Idinando Borges
janeiro 8, 2019

DO CASAMENTO DE KELEN E EDUARDO, Glória Eventos

????????????????????????????????????

Os noivos, Kelen e Eduardo

 
Com seu perfil tradicional, a nossa conceituada empresária e cerimonialista Maria da Glória Bittar de Castro Pereira, a Gogóia Bittar acostumado a orquestrar festas de casamentos, bodas e aniversários dos mais conhecidos sobrenomes da sociedade barbacenense, formaturas diversas e eventos empresariais, recebeu honrada o convite da doutora Eliane Grossi, para coordenar e realizar o casamento do jovem Eduardo Grossi e a linda Kelen Bomtempo.
 
Desafios: o evento seria no campo, ou seja, ao ar livre no sítio da família em Doutor Sá Fortes, tempo com tendência à chuvas.
 
Versátil e conhecedora de inúmeras fontes de peças, móveis e adornos e a talentosa e dedicada Luz Marina Almeida Berenguer na decoração, o resultado foi surpreendente com delicadezas e flores múltiplas. Aproveitamento das instalações, conjugando a beleza do campo, com destaque para o lago, muitas peças de madeira, inclusive os suportes das mesas pontuais na imensa tenda, local do almoço, espaço para a banda e até tapetes na entrada da capela.
DSCN9901Foto: Beni Jr  -  www.beni.com.br  -

48922699_2285786748100997_2736032637297623040_n

A empresária Maria da Glória Bittar de Castro Pereira e sua equipe- Glória Eventos.

 
Houve que dissesse: “anjos passaram por aqui!”
 
O Serviço foi do Fátima Buffet, veja abaixo, fotógrafo Beni Junior sensacional e parceiros qualificados, a saber: Mobiliário- Strutura Moveis e Materiais , musica: La Banda, dj Marcelo Clemente, Filmagem Cena & Ação, Segurança Segurana Mib de Fátima Cerqueira, Tendas e Pisos – Tendas Lopes, Cortinado Elio Wilson, Som e Luz MS Som & Luz
Foto: Beni Jr  -  www.beni.com.br  -
 
Do Post anterior
 
A história sem segredos do Fatima Buffet
No portfólio da empresa diz que o sucesso de qualquer negócio, alguns componentes são indispensáveis como: o amor, o talento e o gosto pelo que se faz. Parceiro da Glória Eventos, o Fatima Buffet foi responsável pelo serviço de bufê na Fazenda São Geraldo, casório de Kelen Bomtempo e Eduardo Grossi.
Há quinze anos no mercado, os profissionais foram aplaudidos pelo requinte e a desenvoltura. Na foto, o garçom Marcus Pires e o maître Luiz Antônio Dimas
Produção: Glória Eventos
Idinando Borges
dezembro 30, 2018

Amarílio Andrade é o presidente da Câmara para 201 Do Folha de Barbacena

37390375_1836590906384653_4761928325243338752_n

Folha de Barbacena (FB) entrevistou o vereador, que tem mais de 40 anos de vida pública

A Câmara Municipal de Barbacena (CMB) elegeu no último dia 18, durante sessão extraordinária, a nova Mesa Diretora para o período legislativo de 2019. Como presidente, foi eleito o vereador Amarílio de Andrade (PSC), que vai comandar o legislativo municipal pela 14ª vez. Como vice, foi eleito o vereador Flávio Maluf Caldas (PV) e, como secretário, o vereador José Jorge Emídio (PDT). Para a tesouraria, foi eleito o vereador Milton Roman (PHS).    A Mesa eleita inicia seus trabalhos a partir de do próximo dia primeiro.

A Folha de Barbacena entrevistou o novo presidente, que esclareceu seus projetos e ações para 2019. Amarílio tem 42 anos de vida pública, sendo quatro anos como vice-prefeito, 28 dias como prefeito e quatro anos como diretor vice-presidente do Banco de Crédito Real. Em toda a história do banco, Amarílio foi um dos poucos que chegou à função de contínuo, passou por diversas funções e chegou à diretoria.

O vereador é um colecionador de vitórias, a maior delas a construção do Núcleo do Câncer, coordenado pelo médico Júlio César de Andrade. A unidade está pronta e equipada, aguardando a parceria com o Sistema único de Saúde (SUS) para funcionar. Confira a entrevista.

FB – Quantas vezes o senhor presidiu a Câmara Municipal?

Amarílio – Foram 14 vezes, sendo a primeira em 1977, quando fui eleito pela primeira vez pelo MDB, oposição ao Executivo da época. 42 anos depois, além dos vereadores da situação, obtive dois votos da oposição, totalizando 11 votos, o que eleva minha responsabilidade. Os demais vereadores se abstiveram do voto, valorizando nossa eleição.

FB – Quais são os projetos para o ano de 2019 à frente da Câmara Municipal?

Amarílio – Considerando o momento difícil em que o País atravessa o Estado e o Município, pretendo como os demais membros do Legislativo e as autoridades constituídas, fazer uma administração transparente. Abrir o Palácio da Revolução Liberal para a população para que ela seja ouvida e ajudar o Executivo na governabilidade. Vamos trabalhar com afinco junto com os demais vereadores no sentido da Câmara ter uma nova sede – uma demanda antiga e que vai representar economia para o cofre do município e melhor integração dos membros do Legislativo.

FB – Como a Câmara Municipal vai atuar em 2019: em apoio ao Prefeito ou em oposição ao Poder Executivo?

Amarílio – A mesa da Câmara vai trabalhar em apoio à Barbacena, quando discordar de qualquer matéria, enviado pelo Executivo ou secretários, o assunto será debatido e ajustado em benefício à população.

FB – Por quem é formada a Mesa Diretora do ano de 2019?

Amarílio – Como vice-presidente, o vereador Flávio Maluf, profissional da saúde e atuante dirigente da nossa Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e dono de uma atuação forte em prol do social.  Como secretário, o vereador José Jorge Emídio, funcionário público, líder comunitário e no quarto mandato. Como tesoureiro, o vereador Milton Roman, também líder comunitário com uma passagem digna de registro como executivo da União Comunitária de Barbacena.

FB – Além dos vereadores que compõem a Mesa Diretora, com o apoio de quais outros membros da Câmara você já conta?

Amarílio – Conto com a maioria dos vereadores e vereadoras nas matérias relevantes e de interesse da população. Acredito que vamos contar com a totalidade da Câmara, pois temos visto nos colegas o desejo de servir a cidade.

FB – Quais outras informações não foram perguntadas e devem ser conhecidas pelos barbacenenses?

Amarílio – O que a população precisar saber e avaliar é a situação por que passa a cidade, aliás, todas as cidades, sem receber no decorrer do ano dos repasses constitucionais devido pelo Estado de Minas Gerais. São 70 milhões que a cidade deixou de receber, ocasionando cortes e dificuldades na administração. A situação tem exigido do Executivo e do Legislativo, muita criatividade e bom senso. No mais, agradeço a Deus, a confiança dos meus pares da Câmara Municipal, à imprensa, à população, em especial meus eleitores, que me mantêm na vida pública há mais de quatro décadas. Muito obrigado pela entrevista!

 

Idinando Borges
dezembro 24, 2018

Formatura Esquadrão Grifo da EPCAR

48386394_1805280469600647_6019504713836265472_n

A passagem do Estandarte (Foto Epcar)

Na manhã do dia 15 de dezembro, aconteceu a solenidade militar de conclusão de mais uma turma do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Em seus 69 anos de existência, a EPCAR já formou mais de 15.000 alunos. Neste ano, 154 jovens do “Esquadrão Grifo” completaram o ciclo na Nascente do Poder Aéreo. À noite, aconteceu o tradicional “Baile do Adeus” com o selo de realização da Glória Eventos, sempre uma referência. O Ginásio Charles Astor- as quadras foram transformadas em um amplo salão de festas, com requinte e beleza para receber 1800 convidados. Com acompanhamento da comissão de alunos e o oficial coordenador, este ano, o Capitão Barros, a empresária Maria da Glória Bittar de Castro Pereira, trouxe parceiros qualificados, tendo à frente o cenógrafo e decorador André Bicalho da Ah Décor – de Belo Horizonte. Ele idealizou um projeto com luzes e cores, que transformou o ambiente em um salão futurista. Em cada mesa, uma réplica do avião T27 – marca do Esquadrão Grifo, que festejou até o amanhecer. O casal anfitrião, o Comandante da Epcar, Cel Mauro Bellintani e Adriana Bellintani receberam autoridades, oficiais e convidados com cordialidade de distinção. Ficha Técnica: Decoração Ah Decor, Iluminação: Formassis, Gold Vision, BH Laser, MS Som e Luz, Bufê: Guy Buffet, Banda Nova York, DJs: Jord e Zulu e Bar Temático: Kadu Barman.

12

O Capitão Barros e alunos…

10

A empresária Maria da Glória Bittar de Castro, da Glória Eventos, o Cel. Bellintani, Comandante da Epcar e o responsável pela concepção da decoração André Bicalho

48391018_2458565084214413_4794085372453715968_n

As quadras do Ginásio Charles Astor, transformadas em salão de festas.

Idinando Borges
dezembro 19, 2018

Amarílio é eleito presidente da Câmara para 2019 – Do Jornal Folha de Barbacena.

??????????

Na tarde de ontem, (18/12) Amarílio Augusto de Andrade (PSC) foi eleito à presidência da Câmara Municipal de Barbacena (CMB). Com 11 votos favoráveis, o vereador será presidente do legislativo municipal até dezembro de 2019.

Amarílio começou sua carreira política na década de 1970, como vereador em Barbacena, eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Já assumiu a presidência da Câmara por 14 vezes e é considerado o decano do legislativo barbacenense.

Em seu discurso de eleito, o vereador ressaltou a sua carreira política e os desafios que a Casa vai enfrentar para 2019. “Aceitei este desafio para defender um projeto mais alinhado aos interesses de Barbacena”, declarou.

A próxima Mesa Diretora será composta por: Presidente – Amarílio Augusto de Andrade (PSC); Vice-presidente – Flávio Maluf (PV); Secretário – José Jorge Emídio (PDT); Tesoureiro – Milton Roman (PHS).

Discussões

As eleições, apesar de terem apenas um concorrente, foram marcadas por algumas questões polêmicas por parte da oposição. O vereador Thiago Martins (PT) ao desejar boa sorte na administração de Amarílio afirmou “que não espera se decepcionar, novamente, pelo voto dado”. Martins, apesar de ser oposição, acompanhou seu voto junto à situação, exceto no tesoureiro. Na eleição de dezembro de 2017, Thiago Martins votou no então candidato Terere (PRB) à presidência do legislativo. No entanto, Martins, durante todo 2018, se mostrou arrependido do voto devido à gestão de Terere.

Outros vereadores que subiram à tribuna em descontentamento com o resultado da eleição foram Vânia Castro (MDB) e Edson Rezende (PT). Rezende afirmou que não foi apresentado um projeto para a gestão de 2019 e cobrou diálogo entre o grupo de oposição.

Conjuntura Política Atual

De acordo com fontes da Folha de Barbacena (FB) o vereador Wilson Terere (PRB), que presidiu a Câmara em 2018, deixará a cadeira do legislativo para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura.

Durante o discurso do presidente eleito, Amarílio deu indícios que Terere assumirá de fato o novo cargo, à convite do prefeito municipal de Barbacena – Luis Álvaro (DEM). Caso Terere realmente vá para o cargo do Executivo Municipal, deixará a oposição ainda mais descontente, com a atual movimentação política local.

Se Tererê realmente assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, quem deverá assumir sua cadeira na Câmara Municipal de Barbacena é o suplente Gláuber Milagres Gava, também do PRB. Nas eleições de 2016, Gláuber obteve 976 votos.

Matéria: Iuri Fontora

Edição: Marcelo Miranda

Notícias Relacionadas
Idinando Borges
dezembro 3, 2018

Aman realiza cerimônia de formatura para 427 aspirantes a oficial

Resende (RJ), 2/12/2018 - Casa lotada para prestigiar os 427 aspirantes a oficial da Turma Mestre de Campo general Francisco Barreto de Menezes, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na manhã do sábado (1º)

Após quatro anos de estudos na instituição, localizada em Resende, sul fluminense, os cadetes receberam a espada de oficial do Exército Brasileiro. Integraram a turma 408 brasileiros e 18 jovens de países amigos como Bolívia, Angola, Peru, São Tomé e Príncipe e Paraguai.

Turma general Francisco Barreto de Menezes é composta por 427 jovens, sendo 18 deles estrangeiros
Turma general Francisco Barreto de Menezes é composta por 427 jovens, sendo 18 deles estrangeiros

A academia é a única instituição no Brasil que forma oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência da Força Terrestre.

“O sentimento é de alegria e realização profissional, de tudo o que a gente lutou desde 2013. A família ajudou bastante”, descreveu o carioca Diego Mateus de Almeida Andrade, que estava cercado por 40 familiares, entre a esposa, o pai, tios e avó paterna, a senhora Ângela Araújo de Andrade, 81 anos.

“Imagina a minha gratidão a Deus por essa grande vitória. Meu primeiro neto se formando aqui na Aman”, comemorou Ângela. A avó, que acompanha Diego desde a época do colégio militar, disse estar agradecida ao Exército. A organização militar acolheu o filho, que é tenente na 4ª Brigada de Infantaria Leve, em Juiz de Fora (MG), um bisneto, que serve em São João Del Rei (MG), e o neto.

esta imagem não possui descrição

 O primeiro colocado no quadro geral da classificação das Armas, Quadro e Serviço, aspirante Caio Terror Aguiar, recebeu a espada do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.A solenidade é uma das mais importantes da Aman e representa o cumprimento da missão de formar o oficial de carreira combatente, futuro líder do Exército brasileiro. No total, o curso tem duração de cinco anos, sendo o primeiro deles cursado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex), em Campinas (SP), instituição responsável pela seleção nacional para o ingresso na Aman.

Para Silva e Luna, presenciar mais uma formatura na Aman possui um cunho afetivo, pois o faz lembrar do passado. “De alguma forma, tem a ver com a minha passagem por aqui há quase 50 anos”, relembrou emocionado.

esta imagem não possui descrição

Disseminação do conhecimento

O ministro explicou que, ao fim desse ciclo na academia, chega o momento de os novos oficiais disseminarem seus conhecimentos pelo país. “Agora eles estarão em todos os extremos do Brasil divulgando aquilo que aprenderam aqui, renovando valores e servindo ao Brasil, que é o principal”, ressaltou.

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, destacou o significado especial da cerimônia, que contou com a presença de integrantes do próximo governo. O presidente e o vice-presidente da República eleitos, Jair Bolsonaro e o general Hamilton Mourão, bem como o futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, prestigiaram o evento. Assim como o atual ministro da Defesa, os três formaram-se na Aman.

Autoridades civis e militares prestigiam formatura de aspirantes a oficial do Exército
Autoridades civis e militares prestigiam formatura de aspirantes a oficial do Exército

“Eles estiveram neste pátio, participaram desta mesma cerimônia e experimentaram as mesmas emoções e ansiedades que vocês estão experimentando neste momento”, disse o general Villas Bôas aos aspirantes.

Ao fim da solenidade, o comandante da Força Terrestre agradeceu aos pais e familiares por confiarem seus filhos ao Exército e desejou felicidade a todos. “O Exército Brasileiro deve ser o lugar de gente feliz e realizada” concluiu.

Participaram também da cerimônia os comandantes da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e a  ministra-chefe da Advocacia-Geral da União, Grace Maria Fernandes Mendonça, entre outras autoridades civis e militares.

 

Por Lane Barreto

Fotos: Keven Cobalchini

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

 

Idinando Borges
outubro 25, 2018

Helô Newton Decorações em Barbacena

Gallery

This gallery contains 2 photos.

Romântica e elegante, a decoração de Helô Newton Decorações no Spazio Franato’s para o casamento de Thaís e Hugo,  conferindo beleza e ousadia. Na recepção, simplicidade foi a tônica, mas com um destaque: um imenso coração em flores, solitário, fez … Continue reading

Idinando Borges
outubro 22, 2018

ESPAÇO GOLDEN

 Espaço Golden44370889_2327978500606406_8920392343576641536_nInauguração do Espaço Golden – É um espaço pioneiro em Barbacena, situado na BR 040, Km 698 – Caiçaras com conceito novo para grandes shows e também disponível para locação para festas fechadas, eventos corporativos, aniversários, casamentos e formaturas.  A casa ganhou repaginação inteligente, com menos adereços, o que facilita as decorações. À frente do empreendimento a empresária Liliane Marise Vieira Vasconcelos, tendo como  sócio, o chef Norton Vidal

Golden 042

Na noite do dia 13, Liliane acompanhada do esposo, Wesley Vasconcelos Alves e Norton Vidal receberam convidados e até mesmo autoridades para o mega show da Banda Onze 20.Estiveram presentes: o prefeito Luís Álvaro com a primeira Dama Margarida Campos, a vice-prefeita Ângela Kilson, o articulado jornalista Reynaldo Freitas Oliveira, que assessorou os empresários na lista de convidados. Os empresários Rommel Xavier (Cabana da Mantiqueira), Pedro Henrique Gorini  da Villa Gorini foram presenças distintas. O canal “Estação Minas” esteve presente com a coordenação do colunista Eric Terzi.

A ideia conceitual da casa vai de encontro ao bem estar das pessoas com um amplo estacionamento com segurança, recepção ampla e com espaços distintos para comercialização de ingressos. Nos planos, a abertura aos domingos com cardápio apropriado com a supervisão do Chef Norton Vidal, naturalmente com a bela vista de Barbacena, proporcionada pelos amplos janelões

Serviço

Informações e agendamento pelo telefone: 98883.9666 Norton Vidal

Idinando Borges
outubro 17, 2018

ARTES PLÁSTICAS   Mostra reúne acervo do artista plástico Paulo Matos

Retrospectiva tem curadoria de Édson Brandão e Sérgio Cardoso Ayres e será realizada no Olympic Club

 

079Se durante a sua vida o artista plástico Paulo Matos nunca realizou uma exposição reunindo grande parte de sua obra, por motivos que só ele mesmo poderia explicar, já que a sua arte sempre foi reconhecida na cidade, o público barbacenense vai poder finalmente conhecer os trabalhos de um dos principais nomes do setor cultural da região. Falecido em 2016, a família herdou todo o seu acervo e, num trabalho coletivo do historiador e curador de arte Édson Brandão e o arquiteto e professor Sérgio Cardoso Ayres, curadores da retrospectiva, juntamente com familiares do artista, seu trabalho foi catalogado e muitas de suas telas foram montadas no chassi e algumas emolduradas.

“O trabalho do Paulão, como o artista era conhecido pelos barbacenenses com seu cavalete armado em vários pontos da cidade retratando cenas urbanas, paisagens ou igrejas, é dos mais representativos da história das artes plásticas da cidade, juntamente com EmericMarcier, Serio Benini, Ana Mangualde e Lourival Vargas”, disse Sérgio Ayres. Ele ressalta também que os quadros serão comercializados durante o evento. “É uma oportunidade rara de adquirir uma tela, seja da série de flores, paisagens, cenas urbanas de Barbacena ou de Ouro Preto e até mesmo com outras temáticas mais modernas”, finalizou. A retrospectiva, que terá visitas guiadas e grupos agendados, contará com a participação de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipac como guias.

Para o presidente do Olympic Club, José Mario Nogueira, esta é uma experiência inédita do clube ao abrigar em sua sede social uma exposição de artes plásticas sendo que se as expectativas positivas se corresponderem poderá ser o início de uma série, já que a atual direção da entidade está determinada em estar presente na vida cultural, social e esportiva da cidade.

Serviço

A mostra, que será realizadaentre os dias 20 e 30 de outubro no salão do Olympic Club, no centro da cidade, ficando aberta de terça-feira a sábado de 14 às 20 horas e no Sábad, de 9 às 14 horas. A entrada é franca e escolas podem agendar visitas em grupo. O evento tem o apoio cultural da City 10, do Sétimo Degrau Ponto de Cultura. Informações podem ser obtidas na secretaria do clube: 32 3331-6352.

Sérgio Ayres

Fotos: Edson Inácio/Divulgação

Notas biográficas de Paulo Matos, o Paulão : Por Edson Brandão

Paulo Roberto Costa Matos, conhecido artisticamente como Paulão ou Paulinho Pigmento, foi um desenhista e pintor nascido na cidade de Prados, MG, no dia 7 de fevereiro de 1951. Radicado desde a infância em Barbacena, Paulo sempre foi incentivado pela família a desenvolver seus dons artísticos. Foi com a professora de desenho e pintora Ana Mangualde que aprendeu as primeiras lições da pintura e do desenho acadêmico. A partir da década de 70 iniciou uma série de obras com influência figurativa, pintando flores, naturezas mortas e paisagens, em especial de Minas Gerais.

À medida que ganha experiência e toma contato com a obra do pintor romeno EmericMarcier (1916-1990), que viveu em Barbacena a parir de 1947, Paulão vive uma fase mística produzindo temas bíblicos em especial, cenas apocalípticas.

Nos anos 80, começa a passar longas temporadas no Rio de Janeiro, frequentando cursos do MAM (Museu de Arte Moderna) e EAV ( Escola de Artes Visuais do Parque Lage). Mesmo vivendo com pouco dinheiro e abrigando-se na Casa do Estudante Universitário da UFRJ, na sua fase mais anárquica e precária, Paulão logo ficou conhecido no meio artístico carioca por sua habilidade na confecção de pigmentos, bastões e tintas muito apreciadas por estudantes de artes e artistas. Foi especialmente impactado pelas lições sobre materiais artísticos em oficinas ministradas por Katie Van Scherpenberg, que por sua vez introduziu Paulão à pintura expressionista e vigorosa de seu antigo professor OskarKokoschka (1886-1980).

Com todas essas influências, Paulão mudou radicalmente seu estilo de pintura e passou a ser conhecido entre os frequentadores do Parque Lage como Paulinho Pigmento. A qualidade de seus pigmentos e cores é atestada por artistas respeitados como Luiz Ernesto, Lúcia Laguna, Bia Kreimer e Charles Watson. Por indicação de Watson, a grande imprensa começa a dar atenção ao trabalho de Paulo. Matérias de página inteira do Jornal O Globo e o programa de entrevistas de Jô Soares destacaram a habilidade quase extinta entre os pintores pós-renascentistas que era a capacidade de fazer as próprias tintas utilizadas nas obras.

Alternando temporadas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, Paulão, passa a realizar uma série de telas retratando a paisagem mineira com algumas obras equivalentes em qualidade e cromatismo à melhor produção de EmericMarcier e Carlos Bracher.

Nos anos 90, foi realizada uma grande retrospectiva de seu trabalho na antiga galeria do CEFEC (Centro Ferroviário de Cultura) e duas de suas aquarelas ilustram pontos históricos de Barbacena no Museu Municipal da cidade. Suas obras estão incluidas em algumas importantes coleções particulares no Brasil e no exterior.

Paulo Matos faleceu em 13 de maio de 2016, em Barbacena, Minas Gerais.

Idinando Borges
outubro 15, 2018

ENCONTRO FESTIVO DA GLORIA EVENTOS

43952341_2317667108304212_8249752716637634560_n

Elton Belo Reis, Renata Assis Braz e Richard Viol

Na noite do dia 10 a Glória Eventos realizou no Automóvel Clube, remodelado e mais bonito, um evento pontual para diversas comissões de formaturas. A iniciativa reuniu diversos parceiros (ver abaixo) em diversos seguimentos para apresentar às comissões e seus convidados a diversificada linha de produtos, desde a decoração, iluminação e até vestuário. Estiveram à frente da organização da executiva da empresa, Renata Assis Braz e o atuante Alexandre Braga.  A empresária Maria da Glória de Castro Pereira, ausente por motivos particulares, enviou uma mensagem em vídeo, ressaltando os pilares da empresa e agradecendo a participação dos parceiros e convidados. Enquanto o aplaudido Buffet Parthenon mostrava serviço em diversas ilhas e serviço volante, a Banda levou a moçada à pista, permitindo a todos os futuros formandos a concretização do “sonho de formatura”, que o que Glória realiza com dedicação e comprometimento. O Borges fotografou…

 

Parceiros: Buffet Parthenon, Fast Bar Drinks, Tuk Beer, MS Som e Luz, Uni Convites, Richard Viol Decorações, A Chinelaria,  Grupo Agência ah,  DJ HJ, Formassis Produções, Trilhos  – Arte e Produtora, Aquarela Fotografias, Sketch Barbacena,  Brilho das Noivas, Mib Segurança e Strutura. As comissões que participaram: Barbacena: Unipac, Cesa, IF, Colégio Desafio, Colégio SESI. São João del Rei: UFSJ. Ouro Branco: UFSJ Campus Alto Paraopeba. Mariana: UFOP e ICSA. Conselheiro Lafaiete: CES

Idinando Borges
outubro 10, 2018

SER PROFESSOR – Por Áurea Vasconcelos Grossi

images

A vida é feita de emoções….E a minha, não poderia ser diferente. Outubro chega e me remete a muitas delas. Serei mais precisa, o Dia do Professor!  Penso em todos aqueles que passaram por mim e,pouco a pouco, vou percebendo  quantas marcas foram deixando e quanto de gratidão sobrevive pelo caminho que vou trilhando. A memória não me falha, permitindo que fatos, detalhes, curiosidadese características  desfilem por entre lembranças. É um incrívelmergulho num capítulo mágico e especial…Destaco alguns flashes para conduzir meu raciocínio..

Penso na jovem, pouco mais que adolescente, sobrevoando a floresta amazônica. Confesso meu deslumbramento diante da paisagem vista ali, pela primeira vez e, no entanto, tão fiel  àquela construída em minha mente, durante as aulas de geografia. O coração bateu forte acompanhando aquele tapete verde, compacto, cujos limites se perdiam no horizonte, guardando em si riquezas incontáveis e contornos sinuosos inimagináveis. Assim a via, em devaneios porque assim ela me foi apresentada pelo professor.

1986 foi marcado pela expectativa da passagem do cometa Halley. Uma visita que se repete a cada intervalo de 76 anos…Seria a glória, uma vez que o tempo não me daria outra chance. Um grande sonho! Das salas de aula guardei as histórias rememoradas por aqueles que o presenciaram  nos céus de Barbacena em ocasião anterior. Aprendi detalhes desta façanha astronômica.  Impressionava – me o charme da grande cauda. Para admirá – lo bem, estrategicamente, escolhi os melhores pontos de visão. Mas… o cometa nos ludibriou, passando ao longe sem  visibilidade para seus sedentos fãs. Uma decepção!

Alguns anos depois, em outra viagem, sobrevôo o Everest,  o pico mais alto do mundo, na cordilheira do Himalaia… Uma paisagem surpreendente.! Tão límpida, à minha frente!  Tão perfeita! Fazendo jus ao cognome “Deusa Mãe das Montanhas” e se oferecendo como um grande desafio aos que dela querem se aproximar. Um poderoso monstro sagrado!. Como teria sido bom dividir este momento com quem, vibrando em suas explanações, reafirmava sua crença de quesó a natureza, em sua grandiosidade, poderia nos proporcionar esta visão de proximidade com os céus!…Arrepiante!

Abrir este baú, hoje, às vésperas do dia 15,tem um único e indiscutível objetivo. Mostrar que cabe ao PROFESSOR, a grande tarefa desconstruir para o futuro. Sempre criando bases sólidas para as reflexões, experiências e conhecimentos que fortalecerão seus alunos nesta grande aventura que é o viver. As emoções emergirão por inteiro, quando assim for o momento.

A modernidade, com a invasão da globalização, insiste em traçar parâmetros diferenciados entre o professor do passado e o do presente. Concordo, sabendo que espaço e tempo passaram a ter outra conotação.  As comunidades são globais. Distâncias e fronteiras são eliminadas do contexto.  Tudo é monitorado pela informação, a inovação e a criatividade. As ferramentas são outras. A era digital é, certamente, o que se reveste da maior importância. A palavra de ordem é “estar conectado”… Sempre obedecendo ao impacto da velocidade, causando mudanças rápidas e imprevisíveis. Claro que o professor terá que se adaptar a este novo fluxo de sobrevivência do homem. Sua missão e sua tarefa, forçosamente, obedecerão a um outro ritmo.

Mas sua essência permanecerá a mesma, é talento que nunca se perde….

Ser professor é desenvolver um ofício movido pela alma, em direção a seres humanos, alimentado pelo dom inato da esperança de que um pouco de si  os acompanhará pelos tempos que virão…

É acreditar no futuro, enfrentando desafios  com  coragem e  energia, sendo discreto no agir, abrindo espaços para  o necessário respeito às diferenças e acolhimento às fragilidades…

É dominar o tempo e o eventual cansaço do exercício permanente, criando ou recriando imagens inspiradoras de que nada será mais grandioso do quea concretização de sonhos…

É viver a experiência da fé nascida da compreensão profunda do outro, olho no olho, se inserindo em afetos verdadeiros, provocando o crescimento pessoal, através da cumplicidade e confiança mútuas…

É escrever sua própria biografia a cada aula  em que se reinventa, se faz exemplo de ética, se coloca na sintonia  requerida pelo momento, obedecendo seu compasso, convicto do  mister de ser elemento transformador…

É celebrar a vida estendendo sempre um ramo de oliveira…