Marcio Cleber
junho 25, 2019

Empresas de ônibus são homenageadas pela Câmara Municipal de Barbacena

A Empresa Barraca Turismo e a Empresa Cidade das Rosas foram homenageadas pela Câmara Municipal de Barbacena em Sessão Solene na noite do dia 24, no plenário da própria instituição. Um reconhecimento pelo sério trabalho que ambas vem desenvolvendo a década no atendimento à população. A Empresa Barraca pelos seus 52 anos, e foi representada pelo seu diretor presidente, Jair da Fonseca Pinto; e a Cidade das Rosas, pelos 32 anos a serviço da comunidade barbacenense, que estava representada pelo diretor Jair da Fonseca Pinto Junior.

Para Jair da Fonseca Pinto, foi uma grande hora para as empresas estarem sendo homenageadas pelo Legislativo Municipal. “Procuramos, em toda nossa trajetória, oferecer à população um atendimento de qualidade para que as pessoas possam transitar em nossos ônibus com segurança e conforto”, disse.

Empresas de ônibus são homenageadas na câmara municipal

Foto: Vereador Odair Ferreira; Jair da Fonseca Pinto Junior; Jair da Fonseca Pinto; e o presidente da Câmara Amarílio Andrade

A homenagem foi uma indicação do vereador Odair Ferreira que em seu discurso como orador oficial da noite destacou a importância dessas duas empresas para a cidade e região.  “Aprovamos por unanimidade uma sessão solene na Câmara para reconhecimento do brilhante trabalho de empreendedorismos que é desenvolvido por estas empresas que fazem parte da história da cidade, que geram emprego e renda para o município”, pontuou Odair.

Na mesma Sessão Solene também foi homenageada a Faculdade de Medicina de Barbacena pelos seus 48 anos; e foram concedidas Moções aos Bombeiros Militares de Barbacena que estiveram participando nas buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho em uma indicação do vereador Amarílio Andrade e do vereador Odair Ferreira e ainda catequistas da Paróquia de Nossa Senhora da Penha.

Marcio Cleber
maio 30, 2019

13 garotas concorrem ao título de Rainha dos Violeiros 2019

A moda de viola vai ser a grande atração em Barbacena na próxima semana, com o quinto Encontro de Violeiros, Violinistas, Sanfoneiros e Cantadores. Este grande espetáculo será no campo do Grêmio na Colônia Rodrigo Silva. E diante do sucesso do ano passado, faz parte novamente da programação a eleição da Rainha dos Violeiros.  O desfile será no sábado, dia 8, às 20h40, e 13 candidatas subirão na passarela na busca do título. Mais uma vez a beleza da mulher barbacenense será destaque neste tradicional evento muito aguardado por toda a região. Na abertura do desfile, em uma show a parte, a presença de Jéssica Martin e Jhonatan Gava. Como patronesse está Andréa Paolucci de Paiva. A frente da organização do desfile Rosemeire Alves, Daniela Turquette, Cida Roman, Shirley Viol e integrantes da casa D´Itália.

Candidatas2

Toda a organização do Encontro de Violeiros é pautada em uma importante parceria entre Vandeir Antunes, idealizado deste tradicional evento que acontece em diversas cidades da região, e responsável por toda a parte artística; juntamente com o vereador comunitário Milton Roman, que tralha toda a logística e a parte estrutural do Encontro em Barbacena, com o objetivo de proporcionar um evento com total segurança e tranquilidade. E tem o apoio do Grêmio Recreativo Rodrigo Silva, União Comunitária de Barbacena e a Associação de Moradores do Bairro Roman – AMBRA e a Prefeitura Municipal.

Candidatas

Ana Beatriz da Silva Bertolin, Ana Carolina Campos Martin, Clariany Almeida Damasceno, Darleany Lima Campos de Souza, Emanuelly Sfredo Lopes Malta, Lorena Ribeiro Clara, Maria Eduarda Barros da Silva, Maria Fernanda Bortolussi Corréa Araújo, Maria Rayane Barroso Bertolin, Thainá Magri Calisto, Vitória Fernanda Pereira dos Reis, e Yasmim Cristina Magri Calisto.

Programação

Sexta-feira – dia 7

19h – Missa Sertaneja

20h20- Maria Luiza, Luiz Gustavo & Luiz Gabriel

20h40 – Abertura Oficial

21h – Show Lourenço e Lourival

23h Show Bailão – Luis Karlos e Silveriano

01h55 – Encerramento

bado, dia 8

15h – Festa Junina da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada

19h30 – Grupo de Violeiros Tocando em Frente

20h40 – Desfile – Rainha dos Violeiros 2019

22h – Jacinto Fonseca & Daniel Cavalcanti

00h40 – Show Marcelo Henrique & Gabriel

02h55 – Encerramento

Domingo, dia 9

9h – Concentração da Cavalgada (no Carlinhos perto do Parque de Exposição)

11h – Saída da Cavalgada Amigos da Viola

12h30 – Feijoada

13h20 – Pagonejo Grupo Família

14h20 – Comitiva de Antônio Carlos; João Cláudio/Luiz Carlos/ Leandro &Toninho

14h50 – Trem Mineiro

15h10 – Larissa Mara

15h20 – Geração Forró

16h – Orquestra de Viola Caipira Arpejo

17h – Jéssica Martim & Isabelle Silva

17h20 – Vinícius Freitas Sanfoneiro

18h – Orquestra de Violões de Barbacena

19h – Show Flor de Maracujá

21h Encerramento

 

Marcio Cleber
maio 16, 2019

Encontro de Violeiros de Barbacena terá show de Lourenço & Lourival

A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira. E Barbacena novamente será invadida novamente por esta moda de viola em um passado muito presente que continua encantando gerações. A cidade prepara-se para mais um Encontro de Violeiros, Violinista, Sanfoneiros e Cantadores, este ano em sua quinta edição.

Como todos os anos, uma ampla programação musical com diversas atrações artísticas foi preparada. E o Encontro de Barbacena vem com uma grande novidade, um marco dentro da trajetória do Encontro de Violeiros, que será o show da dupla Lourenço & Lourival, na noite de sexta-feira, dia 7, às 21h. E o palco de mais este importante evento será o Campo do Grêmio, na Colônia Rodrigo Silva.

O grande encontro da música caipira e sertaneja em Barbacena começa na noite do dia 7 de junho, com a Missa Sertaneja às 19h, na Colônia Rodrigo Silva. Após a missa, apresentação de Maria Luiza e a dupla Luiz Gustavo & Luiz Gabriel. O grande show da tradicional dupla Lourenço & Lourival. Encerrando a noite, o animado bailão com Luiz Karlos & Silveriano.

E a música de raiz continuará encantando a todos no sábado, dia 8, a partir das 15h, com a Festa Junina da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada. A partir das 19h30, iniciam as apresentações e o Grupo de Violeiro Tocando em Frente será a primeira atração a subir no palco. Na sequência, Jacinto Fonseca & Daniel Cavalcanti, Márcio Henrique & Gabriel e o forro com Thiago & Gil.

No domingo, 9, uma ampla programação durante todo o dia. A concentração da Cavalgada dos Amigos da Viola às 9h, próximo ao Parque de Exposição de Barbacena e saída prevista para as 11h. Tem também a tradicional feijoada e o convite pode ser adquirido durante o Encontro. A primeira atração artística do dia será com o Pagonejo Grupo Família, às 13h. E o público será embalado ainda com os shows do Trem Mineiro, Larissa Mara, Geração do Forró, Orquestra de Violeiros Caipira Arpejo, Jéssica Martim & Isabelle Silva, Vinícius Freitas Sanfoneiro, Orquestra de Vilões de Barbacena Flor de Maracujá.

Toda a organização do Encontro de Violeiros é pautada em uma importante parceria entre Vandeir Antunes, idealizado deste tradicional evento que acontece em diversas cidades da região, e responsável por toda a parte artística; juntamente com o vereador comunitário Milton Roman, que tralha toda a logística e a parte estrutural do Encontro em Barbacena, com o objetivo de proporcionar um evento com total segurança e tranquilidade. E tem o apoio do Grêmio Recreativo Rodrigo Silva, União Comunitária de Barbacena e a Associação de Moradores do Bairro Roman – AMBRA.

Rainha dos Violeiros: Pelo segundo ano, dentro do Encontro, acontecerá a eleição da Rainha dos Violeiros, uma inovação implantada em Barbacena e que teve total aprovação da organização e do público. A eleição da Rainha será no sábado, dia 8, às 20h40, no Campo da Colônia Rodrigo Silva, mostrando a beleza da mulher barbacenense.

 

Marcio Cleber
março 26, 2019

NUCAVE adota animais propagandas para divulgação da Exposição

Sempre inovando em cada edição da Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga, na edição deste ano, o Núcleo Campo das Vertentes do Mangalarga Marchador – NUCAVE criou-se os ‘Animais Propaganda’ do evento, que estão presentes em todas as publicidades da Exposição.

E os cavalos em destaques são o Atalho do Tulhão e o Litoral de Catagua´S, ambos de propriedades do criador Ângelo Cruz Machado Borgo. São animais de uma linhagem de alta qualidade técnica. O Atalho do Tulhão é filho do Dragão do Nasciso SJ (Místico Elfar) e da égua Tentação do Conforto (Trilho da Zizica). Já  o Litoral de Catagua´S tem como pai o Elegante de Catagua´S, e a mãe Graciosa de Cataga´S.

A Exposição será de 10 a 13 de abril, no Parque de Exposições de Barbacena e promete mais uma vez um show da raça. Chegada dos animais ao Parque será na quarta-feira, 10. Na quinta e sexta-feira durante todo o dia, o grande concurso de marcha, morfologia e prova funcional. Na noite de sexta, como é tradição, uma grande confraternização entre todos os envolvidos na Exposição. No sábado, 13, além do concurso para a escolha do Campeão dos Campeões de marcha, Grande da Raça, Marchador Ideal e premiar os Expositores e Criadores, tem ainda as eletrizantes provas esportivas (Seis Balizas, Três Tambores, Cinco Tambores  e  maneabilidade).

NUCAVE

Foto: Ângelo Borgo exibindo uma de suas preciosidades, o Atalho do Tulhão

Marcio Cleber
março 25, 2019

Santa Casa vivencia doação de órgãos, entre eles, pela primeira vez, o de coração

O simples sim de uma família, mas amplo em sua essência pelo grandioso ato de solidariedade, fez renascer a vida em muitas pessoas. Vidas estas, que necessitavam da doação de um órgão. E este renascer para estas pessoas anônimas veio no último final de semana quando esta família permitiu a doação de órgão da filha de 28 anos que veio a óbito por morte encefálica, em um leito da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

g1ffqfabkua4209y

Com esta sábia decisão, começou uma corrida contra o tempo na Santa Casa de Misericórdia. A equipe de profissionais imediatamente fez todo o processo com o MG Transplante. No sábado pela manhã, o MG Transplante tanto de Belo Horizonte e Juiz de Fora já estavam realizando a retirada dos órgãos. Um fato há muito tempo não vivenciado pela Santa Casa, e que provocou a mudança de rotina na manhã e início de tarde daquele sábado.

Para o transporte do coração e do fígado, toda uma estrutura foi montada, em uma corrida contra o tempo, pois a pessoa ou as pessoas a receberem os órgãos já aguardavam em um leito do Centro Cirúrgico na cidade de Belo Horizonte. As caixas com os dois órgãos foram transportados até o aeroporto de Barbacena pela Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal, onde já se encontrava preparado um helicóptero. Uma saída da Santa Casa que emocionou muitas pessoas que por ali se encontravam.

Entra para a história da cidade a primeira captação de coração realizada na Instituição. A equipe da Santa Casa sente-se emocionada ao mencionar sobre o ocorrido, pois não foi fácil, mas mesmo perante tanta adversidade da vida, valeu a pena; pois não se mediu esforços, e a missão foi cumprida.

Os rins e as córneas foram com o MG Transplantes de Juiz de Fora, transportado por uma ambulância da própria entidade.

 

Marcio Cleber
março 10, 2019

NUCAVE prepara mais uma Exposição Especializada do Mangalarga Marchador

O Núcleo Campos das Vertentes do Mangalarga Marchador – NUCAVE já trabalha para a promoção de mais uma Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, que este ano acontece em sua décima primeira edição. O evento será de 10 a 13 de abril, no Parque de Exposições de Barbacena e promete mais uma vez um show da raça.

Exposição Especializada do Mangalarga Marchador 2

A chegada dos animais ao Parque será na quarta-feira, 10. Na quinta e sexta-feira durante todo o dia, o grande concurso de marcha, morfologia e prova funcional. Na noite de sexta, como é tradição, uma grande confraternização entre todos os envolvidos na Exposição. No sábado, 13, além do concurso para a escolha do Campeão dos Campeões de marcha, Grande da Raça, Marchador Ideal e premiar os Expositores e Criadores, tem ainda as eletrizantes provas esportivas (Seis Balizas, Três Tambores, Cinco Tambores  e  maneabilidade).

A Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Barbacena é uma das mais aguardadas, pois muitos animais que sagram campeões na cidade, são fortes concorrentes na Nacional e CBM, o que demonstra a qualidade técnica dos animais que participam das competições. Um evento que também movimenta a economia da cidade, principalmente no setor de hotelaria.

Foto: Débora Leite

Marcio Cleber
dezembro 7, 2018

Barbacena recebe Oratório de Natal da cidade de Mariana

O Natal do Senhor se aproxima e a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade traz novamente a Barbacena, pelo segundo ano consecutivo, o Oratório de Natal apresentado por um grupo de cerca de sessenta pessoas, da Comunidade Padre Viegas, da cidade de Mariana. Apresentação será neste domingo, dia 9, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, após a missa das 19h.

O espetáculo será cantado e encenado, com acompanhamento orquestral do Coral Nossa Senhora do Rosário de Padre Viegas. O “Oratório de Natal”, obra do catarinense José Acácio Santana, conta a história de Cristo desde a profecia até o seu nascimento.

Oratório de Natal 1

 

Marcio Cleber
novembro 20, 2018

Palestra em Barbacena falará sobre morte súbita no esporte

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, promove no dia 22 de novembro, às 19h30, no auditório do Master Plaza Hotel, a palestra “Morte Súbita no Esporte”. A palestra é gratuita, aberta ao público e será ministrada pelo cardiologista e arritmologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Henrique Gontijo.

palestra 1

A palestra é o pré-evento da Corrida do Coração, corrida rústica promovida pelo Hospital e pela ASCORB, além de ser um evento oficial da campanha nacional “Coração na Batida Certa”, feita pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).

Boa parte das mortes súbitas ocorrem por conta da arritmia cardíaca. A arritmia cardíaca é uma alteração que ocorre na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração e que pode provocar modificações no ritmo cardíaco. As arritmias podem ser benignas e malignas. Pessoas diagnosticadas com taquicardia, bradicardia ou que já apresentam problemas cardíacos, como infarto prévio e insuficiência cardíaca, estão no grupo de maior risco. Os atletas profissionais e pessoas que têm uma vida ativa e saudável também podem ser vítimas de uma arritmia cardíaca decorrente, entre outros fatores, da genética e constituição própria do coração. Muitas vezes, por ser difícil de ser diagnosticada, a doença passa despercebida, trazendo consequências graves ao portador

Sobre a Corrida do Coração

A corrida do Coração é uma corrida rústica promovida pela ASCORB (Associação dos Corredores de Rua de Barbacena) e pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS. A corrida acontecerá no dia 16 de dezembro, às 09h, com largada na Rua Bahia, no Bairro São Sebastião, tendo como foco a conscientização para o cuidado com a saúde cardiovascular. As inscrições já estão abertas no site www.corridao.com.br. O percurso, de 6km, começa na Rua Bahia (bairro São Sebastião) e passará por algumas das ruas mais importantes de Barbacena. O evento ainda possui cotas disponíveis de apoios. Para mais informações sobre patrocínios, basta entrar em contato no telefone 3339-3611.

 

 

Marcio Cleber
novembro 20, 2018

Rede Trilho exibe Mostra Internacional Audiovisual de Barbacena

A Exibe, Mostra Internacional Audiovisual de Barbacena, apresenta em sua terceira edição uma mostra de curtas-metragens premiados em grandes festivais de cinema. Neste ano, o destaque fica para o lançamento do curta-metragem “Anômalos” gravado e realizado em Barbacena através do projeto Cinema na Comunidade durante oficina com barbacenenses. Foram 19 locações por bairros da cidade, dentre eles: Santa Maria, Vilela, Zona Rural, Do Carmo e Centro.

exibe 2

Uma realização da Rede Trilho, produtora cultural, a Exibe surgiu em 2016 como alternativa no calendário cultural da cidade e região e chega à sua terceira edição com trabalhos de diversas lugares do país . Com o tema Fronteiras e Conexões a terceira edição da Exibe tem o propósito de destacar a importância do cinema como meio de levantar debates relevantes na sociedade, dando luz a temas importantes, muitas vezes esquecidos. Apresentando curtas de ficção, documentários e animação com diversas temáticas, como violência, depressão, loucura, relacionamentos, LGBTQI+, assédio, dentre outras.

A Exibe possibilita, além do debate crítico e artístico, o contato com diretores, produtores roteiristas e atores, em uma oportunidade única de conversar com os agentes envolvidos nas produções dos filmes. A Samara Autopeças apresenta a Exibe com apoio de: Ateliê Cineclube e Oficina Textual e com parceria do Ponto de Partida. Realização: Rede Trilho.

EVENTO GRATUITO E SUJEITO A LOTAÇÃO DOS ESPAÇOS.

Reserve o seu ingresso: (32) 3331 0348 www.facebook.com/redetrilho

PRÉ-ESTRÉIA: Apresentação do documentário “Flausino Valle – O paganini brasileiro – do barbacenense Fred Furtado.

Data: 22 de Novembro

Horário: 19:30 h

Local: Ateliê Maristela Guedes – Rua Wenceslau Brás, 173. Sta Tereza

Data: 24 e 25 de novembro

Horário: 17:00h

Onde: Estação Ponto de Partida – Sala Bituca (Antiga Sericícola)

Informações: 3331 0348

redetrilho.com/exibe

ENTRADA PARA MENORES DE 18 ANOS SOMENTE ACOMPANHADOS DOS PAIS.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 17H

Voz dos sinos – Thiago Morandi

Bem vindo de Volta – Lucas Vasconcelos

A ponte – Rafael Câmara

Não há justiça em seguir leis injustas – Gabriel Zambon e Lia Rezende

O bebedouro – Ariel Andrade

Zezinho uma vida feita na guitarra – Pedro Carcereri

Casulo – Rafael Aguiar

Anômalos – Marinho Antunes

DOMINGO – 17H

A raposa e a baleia – Robin Joseph

Alma – Augusto Brasil e Zenner Henriques

Assim – Keila Serruya

Diamante, o bailarina – Pedro Jorge

Um certo maralonso – Samuel Fortunato

Sinopse – Felipe Saleme e Lara Koer

Pode entrar – Cleo Magalhaes

Demônio – Melodrama em 3 atos – Cainan Baladez e Fernanda Chicote

 

 

 

Marcio Cleber
outubro 11, 2018

Aprendendo com as pulsações do Coração Sagrado de Jesus

Flávia Borges e Sheila Machado

Há exatamente cinco anos iniciamos uma trajetória de estudo, busca de intimidade, amor, adoração, fé e ação em prol do Coração Sagrado de Deus. Tínhamos uma missão em comum, levar o Coração de Jesus até os lares, a vida e o coração das pessoas. Fizemos a nossa parte, canalizamos nossos esforços, dons, experiências neste objetivo, e Deus fez a parte Dele.

Aprendemos que falar do Coração de Jesus é falar do amor de Deus pela humanidade e que nós católicos o adoramos porque a fé cristã é, acima de tudo, a “religião do amor”. Na verdade, não existe nenhuma virtude maior do que a caridade (cf. 1 Cor13, 13); nenhum mandamento maior do que o amor (cf. Mt 22, 34-40); nada tão importante quando o fato de que “Deus amou de tal modo o mundo,que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna’’, ( Jo 3, 16).

Descobrimos ao longo destes cinco anos que existe um tesouro à disposição de todos aqueles que mergulham no amor ao Sagrado Coração de Jesus e que esta devoção nos rende frutos espirituais. Estamos colhendo-os o tempo todo, seja em nossas vidas pessoais ou através dos testemunhos que nos chegam por causa do programa diário, da Revista bimestral, do CaféConSAGRADO, dos programas de WhatsApp, dos livrinhos de oração, da capelinha do Coração Sagrado que fora visitar um lar, ou dos nossos produtos Sete Dons. E diante de tudo que experimentamos é natural que tenhamos nossas vidas e corações transformados pela ação do Espirito Santo, sem contar que em sua primeira promessa à Santa Margarida Alacoque Jesus promete a quem divulgar a devoção ao seu Coração a “graça de estado”, ou seja , Ele nos capacita para realizar a missão que nos confia. Desta forma temos a certeza que em tudo que fazemos e promovemos temos ali a Sua força propulsora, abençoando, cuidando, e direcionando tudo, pois é para conectar corações ao Coração DEle que nos empenhamos ao longo destes 5 anos, com o projeto CORAÇÃO SAGRADO.

Que para os próximos 5 anos Ele continue fazendo de nós terra fértil, instrumentos, canais da sua graça e testemunhas do seu imenso amor.

Eis alguns dos nossos frutos ao longo destes 5 anos:

aprendendo com as pulsações do corção sgrado