Marcio Cleber
julho 13, 2018

Santa Casa realiza campanha de doação de frasco de vidro

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena está promovendo mais uma campanha para arrecadar recipientes de vidro, que são utilizados para o armazenamento adequado de leite materno.  Os VIDROS podem ser de qualquer tamanho e devem conter “BOCA LARGA” tipo de café solúvel, com TAMPAS DE PLÁSTICO. As doações podem ser entregues na própria instituição, no setor de Obstetrícia ou nas recepções, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h. Além de ajudar o Banco de Leite Humano da Santa Casa, com as doações de embalagens, você está contribuindo também com meio ambiente, já que os vidros reutilizados não serão descartados no lixo indevidamente. Estes vidros, depois de passarem por todo um processo de higienização, são repassados para as mamães doadoras de leite materno para que elas possam armazenar do leite e depois levar para a Santa Casa.

blogger-image-1174578422-1

Leite Materno

O Leite Materno é o alimento mais indicado para recém-nascidos pelo menos até o sexto mês de vida, quando possível, devendo se estender o aleitamento até o segundo ano de vida da criança. Além de conter todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, é rico em anticorpos, o que confere ao bebê uma proteção contra diversas doenças. Para armazenar o leite doado é necessário um recipiente adequado. Por isso, a doação de vidros para armazenagem do leite tem grande importância, nesse processo de amamentação adequada.                                                                                                                                                                                            

Este leite se destina, sob prescrição médica ou de nutricionista, para os recém-nascidos prematuros. O leite doado é analisado e pasteurizado em Juiz de Fora, no Banco de Leite Humano, sendo em seguida repassado para a UTI Neonatal em Barbacena e região, posteriormente é administrado aos bebês. Na busca de ampliar a doação do leite humano, a Santa Casa de Misericórdia, juntamente com o Instituto Vicente Araújo – IVA vem realizando o projeto ‘Amigos do Peito’, que é a busca do leite doado na casa das próprias mamães doadoras.

Marcio Cleber
julho 10, 2018

Barbacena é escolhida para disputa do Campeonato Mineiro Absoluto de Xadrez

Barbacena será a capital mineira do xadrez entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, quando será disputado o Campeonato Mineiro Absoluto e Feminino 2018. O local escolhido é o Olympic Clube, no centro de Barbacena e que regularmente abriga torneios da Liga Regional. A Federação Mineira de Xadrez (FMX) começa a realizar um trabalho de descentralização dos principais torneios, “queremos que todo o estado de Minas Gerais tenha e possa sediar bons campeonatos”, sinaliza Luciane Sepúlveda Viana, presidente da FMX. “Além disso levamos em consideração o trabalho desenvolvido pela Liga Regional de Xadrez que juntou atletas de várias cidades nas zonas da Mata e Campo das Vertentes”, explicou.

xadrez

Barbacena começou a surgir para o cenário do xadrez mineiro com a participação de alguns atletas nos principais torneios do estado e serviu de motivação para que fosse criada a Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, englobando as cidades de Barbacena, Juiz de Fora, Santos Dumont e São João Del Rei. “Com a Liga Regional começamos a realizar torneios mais interessantes, criamos um rating regional e ainda surgiu com grande sucesso nosso Circuito Estudantil, onde valorizamos nossos jovens e visitamos as escolas da região”, esclareceu Ricardo Salim, um dos coordenadores da LRX.

“Desde o início da criação da LRX alimentamos o sonho de realizar o Campeonato Mineiro e deu tudo certo. Os empresários de Barbacena entenderam nosso apelo e compreenderam a importância de um torneio desse nível sendo disputado numa cidade do interior do Estado”, indicou Ricardo Salim.

Regulamento, inscrições e valores serão divulgados em breve. O Hotel oficial do evento, para reservas é o Lucape Palace (32-3331-7700). Até o momento apoiam o Mineiro Absoluto 2018, em Barbacena, APEC Veículos, Unipac e ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barbacena).

Marcio Cleber
julho 6, 2018

6º Desafio Rivelli: faça sua inscrição e participe da maior evento esportivo de Barbacena e região

Considerado o maior evento esportivo de corrida de rua de Barbacena e região, o 6ª Desafio Rivelli já está com inscrições abertas e podem ser realizadas através do site www.rivelli.ind.br. Atenção, os interessados têm somente até o dia nove de agosto para se inscrever. O Desafio Rivelli acontecerá no dia 19 de agosto e o palco deste grande evento de incentivo à prática esportiva, será novamente a área central da cidade. Importante destacar que as inscrições devem ser realizadas previamente, pois no dia não haverá inscrição para nenhuma categoria.

O Desafio Rivelli engloba corrida nas seguintes categorias: 10km e 5km tanto masculino quanto feminino; corrida infantil, categoria Funcionários Rivelli e ainda a de pessoas com deficiência. E para quem não gosta de correr, tem ainda a caminhada, regada a muita música com a presença de um trio elétrico e a animação durante todo o trajeto, além da participação de um profissional de educação física.

Desafio Rivelli 1 Desafio Rivelli 3

Foto: Arquivo/Márcio Cleber

Quem se inscrever na disputa dos 10 e 5 km, corrida infantil e na categoria Funcionários Rivelli terá direito ao kit composto por camisa, sacola, boné, número de peito, chip e medalha. Os que forem para a caminhada receberão camisa, sacola, boné e bate-bate. Todas as pessoas que concluírem o percurso das corridas garantirão também uma medalha de participação. Só tem direito ao kit e à medalha aquelas pessoas que estiverem inscritas.

A largada da corrida será às 9h e, logo em seguida, sairá a caminhada. Os três primeiros colocados, tanto na categoria masculino quanto feminino, nos 10 km, terão uma premiação em dinheiro, sendo R$ 1.000,00 (1º lugar), R$ 600,00 (2º lugar) e R$ 400,00 (3º lugar), além de medalhas.

Segundos os organizadores do evento, a expectativa de participantes nesta 6ª edição do Desafio Rivelli, é de mais de 3 mil pessoas, superando as edições anteriores. “Em todas as edições procuramos montar uma estrutura no dia do evento que leve conforto e segurança não só para os integrantes das corridas e da caminhada, mas para todos que vão ao centro prestigiar o Desafio Rivelli”, pontuou Xênia Leite, gerente de Marketing da Rivelli.

Xênia destacou ainda que o compromisso com a saúde e a qualidade de vida da população não está presente somente na qualidade e na segurança dos produtos Rivelli, mas também em diversas iniciativas que têm como objetivo contribuir para a promoção de um estilo de vida saudável e de uma alimentação balanceado e o incentivo ao esporte.

O Desafio Rivelli é todo moldado a parcerias. Como patrocinador Máster tem a  Alelo; e na lista de patrocinadores a Price, Medscaner, Unimed e o Sales Supermercados. Contam ainda com apoio da NetRosas, Complemento Sport, All Pé e Honda Real Motos.

Entrega do kit – As pessoas que se inscreveram para a corrida e a caminha vão poder pegar seu kit no dia 18 de agosto (sábado), das 14h às 19h, no Sales Supermercados da rua Sena Figueiredo, no Centro. Durante a entrega dos kits, haverá degustação de produtos Rivelli e comercialização.

Entretenimento – Para quem não gosta de participar da corrida ou até mesmo da caminhada, encontrará uma programação para toda a família, com parquinho gratuito para as crianças; diversos serviços oferecidos por empresas e instituições parcerias, além de muita música e animação durante todo o Desafio Rivelli na praça dos Andradas. Um evento muito aguardado pela cidade pela grandiosidade e por incentivar a prática esportiva, que é totalmente importante para a qualidade de vida das todos.

Uma trajetória de sucesso

O crescimento e a credibilidade do Desafio Rivelli é algo muito visível e perceptível em cada edição. Na primeira, reuniu mais de 600 pessoas, entre atletas profissionais, amadores e caminhantes. O segundo Desafio superou as expectativas da empresa, dobrando o número de participantes envolvidos na corrida e na caminhada. Na terceira edição, quando se comemorou os 30 anos da Empresa Rivelli, contou com a participação de 2 mil pessoas consolidando como o principal evento esportivo em Barbacena e região. O quarto Desafio veio com uma novidade, pois passou a ter na programação a ‘Corrida Infantil’ batendo o recorde de participantes. A 5ª edição do Desafio Rivelli teve 2.900 integrantes, um evento que incluiu a categoria de pessoas com deficiência que emocionou a todos no momento da premiação. Transformou em um evento que atrai não só pessoas que participam das provas esportivas, mas de famílias inteiras que aproveitam para se divertirem juntos.

Marcio Cleber
junho 4, 2018

Quinze garotas concorrerão ao título de Rainha dos Violeiros

O IV Encontro de Violeiros e Sanfoneiros de Barbacena traz em sua programação uma grande inovação, pois realizará a escolha da Rainha e das Princesas dos Violeiros, pela primeira vez na trajetória do Encontro. O desfile acontecerá neste sábado, dia 9, às 18h, no campo do Grêmio da Colônia Rodrigo Silva, palco deste importante vento. Ao todo, quinze meninas passarão pela passarela na busca da coroa de Rainha e dos títulos de princesas. O concurso tem como patronesse Maria Aparecida Silva Roman.

Candidatas

A promoção do Concurso da Rainha e das Princesas dos Violeiros é do Grêmio Recreativo Rodrigo Silva com a organização de Rosimeire Aparecida Alves da Silva, Daniela Cristina Turquette e Maria Aparecida da Silva Roman.  O desfile dará início à programação do sábado do IV Encontro de Violeiros e Sanfoneiros de Barbacena.

Antes da eleição da Rainha e das Princesas, a abertura oficial do desfile será em uma grande e importante homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A imagem da Santa será introduzida na passarela pelas mãos do jovem Jonathan Delben Gava e contará com a presença de todas as candidatas. Será Jonathan também o responsável por conduzir todas as garotas até a passarela para que possam fazer sua apresentação.

Candidatas: Thainá Magri, Stephany Lopes, Yasmim Cristina, Domênica Silva, Suelen Andrade, Lorena Ribeiro, Larissa Pereira, Maria Eduarda Sondi, Ana Clara Oliveira, Ingrid Souza, Lorena Faria, Fernanda Teixeira, Maria Fernanda, Emanuelle Malta e Lorena Campos.

A produção cultural do Encontro de Violeiros é de Vandeir Antunes, um dos criadores do evento que revelou diversos cantores que viviam no silêncio do seu anonimato e que passaram a ter a carreira artística como uma profissão. Toda a parte de logística e estrutural é de responsabilidade de Milton Roman. A realização do evento é da União Comunitária de Barbacena – UCB, o Grêmio Recreativo Rodrigo Silva e a Associação dos Moradores do Bairro Roman – AMBRA, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Barbacena

Programação IV Encontro de Violeiros e Sanfoneiros

O IV Encontro de Violeiros e Sanfoneiros acontece neste final de semana, de 8 a 10 de junho.  O palco de mais este grande evento será o Campo do Grêmio, na Colônia Rodrigo Silva. Serão cerca de trinta atrações musicais vindas de diversas cidades. O encontro de Violeiros inicia-se no dia 8, com a celebração de uma missa sertaneja campal às 19h, que será precedida por padre Vanderli, da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, de Barbacena; com a participação da dupla Johnny M. & Maurinho na animação musical. Logo após sobe ao placo para começar a aquecer a noite o Grupo Amigos de Davi. A abertura oficial será às 20h20, com a presença da comissão organizadora, autoridades e patrocinadores.

A programação continua com o show de Chico Almeida e na sequência, Vinícius Freitas Sanfoneiro, Grupo Recordação, Johny Marcos & Maurinho, e, como última atração da noite, Forro Xote Vuco Vuco. O Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, no sábado, dia 9, inicia suas atividades mais cedo, às 16h, com a Festa Junina da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada. Uma novidade da edição deste ano será o desfile para eleger a Rainha dos Violeiros que acontecerá às 18h. Muita música também vai embalar a noite com Ricardo & Rodrigo, Leandro & Toninho, Maycon & Diego, a tradicional Orquestra de Violeiros Arpejo, Caffé Viola, o grande show de Leo Montes & Miguel e o Forró Melodia do Som.

A 4ª Cavalgada Amigos da Viola inicia a programação do domingo, dia 10. A concentração será às 9h, no Carlinhos, próximo ao Parque de Exposição, e sairá às 11h30, e a chegada na Colônia Rodrigo Silva está marcada para as 12h30. As apresentações artísticas começam às 14h com o cantor Vicente Souza. Logo em seguinte, Markoni Violeiros, Zé do Laço & Goianita, Letícia Coimbra Sanfoneira, Sabrina Matos Violeira, do pequeno Pietro Rios, Jéssica Martim & Isabelle Silva, Romano Pantaneiro, Donizett Camargo e João Hélio 3 em 1 Forró.

Marcio Cleber
maio 18, 2018

Barbacena Card apresenta sistema de cadastramento para colaboradores usuários de vale-transporte

O sistema de cadastro do Barbacena Card que está sendo implantado no transporte coletivo urbano da cidade foi apresentado na manhã desta quinta-feira, dia 17, a diversas entidades como Associação Comercial e Industrial de Barbacena – ACIB, o Sindicomércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Barbacena, ao Sindicato Rural de Barbacena e a colaboradores da empresa Cidades das Rosas. O objetivo foi também explicar aos responsáveis pelos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal de empresas como funciona o cadastro e o carregamento dos vales-transporte para os funcionários que fazem uso do benefício.

 

Toda explanaBarbacena Card 1 Barbacena card 2ção foi realizada pelo técnico Paulo Henrique, da ProdataMobility Brasil, empresa que desenvolveu o sistema, que teve a oportunidade de explicar como funciona todo o processo de cadastramento e carregamento. Com a implantação do Barbacena Card, as empresas poderão fazer mensalmente o crédito online do valor dos vales-transporte, sem a necessidade de ir à Central de Atendimento para retirar os vales impressos. O colaborador, por sua vez, vai receber gratuitamente o seu Barbacena Card Vale-Transporte e, assim que a empresa confirmar o crédito, o valor das passagens estará disponível para uso.  Dessa forma, tanto empregadores quanto empregados poderão contar com um sistema mais moderno, ágil, seguro e confortável.

Presente no encontro estava o presidente do Sindicomércio de Barbacena, o empresário Osvaldo Fernandes. “A implantação do Barbacena Card pela Cidade das Rosas é de extrema importância para toda cidade. Esta modernidade proporcionará uma redução dos custos para as empresas que não vão mais ter que deslocar funcionário até a Cidade das Rosas para buscar os vales. Como tudo será online, diminuirá os custos da empresa, ganhará mais agilidade no processo dentro da empresa”, pontuou.

O primeiro passo para que o Barbacena Card Vale-Transporte comece a funcionar é o cadastramento dos colaboradores no sistema. Esse cadastramento deve ser feito pelo empregador, para cada um e em nome de cada um de seus funcionários. A partir desse cadastramento, os cards serão impressos pelo Barbacena Card e disponibilizados à empresa para que possa disponibilizá-los aos seus colaboradores. A partir daí, também por meio do sistema online, as empresas passarão a creditar mensalmente os valores do vale-transporte. Simples, sem burocracia, mais seguro e eficiente.

A novidade está agradando às empresas. “A Rede Sales já tem algumas de suas filiais em outras cidades que utilizam desta modernidade de aquisição do cartão eletrônico de transporte coletivo. E este sistema do Barbacena Card traz um ganho enorme para a empresa, porque se resolve com mais rapidez, não precisará ficar deslocando funcionário para buscar o vale-transporte, além de gerar economia para a empresa”, pontuou Edilson Aguiar, gerente de Departamento Pessoal da Rede Sales Supermercados.

Quem também destaca a positividades da implantação do Barbacena Card é Adélia Maria Garcia Paolucci, Gerente de Departamento Pessoal da empresa Rivelli: “O Barbacena Cardvai diminuir muito nosso trabalho dentro da empresa, pois não vai ser preciso ficar separando  vales-transportes para os funcionários e esse tempo gasto para isso poderá ser utilizado para outro serviço.  Tudo sendo online e com o uso do cartão o ganho é total em toda o sistema, gerando ainda redução de custos”, disse.

Todos os serviços – tanto o cadastramento quanto o crédito mensal dos vales-transporte – podem ser acessados via site www.barbacenacard.com.br, na área destinada aos serviços para empresas. Por enquanto, só está disponível o serviço de cadastramento dos colaboradores. Essa fase é muito importante no processo de implantação, pois é a primeira e mais trabalhosa etapa já que precisam ser lançados dados completos de cada colaborador. Por isso, o Barbacena Card orienta as empresas que já comecem a fazer os cadastros a partir de agora.

“O sistema já está apto a receber os cadastros das empresas. É só acessar o site, cadastrar e a empresa inserir os dados dos funcionários. Isso feito, nós já poderemos começar a imprimir os cartões e as empresas já podem entregá-los aos colaboradores com tranquilidade e antecedência. Depois, quando o Barbacena Card começar a operar, bastará fazer o crédito dos valores via sistema e os funcionários poderão usá-los na ida e na volta do trabalho”, comenta Janaina Fonseca, Gerente Administrativa da Empresa Cidade das Rosas.

Todas as empresas da cidade já podem iniciar o seu cadastramento pelo site e o Barbacena Card já tem uma equipe treinada e qualificada a esclarecer dúvidas nesse momento de implantação. Caso as empresas tenham necessidade de algum esclarecimento, podem usar o telefone 32-3332-3107, whatsapp 32-98408-0671 ou pelo e-mail contato@barbacenacard.com.br

Por enquanto, o cadastramento está sendo feito apenas para a modalidade vale-transporte voltada para as empresas. Para as pessoas físicas, o cadastro será aberto posteriormente. A previsão é de que o Barbacena Card comece a operar em 1º de julho, ou seja, a partir desta data as pessoas poderão usar os cartões nos validadores dos ônibus. No entanto, os usuários podem ficar tranquilos, pois haverá tempo suficiente para cadastros, emissão de cartões e crédito nos cards. As passagens também poderão ser pagas em dinheiro e os vales-transporte impressos em papel serão emitidos até o mês de agosto, para que todos os usuários tenham oportunidade de receber o seu Barbacena Card a tempo.

“Uma grande conquista para o município, o Barbacena Card. Depois que as empresas tiverem com todos seus funcionários cadastrados, vão ter uma aquisição mais rápida na compra do vale-transporte para os funcionários. Menos burocracia, mais automatização, o que é importante, porque tempo hoje representa um custo enorme para os empresários. Com estas facilidades implantadas, certamente teremos uma redução de custos e mais agilidade no trabalho como um todo”, ressaltou Flávio Dani Franco, empresário e presidente da ACIB.

O Barbacena Card

O Barbacena Card é o sistema de bilhetagem eletrônica que a empresa Cidade das Rosas, operadora do transporte coletivo urbano, está implantando na cidade.  Os ônibus já estão adaptados ao novo sistema de cobrança, que tem como objetivo tornar o acesso ao transporte público mais moderno, ágil e seguro.

O sistema de bilhetagem eletrônica vai possibilitar que o usuário pague suas passagens por meio de um cartão magnético pré-pago que funciona por simples aproximação com o validador, equipamento de leitura do cartão, que será instalado junto às catracas. O valor da passagem é descontado dos créditos do cartão e o acesso é liberado automaticamente. Com isso, o serviço ficará mais muito mais rápido.

Benefícios para os usuários

– Agilidade no embarque, diminuindo o tempo de viagem;

– Maior segurança nos ônibus e pontos de ônibus em virtude da redução do volume de dinheiro e vales circulantes;

Sobre a Cidade das Rosas

Há mais de 30 anos na área de transporte de passageiros, a Cidade das Rosas é uma empresa que se consolidou pela eficiência e qualidade do seu serviço, proporcionando conforto e segurança, viagens tranquilas e agradáveis.

Transportar passageiros é uma tarefa que exige responsabilidade. Por isso, a Cidade das Rosas possui uma frota de veículos modernos, com alto padrão de manutenção, e colaboradores preparados para atender as exigências do transporte profissional de pessoas.

Fotos: Márcio Cleber

Marcio Cleber
maio 8, 2018

Barbacena se prepara para seu IV Encontro de Violeiros e Sanfoneiros

Falar em música sertaneja de raiz, é falar de moda de viola e lembrar de grandes nomes que levaram esse estilo para todo o país. É esta moda de viola que vai invadir Barbacena nos dias 8, 9 e 10 de junho, com a realização do IV Encontro de Violeiros e Sanfoneiros de Barbacena.  O palco de mais este grande evento, que já faz parte do calendário de festas do município, será o Campo do Grêmio, na Colônia Rodrigo Silva. Um passado-presente que encanta a todas as gerações e arrasta grandes multidões.

encontro de violeiros 5

Na produção cultural é de Vandeir Antunes, um dos criadores do Encontro de Violeiros e que com este trabalho, revelou diversos cantores que viviam no silêncio do seu anonimato e que passaram a ter a carreira artística como uma profissão. Na realização do evento está a União Comunitária de Barbacena – UCB, o Grêmio Recreativo Rodrigo Silva e a Associação dos Moradores do Bairro Roman – AMBRA, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Barbacena

Serão mais de trinta atrações musicais vindas de diversas cidades. O encontro de Violeiros inicia-se no dia 8, com a celebração de uma missa sertaneja campal às 19h, que será precedida por padre Vanderli, da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, de Barbacena; com a participação da dupla Johnny M. & Maurinho na animação musical. Logo após sobe ao placo para começar a aquecer a noite o Grupo Amigos de Davi. A abertura oficial será às 20h20, com a presença da comissão organizadora, autoridades e patrocinadores.

A programação continua com o show de Chico Almeida e na sequência, Vinícius Freitas Sanfoneiro, Grupo Recordação, Johny Marcos & Maurinho, e, como última atração da noite, Forro Xote Vuco Vuco. O Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, no sábado, dia 9, inicia suas atividades mais cedo, às 16h, com a Festa Junina da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada. Uma novidade da edição deste ano será o desfile para eleger a Rainha dos Violeiros que acontecerá às 18h. Muita música também vai embalar a noite com Ricardo & Rodrigo, Leandro & Toninho, Maycon & Diego, a tradicional Orquestra de Violeiros Arpejo, Caffé Viola, o grande show de Leo Montes & Miguel e o Forró Melodia do Som.

A 4ª Cavalgada Amigos da Viola inicia a programação do domingo, dia 10. A concentração será às 9h, no Carlinhos, próximo ao Parque de Exposição, e sairá às 11h30, e a chegada na Colônia Rodrigo Silva está marcada para as 12h30. As apresentações artísticas começam às 14h com o cantor Vicente Souza. Logo em seguinte, Markoni Violeiros, Zé do Laço & Goianita, Letícia Coimbra Sanfoneira, Sabrina Matos Violeira, do pequeno Pietro Rios, Jéssica Martim & Isabelle Silva, Romano Pantaneiro, Donizett Camargo e João Hélio 3 em 1 Forró.

Um pouco da trajetória do Encontro de violeiros

O Encontro de Violeiros em apenas quatro anos de circuito transformou-se em uma fábrica de descoberta e divulgação de talentos. Com o lema ‘dar palco a quem não tem palco´ para os artistas anônimos e amadores, visando manter viva as músicas de raiz do universo sertanejo em um verdadeiro resgate de canções que agrada a todas as gerações. Surgiu da sugestão de um ouvinte (João Carlos – cidade de Mercês) do programa de rádio do Vandeir Antunes, na cidade Paiva.  “Então, resolvemos criar o Encontro de Violeiros nos inspiramos em encontros realizados no Triângulo Mineiro, do centro Oeste do Brasil, da região de Goiás”, pontuou Vandeir.

A primeira edição aconteceu na cidade Paiva, em apenas uma noite, no dia 14 de fevereiro de 2014. Nestes quatro anos de circuito esteve em 15 cidades sendo que em alguma delas aconteceram por três vezes, mas a cidade recordista é Tabuleiro. Vandeir Antunes, juntamente com João Carlos (cidade de Mercês) foram os criadores do Encontro de Violeiros.

Marcio Cleber
maio 7, 2018

Empresas aderem ao movimento Maio Amarelo

A Empresa Cidade das Rosas e a Empresa Barraca Turismo que estão totalmente ligadas ao trânsito, aderiram ao movimento Maio Amarelo, se juntado a várias outras entidades do setor público e privado de Barbacena, num amplo trabalho de conscientização e prevenção com relação aos acidentes de trânsito que têm alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Para envolver seus motoristas nesta Campanha, a Cidade das Rosas e a Barraca Turismo promoveram na última semana um ciclo de palestra ministrado por Djalma Nascimento, instrutor do Serviço Social do Transporte – SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, unidade de Juiz de Fora.

Emresas aderem 1

Em sintonia com o SEST/SENAT que está trabalhando neste Maio Amarelo ‘Responsabilidade Civil e Criminal no Trânsito”, foi este o tema da palestra com os funcionários que procurou destacar  para os motoristas a séria responsabilidade de cada um no trânsito, o respeito às regras e às faixas de pedestres, o cuidado que eles devem ter consigo mesmo para poder atuar com mais seriedade no trânsito. Para o motorista da Cidade das Rosas, Daniel de Almeida, as capacitações são de extrema importância, pois ajudam os profissionais a serem cada vez melhores, a estar atualizados. “É fundamental também que a pessoa entenda que é preciso melhorar e todos estas ações que as empresas promovem são para que possamos desenvolver um trabalho com mais segurança e tranquilidade”, pontuou.

Na avaliação de Djalma Nascimento, é importante as empresas estarem presentes nestes movimentos, como o Maio Amarelo, que chama atenção de toda a população para os cuidados no trânsito em geral. “O SEST/SENAT este ano tem como lema no momento ‘Nós somos o trânsito’ e trabalhando nas palestras a responsabilidade civil e criminal, e foi esta reflexão que desenvolvemos com os motoristas da Empresa Cidade das Rosas e a Empresa Barraca Turismo”, destacou.

Importante ressaltar que a Empresa Cidade das Rosas e a Empresa Barraca Turismo têm em sua estrutura de trabalho a capacitação constante durante todo o ano, não só de seus motoristas, mas de todos os funcionários, visando o bem-estar de cada um deles e também oferecer à população um atendimento de total qualidade. Ande de ônibus, é legal e mais seguro.

Marcio Cleber
abril 25, 2018

Nomeado novo arcebispo de Mariana

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Geraldo Lyrio Rocha. O Santo Padre nomeou Arcebispo de Mariana, Sua Excelência Reverendíssima Dom Airton José dos Santos, até agora Arcebispo Metropolitano de Campinas – SP.

arcebispo 3

Dom Airton é mineiro, nascido em Bom Repouso, na Arquidiocese de Pouso Alegre, aos 25 de junho de 1956. Cursou Filosofia na Faculdade do Ipiranga e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Direito Canônico obtido na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Pertencente ao Clero de Santo André – SP, Dom Airton foi ordenado Bispo Auxiliar dessa diocese, aos 02 de março de 2002. Em 2004, foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes – SP. Tomou posse como Arcebispo de Campinas – SP, aos 15 de fevereiro de 2012. Exerce as funções de Grão-Chanceler da PUC-Campinas. Entre outras atribuições, foi Secretário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e atualmente é Presidente do mesmo Regional. Foi também membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Dom Geraldo exercerá a função de Administrador Apostólico até a posse canônica de Dom Airton, no próximo dia 23 de junho. A Arquidiocese de Mariana agradece a Dom Geraldo por seu serviço pastoral ao longo de quase 11 anos à frente desta porção do Rebanho de Cristo, dá as boas vindas a Dom Airton desejando-lhe feliz pastoreio nesta Igreja particular e invoca para ambos a abundância das bênçãos de Deus

Marcio Cleber
abril 19, 2018

Posto Avançado de Coleta de Sangue será implantado na Santa Casa de Barbacena

Doar sangue vai ficar com facilidade de acesso e mais comodidade para a população das microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. Barbacena terá um Posto Avançado de Coleta Externa – PACE que funcionária em um prédio anexo da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, uma concretização de um sonho antigo de toda a região, pois com este Posto, as pessoas não precisarão se deslocar até Juiz de Fora para fazer sua doação. Será um local específico para coleta do sangue que posteriormente será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará por todo processo de fracionamento por processo físico-químicos.

“Este é um importante momento para toda a nossa região. Começamos a discutir sobre a implantação do PACE no ano de 2013. Já no ano de 2016 foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Barbacena e o Hemominas, para que o Hemominas doasse todos os equipamentos e a cidade arrumaria os espaço físico e sua adequação para o funcionamento deste posto”, explicou Dr. José Orleans, secretário Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais – SESAPS. Pontuou ainda que o recurso, da ordem de R$ 100 mil já foi conseguido junto ao Ministério da Saúde e repassado à Santa Casa para a execução da obra. “O projeto técnico está aprovado pelo Hemominas e foi encaminhado para a Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde para avaliação final. Assim que for aprovado, será dado início à obra do Posto”, destacou.

O Posto Avançado de Coleta Externa – PACE funcionará no espaço onde atualmente está instalada a Agência Transfuncional da Santa Casa, em um prédio anexo à entidade. O local passará por todo o processo de reforma física. Quanto à Agência de Sangue passará a funcionar no prédio principal da Santa Casa, e este novo local já se encontra em processo de reforma. A Agência é onde ficam armazenadas as bolsas com hemoderivados que vem do Hemominas Juiz de Fora e serão utilizados pelos pacientes.

De acordo com José Orleans, a previsão é de quer o PACE entre em atividade no segundo semestre deste ano. “Todo o custeio de funcionamento será de responsabilidade do município de Barbacena. Vamos mobilizar uma grande campanha para que as pessoas adquiram o hábito de doar sangue continuamente e, assim, mantermos o Banco de Sangue do Hemominas com um ótimo estoque para atender a demanda da região”, disse.

Na avaliação da Diretora Assistencial da Santa Casa, Marcilene Dornelas, o Posto de Coleta é uma iniciativa que conta com a participação direta da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, SESAPS e Hemominas.  “O resultado do trabalho ampliará a capacidade de fornecer hemocomponentes para a população, através do aumento da doação de sangue. Atualmente, a Santa Casa tem um consumo de 200 bolsas/mês. Precisamos conscientizar e mobilizar a população que um doador pode salvar até quatro vidas com o simples ato de doar-se”, comentou.

Marcio Cleber
abril 12, 2018

Exposição de fotografia retrata 130 anos da imigração italiana a Barbacena

A nona edição da Feira Italiana de Barbacena inicia nesta quinta-feira, dia 12 e estenderá até o domingo, dia 15. Uma das atrações do evento é a exposição de fotografia montada na sede do Grêmio Recreativo da Colônia Rodrigo Silva, que pode ser visitada durante a realização da Feira. Uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco da trajetória dos 130 anos da imigração italiana em Barbacena. São fotos do álbum de diversas famílias italianas que nos remetem a um passado de grandes conquistas. Os organizadores convidam outras famílias que também levem suas fotos para enriquecerem ainda mais a Exposição. Um verdadeiro resgate da memória de uma parte importante da história da cidade.

1dd355f9-6bba-44f3-93ba-4e68ba3267a8 fab9ba0f-a2d7-4635-bbcb-d8b3792fd7ec

Barbacena foi a primeira cidade de Minas Gerais a receber oficialmente os imigrantes italianos, por volta do ano de 1886, duas nações, Brasil e Itália, um casamento perfeito. No início, vieram 25 famílias de origem do norte da Itália para a Fazenda do Facão (Sericícola) e posteriormente transferidas para a recém criada Colônia Rodrigo Silva. As atividades destes imigrantes envolviam principalmente a agricultura com destaque para o cultivo de milho, feijão, batatas e uvas (com produção de vinho) e junto com a posterior chegada dos imigrantes das várias regiões da Itália, construíram uma brilhante trajetória de luta e de conquistas. Seus descendentes continuam a escrever páginas desta presença marcante na cidade.

A Associação de Cultura Italiana de Barbacena – Casa d´Itália di Barbacena, surgiu para manter viva a cultura italiana na região e desenvolver a integração dos descendentes das famílias imigrantes do referente país com a comunidade regional. Nesta intenção, fomenta atividades para ampliar seus associados com objetivo desenvolver atividades para empoderar o grupo alvo de sua cultura ancestral.  Uma das grandes realizações da Casa d´Itália di Barbacena é a Feira Italiana, evento destinado a enaltecer a cultura italiana, acontecendo anualmente, momento em que divulga este trabalho.

A tradicional Feira Italiana acontece no Campo do Grêmio da Colônia Rodrigo Silva em uma realização de parceria entre a Casa D´Itália de Barbacena, a União Comunitária de Barbacena – UCB, o Grêmio Recreativo Rodrigo Silva e a Associação dos Moradores do Bairro Roman – AMBRA, contando com o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Barbacena, diversas empresas e cidadãos barbacenense e tem como patrocinador oficial a Regale Corretora de Seguros.

Programação

No dia 12 de abril haverá a tradicional pré-abertura com música ao vivo, às 21h, no Gino´s il Candelabro. Sexta-feira, dia 13, na Colônia, barracas com comidas e música – som mecânico. No sábado, dia 14, abertura oficial às 16h com a presença de autoridades e a participação da Banda de Música do 9º Batalhão da Polícia Militar, seguida da escolha do “Colonino” e “Colonina” (concurso infantil) e a noite será animada pela cantora Luma Goulart. A programação de domingo, 15, inicia-se com missa campal às 10h seguida de música Italiana ao vivo com Daniel Falzoni e Tamyres Brandão, Dança Folclórica do grupo Tarantolato, de Juiz de Fora, e às 14h apresentação do  “Colonino” e “Colonina” eleitos. Às 15h, reapresentação do Grupo de Dança Folclórica e encerramento, às 17h, show dançante com Luma Goulart.

A Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada e Municipal Inês Piacesi participarão durante toda Feira com atividades culturais desenvolvidas pelos alunos, entre elas o desfile com roupas típicas para escolha do “Colonino” e “Colonina”.