco, da City10 Telecom, César Borges e o Diretor de Fomento Econômico da AGIR, Felipe Alvim

Então, o pequeno empreendedor, que pagou R$ 1.500,00 por um stand na FEICOB; a Feira Industrial e Comercial de Barbacena, promovida pela ACIB, entidade, que como outras, trabalha para os associados, fez negócios! Estive na Feira a convite da empresa City10 Telecom e conversei com diversos expositores; resultado: fizeram negócios!
Os barbacenenses, quase sempre refratários às novidades, esquecem que com todas as dificuldades; temos: a maior escola em hotelaria da América Latina, o SENAC, uma unidade das Forças Armadas (EPCAR) que além da simbologia, contribui robustamente para elevar o nosso PIB. Outra referência, o IF – Instituto Federal de Educação, com ensino de boa qualidade e também contribuindo com o PIB. No campo da tecnologia, duas empresas se destacam, com investimento e empregabilidade: a City10 Telecom e a Net Rosas. Sem esquecer a indústria do saber; a Unipac, a Faculdade de Medicina, a UEMG e os cursos superiores do IF. Muitas cidades de porte maior que Barbacena, ainda não dispõe de fibra ótica.
No campo da empregabilidade, três empresas se destacam: A Rivelli, hoje a maior empresa que emprega e leva o nome da cidade para Europa e a Britânnia, com suas singularidades – sua executiva está na Espanha, vendendo “arte em tecidos”. Fato! E a Saint- Gobain, que coloca o nome da cidade no mapa do mundo, além de empregar e contribuir com ações sociais na cidade. São empresas que apoiaram a FEICOB! Registro a participação da SIATI (Soluções em Informática e Automação), responsável pelo Blog do Borges e também da modernização da página da City10 Telecom.
E, sem citar outros exemplos, temos em nossa porta, talvez pouco aproveitado ainda, o gás da GasMig, tecnologia limpa e disponível para uso individual e empresarial
Muitos dirão: é pouco! Sim! Poderia ser mais, mas como diz o bordão: “é o que temos para hoje”
A iniciativa é bem intencionada e alcançou êxito. Mas, penso também que é preciso trabalhar diplomaticamente para uma visibilidade maior, agregando outras forças, num momento em que Brasília e Belo Horizonte não nos oferecerão nada! O caminho é o da união, sem vaidades. Barbacena precisa de todos!

Idinando Borges
maio 23, 2015

POSSE DOS NOVOS DELEGAGOS

Foi no Hotel Master Plaza a solenidade de transmissão da chefia do 13° Departamento de Polícia Civil e da Delegacia Regional de Polícia Civil de Barbacena, realizada na última quinta-feira (21), reuniu autoridades da corporação e da sociedade local. Na ocasião, o delegado-geral Carlos Capristano assumiu o cargo de chefe do 13º Departamento e o delegado Colimar Dias Braga Júnior, a chefia da 1º Delegacia Regional de Barbacena.

EPCAR NIVER E POSSE DELEGADO 009 Os delegados Colimar e Capristano com o vice-prefeito Mario Raimundo de Melo

Tive a oportunidade de dizer ao dr. Edson Serafim Camargos, que os empossados, mesmo agindo em conformidade com às normas rígidas da corporação, são estimadíssimos! E, a Polícia Civil modernizou e trabalha com novos “olhares” usando também as ferramentas online e até mesmo o Face Book como ferramenta de divulgação das ações.
O evento foi muito concorrido com representantes dos poderes executivo, Legislativo, Judiciário, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Forças Armadas. A posse contou também com membros da corporação musical do Nono Batalhão. A posse foi presidida pelo Delegado Edson Serafim Camargos.
O 13º Departamento de Polícia Civil de Barbacena tem abrangência de 61 municípios, sob coordenação das Delegacias Regionais de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei.

Já a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil compõe a estrutura do 13º Departamento. Tem abrangência de 19 municípios, atendidos pelas delegacias das comarcas de Barbacena, Alto Rio Doce e Santos Dumont.

O delegado-geral Carlos Capristano é graduado em Direito e pós-graduado em criminologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direito administrativo pela Universidade Presidente Antônio Carlos, de Barbacena. Ingressou na Polícia Civil como delegado no ano 2.000, com primeira designação para Caratinga. Em seguida atuou nos municípios de Diamantina e Barbacena. Antes de ser nomeado para a Chefia do 13º Departamento era o delegado regional de Barbacena.

O delegado Colimar Dias Braga Júnior é graduado em Direito e pós-graduado em direito penal e direito processual penal pela Universidade Estácio de Sá em Juiz de Fora. Ingressou na Polícia Civil como delegado em 2.006, com primeira designação para Alto Rio Doce. Antes de ser nomeado para a Regional de Barbacena era Delegado de Trânsito e Acidente de Veículos na própria regional.

Idinando Borges
maio 23, 2015

Conforto em Tiradentes

photo

A Pousada Mãe d’Agua está situada no Largo da Forras, número 50 agora livre de veículos nos fins de semana. Dotada de um salão para convenções e festas, onde muita gente vip recebe seus convidados, após o sonhado “sim” e empresas de porte realizam convenções. A ambientação interna lembra uma Villa Romana; são apartamentos menores, mas também aconchegantes e agradáveis como os do segundo pavimento. Há um bom salão do café da manhã e a área de lazer com: sauna, piscina, piscina térmica, hidromassagem, salas de jogos e de ginástica. À frente da Gerência Geral, o competente Marcos Antônio Tomé, natural da cidade de Barroso, mas com um currículo primoroso iniciado no Senac/Hotel Grogotó e atuação no requintado Master Plaza Hotel.

Idinando Borges
maio 22, 2015

EPCAR COMEMORA 65 ANOS

EPCAR NIVER E POSSE DELEGADO 049

Foi em 21 de Março de 1949, com intuito de qualificar a tropa, que o presidente da República, Eurico Gaspar Dutra criou, no Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto 26.514, o Curso Preparatório de Cadetesdo Ar. No ano seguinte a instituição seria renomeada para o nome atual, passando a ser “CPCAR” o curso ministrado na EPCAR. Em 21 de maio de 1950, data em que
Em 21 de maio de 1950, data em que é comemorado o aniversário da Escola, o Curso Preparatório foi transformado em Escola Preparatória de Cadetes do Ar pela Lei 1.105/50. Estas são as origens do Curso Preparatório de Cadetes do Ar e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena.
O CPCAR compreende três anos equivalentes ao Ensino Médio do Ministério da Educação. Os alunos que concluem com aproveitamento o CPCAR têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada no CFOAv, desde que estejam dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA, em Pirassunga (SP)
Hoje, pela manhã foi comemorado o aniversário da instituição, tendo no hall e no salão de recepção, obras de Emeric Marcier, tudo organizado com carinho pela equipe da Casa Emeric Marcier. O anfritrião, o brigadeiro Celestino Todesco, deixou seu gabinete e foi ao aeroporto receber seus convidados, oficiais da reserva, entre os quais o Major. Brigadeiro Osvaldo Terra de Faria, que comandou a Epcar.
Diversos homenageados, civis e militares, entre os quais, a ilustre dama da cultura, professora Zenaide De A. G. Vieira Maia, citada no discurso do brigadeiro, como “mestra”! Após receber uma bela réplica do prédio da Escola, fez questão de cumprimentar o major-brigadeiro Osvaldo Terra de Faria, mesmo na reserva, a maior autoridade militar no pateo da escola, gesto repetido pelos oficiais da reserva!
Com um discurso moderno, impregnado de sentimento e respeito ao Criador de tudo, o brigadeiro Celestino Todesco conclamou a todos a olharem para para os lados! E, continuou: “cada um é dono uma história e todos aqui, formamos uma comunidade”. Convocou a tropa de alunos a focarem nos cadetes da AFA e até os denominou de “aspirantes”, como meta e futuro! Entre os cadetes da AFA, o barbacenense Caio Liguori, depositário com seus colegas de grandes responsabilidades, possivelmente sentiu a emoção em dobro!
A unidade contribuiu com empregabilidade e com o PIB da cidade! Parabéns Epcar!